Contente
- 1 O que é "sulfato de amônio"
- 2 Características do uso de sulfato de amônio como fertilizante
- 3 Como aplicar sulfato de amônio dependendo do tipo de solo
- 4 Instruções para o uso de fertilizante de sulfato de amônio
- 5 Combinação com outros fertilizantes
- 6 Medidas de segurança
- 7 Regras de armazenamento
- 8 Conclusão
É difícil cultivar uma boa colheita de vegetais, frutos silvestres ou grãos sem adicionar nutrientes adicionais ao solo. A indústria química oferece uma ampla gama de produtos para esse fim. O sulfato de amônio como fertilizante no ranking em termos de eficácia ocupa uma posição de liderança, é amplamente utilizado em campos agrícolas e terrenos domésticos.
O que é "sulfato de amônio"
O sulfato de amônio ou sulfato de amônio é uma substância cristalina incolor ou uma substância pulverulenta inodora. A produção do sulfato de amônio ocorre durante a ação do ácido sulfúrico sobre a amônia, e a composição química da substância também inclui os produtos de decomposição da reação de troca do ácido com sais de alumínio ou ferro.
A substância é obtida em condições de laboratório por meio de equipamentos especiais, onde permanece um sólido como resultado da interação de soluções concentradas. Em reação com o ácido, a amônia atua como um neutralizador; é produzida de várias maneiras:
- sintético;
- obtido após a combustão do coque;
- agindo sobre o gesso com carbonato de amônio;
- reciclar resíduos após a produção de caprolactama.
Após o processo, a substância é purificada do sulfato ferroso e um reagente com 0,2% de sulfato de cálcio é obtido na saída, o que não pode ser excluído.
Fórmula e composição de sulfato de amônio
O sulfato de amônio é mais frequentemente usado como fertilizante de nitrogênio, sua composição é a seguinte:
- enxofre - 24%;
- nitrogênio - 21%;
- água - 0,2%;
- cálcio - 0,2%;
- ferro - 0,07%.
O resto é feito de impurezas. A fórmula para o sulfato de amônio é (NH4) 2SO4. Os principais ingredientes ativos são nitrogênio e enxofre.
Para que é usado o sulfato de amônio?
O uso de sulfato ou sulfato de amônio não se limita às necessidades agrícolas. A substância é usada:
- Na produção de viscose na fase de xantogenação.
- Na indústria de alimentos, para melhorar a atividade do fermento, o aditivo (E517) acelera o crescimento da massa, atua como um agente levedante.
- Para purificação de água. O sulfato de amônio é introduzido antes do cloro, ele se liga aos radicais livres deste, o torna menos perigoso para humanos e estruturas de comunicação, e reduz o risco de corrosão de tubos.
- Na fabricação de material de construção isolante.
- No enchimento de extintores de incêndio.
- Ao processar couro cru.
- No processo de eletrólise recebendo permanganato de potássio.
Mas a principal aplicação da substância é como fertilizante para hortaliças, grãos: milho, batata, tomate, beterraba, repolho, trigo, cenoura, abóbora.
O sulfato de amônio (ilustrado) é amplamente utilizado na horticultura para o cultivo de plantas com flores, ornamentais, bagas e frutas.
Impacto no solo e nas plantas
O sulfato de amônio aumenta a acidez do solo, especialmente com o uso repetido. É usado apenas com uma composição ligeiramente alcalina ou neutra e para aquelas plantas que precisam de uma reação ligeiramente ácida para o crescimento. O indicador aumenta o enxofre, portanto, recomenda-se aplicar fertilizante junto com substâncias de cal (exceto para cal apagada). A necessidade de uso de juntas depende do solo, se for terra preta o indicador só mudará depois de dez anos de uso constante de sulfato de amônio.
O nitrogênio do fertilizante está na forma de amônia, por isso é absorvido pelas plantas com muito mais eficiência. As substâncias ativas são retidas nas camadas superiores do solo, não são lavadas e são completamente absorvidas pelas plantações. O enxofre promove melhor absorção de fósforo e potássio do solo, além de prevenir o acúmulo de nitratos.
O sulfato de amônio é necessário para várias culturas. O enxofre incluído na composição permite:
- fortalecer a resistência da planta à infecção;
- melhorar a resistência à seca;
- mudar para melhor o sabor e o peso da fruta;
- acelerar a síntese de proteínas;
O nitrogênio é responsável pelo seguinte:
- massa verde crescente:
- a intensidade da formação do rebento;
- crescimento e cor das folhas;
- a formação de botões e flores;
- desenvolvimento do sistema radicular.
O nitrogênio é vital para as culturas de raízes (batata, beterraba, cenoura).
Prós e contras de usar
As qualidades positivas do fertilizante:
- aumenta a produtividade;
- melhora o crescimento e a floração;
- promove a assimilação de fertilizantes de fósforo e potássio pela cultura;
- bem solúvel em água, ao mesmo tempo caracterizado pela baixa higroscopicidade, o que simplifica as condições de armazenamento;
- não tóxico, seguro para humanos e animais, não contém nitratos;
- não é lavado do solo, portanto é totalmente absorvido pelas plantas;
- melhora o sabor da fruta e aumenta a vida útil;
- tem um custo baixo.
As desvantagens são consideradas uma baixa concentração de nitrogênio, bem como a capacidade de aumentar o nível de acidez do solo.
Características do uso de sulfato de amônio como fertilizante
Use sulfato de amônio para as plantas, levando em consideração a umidade do solo, as condições climáticas, a aeração. O fertilizante não é aplicado em plantações que crescem apenas em ambiente alcalino e não são usados em solos com alta acidez. Antes de aplicar o fertilizante, a reação do solo é ajustada para neutra.
O uso de sulfato de amônio na agricultura
O fertilizante é mais barato do que muitos produtos de nitrogênio, como a "uréia" ou o nitrato de amônio, e não é inferior a eles em eficiência. Portanto, o sulfato de amônio é amplamente utilizado na agricultura para o cultivo:
- arroz;
- colza;
- girassol;
- batatas;
- melões e cabaças;
- soja;
- trigo sarraceno;
- linho;
- aveia.
O nitrogênio dá um impulso inicial para o crescimento e um conjunto de massa verde, o enxofre aumenta os rendimentos.
O fertilizante é aplicado na primavera de acordo com a dosagem indicada nas instruções, para cada planta a concentração da solução será individual. A cobertura é realizada na raiz ou colocada no solo após a aração (antes do plantio). O sulfato de amônio pode ser combinado com qualquer tipo de fungicida, essas substâncias não reagem. A planta receberá simultaneamente nutrição e proteção contra pragas.
O uso de sulfato de amônio como fertilizante para trigo
A falta de enxofre causa dificuldades na produção de aminoácidos, daí a síntese insatisfatória de proteínas. No trigo, o crescimento desacelera, a cor da parte aérea se desvanece, os caules se estendem. Uma planta enfraquecida não dará uma boa colheita. O uso de sulfato de amônio é adequado para o trigo de inverno. A cobertura é realizada de acordo com o seguinte esquema:
Tempo ideal | Taxa por hectare |
Ao cultivar | 60 kg no solo |
Na primavera, na fase do primeiro nó | 15 kg como solução de raiz |
No começo da orelha | 10 kg em solução junto com cobre, aplicação foliar |
O último tratamento das lavouras melhora a fotossíntese, respectivamente, a qualidade do grão.
O uso de sulfato de amônio como fertilizante no jardim
Em um pequeno lote doméstico, o fertilizante é usado para o cultivo de todas as hortaliças. O envio difere no tempo, mas as regras básicas são as mesmas:
- não permite um aumento na taxa e frequência;
- a solução de trabalho é feita imediatamente antes do uso;
- o procedimento é realizado na primavera, quando a planta entra na fase de vegetação;
- o tratamento de raízes é usado para culturas de raízes;
- após a brotação, não se utiliza fertilizante, pois a cultura aumentará intensamente a massa aérea em detrimento dos frutos.
O uso de sulfato de amônio na horticultura
O fertilizante com nitrogênio e enxofre para plantas com flores anuais é aplicado na primavera, no início da formação da parte aérea, se necessário, pulverizado com uma solução durante a brotação. As safras perenes são realimentadas com sulfato de amônio no outono. Neste caso, a planta tolerará mais facilmente baixas temperaturas e criará botões vegetativos para a próxima estação. As coníferas, por exemplo, os zimbros, que preferem solos ácidos, respondem bem à alimentação.
Como aplicar sulfato de amônio dependendo do tipo de solo
O fertilizante aumenta o nível de pH do solo apenas com o uso prolongado. Em solos ácidos, o sulfato de amônio é usado junto com a cal. A proporção é de 1 kg de fertilizante e 1,3 kg de aditivo.
A fertilização não afeta o crescimento das safras, a nutrição de solo fértil é suficiente para elas.
Instruções para o uso de fertilizante de sulfato de amônio
As instruções de fertilização indicam a dosagem para preparo do solo, plantio e se sulfato de amônio é utilizado como cobertura. A taxa e o tempo para plantas de jardim e horta serão diferentes. Eles são usados na forma de grânulos, cristais ou pó embutidos no solo, ou são fertilizados com uma solução.
Para plantações de vegetais
A introdução de fertilizantes de nitrogênio para tubérculos é especialmente importante, o sulfato de amônio para batatas é um pré-requisito para a tecnologia agrícola. A cobertura é realizada durante o plantio. Os tubérculos são colocados em buracos, levemente polvilhados com terra, o fertilizante é aplicado no topo na taxa de 25 g por 1 m2, então o material de plantio é derramado. Durante a floração, regada pela raiz com uma solução de 20 g / 10 l por 1 m2.
Para cenouras, beterrabas, rabanetes, fertilizante de rabanete 30 g / 1 m2 introduzido no solo antes do plantio. Se a parte moída estiver fraca, os caules estão desbotados, as folhas ficam amarelas, repita a rega. A solução é usada na mesma concentração que para as batatas.
O repolho é exigente em enxofre e nitrogênio, esses elementos são vitais para isso. A planta é alimentada durante todo o período vegetativo com um intervalo de 14 dias. Use uma solução de 25 g / 10 L para regar o repolho. O procedimento começa a partir do primeiro dia de colocação das mudas no solo.
Para tomates, pepinos, pimentões, berinjelas, o primeiro marcador é realizado durante o plantio (40 g / 1 m2). Eles são alimentados com uma solução durante a floração - 20 g / 10 l, na próxima introdução - durante o período de formação do fruto, 21 dias antes da colheita, a alimentação é interrompida.
Para verdura
O valor das verduras está na massa acima do solo, quanto maior e mais espessa, melhor, portanto, o nitrogênio é vital para o endro, a salsa, o coentro, todos os tipos de salada. A introdução de um estimulador de crescimento em solução é realizada ao longo de toda a estação de cultivo.Durante o plantio, use grânulos (20 g / 1 sq. M).
Para safras de frutas e bagas
O fertilizante é usado em várias culturas hortícolas: maçã, marmelo, cereja, framboesa, groselha, groselha, uva.
Na primavera, no início da estação de crescimento, eles escavam o círculo da raiz, espalham os grânulos e usam uma enxada para aprofundar no solo, depois regam abundantemente. Para safras de bagas, o consumo é de 40 g por arbusto, as árvores são alimentadas a uma taxa de 60 g por poço. Durante a floração, pode-se realizar o tratamento com uma solução de 25 g / 10 l.
Para flores e arbustos ornamentais
Para flores anuais, eu uso fertilizante durante o plantio de 40 g / 1 sq. m. Se a massa verde for fraca, o tratamento é realizado com uma solução de 15 g / 5 l no momento da brotação, não é necessário mais nitrogênio para as plantas com flores, caso contrário, a formação de rebentos será intensa e a floração é rara.
As culturas herbáceas perenes são fertilizadas após o aparecimento dos primeiros rebentos. Eles observam como é intensa a formação do caule e a saturação da cor das folhas, se a planta for fraca é regada na raiz ou borrifada antes da floração.
Perto de arbustos ornamentais e frutíferos, o solo é escavado e os grânulos são colocados. No outono, a planta é alimentada novamente. Consumo - 40 g por 1 bush.
Combinação com outros fertilizantes
O sulfato de amônio não pode ser usado simultaneamente com as seguintes substâncias:
- Cloreto de Potássio;
- cal apagada;
- cinza de madeira;
- superfosfato.
A interação efetiva é observada quando usado em conjunto com tais componentes:
- sal de amônio;
- nitrophoska;
- rocha fosfática;
- sulfato de potássio;
- amofos.
Medidas de segurança
O fertilizante não é tóxico, mas tem origem química, por isso é difícil prever a reação de áreas abertas da pele, membrana mucosa do trato respiratório. Ao trabalhar com grânulos, são utilizadas luvas de borracha. Se a planta for tratada com uma solução, eles protegem os olhos com óculos especiais, colocam uma atadura de gaze ou respirador.
Regras de armazenamento
Não são necessárias condições especiais para armazenar o fertilizante. Os cristais não absorvem a umidade do ambiente, não se comprimem e perdem suas qualidades. As substâncias na composição mantêm sua atividade por 5 anos após o fechamento do recipiente. O fertilizante é armazenado em prédios agrícolas, longe dos animais, na embalagem do fabricante, não importa o regime de temperatura. A solução é adequada para uso único e não deve ser deixada para trás.
Conclusão
O sulfato de amônio é usado como fertilizante para o cultivo de vegetais e grãos. Eles são usados em territórios agrícolas e parcelas pessoais. As substâncias ativas do fertilizante são necessárias para qualquer muda: o nitrogênio melhora o crescimento e os brotos, o enxofre contribui para a formação da cultura. A ferramenta é usada não só no jardim, mas também para plantas ornamentais, com flores, arbustos de bagas e árvores frutíferas.