Contente
A framboesa norueguesa é um dos nomes comerciais de uma cultura obtida na Noruega ao longo de anos de seleção das melhores mudas. Segundo os criadores, o clima adverso do país contribuiu para o desenvolvimento de uma variedade de cultura resistente às geadas, que pode crescer plenamente e frutificar em condições adversas. A descrição e os comentários sobre as framboesas norueguesas são muito contraditórios, por isso vale a pena descobrir que tipo de planta é, quais são as suas vantagens e desvantagens.
Descrição da framboesa norueguesa
A framboesa norueguesa é um meio arbusto de 1 m de altura, cujo rizoma é rasteiro, que cresce rapidamente e conquista novos territórios.
Os rebentos do semi-arbusto são eretos, lignificados apenas na base, e a parte superior é coberta com casca verde ao longo da temporada. A folhagem da framboesa norueguesa é franjada, oval-lanceolada, atingindo um comprimento de 3-8 cm, com dentículos característicos ao longo da borda da lâmina foliar. Todos os brotos são densamente cobertos por agulhas.
As flores da framboesa norueguesa são brancas, consistem em 5 pétalas e atingem um diâmetro de 4 cm, são bissexuais e podem ser únicas ou coletadas em pequenas inflorescências. As flores estão localizadas no topo dos brotos. O período de floração das framboesas norueguesas começa na segunda década de junho e dura até o início da geada. Portanto, a planta pode conter frutos e flores ao mesmo tempo.
Os frutos dessa variedade de cultura são grandes em tamanho - de 3 a 5 cm, com um brilho agradável e sedutor. As bagas vermelhas coral são circulares ou elípticas e podem ser facilmente removidas dos brotos. Seu sabor é doce e azedo, com um aroma discreto. A doçura dos frutos só é alcançada quando estão totalmente maduros, portanto não se recomenda a colheita na fase de ligeiro rubor. As mudas começam a dar frutos na idade de 3-4 anos.
Prós e contras das framboesas norueguesas
Antes de plantar framboesas norueguesas em seu site, você deve estudar suas vantagens e desvantagens.
Principais vantagens:
- altas qualidades comerciais;
- imunidade resistente a doenças e pragas;
- frutificação abundante e de longo prazo, sujeita às regras da tecnologia agrícola;
- sabor refrescante incomum.
Além das vantagens óbvias, esse tipo de cultura também apresenta certas desvantagens. Isso explica sua baixa popularidade entre os jardineiros.
Contras das framboesas norueguesas:
- abundância de espinhos, o que dificulta a colheita;
- frutificação no 3-4º ano;
- aumento da demanda por cuidados;
- os arbustos crescem fortemente, então o plantio deve ser limitado.
Plantando e cuidando de framboesas norueguesas
Framboesas norueguesas precisam de mais atenção de um jardineiro, e você deve avaliar imediatamente seus pontos fortes de forma realista. Com cuidados e nutrição insuficientes, a frutificação é pobre e de curta duração.Portanto, vale a pena estudar com antecedência todas as sutilezas do plantio e os segredos de um maior cuidado, para que a experiência de cultivar esse tipo de cultura não fique triste.
A foto mostra uma framboesa norueguesa, em fase de frutificação. Essa colheita não pode ser obtida antes de a planta atingir a idade de 3 anos.
Seleção e preparação do local de pouso
Este tipo de cultura prefere crescer em áreas abertas e ensolaradas. Quando as mudas são colocadas em sombra parcial, os brotos são esticados e o número de flores é significativamente reduzido.
O plantio de framboesas norueguesas é realizado na primavera. Para fazer isso, você deve primeiro preparar o local cavando-o na baioneta de uma pá com a remoção cuidadosa das ervas daninhas. A planta cresce bem em solos leves e nutritivos, mas também pode crescer em margas e solo preto. Nesse caso, o nível de acidez deve estar na faixa de 5,7-6,5 pH.
No início da primavera, é necessário preparar covas de plantio de 40:30:30 cm. Recomenda-se colocar as mudas a uma distância de 80-90 cm em uma fileira, e o espaçamento entre fileiras deve ser de no mínimo 1,5 m. Para o pleno crescimento e desenvolvimento das framboesas norueguesas na fase inicial, é necessário preencher as ranhuras de aterrissagem com a mistura de nutrientes.
Para prepará-lo, você precisará misturar os seguintes componentes:
- 2 partes da camada superior de nutrientes da terra;
- 1 parte de húmus;
- 40 g de sulfeto de potássio;
- 25 g de superfosfato;
- 1 parte de turfa.
A preparação do local para o plantio da framboesa norueguesa deve ser realizada com antecedência: 10-14 dias, o que permitirá que o solo se estabeleça durante este período.
Regras de plantio para framboesas norueguesas
As framboesas norueguesas têm a capacidade de crescer rapidamente e em poucos anos irão preencher todas as áreas vizinhas. Portanto, antes de plantar ao redor da cova de plantio, é necessário cavar em ardósia ou plástico, o que não permitirá que a planta se espalhe de forma descontrolada.
Procedimento para pouso.
- Espalhe os brotos da raiz da muda, remova as áreas danificadas para o tecido saudável.
- Coloque a planta no centro do buraco de plantio.
- Polvilhe sem aprofundar o colarinho da raiz.
- Compacte o solo com as mãos na base.
- Água abundantemente a uma taxa de 5 litros por planta.
No dia seguinte, solte o solo na base da muda e coloque a cobertura morta de turfa em uma camada de 3-5 cm.
Regar e alimentar
Durante 2 semanas após o plantio, é necessário monitorar constantemente a umidade do solo para que as raízes não sequem. A rega durante este período é recomendada 2 vezes por semana, despejando 5 litros de água em cada planta. Depois que as mudas ficarem mais fortes e crescerem, deve-se regar conforme necessário, uma vez por semana.
No primeiro ano, a fertilização não vale a pena se a mistura de nutrientes foi introduzida durante o plantio. Na próxima primavera, a primeira alimentação deve ser realizada durante a estação de crescimento ativa com fertilizantes de nitrogênio e durante a floração com fertilizantes de potássio.
Poda
Não há necessidade aguda de podar as framboesas norueguesas, pois, com a chegada da geada, a parte aérea da planta morre completamente. Basta fazer uma limpeza higiênica dos arbustos durante a safra, retirando brotos quebrados, danificados e enfraquecidos.
Preparando-se para o inverno
A framboesa norueguesa é uma cultura resistente à geada, mas em um inverno sem neve, suas raízes superficiais podem congelar. Portanto, no outono, depois que a parte superior da planta morrer, cubra o solo com uma camada de turfa ou húmus de 10 cm de espessura.
Nas regiões do norte com clima particularmente severo, recomenda-se espalhar a agrofibra no local com framboesas norueguesas.
Colheita
O período de frutificação desta variedade de cultura começa no final de junho - início de julho. Recomenda-se colher os frutos logo que estejam totalmente maduros. A prontidão das frutas pode ser avaliada pela facilidade com que são separadas do recipiente.
Reprodução
Framboesas norueguesas se reproduzem dividindo estritamente o arbusto.Ao semear as sementes, as mudas obtidas não retêm suas propriedades de espécie.
Recomenda-se separar os segmentos da planta na primavera, quando aparecem novos brotos maduros. No outono, é impraticável fazer isso, pois durante esse período os processos de crescimento ficam mais lentos.
Doenças e pragas
As framboesas norueguesas são altamente resistentes a pragas e fungos. Mas se as regras da tecnologia agrícola não forem seguidas, a imunidade das mudas diminui. Além disso, a alta umidade e o espessamento das plantações podem se tornar um fator provocador de derrota.
Possíveis problemas:
- Oídio... Para o tratamento, é usado o tratamento com "Topázio", "Skor" e sulfato de cobre.
- Clorose... Para eliminação, é recomendado o uso de quelato de ferro.
- Câncer de raiz, mosaico amarelo... Essas doenças virais não podem ser tratadas, as mudas afetadas são arrancadas e queimadas.
- Gorgulho, besouro da framboesa... É recomendado o uso de Karbofos para controle de pragas.
Conclusão
As descrições e análises das framboesas norueguesas são muito diversas. Alguns jardineiros discutem sobre os benefícios desse tipo de cultura, outros compartilham experiências tristes. A falta de informações verdadeiras leva ao fato de que esta planta não ganhou grande popularidade na Rússia. Mas se você seguir as recomendações para o cultivo de uma safra, poderá alcançar o resultado desejado e, então, uma generosa colheita de frutas vermelhas incomuns será uma recompensa por seus esforços.