Contente
Entre os fungicidas de ação sistêmica, o "Rex Duo" recebeu boa avaliação dos produtores rurais.
Esta preparação consiste em dois componentes e é usada para proteger plantas forrageiras e cereais contra infecções fúngicas. A solução inovadora pertence aos desenvolvedores da BASF, que selecionaram com sucesso ingredientes ativos com um efeito mutuamente complementar.
Mais sobre desenvolvimento:
Descrição e propriedades do medicamento
As informações necessárias sobre o fungicida "Rex Duo" encontram-se nas instruções de uso.
Os componentes ativos do medicamento são:
- Epoxiconazol na concentração de 18,7%. Pertence à classe química dos triazóis. Segundo o método de penetração, pertence aos agrotóxicos sistêmicos, conforme a ação aos fungicidas, conforme a natureza da ação - aos agrotóxicos protetores e aos fungicidas curativos. Bloqueia a formação das membranas celulares do patógeno, o que leva à sua morte. Uma propriedade distinta é a capacidade de uma substância permanecer ativa durante o clima úmido e frio. O início rápido e a duração da ação são outra vantagem do componente.
- Tiofanato de metila em uma concentração de 31,0%. A classe química são os benzimidazóis. Para este componente, o método de penetração refere-se a pesticidas de contato sistêmico, o efeito sobre os organismos é muito mais amplo do que o do epoxiconazol. Além do grupo dos agrotóxicos e fungicidas, a substância pertence aos inseticidas e ovicidas. Por sua natureza, é um pesticida protetor. Suspende o processo de divisão celular fúngica.
Pode-se observar que o mecanismo de ação dos componentes é diferente, pois o efeito do fungicida "Rex" se manifesta em uma ampla faixa, e o risco de resistência é significativamente reduzido.
O medicamento "Rex Duo" é produzido na forma de KS - uma mistura de suspensão concentrada.
Segundo os agricultores, a droga tem maior valor no cultivo de variedades de trigo de inverno. Mesmo um nível mínimo de ferrugem, septórios e danos ao oídio podem levar à perda de um quarto da safra. Portanto, o efeito protetor do "Rex Duo" é capaz de proteger as plantações de danos causados por patógenos.
Seu uso é justificado para a proteção e prevenção de plantações de uma série de infecções fúngicas:
- pontos;
- pirenoforose;
- oídio;
- ferrugem;
- septoria;
- rhynchosporia;
- cercosporose.
Em caso de sinais de doença, o uso do fungicida "Rex Duo" dá um efeito positivo duradouro.
Vantagens e desvantagens de um medicamento sistêmico
Entre as principais vantagens do fungicida estão:
- efeito de parada pronunciado para patógenos devido à rápida penetração dos ingredientes ativos nos tecidos vegetais;
- um alto nível de consistência contribui para a proteção de novas partes da planta;
- possibilidade de uso em tanque de mistura, mas após teste de compatibilidade;
- confiabilidade durante o processamento em condições de baixas temperaturas e alta umidade do ar (a taxa de penetração das substâncias ativas não é superior a 30 minutos);
- proteção garantida de cereais (espigas) e beterraba (folhas);
- a duração do efeito protetor é de cerca de um mês;
- rápida manifestação do efeito terapêutico do fungicida (no primeiro dia);
- efeito estável quando combinado com complexos de vitaminas e minerais;
- a capacidade de usar um fungicida perto de corpos d'água;
- um aumento na estação de crescimento das plantas;
- forma conveniente de lançamento - latas de 1 litro e 10 litros.
Entre as desvantagens do fungicida, os agrários observam:
- Preço não muito orçamentário. Uma lata com um volume de 1 litro custa a partir de 2.000 rublos.
- Toxicidade para animais de sangue quente e humanos. Não é máximo (classe 3), mas o uso do medicamento requer a utilização obrigatória de equipamentos de proteção individual de pele e mucosas. Após o processamento, é possível continuar os trabalhos no local em 3 dias.
Os agrários não notam outras deficiências significativas.
Preparação da solução de trabalho
A mistura é preparada imediatamente antes de usar. A taxa de consumo da suspensão é calculada em função da área cultivada e do tipo de cultura. As espécies pertencentes ao fungo patogênico não desempenham nenhum papel, portanto, não são levadas em consideração.
A emulsão fungicida é adicionada à metade do volume de água e bem misturada. Em seguida, adicione o restante da água em porções. Isso torna possível dissolver uniformemente a substância.
Para realizar o tratamento dos cereais, adere-se uma proporção de 300 ml de fungicida por 1 ha de área. No plantio de estupro, o consumo é dobrado (600 ml). O volume de água é calculado de acordo com as normas das instruções de trabalho com pulverizador e a densidade de saída do jato.
Para cereais, um tratamento fungicida preventivo por temporada é suficiente. Se houver necessidade de tratamento, a pulverização é permitida em qualquer estágio do desenvolvimento da planta. Neste caso, o grau de dano é levado em consideração. A frequência de pulverização é de 2 semanas.
A beterraba para mesa e forragem é processada duas vezes com um intervalo de 14 dias. Nesse caso, o consumo de "Rex Duo" é mantido em um volume de 300 ml. A água é captada, calculada de acordo com a potência do pulverizador.
Todas essas recomendações estão destacadas nas instruções anexas ao fungicida "Rex Duo"
Aplicação da preparação para safras
Para cereais, 2 tratamentos com o fungicida Rex Duo são recomendados. Para beterraba, uma ou duas. A droga funciona muito bem para derrotar vários tipos de infecções fúngicas, portanto, é usada em qualquer lugar.
Nas áreas de plantio de primavera e inverno trigo ou cevada, eles são usados por 1 sq. m de 0,04 ml a 0,06 ml de suspensão. Uma pulverização é suficiente com um consumo de solução de trabalho de 30 ml por 1 sq. m.
Em camas de beterraba, o consumo é quase o mesmo - de 0,05 ml a 0,06 ml. São realizadas duas pulverizações com intervalo de 14 dias. Um segundo tratamento será necessário quando aparecerem sinais de danos. Em alguns casos, um profilático é suficiente. Por 1 sq. m de área é consumido de 20 ml a 40 ml de solução.
Regulamentos de segurança
O fungicida não é tóxico para abelhas e peixes, mas cuidados especiais devem ser tomados pelo homem. É necessário para proteger os órgãos respiratórios, a pele e os olhos dos efeitos da substância química, tanto quanto possível. Em caso de contato direto, os preparados adsorventes são imediatamente tomados e a pele é lavada.
Não use a substância após o prazo de validade (3 anos), o descumprimento desta regra leva ao aumento da toxicidade.
Descarte a embalagem separada do lixo doméstico.
Os recipientes nos quais a solução foi preparada são cuidadosamente lavados e armazenados fora do alcance de crianças e animais.
Variedades da droga
Os desenvolvedores forneceram aos agricultores um novo medicamento com ação aprimorada - o fungicida Rex Plus ”. Os ingredientes ativos são Epoxiconazol (84%) e Fenpropimorph (25%). O primeiro ingrediente é idêntico a um dos ingredientes ativos "Rex Duo", e o segundo aumenta a absorção do epoxiconazol. Tem uma mobilidade muito elevada e penetração rápida nos tecidos vegetais. Quando usados juntos, isso leva a uma maior penetração e ao primeiro componente.Os desenvolvedores chamaram a sinergia dos dois ingredientes ativos do Rex Plus de efeito deslizamento. A composição também inclui adesivos especiais, adjuvantes que aumentam a fixação do fungicida na superfície das partes das plantas. Consequentemente, a absorção do medicamento é melhorada. O fungicida é adaptado para uso em safras de grãos.
Segundo os agricultores, o fungicida "Rex Plus" apresenta as seguintes vantagens:
- Baixo nível de perda de substância. Devido à inclusão de adesivos, a solução não rola das folhas.
- Maior efeito protetor devido à distribuição uniforme.
- Efeito de parada mais pronunciado ou efeito curativo.
- Alta bioefetividade do fungicida em zonas de diferentes climas.
Testemunhos
Você pode aprender mais sobre os benefícios dos fungicidas Rex nas avaliações.