A berinjela salamandra pertence a um grupo de variedades criadas para cultivo na Sibéria. A descrição da variedade contém a palavra "resistente ao calor", o que, à primeira vista, não corresponde à região em que se recomenda o cultivo desta variedade de berinjela. Mas devemos lembrar que no verão em Yakutia há temperaturas de até + 40 graus. E no sul da Sibéria é muito mais quente do que na parte norte.
Descrição
É uma variedade inicial intermediária e de alto rendimento. Um arbusto de altura média, fechado. A planta entra no período de frutificação três meses após o dia da semeadura. A variedade é cultivada em estufas e ao ar livre. Começa a ramificar cedo, com muitos rebentos laterais. O rendimento da variedade é de sete e meio a dez quilos por metro quadrado.
As beringelas são de tamanho médio. Peso até duzentos gramas. Comprimento de quatorze a dezessete centímetros. A forma é cilíndrica. As berinjelas são roxas escuras com uma superfície brilhante. No cálice, os espinhos estão completamente ausentes ou são muito raros. A polpa não é amarga, branca, densa em consistência... Perfeito para conservar e cozinhar em casa.
Agrotécnica
Esta variedade de berinjela adora solos argilosos e arenosos com muita matéria orgânica. É melhor plantar berinjela após as safras de legumes, cenoura, abóbora, cebola, melão e cabaça. São plantadas em local permanente com mudas previamente germinadas em casa.
Eles são plantados em um local permanente com a idade de cinquenta e cinco dias após um início constante de clima quente. Densidade de mudas por metro quadrado até cinco plantas. Durante o período vegetativo, é necessário soltar o solo e alimentar as berinjelas com fertilizantes minerais. Ervas daninhas são excluídos sem falha.
Recomendação oficial: nas regiões norte e centro da Federação Russa, esta variedade de berinjelas só pode ser cultivada em abrigos: viveiros, estufas. Você pode cobrir temporariamente as camas com filme plástico.
Receita não oficial de produtores de berinjela siberianos
A berinjela é um vegetal do sul, por isso geralmente é recomendado cultivá-la em estufas na Sibéria. Mas os jardineiros siberianos reclamam que a berinjela gera massa verde nas estufas, em vez de amarrar frutas. Como qualquer outra planta, a berinjela começa a dar frutos "antes da morte". Afinal, enquanto é quente, leve e há água, não adianta deixar filhos. Você pode viver para seu prazer. Assim que surgem condições desfavoráveis à vida, a usina entra no programa de geração de uma nova geração. Por esse motivo, hoje os jardineiros siberianos estão começando a "tirar" berinjelas das estufas, cultivando-as a céu aberto.
A berinjela não tem medo do ar frio, mas sim do vento frio e das correntes de ar. Para o plantio de mudas, é preciso escolher um local protegido de ventos fortes, um local ensolarado.
Você pode plantá-los entre arbustos de bagas. É melhor preparar com antecedência um local para o plantio no outono, cobrindo os canteiros com cobertura vegetal abundante. Para cobertura morta, você precisa usar estrume fresco para cama.
O melhor é usar camas frescas de cabra ou cavalo. Em casos extremos, vaca. Essa cobertura também elimina a necessidade de fertilização com nitrogênio. As plantas obtêm nitrogênio da cobertura morta.
A cobertura morta é uma boa alternativa ao filme plástico, sob o qual se cria um excesso de umidade e condições favoráveis ao desenvolvimento de doenças fúngicas. Este método de cultivo sem película sob cobertura morta inibe o desenvolvimento da requeima. Os fungos se desenvolvem na fronteira entre o ar e a terra. Palha bloqueia seu desenvolvimento. Mas as folhas inferiores dos arbustos de berinjela precisam ser cortadas. Os caules da berinjela devem ser ventilados. Você não precisa engrossar muito o plantio. Cinco plantas por metro quadrado é o número máximo para uma variedade.
Protege a cobertura morta e ervas daninhas.
As mudas são cultivadas em casa. As sementes das mudas são semeadas em meados de março, mergulham em meados de abril. Em junho, com o início dos dias quentes, as plantas são plantadas diretamente na cobertura morta do ano passado.
Separe a cobertura morta, coloque o broto lá e mova a cobertura novamente. Após o plantio, regue suavemente. Cozinhar demais, a cobertura morta vai gerar calor, aquecendo as berinjelas novas.
A necessidade de berinjela para rega adicional depende do clima. Com um verão chuvoso, não há necessidade de regar. Quando cultivada em canteiro aberto, a planta não precisa ser fixada com alfinetes.
As críticas sobre esta variedade são unânimes. Depois de comprar sementes de variedades no ano passado, os jardineiros vão comprá-las este ano. Os jardineiros estão mais do que satisfeitos com a produção e o sabor da variedade.