Contente
- 1 Para que é usado o ácido bórico na horticultura e horticultura?
- 2 Os benefícios do ácido bórico para as plantas
- 3 Métodos de uso de ácido bórico para uma horta ou jardim
- 4 Fertilizando plantas com ácido bórico no jardim ou no jardim
- 5 É possível regar flores com ácido bórico
- 6 Uso de ácido bórico no controle de pragas
- 7 Como tratar plantas com ácido bórico de phytophthora
- 8 Sinais de overdose de boro em plantas
- 9 Conclusão
O uso de ácido bórico na horta e na horta é muito popular. A fertilização barata promove o rápido crescimento das safras e também as protege de pragas.
Para que é usado o ácido bórico na horticultura e horticultura?
É difícil fornecer as condições ideais para as plantações de hortaliças e vegetais no local. No contexto da falta de nutrientes, as plantas começam a sofrer de doenças e param de se desenvolver.
O uso de uma solução de ácido bórico no jardim ajuda:
- fortalecer a imunidade das safras hortícolas;
- contribuem para a formação abundante de ovários;
- garantir uma boa colheita mesmo em épocas de seca;
- melhorar o sabor de frutas vermelhas e vegetais.
Ao contrário de muitos fertilizantes industriais, o produto é muito barato.
Os benefícios do ácido bórico para as plantas
É especialmente útil usar ácido bórico no jardim em solo pobre - floresta marrom, cinza, arenosa, podzólica gramada. Quando usado corretamente, o curativo superior dá os seguintes resultados:
- estimula a formação de novas raízes;
- melhora a produção de clorofila;
- aumenta o número de ovários;
- aumenta o nível de açúcar nas frutas.
Com uma quantidade suficiente de boro, as culturas hortícolas têm muito menos probabilidade de sofrer de doenças. Em particular, o uso de cobertura evita o desenvolvimento de bacteriose e podridão, e também repele as pragas de jardim perigosas.
Sinais de deficiência de boro
É urgente adicionar boro ao solo se:
- as colheitas de hortícolas crescem mal e dão um ovário insuficiente;
- as veias tornam-se pálidas nas folhas novas e aparecem manchas amarelas;
- a casca seca e morre nos brotos.
Com uma deficiência de boro, os frutos das colheitas de vegetais e hortícolas são frequentemente deformados.
Métodos de uso de ácido bórico para uma horta ou jardim
Existem vários usos principais para o pó de boro.
- Imersão de sementes. Para que o material de plantio germine mais rápido, ele pode ser mantido em uma solução de boro antes mesmo de ser transferido para o solo. Em um litro de água, apenas 2 g de ácido são diluídos.
- Cultivo do solo. Pouco antes de plantar safras de jardim, você pode derramar os canteiros com solução de boro. As proporções de cozimento permanecem as mesmas - 2 g de substância por litro.
- Pulverização.Para o desenvolvimento de plantas, a alimentação foliar é mais utilizada, a dosagem por litro de água é de 1 g de ácido. Recomenda-se processar o jardim e o jardim três vezes - antes da floração, durante a floração e durante a frutificação.
- Regar pela raiz. Dependendo de quão pronunciada é a deficiência de boro, 1-2 g de fundos são tomados por litro de líquido.
Fertilizando plantas com ácido bórico no jardim ou no jardim
Quaisquer culturas hortícolas respondem positivamente ao uso moderado de boro. Mas algumas plantas precisam de mais minerais, enquanto outras precisam de menos.
Quais plantas podem ser pulverizadas com ácido bórico
As safras de vegetais e frutas podem ser divididas em 3 grupos, dependendo de quanto precisam de boro:
- Aumento da demanda - beterraba, repolho e pomóideas. Para essas plantas, a alimentação é realizada até 3 vezes durante a estação - ao longo dos botões inchados, ao longo do ovário e durante a frutificação.
- Demanda média - arbustos de bagas, verduras, a maioria dos vegetais e árvores frutíferas de caroço. A alimentação é feita duas vezes, no início e no auge da floração.
- Baixa necessidade - batatas, morangos, legumes e ervas. Normalmente, o uso de soluções à base de ácido bórico é indicado apenas para sintomas de deficiência.
Para culturas com baixa demanda de boro, a fertilização pode ser aplicada ao solo 1 vez antes da semeadura.
Como diluir ácido bórico para pulverização de plantas
O ácido bórico tem uma peculiaridade - não pode ser dissolvido em água fria. Para misturar a solução, o líquido é aquecido a uma temperatura de cerca de 80 ° C.
Para simplificar, o seguinte algoritmo é usado. Apenas um litro de água é aquecido até a temperatura desejada. O ácido bórico é completamente agitado e deixado esfriar, e então simplesmente completado com água para um padrão de 10 litros.
Para maior comodidade, na hora de escolher a dosagem, pode-se utilizar a tabela de uso do ácido bórico para plantas:
Cultura de jardim | Volume de ácido bórico por balde (para pulverizar nas folhas) |
Repolho | 10 g |
Batatas | 10 g (para processamento de tubérculos antes do plantio) |
5 g | |
Beterraba e tomate | 10 g |
Morangos, groselhas, groselhas | 5 g |
Cereja, maçã, pêra | 10 a 20 g |
Não é comum usar uma solução alcoólica de ácido bórico no jardim. Mas em casos extremos, você pode diluir o produto com água 1 em 20, caso em que se tornará seguro.
Fertilizando plantas com ácido bórico
As recomendações para o uso de boro em hortaliças e frutas são muito semelhantes. Mas os requisitos da planta podem variar ligeiramente.
Como usar ácido bórico para alimentar mudas
A fertilização com ácido bórico para as plantas pode ser realizada já na fase de muda, durante o período de crescimento ativo. Especialmente os tomates, sensíveis à falta de uma substância, precisam dessa alimentação.
Uma solução para uso em mudas é preparada da seguinte maneira - 1 g de pó bórico é agitado em um litro de água quente. O líquido resfriado é borrifado com as folhas das mudas.
Tomates e pepinos
Tomates e pepinos precisam especialmente de boro. Pela primeira vez, você precisa alimentar as plantações antes da floração, depois durante a formação dos ovários e novamente durante o amadurecimento dos frutos.
Para tomates, cerca de 10 g de ácido são dissolvidos em um balde, para pepinos - apenas 5 g.
Batatas
Com a falta de matéria mineral, a copa da cultura fica amarela, os pecíolos tornam-se quebradiços e avermelhados, as raízes crescem mais lentamente e têm maior probabilidade de adoecer com fungos.
Quando aparecem sintomas alarmantes, recomenda-se o uso de ácido bórico, 6 g de pó dissolvido em um balde. Para prevenção, os tubérculos podem ser processados mesmo na fase de mudas - as batatas são pulverizadas com uma solução forte, até 15 g da substância são despejados em um balde de água. Para 1 kg de material de plantio, cerca de 50 ml de solução devem ir.
Uvas
Por falta de boro no solo, as uvas pioram. Manchas amareladas aparecem nas folhas e as bagas tornam-se menores e lembram ervilhas.
Em caso de deficiência de uma substância mineral, o tratamento com boro para as uvas é efectuado durante o período de floração. Dilua cerca de 5 g de pó em um balde de água.
Beterraba
Com o uso insuficiente de boro, a beterraba sofre fomoses. Primeiro, manchas marrons com manchas pretas no centro aparecem nas folhas da cultura e, em seguida, a raiz apodrece por dentro.
Sementes de beterraba são embebidas em ácido bórico antes mesmo do plantio por 10 horas, apenas 1 g da substância é diluída em um litro de líquido. Após a transferência para o solo, é realizado o curativo foliar com ácido bórico na fase da quinta folha, na concentração utilizada normalmente, cerca de 5 g para um balde de água.
Repolho
O repolho reage à falta de boro com o aparecimento de inflorescências vítreas e espigas ocas de repolho. Os frutos ficam deformados e com sabor amargo. O processamento é feito em 3 etapas - as plantações são pulverizadas durante a brotação, durante a floração na quinta folha e durante o amadurecimento das cabeças.
Para aplicar a solução, adicione 2,5 g da substância a um balde de água.
Pimenta, berinjela
Se não houver boro suficiente no solo, os pimentões e as berinjelas produzem pequenas folhas deformadas, param de crescer e podem desprender flores e ovários. Fertilize as plantações três vezes durante a estação de crescimento:
- ao formar botões;
- após 10 dias, durante a floração;
- na fase de maturação.
Em um litro de água, não mais do que 1 g de pó é agitado, a solução é adequada tanto para uso como raiz quanto para pulverização. É melhor tratar o plantio de folhas.
Peras e macieiras
Você pode entender que as árvores frutíferas carecem de boro pelos seguintes sinais:
- as folhas são deformadas e engrossadas;
- as veias escurecem e tornam-se "corky";
- rosetas peculiares de pequenas folhas aparecem nas extremidades dos brotos;
- as copas das árvores começam a morrer.
O uso de ácido bórico na horticultura aumenta não só a quantidade, mas também a qualidade dos frutos, em particular, prolonga sua conservação.
Numa pêra, num fundo de falta de boro, podem surgir caroços e manchas corticais nos frutos, na macieira existem zonas castanhas no interior da polpa, com estrutura semelhante a uma rolha. Para eliminar a deficiência da substância mineral, são realizados 2 curativos para as árvores frutíferas:
- no início da floração;
- 10 dias após a primeira pulverização.
O ácido bórico é diluído em volumes maiores, até 20 g por balde, e as coroas são tratadas uniformemente à noite. O rendimento então aumenta para 30%.
morango
O uso de soluções bóricas aumenta o rendimento do morango e melhora a qualidade dos frutos. O tratamento é realizado duas vezes - os canteiros de morango são eliminados no início da primavera, dissolvendo apenas 1 g da substância em um balde d'água, e a planta é pulverizada antes da floração. Neste último caso, 2 g da substância devem ser agitados em 10 litros.
Tratamento de plantas com ácido bórico para fruticultura
Atenção especial deve ser dada à alimentação na fase do ovário. O resultado ideal é obtido pelo uso de pulverização, a irrigação na raiz é menos eficaz. Para o processamento, utiliza-se uma solução bórica pura sem adição de outros componentes, nas proporções de 1 g de substância por litro.
Durante o procedimento, você precisa processar completamente a planta de todos os lados para cobrir as folhas, flores e o ovário em formação. A temperatura da solução deve ficar em torno de 20 ° C, as plantações podem ser pulverizadas apenas pela manhã ou à noite, na ausência de sol forte.
É possível regar flores com ácido bórico
O uso de solução de boro é útil não apenas para plantações de jardim e árvores frutíferas. A ferramenta pode fertilizar flores em um canteiro, isso terá um bom efeito no tamanho dos botões e estenderá o período decorativo.
Quais flores gostam de ácido bórico
O boro é um elemento indispensável para qualquer planta. No entanto, rosas, dálias, gladíolos e violetas de jardim reagem melhor a ele.
Como diluir ácido bórico para flores
Você pode fertilizar canteiros de jardim pulverizando ou aplicando uma solução sob a raiz. No primeiro caso, a concentração é de 0,5 g por balde, no segundo - até 2 g para a mesma quantidade de líquido.
Como sempre, o pó bórico para uso é dissolvido em água pré-aquecida. O procedimento é realizado imediatamente após o resfriamento do líquido.
Como alimentar flores com ácido bórico
Em média, a fertilização com boro para as flores é realizada duas vezes, durante o período em que os botões estão ganhando cor e durante a floração ativa. Utiliza-se uma aplicação foliar, a pulverização é feita ao entardecer para que não haja queimaduras nas folhas. Se a cobertura for feita pela raiz, então o solo é pré-umedecido, é impossível regar o solo seco com ácido bórico, é perigoso para as plantas.
Como borrifar rosas com ácido bórico
Para as rosas com flores exuberantes, basta alimentar o boro 2 vezes - durante a formação dos botões e uma semana depois, quando os arbustos florescem. A receita de alimentação com ácido bórico é padrão - a substância é diluída em água quente (10 g por balde), o processamento é feito pela manhã ou à noite.
Você pode proteger as rosas de doenças fúngicas e fortalecer sua durabilidade, mesmo antes do plantio. As estacas de arbustos são embebidas durante vários minutos numa solução bórica concentrada, 20 g por 10 l, e depois transferidas para o solo.
Uso de ácido bórico no controle de pragas
O ácido bórico benéfico promove a saúde das plantas, mas é venenoso para a maioria dos insetos. Portanto, seu uso é recomendado, inclusive para o tratamento de pragas.
De formigas
Para se livrar das formigas, usa-se uma isca. Por exemplo, você pode adicionar 5 g de boro em pó a um copo de xarope de açúcar e despejá-lo sobre as camas e perto de ninhos de insetos. É necessário realizar o processamento no meio da primavera, morangos, cenouras e flores de jardim precisam de proteção especial.
De piolhos de madeira
Os pequenos piolhos da madeira se reproduzem ativamente em solos ácidos úmidos e áreas mal limpas. O uso do ácido bórico na jardinagem e na horticultura ajuda a se livrar deles, é preciso diluir 10 g do pó em 500 ml de água e borrifar nas passagens entre os canteiros. O procedimento é realizado no início e no meio do verão, quando os piolhos da madeira estão especialmente ativos.
Você pode processar piolhos da plantação de batatas, beterrabas e tomates, bem como de arbustos de frutas. A pulverização deve ser realizada em solo úmido para que as raízes das plantas não se queimem.
Do urso
É muito difícil tirar um urso do jardim, mas o ácido bórico dá um bom efeito. É necessário fazer uma isca especial - 1 kg de grão cozido no vapor é misturado com 2 colheres pequenas da substância e derramado com qualquer óleo em uma pequena quantidade. Para uso, a mistura bórica é embutida diretamente no solo ou colocada nas passagens deixadas pelo urso.
O uso de iscas é permitido para a proteção de quaisquer plantas, especialmente batata e beterraba. Pode-se decompor o veneno caseiro para a praga nos canteiros imediatamente após o plantio da lavoura, já que o urso acorda já a 12 ° C.
De pulgões
Remover pulgões com ácido bórico pode ser difícil. O fato é que a praga se alimenta apenas de sucos de plantas e não liga para iscas. Mas a pulverização dá um efeito positivo - 2 g de pó são despejados em um litro de líquido, misturados e as plantações são abundantemente processadas nas folhas, botões e ovários.
O procedimento é realizado a partir do final de maio, quando o pulgão começa a atacar a plantação em climas quentes, e se repete conforme necessário até o outono, mas não mais de uma vez por mês. Ao usar solução bórica, você pode proteger contra pragas de repolho e tomate, beterraba e berinjela, bem como flores, uvas, groselhas, groselhas e outras culturas.
Como tratar plantas com ácido bórico de phytophthora
O fungo phytophthora pode afetar qualquer safra na horta e na horta, mas as batatas e os tomates costumam ser afetados por ele. Sob a influência da doença, manchas escuras aparecem nas folhas e frutos, e os tubérculos subterrâneos ficam expostos à podridão seca.
Para eliminar o fungo, é necessário diluir 1 colherinha de boro em pó em um balde de água e borrifar as plantações, além de fazer curativo radicular. O uso da substância é indicado com sintomas perceptíveis da doença, sendo necessário realizar o tratamento à noite e pela manhã. Se os tomates e as batatas crescem lado a lado no terreno, é imperativo borrifar ambas as culturas com ácido bórico.
Sinais de overdose de boro em plantas
O uso excessivo da substância é perigoso para as plantas. Você pode entender que há muito boro no solo pelos seguintes sinais:
- as folhas das plantações de jardins e hortícolas tornaram-se anormalmente brilhantes;
- as bordas das placas de folha dobraram para dentro, e o meio projetou-se para cima;
- os verdes na parte inferior das plantas mais próximas do solo começaram a secar e cair.
Para corrigir a situação, as plantas precisam ser alimentadas com potássio com urgência e, uma semana depois, fertilizadas com nitrogênio.
Conclusão
O uso de ácido bórico na horta e na horta ajuda a fortalecer a durabilidade das safras e aumentar a produtividade. Você também pode usar a substância de pragas, para elas é veneno.