Contente
- 1 Descrição do medicamento Isabion
- 2 Instruções de uso do medicamento Isabion
- 3 Combinação com outras drogas
- 4 Prós e contras de usar
- 5 Conclusão
- 6 Comentários sobre fertilizantes Izabion
As instruções de uso do fertilizante Isabion são compreensíveis mesmo para iniciantes. A droga tem um efeito complexo na maioria dos tipos de culturas, melhora as características quantitativas e qualitativas das plantas. O fator de segurança biológica torna esse tipo de alimentação popular e procurado.
Descrição do medicamento Isabion
A transição para a agricultura orgânica está associada a muitas dificuldades, incluindo uma queda nos indicadores de produtividade. O fertilizante "Isabion" é projetado para neutralizar esses problemas.
É usado no processamento de hortaliças e frutas, flores, árvores e arbustos. A droga pertence à classe de perigo IV, a mais baixa para humanos, abelhas polinizadoras e animais.
Isabion é um bioestimulador de crescimento orgânico que fornece às plantas os aminoácidos e peptídeos de que precisam.
O medicamento foi desenvolvido em 2009 pela empresa suíça Syngenta Crop Protection. O fertilizante tem mostrado excelentes resultados em testes e tem sido recomendado para uso na transição do cultivo "químico" para o cultivo orgânico.
Qual é a cor de Isabion
Isabion é um líquido da cor do chá ou marrom claro. O fertilizante é fornecido em convenientes garrafas de plástico de diferentes tamanhos.
Composição de Isabion
A preparação contém aminoácidos e peptídeos que têm um efeito significativo no crescimento das raízes e na massa verde das plantas. Sua concentração é de 62,5%.
Além disso, o fertilizante contém:
- azoto;
- carboidrato orgânico;
- sódio;
- cálcio;
- sulfatos e cloretos.
O fertilizante é rapidamente absorvido e carregado junto com a seiva celular, estimulando o crescimento e o desenvolvimento das plantas agrícolas.
Formas de liberação do fármaco Isabion
O produto está disponível na forma de solução aquosa com acidez de 10% e fator de pH de 5,5-7,5 unidades. Ficha de venda de fertilizantes - frascos de 1000 ml, embalagens de 10 ml e botijões de 5 litros.
Impacto no solo e nas plantas
Os complexos aminoácido-peptídeo, que são a base da droga, desempenham o papel de "transporte", entregando moléculas de proteínas diretamente às células. Como resultado de processos intracelulares, proteínas e aminoácidos se decompõem, liberando energia, o que estimula o crescimento da cultura e aumenta sua vitalidade.
Além disso, "Izabion" é capaz de:
- Para aumentar a taxa de absorção e assimilação de nutrientes pelas plantas.
- Para melhorar a resistência das plantas ao stress após a seca, "fome" prolongada, doenças ou geadas severas.
- Aumente a fertilidade.
- Reduza o número de flores estéreis.
- Aumente os indicadores de rendimento.
- Influenciar a composição química de frutas e bagas (aumentar o teor de açúcar, ácidos orgânicos).
- Influencie a qualidade da colheita (apresentação, cor e tamanho).
- Fornece frutificação simultânea.
- Prolongue a vida útil de frutas e vegetais (mantendo a qualidade).
O pesticida "Isabion" é capaz de combater os esporos dos fungos, danificando a membrana a nível molecular e impedindo a germinação dos embriões do patógeno.
Métodos de aplicação
Os métodos de aplicação de fertilizantes são variados. É utilizado como fertilizante foliar e radicular, misturado com água e utilizado no processo de irrigação. A julgar pelas avaliações, as instruções de uso do "Izabion" fornecem informações abrangentes sobre os métodos e condições de uso do fertilizante.
Na maioria dos casos, a droga é usada no processo de pulverização de plantas enfraquecidas. O acabamento é realizado de manhã em clima calmo e temperatura do ar de pelo menos +15 ° C.
Como fertilizante de raiz, a droga é usada em zonas áridas. A fertirrigação (rega com "Izabion") é relevante no caso de colheita de mudas, no plantio de fruteiras e uvas.
Taxas de consumo de Isabion
As taxas de aplicação do fertilizante Izabion dependem de muitos fatores:
- tipo de solo;
- condições ambientais;
- tipo de planta;
- método e finalidades de aplicação.
Existem fases de desenvolvimento durante as quais a fertilização é mais eficaz. Este fator é individual para cada cultura. Em algumas plantas, isso é a floração, em outras - amadurecimento, a formação de ovários ou um período de crescimento ativo de massa verde.
Instruções de uso do medicamento Isabion
Métodos para usar Isabion em plantações incluem tratamento de raízes, pulverização de aerossol e fertirrigação. Nas instruções do medicamento, você pode encontrar não apenas as taxas de aplicação, mas também as condições em que as culturas devem ser fertilizadas.
Como procriar corretamente
O fertilizante "Isabion" é diluído em um recipiente de trabalho antes do uso. ⅔ de água decantada (+ 19-22 ° C) é despejada no recipiente, então a dose calculada do medicamento é injetada, se necessário, diluída com água adicional.
Depois disso, proceda imediatamente à pulverização de aerossol ou rega. O fertilizante deve ser usado dentro de 24 horas após o preparo.
Regras de aplicação
A pulverização é mais aconselhável de manhã, imediatamente após a secagem do orvalho ou à noite, antes que a condensação apareça na folhagem. Apesar da classe de perigo IV, todos os trabalhos com fertilizantes devem ser realizados com roupas especiais de trabalho, luvas e máscara.
A vida útil do medicamento não excede 3 anos. O fertilizante "Izabion" deve ser armazenado em locais inacessíveis a crianças e animais, a uma temperatura não superior a +25 ° С.
Para plantações de vegetais
O "Izabion" é usado ativamente como bioestimulador de hortaliças. Na maioria das vezes, o fertilizante é usado na forma de alimentação foliar por meio de pulverização de aerossol.
O uso de Isabion em tomates
As instruções de uso de "Izabion" para tomates permitem 5-7 tratamentos durante a estação de cultivo. A primeira pulverização é realizada no momento da colheita das mudas, a próxima - antes da floração. Então, na hora da formação dos ovários, a cor do fruto muda. O tratamento intermediário é "prescrito" quando há falta de iluminação, baixas temperaturas ou durante um período de seca.
Usando Isabion em batatas
Batatas são processadas 3 vezes por temporada. A primeira pulverização foliar estimula o crescimento. É produzida somente após os brotos atingirem a altura de 12-13 cm, sendo o segundo tratamento planejado no início da floração e o terceiro após 10-15 dias. O objetivo deste último é aumentar a imunidade às doenças.
Isabion para pepinos
A alimentação foliar de safras de pepino também pode ser realizada até 5 vezes por temporada. Nas instruções de uso do "Izabion" para pepinos na pulverização, a dosagem é de 20 ml por 10 litros de água.
Para berinjela e pimenta
Como tomates, berinjelas e pimentões podem ser processados até 7 vezes (durante a estação de crescimento). A primeira fertilização é feita no momento do plantio das mudas, depois antes da floração, pega e depois, dependendo das condições ambientais e do estado geral da cultura.
Para repolho
Quanto ao repolho, aqui "Isabion" é usado como cobertura de raiz. Fertilize a planta 4 vezes por temporada. A primeira vez - no momento da colheita das mudas para melhorar sua taxa de sobrevivência, depois a cada 2 semanas.
Para raízes
As raízes, como a beterraba e a cenoura, precisam ser fertilizadas de 3 a 4 vezes por temporada. A pulverização realiza-se após o aparecimento de 4 folhas e, posteriormente, de 3 em 3 semanas. O consumo aproximado é de 100-120 ml por 10 litros de água.
Para alho e cebola
Para estimular a adaptabilidade e fortalecer a imunidade, o material de plantio de cebola e alho é mantido em Izabion (4%) por cerca de 50-60 minutos. Então, durante a temporada, a fertirrigação é realizada (até três vezes) em intervalos de 20-21 dias.
Para melões e plantações de abóbora
Abóbora e melão são fertilizados apenas pelo método da raiz. A primeira alimentação é realizada após o aparecimento da quarta folha, as demais em função das características de desenvolvimento da cultura. O intervalo entre a fertilização é de 10-14 dias.
Para safras de frutas e bagas
Para colheitas de frutas e bagas e arbustos, a pulverização de aerossol é usada. A taxa de consumo depende do tamanho da planta, mas em média varia de 1,5 a 2 litros por 10 m².
O primeiro tratamento é feito na época da brotação, o segundo - durante a formação dos ovários, o terceiro - no despejo dos frutos e o quarto - após a colheita até a folhagem amarelar.
Um item especial na lista de plantas processadas é a uva. O consumo de "Izabion" neste caso é de 60 a 120 ml por 10 litros, e a área pulverizada é semelhante ao resto das colheitas de frutas e bagas.
O primeiro processamento das uvas é realizado durante a ejeção dos pincéis de flores, o segundo - no início da formação dos frutos, o terceiro - durante o vazamento dos bagos (tamanho "ervilha"), o último - na hora da coloração As frutas. Se estamos falando de variedades de uvas leves, nas quais a mudança de cor é mal traçada - no momento da translucidez da casca.
Para flores de jardim e arbustos ornamentais
A pulverização de arbustos e plantas de jardim com "Izabion" é realizada na primavera, quando os botões despertam. Também praticam a alimentação foliar na colheita de mudas, atingindo brotos de 10 cm e 14-15 dias após. O número de tratamentos por temporada - não mais do que 3 vezes.
Para plantas e flores de interior
A irrigação das raízes com fertilizante Isabion para plantas de interior pode ser realizada uma vez por mês. O consumo aproximado é de 20 ml por 10 litros de água. A pulverização de aerossol também é aceitável, no máximo, uma vez a cada 28-30 dias. Isso exigirá 10 ml do medicamento para cada 10 litros de água.
Combinação com outras drogas
O fertilizante "Izabion" demonstra boa compatibilidade com a maioria dos micro e macrofertilizantes, bem como com os pesticidas. O produto é incompatível com óleos minerais e preparações medicinais.
É possível aplicar "Izabion" após o tratamento, por exemplo, com líquido bordalês, após 4 dias. Após pulverizar ou regar com Izabion, os medicamentos não podem ser usados antes de 3 dias depois.
Prós e contras de usar
O bioestimulador orgânico "Isabion" tem muitas vantagens.
Suas vantagens incluem:
- Melhorando as características de qualidade do solo, saturando-o de oxigênio.
- Destruição de microorganismos nocivos e patogênicos do solo.
- Aumentando a absorção de nutrientes pelas plantas.
- Compatível com a maioria dos fertilizantes e pesticidas.
- Melhorar a adaptabilidade de mudas e mudas.
- Aumento da imunidade e resistência ao estresse de plantas jovens.
- Estimulação do crescimento, formação de massa verde, fortalecimento de brotos
- Fertilidade aumentada.
- Melhorar os indicadores de rendimento.
Como desvantagem, é indicada a incompatibilidade com preparações contendo cobre, bem como com o lastro de cloreto de sódio e compostos de nitrogênio incluídos na composição, cujo excesso provoca um aumento do crescimento da folhagem e uma diminuição do rendimento.
Conclusão
As instruções para o uso do fertilizante Izabion descrevem de forma clara e fácil não apenas as dosagens, mas também o momento do acabamento. Mesmo um jardineiro ou jardineiro novato pode lidar com o uso desse tipo de fertilizante em um terreno pessoal.
Comentários sobre fertilizantes Izabion
As críticas dos jardineiros sobre o Izabion são em sua maioria positivas. A principal reclamação é o custo elevado.