Contente
O repolho de Kharkiv é um híbrido de alto rendimento de inverno criado por especialistas ucranianos em meados dos anos 70. Para isso, Amager 611 foi cruzado com Dauerweiss. A cultura é zoneada para cultivo na zona temperada da Ucrânia. No entanto, como mostra a prática, o repolho cresce bem e se desenvolve em todas as zonas climáticas, exceto nas regiões do Extremo Oriente e da Sibéria.
Descrição
O repolho de Kharkiv pertence a híbridos tardios. A colheita pode ser iniciada apenas 150-160 dias após a emergência em massa das mudas. A roseta de folhas do repolho é bastante compacta e elevada. O prato é pequeno e liso. A forma da folha pode ser oval ou redonda. A cor é verde com um tom esfumaçado. A superfície da folha é revestida com um revestimento intensivo de cera. Há uma leve ondulação nas bordas. Uma cabeça de repolho da variedade Kharkov se distingue por sua densidade. Assim como as chapas, possui um revestimento de cera. O formato da cabeça é achatado e redondo. Dentro da cabeça do repolho existe um toco, cujo comprimento pode chegar a 20 cm.
Vantagens e desvantagens
O repolho de Kharkiv é um híbrido bastante antigo, mas, apesar disso, como antes, é popular. É cultivado tanto por residentes de verão amadores quanto por fazendeiros profissionais. E isso não é surpreendente, porque nenhuma falha significativa foi encontrada na variedade Kharkov. Ao mesmo tempo, entre suas vantagens estão:
- alta produtividade;
- amadurecimento amigável da colheita;
- resistência à seca;
- boa portabilidade;
- alta fitoimunidade;
- prazo de validade longo;
- um índice bastante alto de resistência ao frio e resistência ao calor;
- sabor agradável.
O rendimento das variedades de repolho Kharkiv
A variedade Kharkov é uma das variedades de maior rendimento. Normalmente, seu rendimento varia entre 55-85 toneladas por hectare. O volume máximo é de 108 toneladas por hectare. No recálculo, isso é 11 kg por 1 m2. Ao mesmo tempo, a produção de produtos comercializáveis ultrapassa 90%. O peso médio da cabeça é de 3,5 kg, mas com os devidos cuidados esse número pode chegar a 4 kg.
Plantando e cuidando do repolho de Kharkiv
O repolho Kharkiv pode ser cultivado tanto em métodos de mudas como de não mudas. A vantagem do segundo é que o repolho não precisa se acostumar com as novas condições ao ser transferido para um local permanente. Nesse caso, a planta enraíza-se melhor e cresce mais rápido. O período de amadurecimento com este método de cultivo é reduzido em cerca de 2 semanas. Este método também tem suas desvantagens. Com o método sem sementes, a semeadura deve ser feita precocemente, quando há risco de geadas na primavera. Estes últimos são uma ameaça à vida da planta.
Para semear as sementes da variedade Kharkov em solo aberto na área selecionada, são feitas depressões a uma distância de 60-70 cm. As sementes são colocadas no solo com uma profundidade não superior a 2 cm, cerca de 5 grãos são colocados em cada célula. Depois que a planta tem duas folhas verdadeiras, os brotos pequenos e fracos são removidos, deixando 2-3. Depois de um tempo, outras são colhidas, exceto uma, a planta mais forte.
O cultivo do repolho Kharkov pelo método de mudas é uma tarefa mais trabalhosa. Para o plantio de sementes, prepare o solo com turfa (75%), húmus e areia. Se a mistura não for comprada, é regada com uma solução fungicida.As sementes são semeadas na segunda quinzena de abril em sulcos com solo até 1 cm de profundidade. Ao mesmo tempo, é mantida uma distância entre linhas de 3 cm.
Para que as mudas de repolho germinem, é necessário um local ensolarado e uma temperatura de + 18-20 ° C. Nessas condições, os primeiros brotos aparecerão em 4-5 dias. Em seguida, as mudas podem ser movidas para outra área mais fria. Após 50 dias, o repolho pode ser transplantado para um local permanente. O padrão ideal de plantio é de 40x50 cm.Cada broto é colocado em um buraco, cheio de água e polvilhado com terra.
O repolho enraizado Kharkov é regado uma vez a cada 5-6 dias. Em clima quente e seco, a frequência da irrigação é aumentada. A água é usada purificada e aquecida à temperatura ambiente. No caso de plantas jovens da variedade Kharkov, são consumidos 6 litros de líquido por 1 m2. Em seguida, essa dosagem é aumentada para 12 litros por 1 m2.
Para todo o período de crescimento e desenvolvimento do repolho Kharkov, o revestimento de cobertura é aplicado sob ele 4 vezes após o plantio:
- Em 2 semanas... Para isso, usa-se esterco de vaca, 0,5 l é criado em um balde d'água. 500 ml de líquido são despejados sob cada repolho.
- Depois de 4 semanas... O procedimento é realizado da mesma forma que no caso anterior.
- Depois de 6 semanas... Em um balde de água, dilua 1 colher de sopa. eu. nitrofosfato. Consumo de fundos - 7 litros por 1 m2.
- 9 semanas... Para alimentar a variedade Kharkov, pode-se escolher entre esterco de vaca ou nitrofosfato.
Remover ervas daninhas dos canteiros e soltar o solo são procedimentos obrigatórios. Isso permite saturar o solo com oxigênio e reduzir o risco de desenvolver doenças. Os procedimentos são frequentemente combinados, a frequência depende da rega. Normalmente são realizados no dia seguinte após a rega, mas pelo menos uma vez a cada 7 a 10 dias. O amontoamento do repolho ajuda a protegê-lo de pragas e evita que as cabeças do repolho coloquem durante o processo de maturação. O amontoamento é feito duas vezes: no 10º e 45º dias após o plantio em clima seco e calmo à noite (se for de manhã ou à tarde o solo seca). O amontoamento é feito de forma que, num raio de 25 cm de cada tronco, no máximo a terra seja puxada para baixo do caule. Uma colina deve se formar ao redor do repolho, com cerca de 30 cm de altura.
Doenças e pragas
A variedade Kharkov é resistente à maioria das doenças típicas do repolho, incluindo bacteriose, fusarium, podridão e necrose. Como existe uma placa nas placas de folhas do repolho, ela não é atacada por uma pulga de jardim, o pulgão. Para prevenir todo tipo de problemas, eles são tratados com fungicidas (Fitoverm) e inseticidas (Aliot).
Se o repolho foi plantado em solo pesado, pode ser atingido por quilhas. Para evitar que isso aconteça, é necessário selecionar com cuidado um local para o plantio e cuidados adicionais com a planta. Entre as pragas, as lesmas são as mais perigosas. Para combatê-los, a mistura é espalhada pelo solo.
Inscrição
A variedade Kharkov tem um sabor adocicado agradável e alto teor de açúcar. As folhas de couve são macias, suculentas e crocantes. Eles têm um odor característico pronunciado. O repolho contém uma grande quantidade de ácido ascórbico, fibras e vários oligoelementos.
O objetivo principal deste vegetal é para ser comido cru e fervido, fermentado. Saladas deliciosas são feitas de repolho de Kharkov. Para consumo cru, os especialistas aconselham tirar a parte superior da cabeça. Contém as placas de folha mais delicadas, recomenda-se cortá-las bem. Para a preparação de pratos quentes, uma grande trituradora é desejável. Nesse caso, é melhor usar a parte grossa do vegetal.
O repolho faz excelentes panquecas e caçarolas, ensopados de vegetais, sopa de repolho, etc. Folhas inteiras podem ser usadas para fazer repolho recheado. O pecíolo da folha rígida não é pronunciado. O repolho de Kharkiv revela-se bem no chucrute. O alto teor de açúcar em sua composição é a chave para uma excelente fermentação.Ao mesmo tempo, uma grande quantidade de suco não permite que o produto se deteriore com o tempo.
Cabeças frescas são armazenadas por um longo tempo, cerca de 7 meses. Ao mesmo tempo, seu sabor não se deteriora e eles não se tornam menos úteis.
Conclusão
O repolho de Kharkiv é ideal em todos os sentidos. Combina perfeitamente todas as qualidades de produção e sabor. O vegetal tem uma boa conservação e é adequado para a preparação de todos os pratos. Não é difícil conseguir uma boa colheita, para isso é necessário seguir as regras elementares da tecnologia agrícola.
Críticas sobre repolho Kharkiv