Contente
A realidade moderna é que nenhum jardim está completo sem a pulverização regular: mesmo as mudas da mais alta qualidade das variedades de elite mais recentes não darão uma boa colheita se as árvores não estiverem protegidas de doenças e pragas. Existem muitos preparativos para o processamento de um pomar, mas os jardineiros domésticos preferem meios antigos e testados pelo tempo, como cobre e vitríolo de ferro. Essas substâncias estão disponíveis, são baratas, são fáceis de fazer em solução e, o mais importante, as preparações de cobre e ferro podem ser usadas durante todo o ano.
Tudo sobre pulverizando árvores frutíferas na primavera sulfato de cobre e ferro podem ser encontrados neste artigo. Aqui você será informado sobre as características de cada medicamento, sobre os métodos de preparação das soluções, sobre a tecnologia de pulverização e as medidas de segurança ao trabalhar com substâncias tóxicas.
Para que serve o processamento de jardins de primavera?
O jardineiro tem que lidar com as árvores frutíferas durante a estação quente: do início da primavera ao final do outono. Além das atividades padrão, como irrigação, fertilização e poda, o jardim requer tratamento preventivo contra doenças e pragas comuns.
É no início da primavera que é possível suprimir o crescimento de infecções e larvas, que muitas vezes hibernam na casca, nas fendas, no solo próximo ao tronco e até nos botões das árvores frutíferas. A pulverização de primavera do jardim permite que você resolva vários problemas de uma vez:
- Construa a imunidade das plantas a infecções e vírus perigosos.
- Impedir a reprodução e ataques de pragas de insetos.
- Prepare árvores frutíferas para a floração e formação de ovários (alimente as plantas com minerais).
O jardineiro deve compreender que é extremamente difícil eliminar as consequências da doença ou da atividade vital dos insetos, por isso as medidas mais importantes no tratamento do jardim são preventivas.
Tratamentos de jardim
O processamento de árvores frutíferas em jardins domésticos é mais frequentemente realizado com meios acessíveis e baratos, como uréia, cobre e vitríolo de ferro, líquido bordalês, cal.
Esses medicamentos são considerados menos tóxicos e perigosos para a saúde humana, suas partículas não se acumulam em frutas e frutas e o efeito da exposição é duradouro.
Sulfato de cobre
O sulfato de cobre, na verdade, é um sulfato de cobre aquoso e é um pequeno cristal azul ou azul. Nas lojas agrícolas, o sulfato de cobre é vendido em sacolas ou frascos, respectivamente, podendo ser na forma de pó ou líquido concentrado.
É necessário entender que o sulfato de cobre é uma substância tóxica pertencente à terceira classe de perigo. Portanto, o trabalho com sulfato de cobre deve ser feito com roupas de proteção, óculos e luvas.
A pulverização de árvores frutíferas com sulfato de cobre é bastante justificada pelas seguintes razões:
- se as instruções forem seguidas, o sulfato de cobre não se acumula nas plantas e frutos, não causa efeitos colaterais e não tem manifestações indesejáveis;
- tem um forte efeito fungicida, portanto, é amplamente utilizado no combate ao mofo e outras infecções fúngicas;
- é um bom agente biocida que auxilia na prevenção e controle de alguns insetos, pragas de árvores frutíferas;
- não causa dependência ao sulfato de cobre em objetos nocivos de influência, ou seja, pode ser usado repetidamente e várias vezes por temporada sem perder sua eficácia;
- é uma fonte de oligoelementos de cobre, necessários para plantas para fotossíntese normal e outros processos vegetativos;
- o sulfato de cobre é muito mais barato do que preparações sintéticas semelhantes.
Dosagem e preparação da solução
Antes de pulverizar árvores frutíferas com sulfato de cobre, é necessário calcular com precisão a quantidade do medicamento para cada planta e preparar uma solução. A concentração da solução dependerá do propósito do jardineiro: é necessário tratar profilaticamente o jardim ou lutar contra pragas ou infecções que se desenvolvem a toda velocidade.
Portanto, existem três concentrações de sulfato de cobre:
- Queimando, quando a proporção de sulfato de cobre na solução é de 3 a 5 por cento. Ou seja, para preparar um líquido para desinfecção e tratamento, é necessário dissolver 300-500 gramas de pó de sulfato de cobre em 10 litros de água. A concentração de tal força só pode ser usada para desinfetar o solo no local ou na estufa, para combater o mofo em estruturas de madeira. As plantas não são tratadas com uma solução de queima de sulfato de cobre.
- Tratamento e profilático a mistura deve conter 0,5-1% de sulfato de cobre. Para preparar uma composição para pulverizar árvores de jardim, você precisa agitar 50-100 gramas de sulfato de cobre em 10 litros de água. Esta solução é adequada para combater infecções fúngicas e algumas pragas: antracnose, coccomicose, manchas, septoria, crosta, podridão, cachos e outros. Feridas em troncos e brotos são tratadas com a mesma composição.
- Fertilizante e profilático a solução deve conter apenas 0,2-0,3% de sulfato de cobre. Para prepará-lo, tome 20-30 gramas de pó para 10 litros de água. Recomenda-se o uso de uma solução fraca de sulfato de cobre quando aparecem sinais de fome de cobre nas plantas (clorose das folhas, torção das pontas, forte perfilhamento, etc.). Outra ferramenta semelhante é usada para o tratamento preventivo do jardim.
Quando usar sulfato de cobre
Os jardineiros usam a solução fertilizante e profilática de sulfato de cobre durante o verão. Esta ferramenta acessível e simples é eficaz em muitos casos:
- assim que o ar esquenta até 5 graus, o solo é regado com uma solução fraca de sulfato de cobre próximo às raízes das árvores;
- mesmo antes de brotar, as árvores são pulverizadas com uma solução a 1% para destruir esporos de infecções e larvas de insetos que invertem nos brotos;
- antes do plantio, as raízes de quaisquer mudas podem ser mergulhadas em uma solução de sulfato de cobre a 1% por três minutos para desinfetá-las (depois disso, o sistema radicular é bem lavado com água corrente);
- quando aparecem os primeiros sinais de doença ou infestação de pragas, as árvores frutíferas são tratadas com uma solução de 0,5-1 por cento;
- quaisquer feridas nas plantas também podem ser desinfetadas com sulfato de cobre (para árvores adultas, uma solução a 1% é tomada, e para mudas e arbustos, 0,5% é suficiente);
- após a queda das folhas no outono, o pomar pode ser processado pela última vez para destruir os patógenos e larvas que hibernam nos brotos e na casca.
Sulfato ferroso
O sulfato ferroso é um sal formado pela reação do ácido sulfúrico com o ferro ferroso. Externamente, o sulfato ferroso é um pequeno cristal turquesa.
Na agricultura, o sulfato ferroso é utilizado na forma de solução, para cuja preparação a substância ativa é dissolvida em água. A mistura resultante é pulverizada nas plantas ou adicionada à cal para tratamento dos troncos.
Com a ajuda de sulfato ferroso, os jardineiros resolvem uma série de problemas:
- elimine musgos e líquenes nos troncos e troncos das árvores;
- combater várias infecções fúngicas;
- proteger o jardim de pragas de insetos;
- a solução cura feridas e velhas cavidades nos troncos;
- saturar o solo próximo às árvores frutíferas com ferro.
Preparação da solução
É necessário preparar um concentrado de cristais de sulfato ferroso estritamente de acordo com as instruções. Normalmente, no início da primavera e no final do outono, as árvores no jardim e o solo são tratados com uma solução forte - 5-7%, mas durante a estação de crescimento das plantas, uma concentração mais fraca deve ser usada - 0,1-1%.
A concentração da solução de sulfato ferroso depende não só da estação, mas também do tipo de árvores frutíferas:
- Os frutos com caroço (ameixa, pêssego, damasco, cereja e outros) são processados com uma solução de sulfato ferroso a 3%. Em 10 litros de água, 300 gramas de cristais turquesa são dissolvidos e o pomar é tratado com a mistura resultante no período do final do outono (quando os galhos estão descobertos).
- As plantações de pomóideas (uvas, macieiras, peras) requerem uma concentração mais forte - 4% de sulfato ferroso (400 gramas de pó por 10 litros de água). O processamento do jardim deve ser realizado no início da primavera ou no final do outono.
- No caso de o jardim estar funcionando, as árvores ficaram doentes durante toda a temporada anterior, a concentração de sulfato ferroso pode ser aumentada para 5-6%. Nesse caso, é muito importante escolher um momento adequado para o processamento - quando a movimentação da seiva na planta ainda não começou ou já terminou.
Conclusão
Para melhorar o seu jardim e prevenir várias doenças, você não precisa gastar muito dinheiro em medicamentos especiais. Em qualquer loja de produtos agrícolas, há algumas substâncias acessíveis e comprovadas: cobre e sulfato de ferro. Tratamentos de primavera preventivos do jardim, controle de pragas e doenças de árvores frutíferas, nutrição de plantas com metais são realizados com soluções à base dessas preparações.