Contente
Batatas holandesas As variedades de Mozart pertencem às variedades de mesa. Ele provou ser excelente quando cultivado nas regiões Noroeste, Cáucaso do Norte, Terra Negra Central, Central e Volga-Vyatka da Rússia, Ucrânia e Bielo-Rússia.
Descrição
Os arbustos de Mozart crescem em diferentes alturas (de médio a alto) e são formados por caules eretos ou semi-eretos. As flores avermelhadas e tingidas de púrpura parecem bastante grandes. As folhas são geralmente de tamanho médio.
As culturas de raízes amadurecem 80-110 dias. Em um arbusto, são formadas 12-15 batatas pesando 100-145 G. A casca da variedade Mozart é vermelha e a polpa é amarela (como na foto). Segundo os residentes de verão, as batatas não são muito cozidas, têm um gosto bom e são adequadas para a preparação de pratos variados. O amido nas raízes das batatas Mozart está na faixa de 14-17%. Esta variedade é armazenada de forma excelente por um longo tempo (mantendo a qualidade de 92%).
Vantagens e desvantagens
As batatas Mozart são populares entre os residentes de verão e agricultores devido à sua tecnologia agrícola simples e muitas outras vantagens:
- gosto excelente;
- formação inicial média de tubérculos;
- excelentes qualidades comerciais;
- resistência à seca e ao calor;
- os tubérculos toleram bem o transporte a longo prazo devido à sua alta resistência a danos;
- insensível ao lagostim da batata, sarna e nemátodo dourado.
A desvantagem da variedade Mozart é sua baixa resistência à requeima.
Pousar
Assim que o tempo estiver quente, você pode começar a plantar batatas Mozart. Para colher uma safra alta, várias atividades são realizadas:
- No outono, eles preparam um terreno alocado para canteiros de batata. Removido com cuidado ervas daninhas, os restos de hortaliças. O solo é coberto com uma fina camada de composto e regado com preparações EM (Baikal-EM-1, Shining, Revival), que melhoram a estrutura do solo, curam o solo, destroem bactérias patogênicas, aumentam a nutrição mineral das plantas e qualidade dos frutos de Mozart. Depois disso, o solo é solto. Esse "pó" de composto do solo acelera o amadurecimento da safra em cerca de duas semanas.
- Para o plantio, os tubérculos são cuidadosamente selecionados: apenas os grandes, inteiros e saudáveis são selecionados. Para acelerar a germinação de batatas, a semente é colocada em um local aquecido e iluminado até que surjam brotos poderosos. Não se deve permitir que os brotos longos cresçam, caso contrário, eles simplesmente se quebrarão durante o plantio. O material de plantação de batata Mozart é pulverizado com desinfetantes (fungicida Prestige) e estimulantes de crescimento (Poteytin, Epin, Bioglobin).
Se for plantada uma pequena área, os buracos podem ser feitos com uma pá. Um esquema de plantio comum: espaçamento entre fileiras - 70-80 cm, em uma fileira, a distância entre as covas é 30-35 cm. Para maximizar a germinação da semente de Mozart, cinza de madeira é colocada em cada buraco, um pouco de terra misturada com húmus.
Cuidado
Somente o cuidado adequado e oportuno com o plantio de batata garantirá uma colheita boa e de alta qualidade.
O solo ao redor dos arbustos de batata deve ser sempre macio para permitir que o ar alcance as raízes. Na primeira vez, as camas são afrouxadas 5-6 dias após o plantio dos tubérculos de batata Mozart. E o processo é repetido conforme necessário - assim que uma crosta seca se formar na superfície do solo.
A frequência das regas é determinada pelas características climáticas da região. Se o clima frio e chuvoso for estabelecido, não há necessidade de umedecer o solo adicionalmente.No tempo seco, um ligeiro murchamento dos topos é um sinal de falta de umidade. Para saturar adequadamente o solo e fornecer água para o plantio de batata Mozart, recomenda-se despejar cerca de 45-50 litros de água por metro quadrado da área do lote.
Em regiões com verões quentes e secos, faz sentido organizar um sistema de irrigação por gotejamento para batatas.
É melhor irrigar as plantas pela manhã.
Colheita e alimentação
A seleção e o plantio das sementes são etapas importantes no cultivo da batata Mozart. Mas para obter um alto rendimento, é preciso prestar atenção aos canteiros ao longo da temporada.
Recursos Hilling
Jardineiros experientes recomendam amontoar os canteiros de batata Mozart duas vezes por temporada. Na primeira vez, os arbustos são tratados quando os caules crescem cerca de 20 cm de altura. Este procedimento é repetido quando as pontas das batatas atingem 35-40 cm de altura.
Se houver necessidade, o amontoado é feito com mais frequência. Afinal, esse evento afeta significativamente o rendimento da variedade Mozart. Graças ao amontoado, a terra se solta e as raízes recebem ar. Cristas de terra permitem a formação de tubérculos adicionais. O afrouxamento do solo impede sua secagem rápida, ao mesmo tempo em que as ervas daninhas são removidas.
Se a temperatura estiver alta, é melhor reservar o tempo da manhã para o procedimento e umedecer previamente os canteiros de batata.
Como fertilizar
A variedade de batata Mozart pertence ao meio-tarde, portanto, precisa ser alimentada especialmente durante o período de crescimento da massa verde e tubérculos atados. É mais eficaz usar um método local de fertilização. Assim, os nutrientes irão diretamente para o sistema radicular.
Para não se confundir com a fertilização e obter um bom resultado produtivo, recomenda-se alimentar batatas Mozart três vezes por temporada:
- Durante a estação de crescimento ativa, use uma mistura de húmus (15 copos) e uréia (10 colheres de chá). Esta composição é suficiente para processar uma fileira de batatas de dez metros.
- Para estimular a formação de botões e floração da variedade Mozart, uma composição combinada é usada: 30 colheres de sopa. 1 de cinza de madeira é misturado com 10 colheres de chá de sulfato de potássio. A dose é calculada para um canteiro de 10 m de comprimento.
- Para tornar os tubérculos mais ativos, use uma solução de fertilizantes minerais: em 10 litros de água, dilua 2 colheres de sopa. l superfosfato e sulfato de potássio e 1 colher de sopa. l nitrophoska. Meio litro de fertilizante é derramado sob cada arbusto.
Não é recomendado o uso de matéria orgânica durante a floração da batata Mozart, pois isso causa aumento do crescimento de ervas daninhas.
Doenças e pragas
O desenvolvimento de doenças nas batatas Mozart é causado por fungos e bactérias. Os mais comuns são:
Sinais da doença | Métodos de tratamento | |
A requeima afeta as folhas da variedade Mozart. Aparece após arbustos floridos | Condições favoráveis são dias frios e chuvosos. Os primeiros sintomas são manchas marrom-escuras nas folhas inferiores. O arbusto inteiro decai gradualmente | A principal forma de combater são as medidas preventivas. As regras de rotação de culturas são observadas, os tomates não são plantados nas proximidades. É eficaz borrifar arbustos de batata Mozart com produtos químicos - uma solução de uma mistura de sulfato de cobre e líquido bordalês |
Blackleg - doença bacteriana | A parte inferior da haste fica preta. As condições favoráveis são o clima frio e úmido. Topos e tubérculos apodrecem | Os arbustos doentes são removidos das raízes. Prevenção: o material da semente é aquecido e germinado antes do plantio. Os tubérculos de batata Mozart também são secos antes do armazenamento. |
O besouro da batata do Colorado roe as folhas dos arbustos. O principal dano é causado pelas larvas | Os insetos adultos hibernam no solo e aparecem quando o ar aquece até + 12-18˚С | Os insetos são coletados manualmente.A pulverização de canteiros de batata com produtos químicos também é usada: Tsimbush, Dilor, Volaton |
Colheita
Aproximadamente 15-20 dias após a floração, recomenda-se inclinar as hastes a uma altura de 10-15 cm do solo. Para não interromper a fotossíntese e a planta não murchar, os caules das batatas de Mozart não se partem completamente. Essa técnica pode aumentar significativamente o rendimento das batatas. Já as substâncias da planta não entrarão totalmente no topo do arbusto, mas "retornarão" às raízes. Mas esse método só pode ser aplicado a plantas saudáveis.
Assim que as folhas inferiores das copas ficarem amarelas, você pode cortá-la. Após 7 a 10 dias, eles começam a cavar batatas. A colheita não é imediatamente colhida para armazenamento. No tempo seco, os tubérculos são deixados no campo para secar. Se o tempo estiver úmido ou chuvoso, é melhor espalhar as batatas de Mozart sob a cobertura. A colheita deve ser classificada. Tubérculos selecionados separadamente para plantio futuro. Não deixe batatas danificadas, lentas ou doentes para o inverno.
Para o armazenamento da safra, recipientes de madeira ventilados são adequados. As caixas são instaladas em um ambiente escuro, seco e fresco.