Contente
- 1 O que são fertilizantes húmicos
- 2 Prós e contras de fertilizantes húmicos
- 3 Composição de fertilizantes húmicos
- 4 Tipos de fertilizantes húmicos
- 5 Instruções para o uso de fertilizantes com ácido húmico
- 6 Fertilizantes húmicos
- 7 Precauções ao trabalhar com fertilizantes húmicos
- 8 Termos e condições de armazenamento de fertilizantes à base de ácidos húmicos
- 9 Conclusão
- 10 Avaliações de fertilizantes húmicos
Os fertilizantes húmicos naturais são altamente eficazes e quase não têm desvantagens. Os preparados orgânicos aumentam a resistência das plantas ao estresse, o sabor dos vegetais, frutas e cereais, fortalecem o sistema radicular e melhoram a estrutura do solo.
O que são fertilizantes húmicos
Esses fertilizantes são feitos de húmus - um produto residual da fauna e da microflora do solo. O conteúdo de húmus afeta diretamente os indicadores de estrutura e fertilidade do solo. Apenas chernozem pode se orgulhar de uma alta porcentagem de húmus (até 13%); nas regiões da zona central da Federação Russa, os solos não contêm mais do que 3-4% de húmus. Humates (ou ácidos húmicos) são estimulantes de crescimento orgânico derivados de depósitos de turfa, madeira, carvão e silte.
A cobertura à base de humins melhora as propriedades mecânicas do solo, satura-o de oxigênio e evita a oxidação.
Esses fertilizantes são usados na preparação de mudas, culturas ornamentais e hortícolas, para embeber as sementes e para alimentar as mudas tanto em campo aberto como em estufas.
As misturas concentradas são obtidas por homogeneização seguida de purificação com homogeneizadores de cavitação.
Prós e contras de fertilizantes húmicos
Os fertilizantes húmicos distinguem-se pela mais vasta gama de utilizações e elevada eficiência. A maioria das grandes empresas agrícolas usa humates para o cultivo de frutas e vegetais. Eles têm qualidades positivas e negativas.
Prós:
- estimulação do crescimento, melhoria da composição e estrutura do solo;
- saturação do solo com micro e macroelementos, vitaminas e aminoácidos;
- aumentando a permeabilidade ao ar do solo, facilitando a respiração das células vegetais;
- aceleração da maturação das fruteiras e dos processos de fotossíntese;
- aumentar a resistência a doenças e pragas;
- efeito positivo nas mudas em condições adversas.
Desvantagens:
- tais preparações têm baixa eficiência quando usadas em chernozems férteis;
- humates têm um efeito fraco sobre o linho, a colza, os legumes e o girassol.
Se considerarmos os benefícios e malefícios dos fertilizantes húmicos usando o exemplo dos morangos, então pode-se notar que a taxa de crescimento da massa vegetativa aumenta e o rendimento aumenta significativamente, e as desvantagens de tais preparações são observadas muito raramente: no caso de uma overdose severa.
Composição de fertilizantes húmicos
Os concentrados húmicos são produzidos na forma de um líquido marrom escuro com baixa viscosidade e um odor específico. As preparações incluem substâncias de origem orgânica. Soluções alcalinas são usadas para isolar o ácido húmico de produtos de origem animal ou vegetal.
Os fertilizantes incluem:
- ácido fúlvico;
- ácido húmico;
- prolina, B-fenilalanina, arginina e outros aminoácidos.
Além disso, as preparações são enriquecidas com zinco, fósforo, nitrogênio, ferro, sódio, cálcio, potássio, magnésio e outros microelementos. Sua composição pode ser complementada com amonificantes (microrganismos benéficos) e fungos.
Tipos de fertilizantes húmicos
Existe uma vasta gama de fertilizantes húmicos: estimulantes do crescimento, complexos para enriquecimento do solo e aceleração da maturação do composto. Os fertilizantes líquidos são considerados os mais solicitados e populares, pois é conveniente adicionar nutrientes a eles, e o risco de queimar o sistema radicular é reduzido ao mínimo.
Fertilizantes turfosos
Para a produção desses fertilizantes, são utilizadas matérias-primas de turfa. As composições húmicas de turfa são utilizadas para tratar o sistema radicular, raízes, bolbos, sementes. Ideal para culturas ornamentais e de interior. Promove o rejuvenescimento de plantas velhas e uma floração exuberante de longa duração. Os complexos húmicos de turfa seca resistem efetivamente à microflora patogênica, portanto, são freqüentemente usados para processar cereais, vegetais e celeiros colhidos.
Fertilizantes húmicos líquidos
Os fertilizantes líquidos são imunomoduladores naturais que estimulam o crescimento e o desenvolvimento das plantas, protegendo-as do estresse e proporcionando uma alimentação complexa. São utilizados em todas as etapas, desde o preparo pré-semeadura das sementes até o beneficiamento do solo após a colheita da safra. Eles são usados ativamente na agricultura orgânica.
Instruções para o uso de fertilizantes com ácido húmico
É necessário diluir o concentrado obedecendo estritamente às proporções recomendadas pelo fabricante. Se a norma permitida for ultrapassada, o desenvolvimento da planta pode ser interrompido. Esses fertilizantes não devem ser usados junto com nitrato de cálcio e fertilizantes de fósforo. Seu uso simultâneo leva à formação de compostos pouco solúveis que podem prejudicar gravemente as plantas. É permitido o uso de humates com potássio, nitrogênio e outros complexos orgânicos.
As plantas anuais precisam ser alimentadas com humanos na idade da muda e durante a frutificação, e com arbustos e árvores - durante o transplante, quando há uma alta probabilidade de ferir o sistema radicular. Os complexos de minerais húmicos são geralmente aplicados três vezes durante a estação, alternando o tratamento da raiz e a pulverização. Humates são mais adequados para solos podzólicos e encharcados. O efeito máximo é observado em solos com baixa fertilidade e baixa composição química.
Fertilizantes húmicos
Ao escolher um medicamento, você precisa decidir a tarefa que ele executará. Existem complexos especiais para embeber sementes, enraizar estacas e alimentar plantas adultas. A gama de fertilizantes à base de humanos é muito ampla, eles são produzidos por muitos fabricantes russos e europeus a partir de diferentes matérias-primas. Nas prateleiras das lojas de jardinagem, você encontra preparações nas formas líquida, sólida e pastosa.
Ekorost
É usado para aumentar o rendimento e a qualidade dos cereais. Difere em um alto teor de sais de sódio e potássio.
O medicamento ajuda a reduzir a acidez e melhorar a estrutura do solo.
Jardim dos milagres
Eles são usados para aumentar a porcentagem de germinação das sementes, desenvolver um sistema radicular forte e melhorar as qualidades decorativas. Eles aumentam a resistência a doenças fúngicas e bacterianas, oídio e requeima.
Força viva
Complexo orgânico para flores, coníferas, bagas e frutos, enriquecido com nitrogênio, potássio, fósforo e outros microelementos.
O produto aumenta a resistência ao estresse e à seca.
Edagum SM
Fertilizante húmico líquido à base de turfa, enriquecido com ácidos orgânicos (málico, oxálico e succínico), além de aminoácidos, vitaminas, macro e microelementos. Eles são usados para aumentar a produtividade, estimular o crescimento, melhorar o desenvolvimento do sistema radicular e melhorar a taxa de sobrevivência das mudas.
Precauções ao trabalhar com fertilizantes húmicos
Humates pertencem à categoria de preparações orgânicas, por isso seu uso é considerado seguro para humanos. Os fertilizantes húmicos são produtos de baixo risco (classe de risco - 4). No entanto, quando se trabalhar com humanos, recomenda-se o uso de luvas, e em caso de contato com a pele ou os olhos enxágue com água em abundância.
Termos e condições de armazenamento de fertilizantes à base de ácidos húmicos
A solução final de ácido húmico é armazenada por no máximo sete dias a partir do momento da preparação. Os complexos que se vendem em lojas de jardinagem podem durar 2 a 3 anos em embalagem fechada (dependendo da composição química e da embalagem). Espaços secos e fechados são mais adequados para armazenar fertilizantes húmicos.
Conclusão
Os fertilizantes húmicos são indispensáveis para o cultivo de frutas, bagas e plantas ornamentais. São utilizados tanto para germinação de sementes e em todas as fases do desenvolvimento vegetativo das plantas, como também para alimentação de raízes. Esses fundos são mais eficazes no cultivo de tomates, repolho, batata, berinjela e vários arbustos.