Contente
O cultivo de repolho de diferentes variedades em jardins e chalés de verão é uma ocorrência comum. Mas nem todos, mesmo os jardineiros mais experientes, conhecem o repolho exótico com o nome incomum de Romanesco. Atrai não só pelas suas propriedades úteis, mas também pela sua forma e beleza invulgares.
Como o repolho Romanesco é um hóspede muito raro nos jardins dos russos, muitas questões surgem relacionadas às peculiaridades do cultivo e do cuidado. Tentaremos atender a todos os pedidos e apresentar um vegetal exótico em todo o seu esplendor.
Que milagre
Não é surpreendente que muitos russos, e não apenas eles, não conheçam a variedade Romanesco. Afinal, esse repolho exótico começou a ser cultivado na Rússia apenas no final do século passado. A pátria do vegetal é a Itália. Embora, de acordo com historiadores, o repolho Romanesco tenha sido cultivado durante o Império Romano.
Romanesco é considerado um híbrido brócolis e couve-flor. É popularmente chamado de brócolis românico ou repolho coral. Por sua aparência, lembra uma flor mágica ou a concha de um marisco extinto há muito tempo. Mas os cientistas vêem um certo padrão nele e acreditam que algum tipo de código genético está embutido na aparência da variedade Romanesco.
A matemática e a variedade Romanesco estão relacionadas:
Não é à toa que, por causa de sua aparência bizarra, muitos acreditam que o repolho Romanesco "veio" à Terra do espaço, que suas sementes foram espalhadas por alienígenas. Quem vê o repolho Romanesco pela primeira vez não acredita imediatamente que uma flor tão bonita possa ser comestível.
Descrição da variedade
Agora, vamos examinar as propriedades botânicas da planta.
Romanesco pertence à família dos crucíferos. O repolho é cultivado como planta anual. Seu tamanho depende do cumprimento das normas de atendimento. Alguns leques da variedade Romanesco receberam exemplares de quase um metro de altura, e o peso de cada inflorescência era de 500 gramas. Inflorescências não mais largas do que 10 cm são adequadas para comer.
A couve-flor Romanesco consiste em muitas inflorescências. Se você olhar bem para eles, eles vão repetir a forma da planta-mãe muitas vezes.
A forma de cada inflorescência de repolho é espiral, e os botões também se desenvolvem em espiral. As flores são verdes claras, reunidas em pirâmides intrincadas, o que torna a planta incomum. As inflorescências são muito pressionadas uma contra a outra. Ao redor da bela pirâmide estão folhas tegumentares de uma cor verde escura contrastante.
O sabor do repolho, preparado de acordo com diferentes receitas, distingue-se pela sua maciez e sabor adocicado. O aroma é de nozes.
Os cientistas vêm estudando os tipos de repolho Romanesco há muitos anos, mas até agora todas as suas valiosas qualidades não foram totalmente esclarecidas. Embora possa ser inequivocamente argumentado que este é um vegetal muito saudável.
Variedades de variedades
Existem quatro tipos de repolho Romanesco no Registro Estadual da Federação Russa. Eles são recomendados para cultivo em terrenos privados. As variedades de couve-flor Romanesco incluem as seguintes variedades:
- Puntoverde é uma variedade de repolho de maturação média com uma cabeça grande de até um quilo e meio.
- A verônica também tem duração média, mas a cabeça é maior, cerca de 2 kg.
- Variedade Romanesco Pérola - maturação tardia média, pesando até 800 gramas.
- Taça de esmeralda - amadurecimento médio precoce, cabeça cerca de 500 gramas.
A taxa de germinação das sementes da variedade Romanesco, infelizmente, não é de 100%. Portanto, ao semear, pegue uma semente grande e duas pequenas. Em embalagens, via de regra, 25, 50 e 100 sementes.
Um dos híbridos de repolho Romanesco:
Os benefícios da variedade Romanesco
Como já mencionamos, hoje todas as propriedades benéficas de um vegetal não foram divulgadas pelos cientistas. Mas já se sabe com certeza que ele tem:
- propriedades antivirais, antibacterianas e antiinflamatórias;
- é um antioxidante e antidepressivo;
- propriedades antimicrobianas, anticarcinogênicas e anticâncer.
A presença de um grande número de várias vitaminas, oligoelementos, fibras, caroteno, bem como os elementos de terras raras selênio e flúor, tornam as variedades Romanesco atrativas para nutricionistas e médicos.
O uso do repolho na dieta tem efeito benéfico sobre os vasos sanguíneos, melhorando sua elasticidade. Vegetal útil com sangue "espesso". Os médicos já estabeleceram que a presença de isocianatos ajuda no combate à doença do século - o câncer. Os médicos recomendam que o híbrido Romanesco seja introduzido na dieta de pessoas com problemas do trato gastrointestinal, pois remove o colesterol, toxinas, toxinas.
O híbrido Romanesco é amplamente utilizado na culinária. Afinal, ele pode ser cozido como as variedades normais de repolho. Mas o repolho exótico é mais macio, com um leve sabor de noz.
Junto com seus benefícios, o vegetal pode ser prejudicial. É indesejável comer pratos dele para pessoas com doenças do coração e da glândula tireóide. Na forma crua (embora poucos possam comê-la) ou mal cozida, o inchaço é possível devido à formação de gases, assim como a diarreia.
Crescendo e cuidando
Segundo os jardineiros que cultivam o híbrido Romanesco, a tecnologia agrícola é muito mais difícil devido ao capricho da planta. Os menores erros levam a resultados negativos. Talvez seja exatamente isso que impede que essa variedade de repolho ganhe popularidade entre os jardineiros.
O que você precisa saber para que o cultivo e o cuidado da couve Romanesco sejam bem-sucedidos:
- Mudanças na temperatura e umidade são condições extremas que afetam adversamente a formação do cabeçote.
- O não cumprimento da época de semeadura leva à não formação de inflorescências.
- A formação da cabeça é facilitada por temperaturas de até +18 graus. Se você lida com repolho Romanesco de maturação tardia, é necessário calcular o momento de semeadura de forma que as inflorescências se formem no início de setembro, quando já é frio à noite.
Preparação de mudas
O repolho Romanesco, via de regra, é cultivado em mudas devido às características climáticas das regiões russas. Somente nas regiões do sul é possível semear diretamente no solo.
Para que as mudas de repolho exótico cresçam na época do plantio, as sementes devem ser semeadas 40-60 dias antes do plantio no solo.
Uma caixa de solo é preparada para as mudas. Semeie, como mencionado acima, 2-3 sementes com uma margem. A distância entre os futuros rebentos de couve deve ser de pelo menos 3-4 cm, e entre as ranhuras cerca de 4 cm.
A caixa com as sementes é colocada em um local aquecido e, até que eclodam, a temperatura é mantida em + 20-22 graus. Quando aparecem os primeiros brotos, a temperatura diurna deve ser de 8 a 10 graus, e à noite, 2 graus mais baixa.
Durante o crescimento de mudas de repolho Romanesco, a iluminação deve ser boa e a rega moderada (a secagem de um torrão de terra é inaceitável durante o cultivo de mudas). Esses padrões agronômicos são necessários para a formação de um sistema radicular poderoso. Além disso, no momento em que as mudas são plantadas no solo, ele deve estar agachado.
Plantar mudas no solo
Quando o ar esquenta até 12 graus e desaparece a ameaça de volta das geadas noturnas, as mudas do híbrido Romanesco são plantadas em campo aberto. As camas são preparadas no outono. Eles adicionam os fertilizantes necessários, esterco apodrecido ou composto. Para evitar a acidez do solo, você pode adicionar cotão de limão ou cinza de madeira. É necessário cavar para que, durante o inverno, insetos nocivos e esporos de doenças morram sob a influência de baixas temperaturas.
Não é recomendável escolher um local onde cresçam parentes crucíferos, mas depois de legumes, batatas, pepinos, cebolas, você pode plantar com segurança um híbrido Romanesco.
Antes de plantar as mudas, são feitos covas a uma distância de 45-50 cm. Há um pouco mais entre as linhas para que você possa caminhar com segurança. A terra é derramada com água quente ou uma solução de permanganato de potássio rosa saturado. As mudas são selecionadas com cuidado para não danificar as raízes e borrifam com terra até que o cotilédone saia. O solo ao redor das mudas deve ser espremido para melhor aderência das raízes ao solo e, em seguida, regado.
Cuidados com a planta
No futuro, a saída é reduzida aos procedimentos usuais:
- Rega abundante, evitando que a superfície do solo seque. É melhor providenciar um sistema de irrigação por gotejamento, pois a variedade Romanesco não precisará de água.
- Afrouxando o solo após regar e remover ervas daninhas deve se tornar a norma.
- Cobertura com fertilizantes orgânicos e minerais em diferentes períodos de desenvolvimento da planta. Se preferir orgânico, use uma infusão de verbasco, fezes de galinha ou fertilizante verde (infusão de grama cortada sem sementes). Dos fertilizantes minerais, os jardineiros usam nitrato de amônio, superfosfato, cloreto de potássio e outros. Via de regra, o repolho Romanesco é alimentado três vezes.
- A variedade Romanesco é suscetível às mesmas doenças e é danificada pelos mesmos insetos que o repolho comum. Para perceber o perigo em tempo hábil, você precisa monitorar as condições das plantas. Quando surgem doenças ou pragas, trate as plantações com preparações especiais de acordo com as instruções.
Em vez de uma conclusão
Você precisa coletar as inflorescências à medida que amadurecem, não pode se atrasar, pois o vegetal vai começar a apodrecer. Você precisa cortar o repolho no início da manhã, no tempo seco. Infelizmente, manter a variedade Romanesco fresca é problemática devido ao curto período de tempo: não dura mais do que uma semana na geladeira. É melhor congelar o repolho ou preparar vários lanches, então os vegetais saudáveis podem ser consumidos durante todo o inverno.