Contente
- 1 Os excrementos de coelho são usados como fertilizante?
- 2 Composição de esterco de coelho
- 3 Prós e contras do uso de esterco de coelho
- 4 Processamento de esterco de coelho
- 5 Como usar esterco de coelho para fertilizar sua horta
- 6 Características do uso de excrementos de coelho
- 7 Como usar estrume de coelho no jardim corretamente
- 8 Conclusão
- 9 Avaliações de esterco de coelho como fertilizante
Excrementos de coelho são menos comumente usados como alimento vegetal do que outros tipos de dejetos animais. Isso se deve em parte à sua pequena quantidade, porque animais fofinhos produzem muito menos do que, por exemplo, uma vaca ou um cavalo. No entanto, se necessário e em quantidades suficientes, é perfeitamente possível usar estrume de coelho como fertilizante, se certas regras forem seguidas.
Os excrementos de coelho são usados como fertilizante?
Os excrementos dos animais de estimação são usados para fertilizar canteiros de jardim desde tempos imemoriais. O estrume de gado, assim como o estrume de cavalo, são os mais adequados para este fim. Outros tipos de cama são usados com menos frequência, embora possam ser usados como tal após alguma preparação. O estrume de coelho também pertence a esta categoria.
Nas fazendas particulares, onde o número de coelhos é baixo, forma-se uma pequena quantidade de fezes, e o problema do seu descarte, via de regra, não vale a pena. No entanto, em fazendas especializadas, onde o número desses animais é medido em centenas e milhares, muito esterco de coelho pode se acumular.
Composição de esterco de coelho
Como uma porcentagem na composição do esterco de coelho, a quantidade de nutrientes valiosos para as plantas é distribuída da seguinte forma (como uma porcentagem da massa total):
- Nitrogênio - 0,6.
- Potássio - 0,7.
- Magnésio - 0,7.
- Fósforo - 0,6.
- Cálcio - 0,4.
Como você pode ver na lista, fezes de coelho são um fertilizante bastante balanceado que carece de qualquer predominância de macronutrientes. Além disso, o estrume contém cerca de 60% de matéria orgânica, contém elementos como manganês, sódio, ferro e alguns outros.
Por que o esterco de coelho é útil para o jardim
O principal benefício da aplicação de esterco de coelho é aumentar a fertilidade do solo. Além disso, essa fertilização melhora a estrutura do solo, aumenta sua permeabilidade ao ar. Os resíduos orgânicos não tratados atraem um grande número de minhocas, que soltam o solo e contribuem para a formação de uma camada de húmus.
Prós e contras do uso de esterco de coelho
Além da composição balanceada de macronutrientes, o esterco de coelho tem várias outras propriedades positivas:
- Pertence ao tipo "quente", ou seja, libera calor durante a decomposição. Isso pode ser usado no arranjo das chamadas camas "quentes".
- Combina bem com outros tipos de estrume.
- Não contém sementes de ervas daninhas, pois os coelhos não as comem.
- Afrouxa perfeitamente o solo.
- Facilmente compostado.
- Pode ser usado de qualquer forma.
- É fácil de coletar e armazenar.
- Possui baixa umidade inicial.
- Ele pode ser usado como fertilizante para alimentar qualquer planta.
Existem significativamente menos desvantagens nos excrementos de coelho. Eles estão ligados ao fato de que é perigoso usar excrementos em sua forma pura para a alimentação de plantas, pois isso pode provocar queimaduras no sistema radicular. Portanto, esse esterco deve ser diluído ou compostado previamente. Se você negligenciar essa regra, é bem possível simplesmente perder a colheita.
Processamento de esterco de coelho
Como é arriscado usar esterco de coelho fresco em sua forma pura como fertilizante, os jardineiros usam os seguintes métodos para reduzir o impacto negativo do esterco nas plantas:
- Compostagem.
- Fragmentação.
- Infusão.
- Preparação de húmus.
Após a preparação preliminar, o esterco de coelho se transforma em um fertilizante de pleno direito, praticamente desprovido de propriedades negativas.
Compostagem
A compostagem é um processo natural em que os resíduos orgânicos são superaquecidos, perdendo seus fatores nocivos. Para obter composto, você precisa cavar um buraco raso no solo, no fundo do qual uma camada de folhas caídas ou turfa é colocada. Em seguida, a matéria orgânica é colocada em camadas, alternando esterco de coelho com palha ou grama. Periodicamente, essa pilha precisa ser agitada e, se secar, umedeça-a. Se feito corretamente, o composto irá aquecer por dentro, o que levará à decomposição acelerada de esterco e detritos orgânicos.
Geralmente, leva cerca de seis meses para o composto amadurecer completamente. O fertilizante pode então ser usado. Na maioria das vezes, o composto é usado na primavera ou no outono, espalhando-o sobre a área antes de arar.
Em pó
O esterco de coelho seco perde sua atividade, mas não perde suas propriedades benéficas. Para uso ou armazenamento, os excrementos secos são transformados em um pó fino. É melhor usado como fertilizante ao plantar ou transplantar flores, misturando o pó na proporção de 1: 3 com o solo do jardim.
Infusão
As fezes de coelho na forma de infusão são geralmente usadas como fertilizante de raiz de digestão rápida. Para prepará-lo, as fezes de coelhos precisam ser despejadas com água na proporção de 1:15, e depois deixar fermentar por pelo menos 10 dias para fermentar. Uma vez que este fertilizante contém uma grande quantidade de nitrogênio, ele é usado apenas no início da estação do jardim para estimular o rápido crescimento da massa verde. As árvores frutíferas também respondem bem a essa alimentação.
Preparação de húmus
Composto completamente podre de excremento de coelho com o tempo se transforma em húmus - um substrato nutritivo que pode ser usado sem restrições para melhorar as características do solo e aumentar sua fertilidade. No entanto, em condições normais, isso leva vários anos e nem todos os jardineiros estão dispostos a esperar tanto tempo. O processo pode ser acelerado se um grande número de vermes for colocado na pilha de compostagem.
O húmus pronto pode ser arado no solo ou usado como cobertura morta.
Como usar esterco de coelho para fertilizar sua horta
No jardim, excrementos de coelho são usados para vários temperos, na maioria das vezes os de raiz. Como fertilizante, utiliza-se tanto o esterco puro quanto suas diversas combinações com fezes de outros animais, bem como com a palha da cama.
Maneiras de usar esterco de coelho no jardim
Dependendo da idade e condição das fezes de coelho, você pode usá-lo como fertilizante no jardim das seguintes maneiras:
- Para aumentar a produtividade e melhorar a estrutura do solo, o composto é espalhado no jardim antes do inverno e, na primavera, é enterrado no solo.
- Composto maduro e húmus podem ser aplicados ao plantar e transplantar plantas de jardim diretamente na cova de plantio, misturando-o com solo de grama.
- A infusão de esterco de coelho é usada para alimentação rápida e foliar.
- As fezes de coelho misturadas com outros tipos de esterco podem ser usadas para equipar canteiros "aquecidos" em estufas e estufas.
- O esterco de lixo misturado com palha é usado para cobrir a zona das raízes das árvores e arbustos.
Quando você pode fertilizar seu jardim com esterco de coelho
É mais aconselhável usar esterco de coelho no início da safra, pois esse fertilizante possui alto teor de nitrogênio facilmente assimilável. Desde meados do verão, ele está parado para ser usado na alimentação de frutas, vegetais, tubérculos, isso irá salvá-los do acúmulo de nitratos. Plantas e flores ornamentais podem ser fertilizadas. No outono, não se usa esterco de coelho, ele é simplesmente espalhado pelo local.
Durante o inverno, ele perderá atividade e, na primavera, durante a aração, o fertilizante cairá diretamente no solo.
Quais plantas podem ser fertilizadas com esterco de coelho
Você pode usar excrementos de coelho para alimentar todos os tipos de plantas. Na maioria das vezes, esse fertilizante é aplicado sob flores de interior, árvores decorativas, frutíferas e de bagas e arbustos. Você pode usar estrume de coelho para melhorar as características do solo sob as plantações de batata, tomate, berinjela.
Características do uso de excrementos de coelho
Ao usar excrementos de coelho como fertilizante, muitos fatores devem ser levados em consideração, como a idade do estrume em si, o grau de decomposição, estado, limpeza. Em função disso, calcula-se a dosagem da substância, determina-se o método de sua introdução. É imprescindível levar em consideração o fator sazonal, pois para algumas plantas esse fertilizante só pode ser aplicado durante uma determinada estação de cultivo.
Para plantas e flores de interior
Para plantas e flores de interior, você pode usar fertilizante seco e sua infusão de água. Aplique este curativo superior da seguinte maneira:
- Ao embarcar e transferir. Para 3 kg de solo, adicione 1 colher de sopa. eu. excrementos de coelho secos e pulverulentos. Os componentes são misturados entre si, formando um substrato nutritivo, no qual são então plantados.
- Para um crescimento ativo. Os excrementos dos coelhos são misturados com cinza de madeira 1: 1 e deixados de molho em água durante pelo menos 10 dias. Posteriormente, a infusão resultante é diluída 1:10 e, a seguir, irriga suavemente a zona radicular.
Para plantações de vegetais
Para aumentar o rendimento de qualquer plantação de vegetais, você pode usar fezes de coelho na forma de composto ou na forma de húmus. O fertilizante acabado é colocado na superfície dos canteiros ou no local no outono e, na primavera, é embutido no solo ao cavar ou arar. A taxa de aplicação recomendada é de 2 kg por 1 sq. m.
Para safras de frutas e bagas
Composto ou húmus obtido de fezes de coelho também pode ser usado para alimentar árvores frutíferas. Nesse caso, ele é incrustado de maneira uniforme no solo durante a escavação de círculos próximos ao tronco durante o outono. Para cada árvore frutífera adulta, são aplicados até 10 kg de composto ou húmus. Você pode aplicar fertilizante na forma líquida, despejando a infusão de esterco de coelho em ranhuras especiais feitas na zona da raiz.
Excrementos de coelho na forma de infusão, composto ou húmus também podem ser usados para alimentar arbustos de baga. O estrume de cama com palha é especialmente adequado para isso. No final do outono, eles cobrem a zona das raízes dos arbustos, o que serve como proteção adicional para as raízes do congelamento. Durante o inverno, o fertilizante se decompõe completamente, enquanto enriquece o solo com nutrientes e microelementos.
Para flores de jardim e arbustos ornamentais
Flores perenes de jardim e arbustos ornamentais são geralmente alimentados com infusão de esterco de coelho diluído em água. Isso pode ser feito várias vezes durante a temporada:
- No início da primavera, antes do início da estação de crescimento.
- Durante o período de crescimento ativo, antes da fase de brotamento.
- No final do outono, após o final da estação de cultivo.
Assim se alimentam rosas, madressilvas decorativas, crisântemos e muitas outras plantas.
Como usar estrume de coelho no jardim corretamente
A prática de longo prazo de usar esterco de coelho para alimentar plantas de jardim confirma que o uso desse fertilizante é eficaz e seguro se a concentração permitida não for excedida. A melhor opção de preparo é a compostagem por um ano, de preferência 2 anos. Durante esse tempo, o excremento se decompõe completamente, transformando-se em um húmus completo. O uso de tal fertilizante não terá consequências negativas.
Para que o processo de decomposição dos resíduos orgânicos na pilha de composto prossiga continuamente, deve-se escolher um local para sua colocação à sombra. Isso evitará o ressecamento. De vez em quando, a pilha deve ser regada com água, após o que é melhor cobri-la por cima com uma película escura ou um pedaço de lona. Após o término da decomposição ativa da matéria orgânica e a queda da temperatura dentro da pilha de composto, o abrigo pode ser removido.
Excrementos de coelho misturados com esterco de gado são excelentes para aquecer camas. Esta é uma propriedade muito útil para amadores. O arranjo de canteiros "quentes" em estufas e estufas permite plantar mudas muito mais cedo do que o normal, e isso afeta diretamente o rendimento.
Conclusão
É possível e necessário usar estrume de coelho como fertilizante. Tem uma composição equilibrada adequada para quase todas as culturas hortícolas. Os excrementos de coelho são fáceis de recolher e armazenar e podem ser compostados de forma rápida e fácil sem ocupar muito espaço e custo. Ao mesmo tempo, a eficácia de seu uso é muito alta, como evidenciado por numerosas críticas positivas de jardineiros e jardineiros.