Contente
A variedade de sementes pode ser confusa, mesmo para um jardineiro experiente. Hoje existem muitas variedades e híbridos de pepino, todos eles têm pontos fortes: alguns são mais produtivos, outros são resistentes a doenças e outros se distinguem pelo amadurecimento precoce. Como escolher uma variedade adequada e não “se perder” na variedade de sementes?
Sementes estrangeiras são distinguidas como um bloco separado, na maioria das vezes são obtidas como resultado de seleção, portanto, elas se comparam favoravelmente com o pano de fundo do material de semeadura doméstico. As mais comuns são as variedades holandesas de pepino - são mais populares entre os residentes de verão e os jardineiros, devido às suas excelentes características e sabor apurado.
O que são pepinos holandeses
Na maioria das vezes, as pessoas chamam todos os híbridos dessa cultura de pepinos holandeses. Mas isso está errado: existem sementes holandesas não apenas híbridos, mas também variedades de pepino. Os híbridos são obtidos por seleção, combinando as qualidades positivas de diversas variedades. O híbrido difere da variedade também por não produzir descendentes. Ou seja, frutos excelentes crescerão das sementes compradas, mas será impossível coletar material de semente delas nas próximas temporadas.
Tem também esses híbridos de pepino, dentro dos quais tem sementes, eles podem ser plantados e até pegar alguma coisa no final. Mas os pepinos assim cultivados não atenderão mais plenamente às características declaradas pelo fabricante da semente: a planta pode adoecer, os frutos não serão lisos e bonitos, os pepinos podem até ficar amargos.
O custo das sementes holandesas é muito mais alto do que as sementes domésticas. Mas um custo tão alto é totalmente pago pelo rendimento do pepino - na maioria das vezes as safras holandesas florescem em cachos, cada um dos quais produz de 3 a 10 pepinos. Em média, acredita-se que uma tonelada de pepinos de origem holandesa pode ser colhida em um acre de terra.
Os pontos fortes dos "holandeses"
Tanto as variedades quanto os híbridos de pepinos cultivados com sementes holandesas são de frutas de alta qualidade. Em geral, as vantagens dos pepinos holandeses são as seguintes:
- alta produtividade é inerente a todas as variedades e híbridos de origem holandesa;
- resistência à maioria das doenças;
- a presença de espécies polinizadas por abelhas e não polinizadas;
- aptidão para plantio no solo e em estufas;
- falta de amargor nas frutas e alto sabor;
- pepinos crescem aproximadamente do mesmo tamanho, lisos e bonitos;
- versatilidade de pepinos - quase todas as variedades são adequadas para saladas e para preservação.
Podemos dizer que as variedades holandesas e híbridos de pepino combinam todas as melhores qualidades deste vegetal.
Como escolher a variedade holandesa certa
A escolha da casta de pepino é um acontecimento responsável, este é exactamente o caso quando o proprietário pode ser prejudicado pelos conselhos dos vizinhos e críticas dos vendedores. Porque ao escolher um pepino, é importante levar em consideração características individuais, como:
- profundidade da água subterrânea;
- tipo de solo;
- plantar sementes em estufa ou em campo aberto;
- a presença de abelhas no local;
- condições meteorológicas (temperatura, duração do verão, precipitação, geada);
- frequência estimada de irrigação;
- a frequência de colheita (todos os dias, apenas nos finais de semana);
- finalidade dos pepinos (para consumo fresco, para decapagem, para venda).
Se tudo estiver claro com a maioria dos fatores, alguns precisam ser decifrados.
O que as abelhas têm a ver com isso
O fato é que as variedades holandesas, como outros pepinos, são divididas em três tipos:
- Polinização por abelhas.
- Autopolinizada.
- Partenocárpico.
Para o primeiro tipo, as abelhas são definitivamente necessárias, se elas não estiverem no local, ou os pepinos forem plantados em estufa fechada, você não pode esperar pela colheita. As flores femininas não polinizadas se tornarão flores estéreis.
Os híbridos autopolinizados são mais comuns do que outras espécies (quase todos os "holandeses" pertencem a esta espécie). Eles são universais: eles são adequados para estufas e para terrenos abertos. Variedades autopolinizadas possuem inflorescências que combinam pistilos femininos e estames masculinos, são os chamados hermafroditas. Eles não precisam de polinização adicional, eles lidam com esse processo por conta própria. Os híbridos autopolinizados freqüentemente não produzem sementes, mas esses pepinos também são encontrados com sementes.
As espécies partenocárpicas não precisam de polinização, todas as suas flores são fêmeas. Os pepinos também podem ser plantados em estufas e em terreno aberto.
Sal ou corte na salada
De acordo com as características de sabor, três tipos de pepinos são distinguidos:
- Salada.
- Salga.
- Universal.
Eles são todos bons, mas cada um à sua maneira. A salada de pepino tem uma pele fina e delicada e uma polpa suculenta e saborosa. É bom comer cru, adicionar a saladas e outros pratos. Mas, para preservação, os pepinos para salada não são adequados - eles "ficam moles" na salmoura, tornam-se macios e sem forma.
Pra salga e a marinada é usada variedades de pepinos em conserva... Sua casca fica mais espessa, depois de imersa em salmoura, esses pepinos ficam crocantes e apetitosos.
Uma variedade versátil adequada para qualquer finalidade. Esta é uma ótima opção para o cultivo privado, quando o proprietário usará os mesmos pepinos tanto para preservação quanto para consumo in natura.
Os melhores pepinos holandeses
Só depois de analisar todos os fatores, você pode escolher a variedade certa de pepinos. Se o lençol freático passar perto do local, você precisa escolher sementes que são plantadas rasas (1-2 cm). Para chalés de verão, onde o proprietário visita apenas nos finais de semana, híbridos com crescimento lento são adequados.
Angelina F1
Um dos melhores representantes do híbrido "holandês" "Angelina F1". É um pepino muito antigo e pertence à categoria de "espécie autopolinizada". Os pepinos são de tamanho médio, o comprimento dos frutos chega a 14 cm, são pepinos versáteis que se mostram bem na salga e deliciosos e crocantes nas saladas. O híbrido não tem medo de áreas sombreadas, é resistente à maioria das doenças características dos pepinos. Você pode ver os frutos do pepino "Angelina F1" na foto abaixo.
"Hector F1"
Outra variedade muito precoce é o híbrido holandês "Hector F1". Os frutos desta variedade são compactos e apresentam uma casca fina com grandes espinhas. Os arbustos "Hector" são pequenos e não se espalham, mas os pepinos crescem em grupos.
Uma característica surpreendente das frutas é a sua cor verde brilhante estável - os pepinos não ficam amarelos por estarem maduros demais, eles podem ser armazenados por um longo tempo após serem colhidos. "Hector F1" é igualmente bom para estufas e variedades autopolinizadas em terreno aberto. As sementes são endurecidas por baixas temperaturas e várias doenças. Você pode ver o híbrido na foto.
"Bettina F1"
Bettina F1 é melhor cultivada em estufas. Esses pepinos são ótimos para os produtores que vendem vegetais. Conservam sua apresentação por muito tempo, não amarelam e não se deterioram durante o transporte. Os frutos amadurecem muito rapidamente, as plantas frutificam por muito tempo. Portanto, o rendimento da variedade está no auge.
Os próprios pepinos são médios (12 cm), cilíndricos e de forma regular. A casca é densa, com tubérculos. Os pepinos "Bettina F1" podem ser salgados, fermentados e comidos crus. Uma característica distintiva do híbrido é que todos os frutos estão localizados no caule principal. A planta não gosta muito do sol, esta variedade é ótima para estufas e áreas sombreadas do jardim. Você pode ver o híbrido holandês na foto abaixo.
Dolomite F1
Dolomit F1 também é uma variedade muito antiga. Esses pepinos podem ser plantados em estufas e no solo - eles são autopolinizados. Uma característica do híbrido é sua capacidade de regeneração - após baixas temperaturas ou seca, a planta se recupera rapidamente, retomando a frutificação.
Se a Dolomita F1 for bem cuidada, será possível colher toda a safra. Os frutos são de cor verde escuro, a casca é densa com tubérculos e espinhos. Esta variedade é perfeita para preservação - os pepinos são muito crocantes. Como todos os holandeses, Dolomit F1 não tem medo de doenças e saltos de temperatura. Uma amostra do feto é mostrada na foto.
Palavra final
Variedades de pepino holandesas merecem plenamente o reconhecimento e o amor dos jardineiros. Eles são o resultado da seleção e, portanto, combinam os pontos fortes das melhores variedades. Cultivar o holandês é ainda mais fácil devido à sua versatilidade e resistência ao estresse e às doenças. Todos eles são muito produtivos, mas para colher muitos frutos de alta qualidade é preciso considerar cuidadosamente a escolha da variedade.