Contente
O repolho Larsia foi criado para fins de cultivo comercial. Os cientistas tentaram criar uma variedade que fosse protegida ao máximo contra pragas e condições climáticas adversas. Além da estabilidade, as espigas de repolho caracterizam-se pelo excelente sabor, tamanho grande e toco pequeno.
Descrição do repolho Larsia
Criadores da comunidade americana Seminis Vegetable Seeds, Inc. A variedade de repolho Larsia F1 foi introduzida em 2005. Entrou no registro estadual da Rússia como um tipo industrial e comercial. Adequado para cultivo na faixa do meio.
Variedade do meio da estação, o amadurecimento ocorre 130-140 dias após o plantio. As cabeças de repolho cortadas são brancas com uma tonalidade esverdeada. As folhas têm uma ligeira cobertura cerosa de cor verde acinzentada. Os tamanhos das cabeças de repolho vão de 4 a 6 kg, o peso máximo é de 8 kg. Rosetas largas, folhagem extensa. Ele cria raízes bem no campo aberto.
O repolho Larsia é de alto rendimento. Qualidades gustativas de acordo com a avaliação dos provadores 4.4 em 5 pontos possíveis são caracterizadas como boas.
Características da variedade:
Visualizar | repolho branco |
Kochan | Coto arredondado, denso e curto |
Peso da fruta | 4-8 kg |
Pousar | 70 × 70 cm entre as tomadas |
Maturação | 125-140 dias, meia temporada |
Local de crescimento | Terreno aberto |
Usando | Universal |
Doenças | Resistência a Fusarium e tripes |
As cabeças de Larsia são muito densas, todas as folhas são adjacentes umas às outras.
Vantagens e desvantagens
O repolho Larsia tem suas próprias vantagens e desvantagens. Os aspectos positivos incluem:
- alta produtividade;
- gosto excelente;
- versatilidade de uso;
- o vegetal pode ser cortado antes da maturação completa para a salada de verão;
- transportabilidade;
- boa apresentação;
- coto curto;
- a possibilidade de crescer em campo aberto;
- cabeças não racham;
- há imunidade ao fusarium;
- resistência a tripes.
Dos pontos negativos, podemos notar o curto armazenamento da safra - apenas 4 meses. Além disso, esta variedade não se destina ao cultivo em estufa.
Rendimento de repolho Larsia F1
O rendimento do repolho Larsia é de até 55 toneladas por hectare de área. Tal indicador é considerado alto, pois esta variedade vegetal é cultivada para atividades comerciais. O rendimento máximo foi observado na região de Smolensk - a partir de 1 hectare de terra com 76 toneladas de cultura. 28.000 plantas são plantadas por hectare de terra.
Plantando e cuidando do repolho Larsia
O princípio de cuidar e plantar Larsia é o mesmo que para outros tipos de repolho. Todo o trabalho começa com o preparo e compra das sementes.
Seleção e preparação de sementes
Os grãos de repolho são vendidos em lojas especializadas de tecnologia agrícola. Os criadores fornecem sementes de qualidade para venda. É aconselhável não comprá-los de suas mãos, pois existe uma grande probabilidade de engano. Geralmente são vendidos prontos para plantar.
O procedimento de preparação pode ser realizado de forma independente:
- Faça uma solução salina com 10 g de sal em 1 copo de água. Mergulhe as sementes nele.Alguns deles surgirão, o que sugere que não germinarão.
- Eles tiram os grãos, enxugam com gaze.
- Prepare uma solução de permanganato de potássio, deixe as sementes de molho por 1 hora.
- É seco, colocado em gaze úmida e deixado na geladeira na prateleira inferior por 2 dias.
Enquanto isso, o recipiente e o solo estão sendo preparados. A mistura de solo pode ser feita independentemente dos seguintes componentes:
- 1 parte de húmus;
- 1 parte do gramado;
- 1 kg de solo;
- 1 Colher de Sopa. eu. cinzas.
Todos os componentes são misturados e calcinados no forno a 180 0C por 20 minutos. Alguns jardineiros usam caixas de turfa especiais. Uma vez transferidos para o solo, eles se desintegram e fertilizam as plantas.
Recipientes adequados:
- copos de plastico;
- caixas de papelão;
- cápsulas de turfa;
- pequenas garrafas cortadas ao meio.
O preparo das mudas começa no final de março. Após a emergência das mudas, a transferência para campo aberto é possível depois que o repolho tiver 2 folhas verdadeiras.
Preparação do site
O repolho prefere terrenos bem iluminados e planos. É aconselhável cultivar o vegetal em solos argilosos com um ambiente ligeiramente ácido ou neutro. É proibido semear repolho em locais onde antes cresciam as crucíferas, pois têm as mesmas doenças, aí aumenta o risco de infecção.
Preparação do canteiro:
- No início da primavera ou no final do outono, um terreno é escavado.
- Remova todas as pedras e raízes das plantas.
- Os fertilizantes são adicionados.
Quanto mais fértil for o solo, maior será o rendimento. Para repolho, adicione ao solo:
- húmus;
- cinza de madeira;
- solução de nitrophoska 10%.
O trabalho é realizado 1 mês antes do plantio, para que toda a fertilização seja assimilada.
Pousar
Por 10-12 dias, as mudas começam a se preparar para serem transferidas para um terreno aberto. É necessário endurecer as plantas. Para isso, a sala é ventilada regularmente por 3-4 horas. Todos os dias, as mudas são retiradas na varanda ao sol. O primeiro dia por 30 minutos, o segundo por 40 minutos. Aumente gradualmente o tempo para 1-2 horas por dia. Assim, os brotos vão se acostumar com o sol direto.
Algoritmo para transferência para o solo:
- Cave buracos no canteiro com 15 cm de profundidade.
- Respeite o esquema 70 × 70 cm.
- Umedeça o furo com água morna.
- Mergulham mudas.
- Aproxime-se da base das primeiras folhas.
Se não chover, as mudas são regadas no mesmo dia, o trabalho é feito pela manhã.
Rega
Uma irrigação boa e oportuna contribuirá para a formação de grandes espigas de repolho. Nos primeiros 14 dias, as plantas são regadas a cada 4 dias, consumindo 8 litros de água por 1 m2... Além disso, a irrigação é realizada uma vez por semana, até 10 litros por 1 m2.
Top curativo
Para obter uma colheita decente, a planta precisa de nutrição adicional:
- No 14º dia após a transferência para o solo, o plantio é fertilizado com solução de verbasco.
- Repita a mesma alimentação após outras 2 semanas.
- 6 semanas após o plantio, eles são alimentados com uma mistura de verbasco e superfosfato.
- Na idade de dois meses, uma mistura de verbasco e superfosfato é adicionada novamente.
A primeira alimentação pode ser ignorada se fertilizantes foram adicionados às caixas de sementes.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Esses são dois procedimentos obrigatórios. As ervas daninhas são removidas à medida que crescem. Se isso não for feito, eles começarão a se alimentar de minerais úteis do solo, eles não serão suficientes para o repolho. Afrouxar o solo ajuda a formar raízes adicionais. Ambas as manipulações podem ser combinadas.
O amontoamento é realizado 25 dias após o plantio. Isso melhorará a saúde das mudas e as ajudará a reter a umidade por mais tempo em climas quentes.
Doenças e pragas
A variedade Larsia é resistente a muitas doenças bacterianas. Raramente é afetado por lagartas. Na maioria das vezes, isso acontece devido ao cumprimento impróprio das regras da tecnologia agrícola.
Possíveis pragas e doenças:
- Pulga crucífera. Pequenos insetos pretos se alimentam de suco de folhas de repolho. As plantas são tratadas com um inseticida.
- Keela. As doenças fúngicas afetam o sistema radicular dos vegetais, razão pela qual a nutrição é perturbada. A mistura bordalesa de 3% é usada para lutar.
- Míldio penugento. Uma flor branca se forma na parte inferior da folha. Gradualmente, a folhagem fica amarela e seca. Os desembarques são tratados com mistura bordalesa 1%.
Para não enfrentar doenças, no 14º dia, as mudas são tratadas com sulfato de cobre. Polvilhe as plantas e o jardim com o agente.
O uso de repolho branco Larsia
O uso do repolho é variado. As variedades de cabeça branca são usadas para fazer os preparativos para o inverno, vários pratos e saladas são preparados. As cabeças de repolho são armazenadas para o inverno e utilizadas até o início da próxima temporada.
A variedade Larsia é usada para preparar:
- repolho cozido;
- saladas de vegetais;
- rolos de repolho;
- sopas;
- enlatado com outros vegetais.
Conclusão
O repolho Larsia é ótimo para cultivar em seus próprios jardins e em escala industrial. Possui boa resistência a intempéries, doenças e pragas. O rendimento é elevado, o que permite desfrutar da verdura durante todo o verão e deixar alguma para o inverno.