Contente
Apesar framboesa remanescente apareceu na Rússia há muito tempo, há mais de 30 anos, as disputas e discussões em torno dele não diminuem. Cada jardineiro tenta encontrar sua própria abordagem para o cultivo desta safra, e isso não é por acaso. Na verdade, com uma abundância de variedades modernas, suas características podem variar muito. Além disso, as condições climáticas da Rússia são tão variadas que cada região pode ser caracterizada por suas próprias características de cultivo de framboesas, e isso será correto. Profissionais que já estudaram todas as características desta framboesa de cima para baixo, e mesmo assim nem sempre conseguem chegar a um consenso sobre o seu cultivo.
Para iniciantes, uma das questões mais urgentes é: "Como cortar framboesas remanescentes?" Esta questão é de fato uma das mais importantes e definidoras associadas aos cuidados com uma mulher que conserta a beleza. Afinal, é da poda que depende a sua frutificação e aqui nada pode ser deixado ao acaso. Portanto, é necessário considerar todas as opções e sutilezas possíveis associadas a este processo.
Embora a reprodução seja geralmente entendida como frutificação contínua, no caso das framboesas, não é bem assim.
É claro que as flores e os ovários aparecem relativamente tarde, na maioria das variedades perto de setembro, embora entre as variedades recentemente desenvolvidas de framboesas remanescentes haja aquelas que começam a frutificar já no início de agosto. Nem todos os ovários têm tempo de amadurecer, pois em muitas regiões da Rússia setembro é o mês das primeiras geadas. E embora os arbustos de framboesas remanescentes sejam caracterizados por uma resistência suficiente ao frio, a colheita total dessas variedades só pode ser obtida no sul.
Se nada for feito com brotos de framboesa no outono após a geada, eles irão embora antes do inverno. Mas na primavera, com o início do calor real, eles crescerão novamente, e no verão eles começarão a produzir uma colheita de frutas, como em framboesas comuns. Mas, simultaneamente com eles, na primavera, novos brotos anuais começarão a rastejar para fora dos botões subterrâneos dormentes, que no outono também serão capazes de dar uma parte da colheita, como no ano passado.
Tudo ficaria bem, mas na prática percebeu-se que na maioria das regiões da Rússia esse esquema para o cultivo de framboesas remanescentes não funciona. Dado que a primeira colheita é feita com rebentos com dois anos de idade, hibernados, os bagos são de baixa qualidade. Além disso, tira o fôlego do mato, e a segunda, colheita posterior é ainda mais demorada, o que já não faz absolutamente nenhum sentido para as regiões do norte.
Por isso, agrônomos desenvolveram outra, a chamada tecnologia de um ano para o cultivo de framboesas remanescentes:
- No outono, após a frutificação, absolutamente todos os rebentos desta framboesa são cortados pela raiz. Não há necessidade de deixar tocos de qualquer altura. Todos os brotos com folhas caídas, frutos verdes são recolhidos e carregados para longe do local. Essa poda pode ser feita mesmo depois que a camada superficial do solo congela e a primeira neve cai. Afinal, durante todo esse tempo, os nutrientes chegarão às raízes pela parte aérea, e isso permitirá que as framboesas comecem bem na próxima safra.
- Na primavera, novos brotos anuais aparecem do solo, que durante o verão estão ganhando força suficiente para dar uma boa e poderosa colheita de frutos silvestres no início do outono.
- No outono, após as geadas, a poda acima descrita é novamente realizada em framboesas remanescentes.
- Como resultado, em vez de duas colheitas, obtém-se apenas uma, mas é de muito boa qualidade mesmo na época em que as habituais framboesas já se foram há muito tempo.
Este método tem várias outras vantagens que são importantes para jardineiros iniciantes:
- Com a poda completa de todos os brotos para o inverno, o problema da robustez invernal e do abrigo dos arbustos de framboesa é eliminado.
- Junto com os brotos cortados, todos os possíveis portadores de infecções e pragas são removidos do local. Portanto, as framboesas remanescentes não precisam de tratamentos de proteção com inseticidas.
Características de poda ao obter duas safras
A Rússia é um país enorme, portanto, em alguma parte de seu território, pode muito bem ser uma forma viável de cultivar framboesas remanescentes, quando são obtidas duas safras por temporada. Nas regiões do Sul, provavelmente não vale a pena descurar a segunda colheita, pois na maioria dos casos pode amadurecer completamente. Preciso cortar framboesas remanescentes neste caso e como fazer isso?
Para obter duas colheitas, as framboesas não são cortadas no outono. Com o início da primavera, é necessário cortar todos os brotos secos, abaixo do padrão e finos, deixando apenas 4-6 ramos poderosos. Em algum lugar entre maio - início de junho, quando os novos brotos anuais atingem a altura de um metro, eles precisam ser reduzidos para cerca de metade.
Dependendo da variedade e das suas características, pode também cortar vários rebentos nesta altura, se engrossarem o arbusto. Embora geralmente as variedades remanescentes de framboesas sejam distinguidas por uma baixa capacidade de formação de rebentos.
Os brotos com dois anos de idade, imediatamente após o término da frutificação em julho, devem ser cortados imediatamente ao nível do solo para que não retirem alimento dos brotos novos.
Outra opção de poda de framboesas remanescentes para obter duas safras, você pode assistir ao vídeo:
Recursos de poda: outono ou primavera
Como você pode ver, à pergunta: "Como cortar adequadamente as framboesas remanescentes?" não, e não pode haver uma resposta única. Tudo depende fortemente das condições climáticas da região onde as framboesas são cultivadas. E mesmo que você escolha cultivar framboesas remanescentes com uma, mas uma boa colheita no início do outono, nem tudo é tão simples quanto você gostaria.
Quais são essas condições?
Obviamente, para regiões com invernos amenos, faz pouco sentido fazer a poda de outono, pois mesmo depois de as plantas frutificarem, elas poderão se desenvolver por muito tempo em condições favoráveis, acumulando nutrientes para uso futuro. Além disso, se você cortar as framboesas no outono e as geadas não vierem no próximo mês e meio, os botões subterrâneos do rizoma podem germinar prematuramente. E com o início da geada, eles congelarão, e a colheita do próximo ano será significativamente reduzida. A poda da primavera pode evitar todos esses problemas.
Curiosamente, a transferência de framboesas remanescentes de poda na primavera é preferível para áreas com invernos rigorosos e com pouca neve. Ao mesmo tempo, os brotos de framboesa não removidos podem contribuir para uma melhor retenção da neve. Além disso, de acordo com as observações de jardineiros experientes, quanto mais ao norte da região, maior é a produtividade das framboesas quando a poda é realizada precisamente no início da primavera.
Há também a opção de esperar até que os botões comecem a florir e só então realizar uma poda completa dos brotos. Isso faz sentido, pois neste momento os arbustos poderão repor seu suprimento de substâncias de crescimento, que se formam apenas nas folhas que se abrem.Portanto, após a poda das framboesas nesta época particular, a planta é capaz de acordar e crescer rapidamente, o que é especialmente importante para as regiões do norte.
Todo o trabalho é executado absolutamente da mesma forma que na poda de outono, apenas na primavera.
Características varietais de framboesas
Parece que a resposta à questão de como cortar framboesas foi recebida, mas acontece que framboesas remanescentes ainda podem apresentar muitas surpresas.
O fato é que existem as chamadas variedades de framboesa semi-renovadas.
Eles podem ser atribuídos a variedades comuns de framboesa com alguns sinais de remontagem. Eles diferem porque podem dar uma segunda colheita, mas apenas no topo dos brotos. Enquanto as verdadeiras variedades remanescentes formam ovários ao longo da maioria dos brotos. Se você cortá-los no outono abaixo do nível do solo, perderá a colheita de verão e a colheita de outono será adiada para uma data posterior. Essas variedades precisam ser cuidadas de uma maneira completamente diferente.
No outono, é necessário cortar apenas a parte superior do broto, que estava carregada de bagas. Na primavera, como de costume, o arbusto é normalizado - ou seja, todos os brotos extras que podem engrossar o arbusto de framboesa são cortados. No verão, nos rebentos que sobraram do inverno, estas variedades de framboesas darão uma boa colheita. Imediatamente após o término da frutificação, os brotos de dois anos são cortados. Estas variedades não requerem mais podas.
Obviamente, podar framboesas remanescentes não é a coisa mais fácil, mas depois de se familiarizar com todas as nuances deste processo, poderá manter as suas plantações em perfeitas condições e saborear deliciosos e suculentos frutos silvestres.