Contente
Chuvas prolongadas, umidade e neblina são condições favoráveis para o surgimento e reprodução de um fungo parasita. Com a chegada da primavera, o vírus ataca as folhas jovens e cobre toda a planta. Se você começar a doença, pode perder quase toda a safra. A prevenção oportuna é o melhor método de combate a fungos patogênicos que afetam arbustos e árvores frutíferas.
Entre os jardineiros, o fungicida Poliram tem recebido confiança, que tem uma ampla gama de aplicações. Vamos conhecer suas características, instruções de uso e avaliações de residentes de verão.
Características do fungicida
O fungicida Poliram é um medicamento de contato eficaz, utilizado como profilaxia contra infecções fúngicas. Destina-se a árvores frutíferas, uvas e hortaliças.
Objetivo e forma de liberação
A droga protege as plantas das seguintes doenças:
- requeima (podridão marrom);
- míldio (míldio);
- ferrugem;
- antracnose (podridão amarga);
- sarna;
- várias manchas (alternaria e septoria);
- peronosporose (míldio).
O fungicida Poliram é produzido na forma de grânulos solúveis em água marrom claro, que são acondicionados em sacos de polietileno de 1 e 5 kg. Algumas lojas online oferecem a compra de pequenas bolsas de 50 e 250 g. O preço médio por quilo da substância é de 1.000 rublos.
Se Poliram não conseguiu encontrar um fungicida no mercado, você pode comprar seus análogos: Policarbocina, Ocloreto de Cobre e Mancozebe. De acordo com os residentes de verão, eles têm propriedades semelhantes.
Mecanismo de ação
O agente pertence ao grupo químico dos ditiocarbamatos. O ingrediente ativo do medicamento é o metirame, cuja concentração na matéria seca é de 70% ou 700 g por quilo. Tem forte efeito nos processos vitais do fungo parasita, interfere na síntese de enzimas. A substância ativa bloqueia o desenvolvimento e a disseminação de microrganismos patogênicos.
Benefícios
Como qualquer medicamento, Poliram combina vantagens e desvantagens. Prós de usar um fungicida:
- não tem efeito tóxico nas culturas cultivadas;
- pode ser usado durante a brotação e floração;
- é cómodo e fácil de usar: os grânulos dissolvem-se rapidamente, são fáceis de dosar e não se espalham pelo ar;
- devido à supressão do sistema enzimático dos fungos, a probabilidade de sua adaptação à ação do fungicida é pequena;
- adequado para muitas culturas;
- dá um efeito rápido.
Muitos residentes de verão preferem a droga Poliram.
desvantagens
As qualidades negativas de um agente químico incluem:
- curto tempo de exposição, as propriedades de proteção são rapidamente perdidas;
- embalagem inconveniente, pode quebrar facilmente;
- antieconômico, em comparação com outras drogas, maior consumo da substância;
- instável à precipitação, pois tem efeito de superfície;
- prejudicial a humanos e mamíferos.
Cada jardineiro deve pesar todas as vantagens e desvantagens dos fungicidas e, dependendo da finalidade de uso, escolher o mais adequado.
Preparação da solução de trabalho
A pulverização preventiva com Poliram começa no início da primavera, no início da estação de crescimento.Para toda a safra, são realizadas 4 pulverizações com intervalo de 8 a 10 dias.
O fluido de trabalho do fungicida deve ser preparado no dia do uso, pois perde suas propriedades durante o armazenamento. Para fazer isso, o pulverizador é cheio até a metade com água e os grânulos são dissolvidos nela. Em seguida, mexendo sempre, adicione o líquido ao volume necessário. O resultado deve ser uma solução homogênea. A dose do medicamento Poliram e o tempo de processamento são selecionados dependendo do tipo de cultura.
Batatas
Os canteiros de batata podem ser afetados pela requeima e alternaria em muitas regiões do país. As doenças afetam arbustos e tubérculos. As perdas de safra podem chegar a 60%. O fungicida Poliram ajudará a proteger a planta desses fungos.
Para preparar um fluido de trabalho, 40 g de matéria seca devem ser dissolvidos em 10 litros de água (balde). As batatas são pulverizadas quatro vezes: antes do fecho da copa, durante a formação dos botões, após a floração e durante o aparecimento dos bagos. As instruções dizem que o fungicida Poliram mantém seu efeito por três semanas. Para um metro quadrado, consome-se em média 50 ml de solução.
Tomates
Os tomates também são vulneráveis à Alternaria e à requeima. É muito difícil salvar plantas infectadas. A maior parte da safra ainda morrerá, portanto, atenção especial deve ser dada aos procedimentos preventivos.
Para fornecer às plantas proteção confiável contra patógenos, 40 g do fungicida Poliram precisam ser diluídos em 10 litros de água e os arbustos devem ser bem tratados. A pulverização é realizada três vezes com intervalo de 19-20 dias. Consumo - 40-60 ml por 1 m2.
Uvas
As doenças mais prejudiciais das uvas são a antracnose e o míldio. Se você for muito preguiçoso na primavera e não realizar procedimentos preventivos, pode ficar sem colheita. O fungicida Poliram é excelente para o tratamento da vinha.
O fluido de trabalho é preparado a partir de 25 g da droga e 10 litros de água. De acordo com as instruções de uso, a vinha é pulverizada quatro vezes: durante a formação das inflorescências, após a floração, durante o aparecimento dos bagos e quando os frutos atingem 50 mm. 1 m2 em média, serão necessários 90 ml de solução. O efeito protetor do fungicida dura 20 dias.
Árvores frutiferas
O fungicida Poliram é amplamente utilizado para prevenir a ferrugem, a crosta e a septicemia, que geralmente infectam peras e maçãs.
Primeiro, a solução é misturada: 20 g de grânulos são despejados em 10 l de água e agitados até que as partículas se dissolvam. Durante todo o período vegetativo, o pomar é pulverizado quatro vezes: a abertura das folhas, o aparecimento dos botões, após a floração e quando o fruto atinge 40 mm de diâmetro. Dependendo do tamanho da árvore frutífera, consome de 3 a 7 litros de fluido de trabalho. O efeito protetor do fungicida dura 37-40 dias.
Compatibilidade com outras drogas
O fungicida Poliram não deve ser misturado com substâncias que tenham uma reação ácida. Pode ser combinado com os pesticidas Acrobat, Fastak e Strobi.
Antes de misturar a solução do tanque, cada preparação deve ser verificada quanto à compatibilidade com o fungicida Poliram. Se um sedimento caiu no fundo, essas substâncias não devem ser misturadas.
Medidas de segurança
O fungicida Poliram pertence à classe de perigo 2. É prejudicial ao homem, mas não tem efeito tóxico nas plantas. A droga se instala na superfície do tecido vegetal e é lavada com água. Evite colocar a substância em corpos d'água.
Ao trabalhar com o medicamento Poliram, você precisa seguir as seguintes regras:
- devem ser usados luvas, roupas especiais, respirador e óculos de proteção;
- não fumar, beber ou comer durante o trabalho;
- após o término do procedimento, lave as mãos com sabonete, vá para o banho e coloque roupas limpas;
- a embalagem aberta deve ser bem fechada e colocada em um saco;
- não prepare a solução em recipientes para alimentos.
Poliram não pode ser armazenado por mais de 24 meses.
Resenhas de residentes de verão
Conclusão
O fungicida Poliram dá bons resultados em tratamentos preventivos de várias culturas. É uma droga promissora que merece atenção. Se você seguir as instruções e regras de segurança, a ferramenta só terá benefícios.