Contente
Quase todos os jardineiros cultivam framboesas. Mas nem sempre consegue safras ricas de frutas silvestres saborosas e aromáticas. A planta é muito sensível à fertilidade do solo, mas como as framboesas crescem em um lugar por vários anos, o solo se esgota.
Jardineiros novatos estão especialmente preocupados com como alimentando framboesas e em que prazo. O artigo discutirá diferentes tipos de fertilizantes, regras e taxas de aplicação em diferentes períodos de desenvolvimento vegetativo.
Fertilizantes
Existem muitos fertilizantes que as framboesas adoram. Eles contêm substâncias e oligoelementos diferentes, portanto, o efeito na planta será diferente. O principal objetivo do uso de fertilizantes é saturar o solo com nutrientes e aumentar sua produtividade.
O enfeite é mineral e orgânico, também há receitas folclóricas. Na maioria das vezes, os jardineiros de uma ampla variedade de fertilizantes minerais usam:
- contendo fósforo;
- contendo nitrogênio;
- fertilizantes com micronutrientes;
- potassa;
- complexo.
Entre os fertilizantes orgânicos (orgânicos), a preferência é dada a:
- excrementos de pássaros;
- siderados;
- estrume;
- lama;
- cinza de madeira;
- composto;
- farinha de osso;
- Palha.
Alguns jardineiros alimentam framboesas:
- sapropel;
- calcário.
Os fertilizantes combinados ou complexos para as framboesas têm na sua composição um conjunto de oligoelementos que se introduzem no solo, enriquecendo ao mesmo tempo o solo e nutrindo as plantas.
Esses fertilizantes são vendidos em lojas especializadas. Você pode comprar formulações prontas ou combinar-se usando diferentes formulações:
- Opção um: superfosfato 60 g + sal de potássio 40 g + nitrato de amônio 30 g. Esse fertilizante complexo é aplicado seco na primavera antes da rega.
- A segunda opção: 1500 g de estrume + 3 g de nitrogênio + 3 g de potássio + 2 g de fósforo. Essa é a norma por metro quadrado.
Para ajudar os jardineiros, uma foto com as medidas do fertilizante.
Quando fertilizar
Não é nada difícil para os jardineiros experientes determinarem pela aparência das framboesas quais fertilizantes ou elementos químicos faltam à planta e quais, pelo contrário, estão em excesso. Iniciantes, é claro, não possuem essas habilidades. Tentaremos descobrir, mas o que é preciso prestar atenção para não se enganar na hora de escolher a opção de alimentar com framboesas. Afinal, a principal tarefa do jardineiro é cultivar plantas saudáveis.
Então, vamos entender as doenças das framboesas, seu aparecimento com deficiências ou excesso de oligoelementos.
Aparência | O que você precisa |
---|---|
Rebentos finos e enfraquecidos com folhas pequenas. | fósforo |
A folhagem fica amarela, mas os veios permanecem verdes. | ferro |
Os rebentos crescem muito lentamente, as folhas ficam amarelas no verão. | magnésio |
As folhas crescidas demais na primavera não aumentam de tamanho. | azoto |
As folhas ficaram marrons, como se queimadas nas bordas. | potássio |
A folhagem adquiriu uma cor verde escura não natural. Os brotos de reposição crescem rapidamente, infatigavelmente. O rendimento diminui, os bagos caem antes de amadurecer. | excesso de nitrogênio |
Como pode ser visto na tabela, o estado das plantas deve ser monitorado para que haja um atendimento na hora certa, para alimentá-las com os fertilizantes necessários. Importante! A falta de micronutrientes, assim como o seu excesso, afetam negativamente o crescimento das framboesas e a sua produtividade.
Portanto, a introdução de qualquer curativo deve ser dosada.
Curativo foliar
Então, como fertilizar framboesas? Via de regra, a planta é alimentada pela raiz com curativos líquidos ou secos. Mas, de acordo com especialistas, essa nutrição não é suficiente para as framboesas.Qual é o problema? Quando os nutrientes são introduzidos no solo, as plantas, devido às características botânicas, não têm tempo para assimilá-los imediatamente. As razões são muitas, mas na maioria das vezes as condições desfavoráveis na forma de fortes chuvas, lavagens e intempéries interferem na absorção de oligoelementos.
Os jardineiros com vasta experiência no cultivo de framboesas são aconselhados a fazerem temperos foliares, principalmente durante o período de frutificação. Afinal, as plantas são capazes de assimilar nutrientes não só pelas raízes, mas também pelas lâminas das folhas.
Que tipo de alimentação é essa, qual a sua peculiaridade? Para este procedimento, o fertilizante é dissolvido, colocado em um borrifador e as framboesas são borrifadas de cima para baixo. Não é recomendado exceder a dosagem. Para alimentação foliar de arbustos de framboesa, pode-se usar uma das seguintes substâncias, diluída em 10 litros de água:
- superfosfato - 250 g;
- sulfato de cobre - de 3 a 5 g;
- ácido bórico - de 10 a 15 g.
Alguns jardineiros insistem em usar cinzas de madeira e borrifam as plantações com a solução resultante. O molho foliar não só satura as framboesas com nutrientes, mas também as protege de algumas pragas.
Existem formulações prontas para a alimentação foliar de framboesas. Um deles é Kristalon especial. Ele contém oligoelementos necessários para o crescimento e desenvolvimento da planta. Diluir estritamente de acordo com as instruções: 30 gramas do produto em um balde de dez litros.
Meio mês antes da primeira colheita de framboesas, você pode realizar a alimentação foliar com uma preparação como Kristalon marrom. Norma: para 10 litros de água 20 gramas.
Kristalon é usado na ausência de vento e chuva. Durante o trabalho, deve-se ter cuidado para proteger as partes expostas do corpo.
Características da alimentação na primavera
A alimentação da primavera cai no final de abril, primeiros dias de maio. Após a abertura das framboesas, após a invernada, procede-se à poda e capina. ervas daninhas, afrouxamento da superfície do solo. Então você pode começar a se alimentar. Existem muitos métodos de alimentação, vamos descobrir como fertilizar framboesas, quais são os melhores meios de usar?
Orgânico
- Slurry. Adicione 0,5 kg de estrume a um balde de dez litros de água. Misture bem e despeje sob as plantas. Pelo menos 5 litros por metro quadrado de jardim.
- Húmus seco também é adequado. Distribua até 6 kg por quadrado, polvilhe com terra por cima.
- Excremento de frango. Uma infusão é preparada 2 semanas antes da alimentação. A solução é preparada da seguinte forma: 1 parte da infusão + 20 partes de água.
- A framboesa responde bem às cinzas de madeira. Pode ser aplicado a seco ou na forma de infusão. A cinza de madeira não só nutre as plantas com potássio, mas também reduz a acidez do solo.
Fertilizantes minerais
- Dos fertilizantes minerais na primavera, é necessário usar sulfato de amônio, adicionando 15 gramas por quadrado.
- Você precisa ter cuidado com fertilizantes de nitrogênio: não mais do que 15 gramas por quadrado. Caso contrário, o rápido crescimento da vegetação começará. A uréia também contém nitrogênio e é, de acordo com os jardineiros, a melhor opção para framboesas na primavera. O fertilizante está espalhado sob os arbustos, basta uma colher de sopa por metro quadrado. Alguns jardineiros borrifam uréia em uma faixa ao longo do canteiro antes que a neve derreta. O molho superior de framboesas termina com cobertura morta.
- Outro caso de uso para a uréia. Para 10 litros de água, adicione uma pá de esterco fresco, uréia em uma caixa de fósforos. A composição é misturada e derramada sobre as framboesas sob o arbusto.
- Para alimentação complexa, use 1 parte de nitrato de amônio e fertilizantes de potássio e 2 partes de superfosfato. Um regador de dez litros requer 100 gramas da mistura.
Dicas de jardinagem no vídeo:
O que as framboesas precisam no verão
Jardineiros novatos costumam se interessar em como alimentar as framboesas no verão.No início do período de frutificação, as framboesas já conseguiram esgotar parcialmente os nutrientes obtidos durante a alimentação na primavera. Em junho, ela precisa de um fertilizante complexo, que inclui nitrogênio, potássio e fósforo. Você pode usar fertilizantes prontos ou prepará-los você mesmo. Isso exigirá 10 litros de água:
- ureia - 40-50 g;
- superfosfato 200-250g;
- sulfato de potássio - 60-70 g.
Esta composição é derramada nas raízes das framboesas. O fertilizante pode ser usado para alimentação foliar. Em seguida, ácido bórico (10-15 g) e sulfato de magnésio (150 g) são adicionados à solução.
As framboesas são alimentadas exatamente com o mesmo fertilizante após a colheita. Se você não quiser reaproveitar fertilizantes minerais, despeje a infusão de cinzas nas framboesas: 2,5 xícaras por balde de dez litros de água quente.
O curativo foliar com Crystalon não fará mal.
Nós alimentamos framboesas no outono
Quais fertilizantes devem ser aplicados em framboesas no outono?
Oferecemos as formulações mais populares:
- Misture 300 g de cinzas e açúcar, 300 g de estrume, giz de cera de estudante - 3 peças. Dobre em um barril, adicione feno e grama. Complete com água. A infusão leva cerca de duas semanas. Para cada balde de dez litros, 0,5 litro de infusão é derramado e 3 litros são despejados sob cada planta.
- O superfosfato (50 g) + cinza de madeira (vidro) é vertido em 10 litros de água. Esta é uma composição para um quadrado.
- 3 g de sulfato de zinco + 5 g de sulfato de manganês por balde de dez litros (norma por quadrado).
A alimentação foliar de framboesas, por exemplo, com Kristalon, não fará mal.
Remédios populares
O cultivo da framboesa na Rússia é praticado há muito tempo. Nossos ancestrais não tiveram a oportunidade de usar fertilizantes minerais prontos para alimentar as framboesas. Eles criaram muitos meios, graças aos quais as framboesas deram uma rica colheita.
Aqui estão algumas opções de vestimenta folclórica:
- Pegue quantidades iguais de urtiga e confrei. Adicione 10 litros de água. Insista ao sol por duas semanas. Despeje 1 litro de infusão no regador e encha o balde até a borda. Dois litros são suficientes para um arbusto de framboesa.
- Adicione estrume (3 kg), cinzas (1 copo) e urtiga (1 kg) ao recipiente. Despeje 20 litros de água. Deixe ao sol por 7 dias. Ao diluir, a proporção de 1:10 é respeitada Meio litro de fertilizante é suficiente para um arbusto de framboesa.
Vamos resumir
As framboesas adoram crescer em solo fértil. Com a falta de nutrição, a planta começa a sofrer, o que afeta negativamente o rendimento e o sabor dos frutos. A escolha do fertilizante depende do produtor. O principal é respeitar o racionamento, alimentar as framboesas em tempo hábil. Boa sorte, jardineiros.