Contente
As primeiras abobrinhas foram cultivadas como plantas ornamentais - elas têm lindas folhas esculpidas, longos cílios com grandes flores amarelas. A planta em si pertence à mesma espécie das vinhas africanas e das orquídeas exóticas. Mais tarde, as pessoas começaram a secar as sementes das frutas maduras e a usá-las na alimentação. E apenas alguns séculos atrás, eles pensaram em comer a fruta inteira inteira. A abobrinha acabou por ser não só muito saborosa, mas também vegetal extremamente útil, principalmente para crianças e pessoas que precisam de uma dieta alimentar.
Até o momento, criou mais de 150 variedades de abobrinha, todos eles têm suas próprias características. São frutos coloridos, listrados, redondos e em forma de pêra, frutos de sabor extraordinário e propriedades interessantes. Este artigo irá descrever todas essas variedades, mas atenção especial será dada a pequenas variedades de plantas de abóbora.
Abóbora
Inicialmente, a abobrinha crescia em cílios que se arrastavam pelo chão. Essas safras ainda são cultivadas hoje e existem muitas variedades de plantas trepadeiras. Mas a maioria dos residentes de verão e jardineiros apaixonaram-se pelas variedades arbustivas - são compactas e não ocupam muito espaço.
Em áreas confinadas e hortas abóbora é considerada a solução de maior sucesso. E, no entanto, os arbustos deste vegetal não são tão pequenos - não mais do que uma planta deve ser plantada em um metro quadrado de terra.
Só assim é possível fornecer à abobrinha calor, luz, nutrientes e umidade suficientes. Os arbustos plantados nesse intervalo serão bem ventilados, o que significa que não serão infectados por fungos e mofo.
Cuidado de abobrinha
Via de regra, as abobrinhas são plantas despretensiosas. Tudo o que eles precisam é de sol e água. Mas para ter uma boa colheita é melhor prestar mais atenção às plantas:
- planta no final de maio, quando uma temperatura constante de pelo menos 18 graus é estabelecida;
- plantar mudas para obter uma colheita precoce e abundante;
- crescer em estufas e estufas se a temperatura do ar na região for baixa;
- água com freqüência e em abundância, é melhor usar água morna estabilizada para esse fim;
- fertilizar e desenterrar o solo antes de plantar plantas, calar o solo, soltar;
- escolha áreas com solo solto;
- colheita na hora certa, evitando o sobre-amadurecimento dos frutos;
- variedades de escalada amarrar treliças para que a planta seja ventilada e não apodreça;
- escolha áreas no lado ensolarado, com lençóis freáticos profundos.
Só assim será possível obter rendimentos elevados, que serão suficientes não só para enlatar e cozinhar, mas também para vender.
Abobrinha híbrida
Pra para obter o máximo de abobrinhas pequenas possível, os frutos precisam ser colhidos enquanto são jovens... Os vegetais amadurecem muito rapidamente - aumentam de tamanho, a casca endurece e muitas sementes grandes aparecem. Tudo isso estraga não só a apresentação do vegetal, mas também o seu sabor.
As variedades híbridas são caracterizadas pelo rápido amadurecimento e pelo fato de as abobrinhas não crescerem por muito tempo.... Ou seja, mesmo com uma colheita irregular, o rendimento dos frutos novos será o mesmo.
Isso é ótimo para casas de verão, cujo proprietário não pode vir todos os dias. Abobrinha híbrida pode ser colhido nos fins de semana, e os frutos serão tão pequenos e macios.
Entre outras coisas, todas as variedades híbridas são muito produtivas - até 16 kg de vegetais podem ser colhidos de um arbusto. São resistentes a baixas temperaturas e alguns até ao gelo.... Portanto, o plantio de abobrinhas de uma variedade híbrida é possível não só no sul, mas também na Sibéria.
Outra qualidade dos híbridos é a resistência a doenças. Boas empresas de melhoramento processam suas sementes tanto para pragas quanto para a maioria das doenças inerentes a esse vegetal.
Iskander
A variedade híbrida mais famosa e produtiva é a Iskander. Esta planta foi cultivada por criadores holandeses. Com os devidos cuidados, cerca de 17 kg de abobrinha podem ser colhidos de um arbusto híbrido.
Os frutos não amadurecem demais - por muito tempo conservam seu tamanho pequeno e sua casca e polpa delicadas. Abobrinha desta variedade tem verde pálido ou bege, forma oblonga e superfície lisa. Praticamente não há sementes dentro da fruta, o que torna sua polpa muito macia e saborosa.
O híbrido Iskander amadurece muito rapidamente - já no 40º dia após a semeadura, os primeiros frutos podem ser colhidos - pequenas abobrinhas pesando até 0,5 kg. A cultura tolera qualquer clima e ataques de pragas, é resistente a muitas doenças.
Genovês
Abobrinha, que foi criada por criadores italianos especificamente para seu clima mediterrâneo - um híbrido "genovês". Cientistas domésticos adaptaram a variedade ao clima da Rússia central - ela pode ser cultivada não apenas em uma estufa, mas também em um canteiro de jardim.
O híbrido é muito precoce - os primeiros vegetais podem ser experimentados logo aos 35 dias após o plantio no solo. Os frutos distinguem-se pelo excelente sabor e tamanho reduzido, conservam a polpa e a pele delicadas por muito tempo.
Entre outros méritos, o híbrido oferece alto rendimento e resiste fortemente a doenças de clima úmido - oídio e bacteriose.
Bush Branco
Outro híbrido precoce criado por criadores dinamarqueses é a medula de White Bush. Os primeiros frutos podem ser degustados já no 40º dia após o plantio das sementes no solo.
As abobrinhas se diferenciam pela excelente apresentação - superfície plana, formato cilíndrico regular, cor verde claro. Os vegetais mais maduros adquirem uma cor de pele branca.
A polpa da medula vegetal é delicada, de cor cremosa e possui um sabor adocicado incomum. A planta é resistente a doenças, tolera bem o clima local.
Zucchini amarelo
Muitas donas de casa preferem a abobrinha branca ou esverdeada à abobrinha comum. amarelo fruta. As castas que conferem uma vindima dourada distinguem-se pela boa conservação de qualidade e excelente sabor.
Tem um sabor ligeiramente adocicado e é adequado tanto para consumo in natura, como na preparação de saladas e acompanhamentos, como para enlatados. Após a decapagem, a abobrinha mantém sua tonalidade amarela brilhante, que fica muito bonita.
"Yasmin"
Criadores japoneses desenvolveram esta variedade híbrida muito precoce. "Yasmin" também se refere a abobrinhas de alto rendimento - até 14 kg de vegetais podem ser removidos de um arbusto.
Os frutos são grandes - a maturidade ocorre aos 25 cm de comprimento.O mais interessante nesta abobrinha é a cor dourada da casca. A polpa também apresenta coloração amarela. Difere em um sabor adocicado, fornecido por um alto teor de caroteno - a mesma substância útil que é rica em cenouras.
A planta é resistente à alta umidade, pode ser cultivada tanto em estufa quanto em canteiro. Abobrinha não tem medo de podridão e mofo. Outra vantagem é a frutificação de longo prazo. Os vegetais frescos podem ser colhidos dentro de dois meses - novos ovários aparecerão na planta com muita frequência.
"Golda"
Outro híbrido precoce é "Golda". Estas abobrinhas têm uma casca laranja brilhante e uma polpa cremosa. O híbrido tem um sabor adocicado, contém muito açúcar e caroteno.
Os frutos são muito grandes - seu peso chega a 3 kg e o comprimento é de 0,5 metros. Com esses tamanhos, as características de alto sabor não são perdidas - a abobrinha permanece tenra e suculenta.
Para saladas e consumo in natura, é ainda melhor colher os frutos jovens até que o seu comprimento atinja os 30 cm.
A planta dá bons rendimentos (o que não surpreende dado este tamanho de fruto), é bem transportada e armazenada por muito tempo. Tudo isso permite que você cultive uma variedade para venda, e não apenas para seu próprio uso.
"Corrida do ouro"
A versão holandesa da abobrinha de frutos amarelos é o híbrido Gold Rush. A planta está em maturação precoce - os primeiros vegetais podem ser consumidos já no 40º dia após o plantio das sementes.
A abobrinha cresce pequena, seu peso atinge apenas 150-180 gramas. Mas externamente, os frutos são muito atraentes - eles têm uma casca lisa com uma cor laranja. A polpa é cremosa, ligeiramente adocicada e muito saborosa.
"Amarelo frutado"
O orgulho dos criadores domésticos é a abobrinha Zheltoplodny. As abobrinhas crescem grandes - os vegetais novos pesam 0,7 kg, mas mesmo as abobrinhas maduras de 2 kg permanecem igualmente saborosas e macias.
A casca do vegetal é brilhante, lisa, de cor laranja brilhante. Uma característica distintiva da variedade é o longo período de frutificação - abobrinhas frescas podem ser colhidas ao longo da temporada, a planta dá frutos por cerca de três meses.
Abobrinha redonda
Abobrinhas redondas são muito interessantes - podem ter cores e tamanhos diferentes. Essas frutas podem decorar qualquer casa de verão, porque sua aparência é bastante exótica.
As qualidades gustativas dessas abobrinhas não são piores do que as frutas normais e cilíndricas. E a forma redonda permite que você use vegetais em várias experiências culinárias - para assar, rechear, marinadas.
Um dos usos de uma abóbora redonda é artes e ofícios. Aqui as frutas são utilizadas para fazer diversos vasos, vasilhas e outras lembranças.
Quase todas as variedades de abobrinhas redondas estão perfeitamente adaptadas ao clima russo - elas podem ser plantadas tanto em estufa quanto em campo aberto. Essas safras não requerem nenhum cuidado especial - elas têm irrigação e fertilizantes suficientes.
"Bola"
As abobrinhas da variedade Ball podem ser facilmente confundidas com uma abóbora normal - são redondas e listradas. A pele é verde e a polpa é cremosa.
O sabor da abobrinha redonda é muito forte - são frutas tenras e suculentas com polpa sem sementes grandes. "Ball" cresce até 0,5 kg, mantendo todo o sabor.
Na maioria das vezes, os frutos novos ainda são usados na culinária, eles são colhidos quando a massa atinge apenas 100 gramas. Essas "bolas" são fáceis de encher e você pode até marinar inteiras - este prato parece muito apresentável.
"F1 Festival"
O híbrido pertence às variedades mais incomuns - é frequentemente usado como um tipo decorativo, decorando chalés de verão e casas de campo.
Os frutos crescem pequenos - até 0,6 kg. Eles têm uma forma redonda, semelhante a uma abóbora decorativa. A cor da abobrinha é muito viva e variada - listras de amarelo, verde, preto e branco se alternam aqui.
Você não pode apenas olhar as abobrinhas - elas são muito saborosas. Eles são em conserva, assados e recheados.
"Orange F1"
Outra variedade muito interessante é a abóbora redonda "Orange F1". Os frutos são como pequenas abóboras - são de cor laranja brilhante e formato redondo. A massa dessas abobrinhas raramente chega a 200 gramas - são muito pequenas.
As abobrinhas exóticas são bastante indicadas para consumo humano, além disso, são muito úteis e ricas em oligoelementos e caroteno.
As frutas podem ser salgadas, em conserva, estufadas, assadas e recheadas.
As melhores variedades nacionais
Quais são as melhores variedades? Para alguns, a cor e a forma da abobrinha são importantes, alguém se interessa pela época de seu amadurecimento e alguém quer ficar menos tempo no jardim e escolhe as safras mais despretensiosas. Mas provavelmente para cada dono, o mais importante é o rendimento da abobrinha, pois a verdura deve bastar para todo o período de calor e conservação.
A resistência das plantas também é muito importante, principalmente no clima doméstico. A abobrinha deve tolerar bem o calor, o frio, a seca e a umidade elevada.... A planta deve resistir a doenças e não atrair insetos e outras pragas.
"Âncora"
Uma dessas variedades versáteis é a abobrinha Yakor. Esta variedade pode ser plantada simplesmente no solo, sendo que a abobrinha é de maturação precoce e dá os primeiros frutos já no 40º dia após o plantio das sementes.
Os frutos apresentam tonalidade verde pálida, superfície lisa e formato cilíndrico. A massa da abobrinha madura chega a 1 kg, e seu formato torna-se ligeiramente arredondado.
Os frutos desta variedade toleram perfeitamente não só o transporte, mas também o armazenamento a longo prazo - dentro de um mês eles retêm todas as substâncias úteis e oligoelementos.
A polpa é muito saborosa e aromática, rica em vitaminas. A Abobrinha "Yakor" pode ser estufada, frita, marinada, assada e enlatada - a variedade é versátil e saborosa em qualquer forma.
É necessário tratar com muita atenção os cuidados com a planta - a variedade não tolera muito bem as doenças, precisa de rega oportuna e afrouxamento regular do solo. Mas, com os devidos cuidados, você consegue facilmente até 7 kg de abobrinha por arbusto.
"Zebra"
A abobrinha variedade "Zebra" pertence aos primeiros - os primeiros vegetais aparecem no 35º dia após o plantio das sementes. Mas essas não são todas as conquistas da variedade. Além disso, as abobrinhas têm uma cor interessante - são decoradas com listras verdes claras e verdes escuras.
A variedade também é de alto rendimento, principalmente flores femininas aparecem na planta, dando frutos. Os arbustos de zebra são muito compactos, podem ser cultivados em estufas, estufas e canteiros.
Outra vantagem é a resistência ao frio, o que permite o plantio dessa variedade de abobrinha-abobrinha em qualquer região da Rússia.
Como obter pequenas abobrinhas
Todas as abobrinhas podem ser colhidas jovens e têm o mesmo sabor e composição dos vegetais tecnicamente maduros. A abóbora pequena pode ser recheada, assada e marinada inteira. Eles ficam lindos em potes e em um prato.
Existem variedades de abobrinha que apresentam frutos de tamanho médio, que, mesmo quando maduros demais, raramente chegam a 25 cm de comprimento. As menores abobrinhas podem ser encontradas entre as variedades redondas, entre elas as frutas que chegam a 180 gramas.