Fitolavin: instruções de uso para plantas, revisões, quando processar

Fitolavin é considerado um dos melhores biobactericidas de contato. É utilizado no combate a diversos fungos e bactérias patogênicas, além de ser um agente profilático que protege a cultura de todo tipo de doenças. Instruções de uso A fitolavina para plantas indica que a droga tem baixa fitotoxicidade. É usado para processar colheitas de vegetais, frutas e frutos silvestres e grãos.

Descrição do medicamento Fitolavin

Fitolavin é considerado um dos bactericidas sistêmicos mais eficazes. O mecanismo é baseado no fato de que as estreptotricinas atuam no ribossomo bacteriano e suprimem a síntese protéica.

Composição de Fitolavin

A fitolavina tem como ingrediente ativo principal - um complexo de bactérias esporos vivas Streptomyces Lavendulae, que penetra na planta e tem propriedades antibióticas. As estreptotricinas D e C, que fazem parte da droga, têm um efeito antifúngico pronunciado.

Formas de emissão

À venda você pode encontrar um WRC (concentrado solúvel em água), que é ideal para irrigação por gotejamento.

Em lojas de jardinagem, eles vendem Phytolavin em frascos e ampolas de 2 ml, bem como em frascos com volume de 100 ml a 5 litros.

O produto é produzido por vários fabricantes russos. A preparação original Fitolavin (foto) deve ter uma cor marrom claro.

Area de aplicação

A fitolavina é eficaz contra uma série de doenças fúngicas, como moniliose (podridão dos frutos), Alternaria, mancha bacteriana negra, podridão apical e da raiz, mancha angular da folha, murcha traqueomicótica e bacteriana, podridão bacteriana mole e perna preta.

Taxas de consumo

O consumo da droga varia de acordo com a cultura:

  1. Baga e frutas são pulverizadas com solução Fitolavin a uma taxa de 2 litros para cada arbusto ou 5 litros para uma árvore.
  2. Uma planta de casa em um vaso precisa de cerca de 120-200 ml.
  3. Ao processar mudas, uma muda precisa de 30 a 45 ml.

Em caso de armazenamento prolongado, Fitolavin perde suas propriedades antibacterianas.

Importante! As plantas são pulverizadas apenas com solução fresca.

Análogos de Fitolavin

O fundazol, que pertence à classe dos benzimidazol, é considerado um análogo digno para a proteção de orquídeas e outras flores. O principal ingrediente ativo é o benomil. O pronunciado efeito fungicida da droga é obtido suprimindo a atividade vital de esporos e bactérias nocivas.

O fundazol não é fitotóxico, mas representa um perigo para os seres humanos

Ao trabalhar com ele, você deve usar um respirador e luvas. Vendido em lojas de jardinagem como um pó branco com um odor desagradável. Fitolavin tem outros análogos:

  1. Mycoplant. Vendido em pó. Tem efeito protetor e restaurador. Utilizado para tratamento de pré-semeadura.
  2. Gamair. Antifúngico antibacteriano, que contém várias bactérias do solo. A principal vantagem é a toxicidade muito baixa, o que exclui consequências negativas mesmo em caso de sobredosagem.
  3. Pseudobacterin-2. Fungicida com pronunciado efeito estimulador do crescimento. É usado principalmente para proteger cereais contra a podridão da raiz de helmintosporium e Fusarium.
  4. Componente principal Trichodermina é o fungo Trichoderma Viridis, cujos esporos, em contato com a planta, secretam compostos especiais que inibem o desenvolvimento de bactérias patogênicas.

Existem também análogos populares de Fitolavin para uvas e frutas. Os mais comuns são as infusões de cebola ou alho. É usado na luta contra a requeima e ferrugem.

Atenção! O permanganato de potássio é um excelente anti-séptico adequado para a desinfecção antes da semeadura e prevenção de infecções.

Instruções de uso do medicamento Fitolavin

Se o agente for usado para fins profiláticos em mudas, eles recorrem ao enxágue ou imersão em uma solução. Abaixo de cada muda faça de 30 para 45 ml da solução.

Como diluir Fitolavin

Fitolavin é diluído à taxa de 1 ml do medicamento por 0,5 litros de água. A solução é preparada pouco antes do processamento, pois o prazo de validade da mistura final é de 12 horas. O medicamento é diluído de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. Tome água purificada (temperatura entre + 20-24 ° C).
  2. A droga é adicionada em um fluxo fino.
Importante! Mexa bem a solução, evitando o contato com a pele exposta.

Quando processar

O medicamento pode ser usado a partir do momento em que aparecem as mudas. O processamento subsequente é realizado em qualquer uma das fases de crescimento, mantendo um intervalo de duas semanas. Não se pode usar o Fitolavin mais de duas vezes por mês, pois exceder a dosagem traz consigo a resistência de fungos e bactérias. Do início da primavera ao início do outono, três tratamentos com fungicidas são suficientes. Devido à sua baixa toxicidade, o medicamento pode ser usado até vários dias antes da colheita.

Somente com uma queimadura bacteriana e moniliose afetando uma macieira, o número de tratamentos pode ser aumentado para cinco com um intervalo de duas semanas

Como usar o Fitolavin para o tratamento

A dosagem irá variar dependendo da tarefa em mãos. Em caso de infecção, o tratamento com fungicida é realizado até que o solo esteja completamente úmido. Para o tratamento preventivo, a quantidade de solução deve ser menor, é realizado com spray. A planta inteira é processada desde a raiz até o caule. Para a correta utilização dos recursos, um determinado esquema é utilizado para evitar o acúmulo de antibióticos no solo.

Colheitas de vegetais

De acordo com as instruções de uso, Fitolavin para tomate está aprovado para uso tanto em campo aberto como em casa de vegetação. Os tomates tratados com fungicida são muito menos suscetíveis a doenças bacterianas, como caules ocos e necrose da medula. A pulverização é realizada durante o período vegetativo, com intervalo mínimo de 15 dias. A fitolavina para tomates é um agente eficaz que aumenta a produtividade e a imunidade.

Colheitas de frutas e bagas

Fitolavin para morangos e outras culturas de frutas e bagas é usado com base nas seguintes recomendações: um arbusto deve ser pulverizado com dois litros de solução, uma árvore adulta precisa de pelo menos cinco litros. As passas são processadas imediatamente após o início da floração e após um mês.

Atenção! A fitolavina para pêra e maçã é usada na fase de isolamento do botão.

Flores de jardim e plantas ornamentais

Phytolavin para rosas é usado para prevenir e combater manchas angulares, bacteriose, podridão de raízes e tubérculos.

A taxa de preparação de uma solução para crisântemos e rosas: 10-20 ml por 5 litros de água

Para plantas e flores de interior

As flores de interior afetadas por Alternaria, requeima ou outra doença fúngica são tratadas com uma solução a 0,5%. É aplicado um pouco antes do aparecimento dos botões e após a finalização da floração. As plantas afetadas por manchas angulares são tratadas com uma solução com concentração de 0,1%. Para bacteriose e doenças infecciosas, uma solução de 0,2% é usada. Na maioria dos casos, um tratamento é suficiente.

Prós e contras do uso de Fitolavin

Fitolavin é o único agente antibacteriano que pode ser usado em quase todos os tipos de culturas. A droga tem muito mais qualidades positivas do que negativas.

Prós:

  1. Possui baixa fitotoxicidade e não representa perigo para os insetos que polinizam as plantas.
  2. É universal e pode ser usado tanto para tratamento preventivo quanto para tratamento de sementes.
  3. Os tecidos vegetais assimilam facilmente o ingrediente ativo principal.
  4. Um resultado rápido é perceptível após 9-12 horas após o tratamento.
  5. A acidez do solo não afeta significativamente a eficácia do fungicida.

Das desvantagens, pode-se notar que a droga é um antibiótico, portanto, destrói uma série de bactérias benéficas.

Compatibilidade do Fitolavin com outras substâncias

As instruções de uso para plantas indicam que Fitolavin VRK é compatível com a maioria dos herbicidas, fungicidas e inseticidas do mercado moderno. A exceção são as preparações bacterianas. Se Fitolavin for usado para processar pepinos e outras culturas vegetais, ele é combinado com Gamair, Alerin e outros meios.

É proibido o uso do medicamento simultaneamente com o inseticida biológico Lepidocida

Para restaurar a microflora após o tratamento com fungicida, será necessário adicionar um complexo completo de NPK, além de oligoelementos e vitaminas. Aminokat, que é uma combinação balanceada de aminoácidos vegetais, é excelente como agente antiestresse. É usado para iniciar processos fisiológicos, bioquímicos e de produção. Aumenta a eficácia dos suplementos minerais e estimula a taxa de desenvolvimento das plantas.

Comparação do fungicida Fitolavin com outros medicamentos

Fitolavin é considerado um remédio universal que praticamente não apresenta contra-indicações. Se não foi possível comprar este medicamento, você pode escolher um análogo adequado.

Gamair é um biofungicida desenvolvido para a pulverização preventiva de plantas e proteção contra uma série de doenças. É usado para condições de necrose e queimaduras.

Para o tratamento de doenças bacterianas, utiliza-se o Planriz e o Baktofit. A podridão das raízes pode ser combatida com Alerina-B.

O que é melhor: Fitolavin ou Fitosporin

A fitosporina é uma das preparações microbiológicas. Ele contém bactérias, células vivas, esporos e bacilos do feno, bem como carvão marrom, fósforo, nitrogênio, potássio e giz para uma consistência viscosa. Depois de adicionar água, esporos e bactérias que estão em um estado de animação suspensa são ativados e começam a se reproduzir ativamente. Como resultado de sua atividade vital, a microflora perigosa é neutralizada, a imunidade e a resistência a várias doenças aumentam. A fitosporina é considerada menos perigosa do que a Fitolavina, mas seu efeito antibacteriano é menos pronunciado.

Qual é melhor: Fitolavin ou Maxim

Maxim é um agente fungicida de contato que pertence à classe dos fenilpirróis. É utilizado no processamento de culturas ornamentais, ervilhas, soja, beterraba, girassóis e tubérculos de batata. O ingrediente ativo exclusivo deste produto é uma substância antimicótica natural que destrói microorganismos patogênicos e esporos de fungos parasitas, mas não afeta negativamente as bactérias benéficas.A fitolavina adicionada à raiz do tomate em estufa terá um efeito pronunciado no caso de infecção fúngica grave, mas é considerada mais tóxica.

Medidas de segurança

O antibiótico Fitolavin é relativamente seguro para humanos. Pertence à terceira classe (substâncias e compostos moderadamente perigosos). As abelhas podem ser soltas 12 horas após o tratamento. A entrada do fungicida em corpos d'água e fontes abertas é inaceitável. Luvas devem ser usadas durante o trabalho com o medicamento, pois o Fitolavin pode irritar a pele. No processo de tratamento com a droga, é proibido fumar e comer alimentos. Depois de terminar o trabalho, você deve lavar o rosto e as mãos.

Se a solução for engolida acidentalmente, você precisa beber vários copos de água e provocar vômitos

Atenção! Antes da chegada dos médicos, é preciso levar carvão ativado.

Regras de armazenamento

Recomenda-se armazenar o fungicida Fitolavin em temperaturas de +1 a +29 ° C, em local escuro e seco, fora do alcance das crianças. É proibido manter o produto junto com medicamentos e alimentos. Não congele a droga.

Conclusão

As instruções de uso do Fitolavin para plantas indicam que o medicamento é um remédio universal para combater uma variedade de doenças. Com sua ajuda, você pode curar uma forma grave de Alternaria em apenas duas semanas. Doenças como bacteriose vascular, podridão mole ou apical não representam nenhum perigo para a planta tratada com este fungicida.

Críticas sobre o medicamento Fitolavin

Angelina, 38 anos, Perm
Comprei um pacote de Fitolavin, que continha duas ampolas. Espalho-os de acordo com as instruções em três litros de água decantada. Coloquei as orquídeas na solução. Duas semanas depois, uma nova folha eclodiu e uma flecha apareceu de repente no pedúnculo. A segunda orquídea não recebeu tratamento especial para ver a diferença. Uma flor não processada não poderia se orgulhar de mudanças tão intensas, daí concluo que o Fitolavin definitivamente ajuda.
Victoria Valentinovna, 49 anos, Mytishchi
Há muito tempo que uso o antibiótico estreptotricina Fitolavin. Coloco sementes de tomate e pepino em conserva antes de plantar. Quando as primeiras folhas verdadeiras aparecem nas mudas, faço o segundo tratamento. Fitolavin é um remédio eficaz para a podridão da raiz e da perna preta, que representam um sério perigo para as hortaliças. Não exagere com este fungicida, pois as plantas se acostumam rapidamente. Eu recomendo o uso de Fitolavin não mais do que uma vez a cada dois meses.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção