Contente
Nos últimos anos, alguns jardineiros demonstraram grande interesse pelo cultivo da couve japonesa. Existem muitos tipos e variedades dessa cultura, mas, o mais importante, todas são ricas em vitaminas e são uma iguaria. Você pode obter verduras saudáveis ao longo do ano, usando até mesmo um peitoril de janela comum para isso.
O repolho Mizuna, nativo do Japão, é uma alface despretensiosa e frutífera. Lindos sinais externos permitem que você cultive uma salada de legumes em canteiros de flores ao lado de flores. As características da planta, os métodos de cultivo e as complexidades de cuidar do repolho japonês serão discutidos no artigo.
Um pouco de historia
O repolho Mizuna é nativo do Japão. Os ilhéus são grandes fãs de uma alimentação equilibrada e adequada. Eles têm muitos vegetais em sua dieta. Uma das opções de vegetais verdes é a couve japonesa Mizuna, que os japoneses cultivam desde o século XVI.
A salada de legumes é popular devido à sua composição química: com o uso regular, pode-se esquecer alguns medicamentos. O repolho Mizuna (foto abaixo) ou, como também é chamado, Mitsuna, é muito valorizado, não só no Japão, mas também na América do Norte, na Europa Ocidental. Na Rússia, eles aprenderam sobre um vegetal útil há relativamente pouco tempo, mas ele já tem fãs entre nossos compatriotas.
Descrição
Se falarmos do repolho japonês do ponto de vista da botânica, então Mizuna pertence às saladas de pimentão verde, do gênero Repolho da família Crucífera. Esse tipo de vegetal com folhas é ainda menos popular na Rússia, embora os russos já tenham amado e apreciado o repolho chinês e de Pequim, seus parentes mais próximos.
Mizuna de repolho japonês é usado principalmente para preparar saladas de vitaminas. Os próprios japoneses consideram a planta uma ajuda para os preguiçosos, pois é despretensiosa de cuidar. Não é difícil cultivar repolho japonês Mizuna até no parapeito da janela, basta conhecer algumas nuances.
Aparência
O repolho japonês tem duas variedades:
- Mizuna tem folhas longas em forma de lança;
- O repolho Mizuna, que será discutido em nosso artigo, tem folhas perfuradas com uma dissecação perceptível. Ao olhar para uma planta de perto, parece que alguém cortou especialmente as folhas com uma tesoura. Olha só a foto, que beleza!
Os pratos folhosos do repolho japonês estão localizados em longos e finos pecíolos, reunidos em uma exuberante roseta. Durante o crescimento, ele forma um pacote denso. As folhas, dependendo da variedade de repolho Mizuna, podem ser verdes brilhantes ou castanhas avermelhadas. A beleza e a forma incomum das lâminas das folhas são apreciadas pelos paisagistas.
Apesar do nome, não se forma uma cabeça de repolho no repolho japonês. O principal valor da planta são as folhas vitamínicas, que crescem constantemente, o que permite que sejam cortadas durante todo o período vegetativo.
A floração não dá à planta um efeito decorativo devido aos botões amarelos claros muito pequenos. As sementes do repolho japonês são ligeiramente menores do que as sementes de papoula.
No final da safra, além da massa de folhas, o repolho apresenta uma pequena raiz vegetal comestível de cerca de 15 cm de comprimento, de sabor e formato semelhante aos rutabagas.
Características
A couve japonesa Mizuna é uma planta de amadurecimento precoce, pode-se cortar as folhas em um mês, um e meio depois de semear as sementes (dependendo da variedade).
A salada de legumes é resistente à geada, as sementes podem germinar a -2-3 graus. E o próprio repolho pode suportar geadas leves no outono sem muitos danos. Esta característica permite cultivar em muitas regiões da Rússia e cultivar uma planta em hortas de maio a setembro.
A hortaliça japonesa é uma planta de dia curto, é importante saber para quem decide começar a cultivá-la. Jardineiros experientes são aconselhados a sombrear as plantações de couve à tarde para evitar a formação de flechas.
Inscrição
Mizuna é valorizada por seu sabor suave e picante. Muitos amantes comparam-no ao sabor da mostarda, rabanete ou Rúcula... Recomenda-se que o repolho japonês seja consumido no início da primavera para evitar a deficiência de vitaminas. As folhas são utilizadas tanto frescas, adicionando-se a todo o tipo de saladas (com carnes, vegetais, peixes e frutas) e sanduíches (com queijo e queijo feta), e para fazer sopas, guisados, marinadas.
Armazenar
Folhas frescas de repolho japonês Mizuna são armazenadas por um curto período, assim como suas saladas. Se você colheu repolho japonês e deseja mantê-lo por mais tempo, não remova a raiz. Além disso, o repolho pode ser preparado para o inverno para uma variedade de dietas.
Variedades de repolho japonês
O Registro Estadual da Federação Russa recomenda duas variedades registradas de couve do Japão para cultivo - A Pequena Sereia e o Cara. Vamos considerá-los em mais detalhes:
a pequena Sereia
A pequena sereia pertence a uma variedade de meia temporada, a maturidade técnica ocorre em 60-70 dias a partir do momento da semeadura das mudas. Devido à sua resistência ao calor e à geada, o cultivo da couve Mizun desta variedade é possível em terreno aberto e protegido.
A roseta é levemente levantada, sobre ela se formam até 60 folhas talhadas, com cerca de 41 cm de altura e o cacho pode ter até 70 cm de diâmetro, fato que deve ser levado em consideração no plantio de mudas de couve.
O peso de uma tomada é de 1000 a 1500 gramas. Com os devidos cuidados, geralmente colhe-se até 6,5 kg de salada de vitaminas por metro quadrado. O objetivo do repolho Mizuna da variedade Sereia é universal.
A variedade Pequena Sereia se destaca por suas folhas verdes perfuradas. Eles podem ser lisos ou ligeiramente enrugados. O sabor das folhas e do pecíolo branco é excelente.
Parceiro
A couve japonesa da variedade Pizhon é uma variedade ultraprecoce para fins de salada, destinada ao consumo in natura. A maturação técnica ocorre em 30 dias.
A variedade possui uma roseta horizontal com folhas fortemente dissecadas. A planta é menos produtiva (até 4 kg por metro quadrado), o peso da saída é de cerca de 450 gramas.
Além das variedades acima, as lojas também oferecem sementes das variedades Mizuna Verde e Mizuna Tinto (a folhagem tem uma tonalidade antracite).
Couve do Japão e da China em sua casa de verão:
Recursos benéficos
Na Rússia, o repolho japonês é considerado uma salada. O vegetal é vendido em lojas, muitos russos compram de bom grado por causa da grande quantidade de nutrientes.
As variedades Mizuna contêm:
- vitamina C;
- caroteno;
- vitaminas B1, B2, PP;
- potássio biologicamente ativo, cálcio, fósforo, ferro;
- celulose.
Considerando o conteúdo de micro e macroelementos úteis, os vegetais para salada são legitimamente considerados medicinais. Os japoneses apreciam essa qualidade há muito tempo.
Quais são os benefícios do repolho Mizuna:
- fortalece o sistema imunológico;
- reduz o risco de câncer (os médicos recomendam um vegetal para pessoas com câncer);
- melhora a atividade intestinal e regula o metabolismo da água e do corpo;
- normaliza o colesterol, remove sais e toxinas;
- fortalece os vasos sanguíneos, evita a formação de placas.
Os médicos recomendam comer salada de folhas japonesas na primavera e no outono para evitar deficiências de vitaminas. O repolho é útil para pessoas com doenças cardíacas, com anemia.
Os efeitos colaterais como tais não foram encontrados nos vegetais, porque são conhecidos há muito tempo na culinária japonesa. A única ressalva é a intolerância individual.
Características da tecnologia agrícola
O repolho japonês Mizuna pertence a plantas resistentes à geada despretensiosas. A cultura é favorável para solos drenados e férteis leves com um número base de pH 6,5-7,2.
Você pode crescer em um local ensolarado com um pouco de sombra. Os melhores antecessores são legumes, pimentão, beterraba, tomate.
Dicas úteis
Os horticultores observam que os padrões agronômicos estão de acordo com o repolho de Pequim. Achamos que nossas dicas serão uma grande ajuda para iniciantes:
- Um vegetal folhoso é plantado nos estágios iniciais por muda ou por semeadura direta de sementes no solo. Os jardineiros escolhem o tempo em cada região dependendo das condições climáticas, mas isso, via de regra, é de abril a maio. Para um fluxo contínuo de vegetação, semeie as sementes a cada duas semanas durante o verão.
- Feche pequenas sementes de repolho Mizuna apenas 0,5 cm a uma distância de 5-10 cm, de modo que, à medida que crescem, você pode puxar as plantas para saladas. A distância entre as plantas para uma boa colheita deve ser de 20 a 25 cm e o espaçamento entre linhas deve ser de pelo menos 30 cm.
- As sementes germinam bem a uma temperatura de 14-20 graus. Os primeiros tiros aparecem depois de uma semana. Se as sementes forem plantadas em terreno aberto, é necessário esticar o filme de cima para baixo. Ele é removido quando os primeiros brotos aparecem.
- Enquanto as hortaliças crescem, é preciso monitorar a umidade do solo, pois o ressecamento pode provocar atiradores.
Cuidado
Não é difícil para jardineiros experientes cuidar do plantio da salada Mizun, pois a técnica agrícola é semelhante ao cultivo do repolho de Pequim. Mas, para iniciantes que aprenderam sobre uma verdura folhosa japonesa, você precisa ler cuidadosamente o artigo e fazer anotações para si mesmo:
- Com o surgimento dos primeiros brotos, é preciso monitorar a condição do solo. Não é necessário secar demais, mas a rega abundante é prejudicial. Para que as plantas tenham umidade suficiente por muito tempo, elas são regadas não só na raiz, mas também na superfície entre os arbustos. Em seguida, o plantio é coberto com cobertura morta. Não é recomendável regar o repolho Mizun sobre as folhas, pois elas começarão a apodrecer.
- O segundo ponto é a remoção de ervas daninhas. As ervas daninhas podem causar pragas que danificam os vegetais.
- Como a semeadura e o plantio são engrossados, as plantas precisam ser quebradas para que pelo menos 20-25 cm fiquem entre os arbustos.
- Para que a massa verde do repolho japonês Mizuna cresça ou se recupere mais rapidamente após o corte, a cobertura é realizada após 15 dias. A cinza de madeira é considerada o melhor fertilizante e proteção contra pragas. É utilizado tanto a seco, para polvilhar, quanto na forma de solução aquosa para tratamento de raízes. Fertilizantes contendo nitrogênio não são usados para alimentar repolho Mizuna.
- Como o vegetal folhoso japonês é uma planta de dia curto, deve ser coberto à tarde.
- As folhas são cortadas completamente, deixando apenas cortes curtos perto da raiz. A massa verde está crescendo rapidamente.
- Se a variedade não for híbrida, as sementes podem ser colhidas.
Cama verde na janela
Se você é fã do vegetal folhoso japonês Mizuna, pode desenterrar os arbustos e transplantá-los para vasos de flores no outono, antes da geada. Primeiro são mantidos na varanda e, quando esfria, são transferidos para o apartamento. Uma pequena estufa com vitaminas aparecerá na janela, mas, além disso, é um bom elemento de decoração.
Pragas do repolho japonês
Como dissemos, o vegetal folhoso japonês Mizuna pertence à família dos crucíferos. Portanto, ele pode ser danificado por esses insetos:
- pulgão;
- pulga crucífera;
- lesmas;
- suportar.
Produtos químicos de controle de pragas no repolho japonês Mizuna nunca são usados porque o vegetal acumula todas as toxinas nas folhas. O que os jardineiros devem fazer? A resposta é simples: todas as pragas, exceto o urso, não toleram cinzas de madeira e pó de tabaco. Não há necessidade de esperar a invasão de insetos. As medidas preventivas são a melhor arma.
O pó do tabaco é pulverizado nas folhas e na superfície ao redor das plantas ou combinado com água na proporção de 1:10. A cinza de madeira também pode ser usada seca ou diluída em água e pulverizada em plantações de repolho.
Nas lojas, há produtos compostos por ingredientes naturais, sem aditivos químicos. Se cinzas e tabaco não ajudaram a lidar com o problema, então produtos comprados em lojas são usados. Você precisa definir armadilhas especiais do urso.
Conclusão
O repolho japonês Mizuna, rico em vitaminas, é muito apreciado pelos amantes de verduras. Não admira que haja um grande número de pratos japoneses em que este vegetal toca o violino principal. No final do artigo, apresentamos uma das receitas mais comuns:
Repolho japonês
De acordo com a receita, precisamos:
- folhas de alface;
- ovos cozidos - 2 peças;
- pêra - 1 peça;
- nectarina - 1 peça;
- queijo duro (por exemplo, Poshekhonsky) - um pequeno pedaço;
- suco de limão fresco - 1 colher de chá;
- vinagre e azeite a gosto.
As folhas são rasgadas em pequenos pedaços, queijo, pêra, nectarina e os ovos são cortados em cubos. Misture os ingredientes em uma saladeira e adicione o suco de limão, o vinagre e o óleo. A salada de vitaminas está pronta.
Se você quer dar à sua família uma verdura saudável, plante-a no seu jardim. Se você não tem um terreno, encontre um local na varanda ou janela para o vegetal folhoso japonês Mizuna. Ele cresce lindamente!