Contente
A descrição das framboesas Pshekhiba interessa não só aos iniciantes, mas também aos jardineiros experientes: esta variedade jovem, criada por criadores polacos, é famosa pelos seus frutos muito grandes. Nos jardins russos, ele ainda é um convidado raro, mas a cada ano sua popularidade está crescendo. Malina Pshekhiba surgiu na Rússia em 2017, quando o primeiro lote de material de plantio da Polônia foi colocado à venda.
Descrição da variedade de framboesa Pshekhiba
Framboesa Pshekhiba pertence às variedades de framboesas do verão, frutifica nos brotos de dois anos de idade. Esta é uma variedade precoce - quando cultivada nas regiões do sul, a frutificação começa já no início de junho, na Rússia Central a colheita começa na primeira década de julho. Framboesas Pshekhiba crescem bem em estufas, em casa a variedade é cultivada com sucesso em túneis, então as primeiras bagas podem ser removidas no final de maio.
As framboesas da variedade Pshekhiba são caracterizadas pelo crescimento ativo; em média, 5 a 7 brotos altos de espessura média são formados no arbusto por temporada. Em campo aberto, o mato cresce até 2 m, em estufas os caules podem atingir 2,5 m de altura.
Os rebentos verdes brilhantes das framboesas são abundantemente cobertos de pequenos espinhos roxos, mas o seu número diminui com a idade. Os espinhos não atrapalham a colheita dos frutos e os cuidados com o plantio. Os caules adultos ficam castanhos claros e adquirem uma tonalidade de antocianina.
A planta é coberta por grandes folhas ovais de tonalidade verde brilhante com uma ponta alongada, as bordas da lâmina foliar são serrilhadas.
O arbusto de framboesa Pshekhiba forma um grande número de ramos de frutos elásticos, que podem atingir os 70 cm de comprimento.
Framboesas da variedade Pshekhiba florescem em maio com numerosas flores brancas grandes, coletadas em inflorescências em cacho.
Os frutos Pshekhiba são o verdadeiro orgulho dos criadores da variedade. Na foto das framboesas Pshekhiba, você pode ver até lindos frutos do mesmo formato, de cor framboesa intensa; as descrições indicam que, quando totalmente maduras, adquirem uma tonalidade mais escura. Os bagos são grandes, de comprimento médio (30–50 mm), pesando até 12 g. Alguns exemplares podem atingir o recorde de 14 g. Os frutos são cilíndricos, alongados, com pontas rombas. As drupas são revestidas por uma pele fina mas firme, muito suculenta, com sementes pequenas e muita polpa. 15-25 bagas amadurecem em um cacho. A variedade Pshekhiba é caracterizada por uma frutificação amigável abundante.
Framboesa Pshekhiba é uma variedade extremamente produtiva. Com o cultivo industrial, a produtividade, dependendo da tecnologia agrícola e do esquema de plantio, pode chegar a 30 toneladas por hectare e até mais. Até 1,5 kg de bagas são removidos de um broto. A produtividade do arbusto depende do número de hastes.
Os frutos silvestres têm um clássico sabor e aroma agradáveis a framboesa. Eles podem ser usados para processamento, secos ou congelados, consumidos in natura. Os frutos são bem indicados para venda, pois ficam muito tempo armazenados, não se amassam nem se esfarelam.
Framboesas Pshekhiba podem ser cultivadas tanto em lotes domésticos pessoais quanto em escala industrial.
Prós e contras das framboesas Pshekhiba
Framboesa Pshekhiba é uma variedade verdadeiramente notável - tanto nas descrições da planta quanto nas análises, suas seguintes vantagens são afirmadas:
- frutas de primeira linha com excelente palatabilidade;
- alto rendimento estável;
- frutificação amigável;
- boa imunidade a doenças e pragas;
- excelente resistência à geada;
- resistência ao calor e à seca;
- relativamente pouco exigente à iluminação: pode crescer tanto ao sol como à sombra parcial;
- vegetação ativa;
- maturação precoce;
- facilidade de colheita;
- manutenção de alta qualidade;
- a possibilidade de cultivo em terreno aberto e fechado.
Das desvantagens da variedade, as seguintes são observadas:
- planta extensa, sugerindo a instalação de suportes;
- a necessidade de poda regular;
- altos rendimentos são alcançados apenas com cuidado cuidadoso;
- alto preço do material de plantio;
- a experiência insuficiente de cultivo nas zonas climáticas da Rússia ainda não permite tirar conclusões sobre as peculiaridades da tecnologia agrícola em diferentes regiões do país.
Plantando e cuidando de framboesas Pshekhiba
As framboesas Pshekhiba são plantadas da mesma maneira que outras variedades desta cultura de jardim. Você pode plantá-lo em um arbusto ou método de fita. É preferível o plantio em vala, pois isso facilitará o arranjo de suportes para as plantas, além de simplificar muito o cuidado com a framboesa.
A variedade Pshekhiba precisa de rega, alimentação e poda regulares. As ervas daninhas devem ser removidas periodicamente. A cobertura morta ao redor das plantas ajudará a facilitar a manutenção do plantio.
Seleção e preparação do local de pouso
Framboesa Pshekhiba pode crescer tanto em áreas ensolaradas quanto parcialmente sombreadas, mas em áreas iluminadas e protegidas dos ventos, os frutos amadurecem mais cedo e são mais doces. Solo ligeiramente ácido ou neutro é o mais adequado para ela. Deve-se escolher um local de modo que no inverno haja o máximo de neve, já que as framboesas ficam melhor no inverno sob forte cobertura de neve.
Antes do plantio, o solo é desenterrado e os resíduos vegetais selecionados. Isso fornecerá à Terra o oxigênio de que necessita.
Regras de pouso
As plantas de framboesa Pshekhiba devem ser colocadas a pelo menos 75–80 cm de distância, a distância ideal entre as linhas é de 150–200 cm. Um plantio mais denso afeta negativamente o estado geral das plantas e o rendimento.
O algoritmo de plantio para framboesas Pshekhiba é o seguinte:
- cavar uma trincheira ou plantar buracos;
- faça uma mistura de solo fértil, fertilizantes orgânicos e complexos minerais;
- coloque o talo em um buraco ou trincheira;
- antes de adormecer as raízes, a planta é regada;
- cubra a muda com solo fértil;
- cortar os brotos a uma altura de 20-25 cm;
- cubra o solo.
Regar e alimentar
A resistência à seca é uma das características da framboesa Pshekhiba, porém, conseguir uma boa colheita é impossível sem a provisão regular de plantações com umidade. A rega é especialmente importante durante o período de preparação da planta para a frutificação. Neste caso, é necessário garantir que a umidade não estagnou nas raízes, o que provoca a infecção das framboesas com doenças fúngicas. Em clima quente e seco, a rega é realizada no máximo 1 vez por semana. Para o cultivo industrial, é conveniente usar o método de irrigação por gotejamento.
Como outras variedades de framboesa, Pshekhiba é muito sensível à alimentação. Reage especialmente bem à matéria orgânica: verbasco, excrementos de pássaros, ervas daninhas. Os jardineiros preparam o fertilizante orgânico da seguinte maneira: um grande barril é preenchido com um terço de composto, esterco de vaca e excrementos de aves. A mistura é derramada com água e deixada por 2 semanas. A solução resultante é diluída com água na proporção de 1: 5.
A primeira vez que as framboesas são alimentadas na primavera, durante o período de crescimento ativo, então quando os arbustos florescem e antes do inverno, após a colheita dos frutos.Os complexos minerais para arbustos de bagas são aplicados de acordo com as recomendações do fabricante.
Poda
A principal tarefa da poda da framboesa Pshekhiba é estimular o desenvolvimento dos brotos. Para isso, os topos são cortados, o que estimula a ramificação. Corte os rebentos que engrossam a copa, 7–8 ramos devem permanecer por 1 m de linha. As raízes também são removidas.
Como a framboesa Pshekhiba dá frutos nos brotos com dois anos de idade, após a frutificação, eles devem ser cortados para ativar o crescimento de novos ramos.
A poda sanitária de framboesas é realizada na primavera. Remova os brotos quebrados, fracos e congelados. Os ramos restantes são encurtados ao nível do primeiro botão saudável.
Preparando-se para o inverno
A resistência ao gelo e a resistência ao congelamento dos rins são uma característica distintiva das framboesas Pshekhiba. Apesar disso, em condições de invernos rigorosos, os arbustos precisam de abrigo para o inverno. Os rebentos são retirados dos suportes, inclinados ao solo e cobertos com fibras de agrofibra ou ramos de abeto. O abrigo é construído antes do início do frio, uma vez que os ramos ficam frágeis com a geada.
Como a experiência do cultivo de framboesas na Rússia demonstrou, a variedade Pshekhiba vive bem sem abrigo adicional nas regiões do sul.
Colheita
Colher framboesas maduras é um procedimento trabalhoso e demorado. Porém, a colheita dos frutos da variedade Pshekhiba é bastante simplificada devido ao grande tamanho dos bagos, amadurecimento amigável e densidade das drupas.
O período de frutificação das framboesas se estende por várias semanas, portanto, os frutos maduros são removidos a cada poucos dias. Para recolher os frutos, use apenas recipientes pequenos para que os bagos não se enrugem. Depois de colhidas, as framboesas dessa variedade são armazenadas na geladeira por cerca de uma semana.
Reprodução
Os métodos de melhoramento ideais para as framboesas Pshekhiba são estaquia e a propagação por meio de brotos de raiz. É mais conveniente obter novas plantas de rebentos de raiz com o desbaste planejado da framboesa. Os espécimes mais fortes e saudáveis são escolhidos, eles são desenterrados junto com um torrão de terra e imediatamente transplantados para um novo lugar.
Para obter framboesas Pshekhiba das mudas, no outono, corte os brotos de até 25 cm de comprimento, coloque-os e cubra-os com ramos de abeto ou folha para o inverno. Na primavera, as plantas crescidas surgirão deles.
Você pode propagar framboesas dividindo o arbusto, mas o cultivo a partir de sementes não é praticado, uma vez que as plantas assim obtidas não herdam as características varietais da cultura-mãe.
Doenças e pragas
A característica varietal da framboesa Pshekhiba é a sua excelente imunidade a doenças e pragas. Casos de infecção de plantações dessa variedade de framboesas estão associados a erros significativos no cuidado.
Essas doenças incluem, por exemplo, a requeima, que afeta a planta devido à umidade estagnada nas raízes. Um arbusto doente com requeima rapidamente murcha e morre. Você pode combater essa doença com a ajuda de fungicidas.
Outra doença comum é a ferrugem da framboesa. As plantas que crescem em regiões com alta umidade estão em risco. Nas folhas aparecem protuberâncias amarelo-escuras, que se tornam mais e mais com o tempo. Um arbusto enferrujado não sobrevive ao inverno. Você pode se livrar da ferrugem com líquido bordalês ou preparações contendo cobre.
Das pragas das framboesas, os ácaros da aranha e os pulgões são os mais comuns. Eles não apenas prejudicam a planta, mas também são transmissores de doenças. Você pode destruir as pragas usando métodos tradicionais, por exemplo, tratando a framboesa com uma solução de sabão em pó, cinza, alho ou casca de cebola. Pulverizar as plantações com inseticidas também ajudará.
Para a prevenção de doenças e infestações de pragas, recomenda-se comprar material de plantio apenas de fornecedores confiáveis, para cuidar adequadamente dos plantios, destruir as plantas afetadas em tempo hábil e observar a rotação de culturas.
Conclusão
A descrição da framboesa Pshekhiba será complementada com o acúmulo de experiência no seu cultivo em terrenos particulares e em fazendas, mas já agora podemos dizer que a variedade está ganhando admiradores rapidamente entre os jardineiros russos. A tecnologia agrícola habitual, a resistência a doenças e pragas, o alto rendimento e outras vantagens das framboesas Pshekhiba recebem, com razão, notas altas e excelentes avaliações.