Contente
As batatas do Arizona são um produto do criador holandês. A variedade cresce bem nas regiões: Central, Central Black Earth. Adequado para plantio na Ucrânia e na Moldávia.
Descrição
A batata do Arizona é uma batata de mesa precoce. Os arbustos são formados de altura média, com caules retos e espalhados. As folhas crescem bastante.
Os tubérculos ovais maciços ganham peso em média 110-150 g por temporada, mas a casca das batatas é amarela e permanecem pequenos olhos nos tubérculos. Polpa amarelo claro (foto). O indicador de amido corresponde às variedades de mesa - 13-16%. O período de amadurecimento da safra é de 70 a 85 dias. A variedade de batata Arizona é excelente para armazenamento no inverno (mantendo a qualidade de 95%).
Vantagens e desvantagens
Ao avaliar a variedade Arizona, os jardineiros identificaram várias vantagens:
- excelente apresentação;
- boa preservação;
- resistente à seca;
- não perde sua apresentação durante o transporte de longa distância;
- resistência ao nemátodo dourado e ao lagostim da batata.
As desvantagens da variedade de batata Arizona incluem a sensibilidade à crosta comum e à requeima das folhas.
Pousar
Uma etapa importante antes do plantio da variedade Arizona é o processamento e a germinação dos tubérculos. Selecione um material saudável e sem danos. Para que os brotos cresçam mais rápido, as batatas são levadas para um local aquecido e bem iluminado.
Um remédio comum e popular é o Epin. Os tubérculos de batata do Arizona, tratados com a preparação, resistem a geadas tardias de até -5 C. Os arbustos crescem mais poderosos e fortes e as raízes amadurecem mais rápido. Para pulverização, uma ampola (0,25 ml) é diluída em 400 ml de água. Essa quantidade é suficiente para processar cerca de 200 tubérculos. O procedimento é realizado um dia antes do plantio da batata Arizona.
Um lugar iluminado é alocado para canteiros de batata. De preferência solo não ácido. A observância da rotação de culturas é um fator importante para a obtenção de uma boa colheita. Batatas crescem bem depois de cebolas, repolho ou várias verduras.
A variedade Arizona é plantada na primeira quinzena de maio - quando o solo está suficientemente aquecido. O site deve ser preparado - afrouxado, removido ervas daninhas... No dia da aterrissagem, o solo é tratado com uma solução de permanganato de potássio. Os tubérculos também são pulverizados com agentes especiais. O fungicida "Matador" protege o material de plantio do besouro da batata do Colorado, verme, requeima, Alternaria. Diluir 30 ml do produto em 200 ml de água - o suficiente para pulverizar 30-35 tubérculos. Para que o processamento seja de alta qualidade, as batatas Arizona são dispostas em uma camada e pulverizadas primeiro em um lado e depois no outro.
Um pouco de turfa misturada com húmus é adicionada aos buracos de aproximadamente 10 cm de profundidade. O espaçamento entre fileiras é feito de 65-70 cm de largura e em uma fileira é mantida uma distância de 25-30 cm entre os poços.
Cuidado
As batatas do Arizona são bastante despretensiosas. No entanto, o cumprimento de algumas regras de cuidado ajudará a aumentar os rendimentos:
- para um melhor crescimento das batatas, formam-se canteiros altos;
- após a rega, o solo deve ser coberto com cobertura morta;
- cerca de 5-7 dias antes de desenterrar as raízes, as pontas são cortadas.
Vários fatores influenciam a escolha do regime de irrigação: as características climáticas da área, a composição e estrutura do solo. Se as chuvas são frequentes, não há necessidade de regar especialmente as plantações de batatas do Arizona.É melhor afrouxar o solo regularmente. O afrouxamento também é chamado de "irrigação a seco", porque retém a umidade do solo.
Ao cultivar a variedade Arizona em qualquer região, é importante realizar as técnicas agrotécnicas e a alimentação das plantas na hora certa.
Colheita e alimentação
A primeira vez que o amontoado é feito quando os pés da batata atingem 15-20 cm de altura, na segunda vez (após 2-3 semanas) a terra é cuidadosamente solta e enrolada sobre os talos, formando montículos.
O que é digno de nota é que o amontoado é importante no cultivo de batata da variedade Arizona em regiões com diferentes características climáticas. Em áreas áridas, isso impedirá o superaquecimento do solo e ajudará a mantê-lo úmido. E em locais com clima frio e chuvoso, graças ao amontoado, a terra se solta, o que garante o fluxo de ar para as raízes.
Fertilização
Jardineiros experientes recomendam alimentar as plantas três vezes por temporada:
- Assim que aparecem os brotos das batatas do Arizona, são utilizadas formulações contendo nitrogênio. Folhagem pálida é um sinal de falta de nitrogênio. Você pode usar uma solução: 500 ml de verbasco e 15 g de uréia são diluídos em 10 litros de água. Despeje 500 ml da mistura sob cada arbusto.
- Durante a configuração dos botões, fertilizantes à base de potássio são aplicados. Isso ajudará a definir e crescer tubérculos. Em 10 litros, diluem-se 15 g de sulfato de potássio e superfosfato duplo, meio copo de cinza de madeira. Para um arbusto, 500 ml de solução são suficientes.
- Aproximadamente 20-25 dias antes de extrair a safra de batatas do Arizona, uma mistura mineral-orgânica é introduzida. Para 10 litros de água, tome 30 g de superfosfato e um copo de pasta. Para um arbusto, 50 ml de fertilizante são suficientes.
A melhor opção é uma combinação do processo de aplicação de cobertura com arbustos amontoados.
Doenças e pragas
Para obter uma colheita grande e de qualidade, é importante perceber a tempo os sinais do aparecimento de doenças e utilizar os meios adequados para combater os insetos perigosos.
A requeima (podridão marrom) afeta facilmente a planta. Em condições favoráveis, quando o clima é quente e úmido, afeta rapidamente todo o plantio. A fonte de podridão pode ser o solo, topos infectados, plantas vizinhas infectadas (especialmente a família Solanaceae). Os sinais iniciais são o escurecimento das folhas inferiores dos arbustos. Toda a planta (parte aérea e sistema radicular) é gradualmente afetada. É necessário iniciar a luta pela colheita quando aparecem os primeiros sintomas de plantio, eles são pulverizados com os fungicidas: Skor, Ditan, Bravo, Reglon super. As medidas preventivas são de particular importância - as regras de rotação de culturas são observadas, as batatas do Arizona não são plantadas nas terras baixas, os canteiros não podem engrossar, os arbustos são picados.
A sarna comum é um fungo que afeta a pele dos tubérculos. A doença leva à perda do tipo comercial de tubérculos da variedade Arizona, o sabor das batatas se deteriora, a quantidade de amido diminui e a qualidade de manutenção das raízes das colheitas diminui. A doença se desenvolve em climas secos e quentes. Métodos de controle: uso de fertilizantes fisiologicamente ácidos (sulfato de manganês, sulfato de amônio), descarte de tubérculos infectados durante o plantio, irrigação regular do solo (principalmente após a fase de brotação).
O besouro da batata do Colorado e suas larvas comem a parte verde da batata, o que leva à destruição do arbusto. O inseto hiberna no solo e, assim que chega o tempo quente, ele sai para a superfície. Se as plantações de batatas do Arizona forem pequenas, você poderá coletar insetos e larvas manualmente. Um método mais eficaz é o uso de agentes biológicos. As camas são pulverizadas com Agrovertin, Bicol, Colorado.Os remédios populares populares são o tratamento dos arbustos com uma solução de alcatrão de bétula (100 g do produto são diluídos em um balde de dez litros de água), uma solução de cinza e sabão.
Colheita
As copas são ceifadas cerca de 7 a 10 dias antes de os tubérculos serem desenterrados, o que acelera seu amadurecimento. A colheita é desejável em tempo seco. As melhores raízes são deixadas para o plantio para a próxima temporada. Batatas doentes e danificadas são jogadas fora.
Para secar as batatas do Arizona, elas são deixadas no campo por 1-2 horas, desde que a temperatura do ar seja baixa. Em um dia de muito calor, é melhor espalhar a safra sob um dossel, caso contrário, podem aparecer queimaduras nos frutos.
A variedade Arizona é muito apreciada por sua facilidade de tratamento, excelente crescimento em baixas temperaturas.
Testemunhos