Contente
Para o pleno desenvolvimento das culturas hortícolas, é necessário um complexo de microelementos. As plantas os obtêm do solo, que muitas vezes carece de nutrientes essenciais. A alimentação mineral ajuda a estimular o desenvolvimento das lavouras.
Diammofoska é um dos fertilizantes mais seguros e eficazes. A substância contém os principais oligoelementos necessários para apoiar os processos de vida nas plantas. Diammofoska é adequado para alimentar árvores frutíferas, arbustos, vegetais, flores e gramados.
A composição e benefícios do fertilizante
Diammofoska é um fertilizante que contém um complexo de nutrientes. Seus principais componentes são nitrogênio, fósforo e potássio. Os componentes potássio e fósforo são apresentados nas maiores concentrações.
O fertilizante tem aparência de grânulos rosados e acidez neutra. O diammophoska também contém enxofre, magnésio, ferro, zinco, cálcio. Esses microelementos estão presentes em grânulos em quantidades iguais.
O fertilizante é versátil e adequado para uso em todos os tipos de solos. O período de aplicação principal é a primavera, mas o acabamento é realizado no verão e no outono.
A substância é eficaz em solos ricos em nitrogênio: turfeiras, áreas aradas, áreas com alta umidade. O uso de fertilizante diammofosk é possível em solos pobres em fósforo e potássio.
O nitrogênio estimula o crescimento da massa verde e a formação de botões florais. Na falta de um oligoelemento, as folhas ficam amarelas e caem, o desenvolvimento das plantas abranda. O nitrogênio é especialmente importante nos estágios iniciais, quando as plantações estão entrando em um período de crescimento ativo.
O diamofoska não contém nitratos que podem se acumular no solo e nas plantas. O nitrogênio está presente no fertilizante como amônio. Esta forma reduz a perda de nitrogênio por evaporação, umidade e vento. A maior parte da substância é absorvida pelas plantas.
O fósforo contribui para a formação das células vegetais, participa do metabolismo, reprodução e respiração das células. Sua deficiência leva ao aparecimento de coloração roxa e deformação das folhas.
O fósforo em diammofoske está presente como óxidos, que são bem absorvidos pelas plantações de jardim e armazenados no solo. A quantidade de fósforo no fertilizante é de cerca de 20%. Em sua forma pura, o oligoelemento penetra lentamente no solo, por isso é mais aplicado no outono.
Quando a diammophoska entra em contato com o solo, os fosfatos se decompõem e se espalham muito mais rápido. Portanto, o fertilizante é aplicado a qualquer momento durante a temporada.
O potássio garante o transporte de nutrientes às raízes das plantas. Como resultado, aumenta a resistência das culturas a doenças e condições climáticas desfavoráveis. Com a falta de um oligoelemento, as folhas ficam pálidas, secam e mancham.
Vantagens e desvantagens
O uso de fertilizante diammophoska tem as seguintes vantagens:
- atua imediatamente após a aplicação no solo;
- inclui um complexo de substâncias úteis;
- a capacidade de usar para vegetais, frutos, flores, arbustos, árvores frutíferas;
- aumenta a vida útil da colheita;
- O revestimento de cobertura é eficaz em todos os tipos de solo;
- preço acessível;
- segurança para humanos e meio ambiente;
- aumento na produção, sabor e qualidade dos frutos;
- aumentando a vida útil da cultura;
- fácil de usar;
- prazo de validade longo;
- compatibilidade com curativos orgânicos;
- falta de impurezas prejudiciais.
Desvantagens da fertilização:
- origem química;
- a necessidade de respeitar as taxas de aplicação;
- observância obrigatória das regras de armazenamento.
Ordem de uso
Maneiras de usar diammofoska:
- na primavera, ao desenterrar o local;
- na forma de uma solução ao regar a planta.
Quando usado seco, o solo deve ser umedecido. As taxas de consumo de diammofoska no jardim dependem do tipo de cultura. Os tratamentos são recomendados no início da temporada.
Para regar, são preparadas soluções, que são aplicadas sob a raiz das plantas de manhã ou à noite. No processamento, é importante evitar o contato da solução com as folhas, o que pode causar queimaduras.
Colheitas de Nightshade
É necessário tempero adicional para tomate, pimentão e berinjela para fortalecer as raízes e a parte aérea, a fim de melhorar a qualidade da colheita.
Ao cavar um local em terreno aberto, 50 g de fertilizante por 1 m são aplicados2... Em uma estufa e em uma estufa, 30 g são suficientes, além disso, no plantio de arbustos, 5 g da substância são adicionados em cada cova.
Para a irrigação, é preparada uma solução composta por 10 g de diammofoska e 0,5 kg de esterco podre. Os componentes são diluídos em 10 litros de água e o plantio regado sob a raiz. Dois tratamentos são suficientes por temporada.
O fertilizante não é usado depois que os ovários aparecem. O nitrogênio causa crescimento excessivo dos arbustos, o que afeta negativamente a qualidade da colheita.
Batatas
Quando fertilizando batatas o rendimento, a aparência e a duração do armazenamento das raízes aumentam. O Diammophoska pode ser introduzido das seguintes maneiras:
- ao cavar um local para plantar;
- diretamente no buraco de pouso.
Ao cavar, a norma da substância é 20 g por 1 sq. m. Ao plantar, adicione 5 g a cada poço.
Repolho
As plantas crucíferas reagem negativamente ao cloro, que está incluído em muitos fertilizantes à base de potássio. Eles podem ser substituídos por um fertilizante complexo que não contém impurezas prejudiciais.
O uso de diammophoska ajuda a assentar repolho e afugenta lesmas. Após a alimentação, o repolho fica menos suscetível a doenças.
Fertilizando o repolho:
- ao cavar um local no solo, 25 g por 1 sq. m;
- ao plantar mudas - 5 g em cada buraco.
morango
Ao alimentar morangos diamofos, um alto rendimento é obtido e os próprios arbustos se tornam mais poderosos e resistentes.
O fertilizante é aplicado ao solo ao soltar o solo na primavera na quantidade de 15 por 1 sq. m. Ao formar os ovários, a fertilização é repetida, mas a substância é dissolvida em água.
Arbustos e árvores
Para framboesas, amoras, peras, ameixas e macieiras, o fertilizante é aplicado por aplicação no solo. A taxa de substância por 1 sq. m é:
- 10 g - para arbustos anuais e bienais;
- 20 g - para arbustos adultos;
- 20 - para ameixas e damascos;
- 30 - para maçã, pêra.
Para a vinha, eles pegam 25 g de fertilizante e espalham na neve. Conforme a neve derrete, as substâncias são absorvidas pelo solo.
Grama
A grama precisa de alimentação para um crescimento ativo. A fertilização de um gramado inclui vários estágios:
- no início da primavera, o nitrato de amônio é espalhado na quantidade de 300 g por 1 sq. m;
- no verão, usam uma quantidade semelhante de diammofoska;
- no outono, a taxa de aplicação de diammofoska é reduzida em 2 vezes.
Colheitas de inverno
As safras de inverno requerem ingestão adicional de nutrientes. Uma solução universal é o diammofoska, que pode substituir vários tipos de alimentação.
Para trigo e cevada de inverno, são aplicados até 8 c / ha de diammofoski. O fertilizante é distribuído por um método de correia até uma profundidade de 10 cm. No outono ao cavar a terra, até 4 c / ha são usados.
O efeito da substância começa depois que a neve derrete. As safras de inverno recebem um suprimento de nutrientes necessários para o amadurecimento da safra.
Flores e plantas de interior
Diammofoska é adequado para alimentar um jardim de flores e plantas de interior. Para o processamento, é preparada uma solução composta por 1 litro de água e 1 g de fertilizante. As flores são regadas a cada 2 semanas.
O fertilizante promove o aparecimento de novas folhas e botões. Tanto as anuais quanto as perenes respondem positivamente à alimentação.
Precauções
Com armazenamento e uso adequados, o diammofosk não representa perigo para os seres humanos e para o meio ambiente. Use a substância em estrita conformidade com os regulamentos.
Requisitos de armazenamento:
- falta de exposição direta ao sol;
- a presença de ventilação;
- armazenamento em embalagens;
- temperatura de 0 a + 30 ° С;
- umidade abaixo de 50%;
- distância de alimentos, ração animal e medicamentos.
Não armazene a substância perto de fontes de fogo ou dispositivos de aquecimento. Não use recipientes de madeira ou papelão, que são inflamáveis. Escolha um local de armazenamento longe de crianças e animais de estimação.
A vida útil do diamofos é de 5 anos a partir da data de fabricação. Após o prazo de validade, o fertilizante deve ser descartado.
Use um respirador, luvas de borracha e uma roupa de proteção. Após o tratamento, lave o rosto e as mãos com sabonete em água corrente.
Evite o contato da substância com a pele e mucosas. Em caso de contato com a pele, enxágue com água. Procure atendimento médico se ocorrer envenenamento ou reação alérgica.
Conclusão
Diammofoska é um tempero universal, cujo uso aumenta o rendimento e a qualidade dos frutos colhidos. O fertilizante é utilizado em escala industrial e em hortas. O Diammofoska começa a agir quando penetra no solo e é bem absorvido pelas plantas. Se as regras de armazenamento e dosagem forem observadas, o fertilizante é seguro para o meio ambiente.