Contente
Apesar do fato de que as variedades remanescentes de framboesas são conhecidas há muito tempo e são amplamente cultivadas não apenas por profissionais, mas também por jardineiros comuns e residentes de verão, nem todos entendem suas características de crescimento corretamente. A esmagadora maioria dos especialistas concorda que as framboesas remanescentes podem ser chamadas de anuais. Portanto, é muito mais correto cultivá-lo, cortando todos os brotos até zero no outono e obtendo uma colheita completa no final do verão ou início do outono. Mas muitas variedades remanescentes não têm tempo de amadurecer totalmente em um verão relativamente curto e fresco. A este respeito, alguns jardineiros das regiões do norte, tentando obter pelo menos alguma colheita dessas variedades, deixam os rebentos das framboesas remanescentes para o inverno.
A framboesa eurasia, sendo uma típica representante das variedades remanescentes, começa a amadurecer no início de agosto e, portanto, pode muito bem ser usada para o plantio mesmo em regiões com verões curtos. Desde meados de setembro, toda a safra dos arbustos pode ser totalmente colhida. E essa não é a única vantagem. Parece que esta variedade de framboesas é o meio-termo muito dourado, que às vezes é tão difícil de encontrar em um esforço para combinar tanto bagas de frutos grandes com seu bom rendimento e excelente sabor. Para obter uma descrição da variedade de framboesa da Eurásia com fotos e comentários de jardineiros, veja abaixo no artigo.
Descrição da variedade
A variedade de framboesa Eurasia foi obtida em 1994 a partir de sementes por polinização livre de formas interespecíficas remanescentes. Kazakov I.V., Kulagina V.L. participaram da seleção. e Evdokimenko S.N. Naquela época, ele recebeu o número 5-253-1. Após numerosos testes desde 2005, já está se multiplicando como uma variedade estabelecida e recebeu o nome de Eurásia. E em 2008 esta variedade foi registrada no registro estadual da Rússia. O detentor da patente é o Instituto de Horticultura, Criação e Tecnologia de Viveiros, com sede em Moscou.
A Eurásia pertence a variedades remanescentes, cuja principal diferença das tradicionais é a possibilidade real de colheita nos brotos anuais. Em teoria, pode produzir safras em brotos de dois anos, como framboesas comuns, se não forem cortadas antes do inverno. Mas, neste caso, a carga na bucha será muito grande e muitas das vantagens desse método de cultivo serão perdidas.
Os arbustos da Eurásia distinguem-se pelo seu crescimento vertical, têm uma força de crescimento média e geralmente não excedem 1,2-1,4 metros de altura. A framboesa eurasia pertence às variedades padrão, tem um crescimento bastante compacto, por isso não necessita de liga e da construção de treliças. Isso, por sua vez, simplifica muito o cuidado com a framboesa.
Os rebentos anuais no final da estação de crescimento adquirem uma tonalidade púrpura escura. Eles são caracterizados por uma forte cobertura cerosa e ligeira pubescência. Os espinhos são de tamanho médio e dobrados para baixo. Na parte inferior dos brotos, especialmente muitos deles, no topo torna-se muito menos. Os ramos laterais dos frutos da framboesa Eurásia também apresentam uma boa floração cerosa e uma ligeira pubescência.
As folhas são grandes, enrugadas, ligeiramente enroladas.
As flores são de tamanho médio e apresentam pubescência simples.
A variedade forma um número médio de brotos de substituição, cerca de 5-6, brotos de raiz também são formados um pouco. Essa quantidade pode ser suficiente para a reprodução das framboesas, ao mesmo tempo em que não há espessamento, não dá para despender muito esforço no desbaste das framboesas.
Ao contrário de muitas variedades tardias ou que têm um período de frutificação prolongado, as framboesas da Eurásia amadurecem muito cedo e de forma amigável. Durante o mês de agosto, você consegue colher quase toda a safra e não cair nas primeiras geadas de outono, mesmo quando é cultivada em regiões relativamente frias da Rússia.
O rendimento médio das framboesas da Eurásia é de 2,2-2,6 kg por arbusto, ou se traduzido em unidades industriais, então cerca de 140 c / ha. É verdade que, de acordo com as afirmações dos criadores, com tecnologia agrícola adequada, você pode obter até 5-6 kg de framboesas de um arbusto da variedade Eurasia. As bagas amadurecem mais da metade do comprimento dos brotos.
A variedade Eurasia apresenta uma resistência bastante alta a doenças e pragas. De acordo com alguns jardineiros, as framboesas são suscetíveis ao vírus da vassoura. Parece que muitos brotos são formados a partir de um ponto ao mesmo tempo.
Devido ao seu poderoso sistema radicular, a variedade de framboesa Eurasia se distingue pela alta resistência à seca, mas a resistência ao calor é média. A última propriedade significa precisamente resistência à temperatura ambiente em conjunto com sua umidade.
Características de bagas
Framboesas da Eurásia têm as seguintes características:
- A massa das bagas não é muito grande - em média, cerca de 3,5-4,5 gramas. O maior pode chegar a 6,5 gramas.
- O formato dos bagos é cônico com uma bela cor carmesim escuro sem brilho.
- Apresentam uma boa densidade e ao mesmo tempo separam-se facilmente do canteiro. Mesmo depois de amadurecer, as bagas podem ficar nos arbustos por cerca de uma semana sem perder o sabor e a comercialização.
- O sabor pode ser considerado doce e azedo; os degustadores o avaliam em 3,9 pontos. O aroma é praticamente imperceptível, como, no entanto, na maioria das variedades remanescentes de framboesa.
- As bagas contêm 7,1% de açúcar, 1,75% de ácido e 34,8 mg de vitamina C.
- Os frutos da Eurásia são bem armazenados e facilmente transportados.
- Eles se distinguem por sua versatilidade no uso - os frutos são adequados tanto para comer diretamente do mato quanto para vários tipos de preservação.
Recursos crescentes
A Raspberry Eurasia é bem adaptada para o cultivo em quase todas as condições climáticas e é particularmente exigente quanto à composição do solo.
Isso se deve às características estruturais do sistema radicular - nesta variedade, é mais próximo do tipo bastonete e é capaz de atingir camadas profundas do solo - um cultivo mais profundo do solo é necessário antes do plantio de novos arbustos.
Além disso, nas regiões mais ao norte, é bom plantar framboesas da Eurásia em cumes isolados. Isso criará um calor extra no início da primavera e ajudará a acelerar o amadurecimento dos frutos.
Durante o plantio, uma distância de 70 a 90 cm é mantida entre os arbustos.
A ceifa completa dos brotos no final do outono é fortemente recomendada por especialistas e, principalmente, pelos próprios autores da variedade para todas as framboesas remanescentes, uma vez que este método de cultivo permite obter as seguintes vantagens:
- A robustez invernal das framboesas aumenta acentuadamente, uma vez que não é necessário dobrar e cobrir os rebentos para o inverno.
- Por si só, o problema com pragas e doenças é removido - eles simplesmente não têm onde ficar e o inverno, o que significa que o processamento também pode ser anulado. Assim, você reduz o trabalho de cuidar da framboesa e ao mesmo tempo obtém um produto mais ecologicamente correto.
- As bagas amadurecem em grandes quantidades precisamente numa altura em que as framboesas tradicionais já não podem ser encontradas, pelo que a procura delas está a aumentar.
Críticas de jardineiros
As avaliações dos jardineiros sobre as framboesas da Eurásia podem variar dependendo da finalidade de seu cultivo. Esta variedade parece ser uma das melhores à venda, mas para ela própria e para a sua família apresenta algumas desvantagens no paladar.
Conclusão
A framboesa eurasia tem muitas vantagens e, embora seu sabor seja questionável, essa característica é tão subjetiva e individual que, talvez, esta variedade em particular possa servir como um compromisso entre a produção e grande frutificação, por um lado, e sabor decente, por outro outro.