Contente
A cereja Brunetka é uma variedade versátil apreciada pelos jardineiros por seu excelente sabor, resistência à geada e alto rendimento. Para que uma árvore frutífera tenha uma produtividade sempre alta a cada ano, é necessário seguir as regras de plantio e cuidados com essa cultura.
Descrição Cereja Morena
A cereja Brunetka é uma árvore de pequeno e médio porte com copa esférica extensa de densidade média e frutos castanhos arredondados.
Esta cultura é recomendada para cultivo nas regiões centro e sul da Rússia.
Uma variedade de cereja Brunetka comum (Prunus Cerasus Bryunetka) foi criada no Instituto Russo para Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro como resultado da semeadura de sementes obtidas por polinização livre da variedade Zhukovskaya. Em 1995, a espécie de cereja Brunetka foi aceita para testes de variedades estaduais e, em 2001, foi incluída no Registro Estadual da Região Central.
Altura e dimensões de uma árvore adulta
A altura de uma árvore adulta é de cerca de 2 a 2,5 m (às vezes até 3 m). A coroa desta cultura não é muito densa, espalhando-se, tem uma forma esférica. A folhagem das cerejeiras é verde escura. As folhas são oblongas, de tamanho médio, as bordas da placa são serrilhadas. Inflorescências umbilhadas com flores brancas e um agradável aroma pronunciado.
Descrição das frutas
Morenas bagas de cereja têm:
- forma arredondada ligeiramente achatada;
- pele marrom;
- polpa de tonalidade vermelha com textura delicada;
- osso oval pequeno facilmente destacável;
- sabor doce agradável com leve acidez.
O peso médio dos bagos desta cultura é de 3-4 g. Os frutos amadurecem no final de julho. Devido ao fato de esta variedade ser autopolinizada, os frutos são formados todos os anos nos incrementos do ano anterior. O aplicativo é universal.
Cereja polinizadora morena
A cereja Brunetka é uma planta autofértil que não precisa de polinizadores adicionais. No entanto, a presença de várias culturas de outras variedades permite aumentar o rendimento da árvore.
Como polinizadores de cerejas, as morenas usam variedades:
- Vladimirskaya;
- Em memória de Yenikeev.
Características principais
Cherry Brunetka é popular por suas excelentes características, produtividade, resistência à seca e resistência à geada. Porém, como qualquer variedade, a morena tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Resistência à seca, resistência à geada
Esta variedade de cereja tolera bem a seca. É necessário regar a planta durante os períodos:
- formação de ovário;
- floração;
- queda de folhas.
A robustez de inverno das cerejas morenas é média. Os botões de flores são sensíveis às geadas severas da primavera.
Produção
A árvore começa a dar frutos de 3 a 4 anos após o plantio. O rendimento médio de uma árvore por ano é de cerca de 10-12 kg ou 8-9 t / ha (após quatro anos). O indicador depende da qualidade do atendimento e das condições climáticas.
Vantagens e desvantagens
Sobre as vantagens desta variedade, os jardineiros russos observam:
- resistência à geada;
- boa tolerância à seca;
- alta produtividade;
- período médio de maturação dos frutos;
- os frutos maduros não se esfacelam, não racham nem apodrecem.
As desvantagens desta variedade incluem:
- resistência média dos botões florais a baixas temperaturas;
- suscetibilidade a doenças fúngicas.
Regras de pouso
Antes de plantar uma safra, você precisa escolher um local e determinar o momento. Também vale a pena considerar as regras para o plantio de uma cultura.
Tempo recomendado
Nas regiões do sul, o plantio deve ser realizado no outono, na faixa do meio é mais efetivo fazê-lo na primeira quinzena de setembro. Em áreas com clima adverso, é aconselhável plantar cerejas Brunetka na primavera, pois existe um alto risco de congelamento de mudas jovens.
Seleção do local e preparação do solo
O melhor local para o plantio de cerejas Brunetka é considerado um local em um declive não muito íngreme. Na hora de escolher, deve-se ter em mente que esta árvore adora muito sol.
O solo para o plantio de uma muda deve atender aos seguintes requisitos:
- acidez neutra pH = 6,5-7;
- conteúdo equilibrado de areia e argila;
- boa troca de ar;
- camada de drenagem.
A preparação da cova de mudas deve ser iniciada duas semanas antes do plantio:
- tamanho: 40 cm - profundidade, 60 cm - diâmetro (deve-se levar em consideração o volume do sistema radicular da muda);
- preparo do solo: mistura com fertilizantes;
- colocar uma estaca na cova de plantio;
- colocar o solo tratado na cova.
Para preparar o solo ideal para as cerejas, é necessário misturá-lo com compostos orgânicos (esterco, composto), fertilizantes (potássio, fosfato).
Como plantar corretamente
O plantio correto de uma muda de cereja deve ser realizado da seguinte forma:
- Cave um buraco em um local preparado.
- Endireite as raízes e processe-as com verniz de jardim.
- Coloque a muda no fundo do poço, enquanto adiciona terra (o colo da raiz deve estar 57 cm acima do solo);
- Amarre o caule da muda à estaca.
Depois de concluído o procedimento, é necessário regar abundantemente o solo (cerca de 3 litros de água), tendo previamente criado um aterro artificial à volta da muda.
Recursos de cuidados
A morena cereja é despretensiosa no cuidado. Porém, para manter altos rendimentos e aumentar o ciclo de vida da planta, certas regras devem ser seguidas.
Programa de rega e alimentação
Esta variedade de cereja tolera bem a seca. É necessário regar a planta durante o período de formação dos ovários, floração e queda das folhas. Aproximadamente 3 litros de água por planta serão suficientes. Em áreas com clima seco frequente, é necessária rega adicional. Um mês antes da colheita é interrompida, caso contrário pode causar apodrecimento e prejudicar o sabor da fruta.
Como alimentação das plantas, é necessário o uso de fertilizantes, que incluem:
- potássio;
- fósforo;
- nitrogênio (não pode ser usado para o plantio, apenas na primavera em pequenas quantidades).
Para o crescimento e desenvolvimento intensivo das cerejas Morenas, você deve seguir o cronograma de alimentação. O primeiro é aplicado no plantio, o próximo - não antes de 2-3 anos depois, em duas fases:
- no final do período de floração;
- duas semanas após a primeira mamada.
Como fertilizantes, é aconselhável usar uma mistura de ureia, cloreto de potássio e superfosfato. Depois disso, a cereja deve ser regada (cerca de 10-15 litros de água por árvore).
Poda
A coroa de propagação desta cultura de tamanho médio requer uma formação regular. Galhos localizados abaixo de 40-50 cm do nível do solo estão sujeitos a poda. Tal procedimento aumentará o rendimento, a duração do ciclo de vida da cultura. Em primeiro lugar, os ramos secos e privados são removidos.
A formação das cerejas Morenas deve ser realizada dentro de 2 a 4 anos.
Preparando-se para o inverno
O preparo das cerejas morenas para o inverno, como outras variedades desta cultura, deve ser feito antes do início da primeira geada. Em regiões de clima ameno e invernos com neve, basta tratar o solo com fertilizantes e fazer a rega final. Em regiões com climas adversos, a árvore deve ser preparada de forma diferente para o inverno, o que inclui:
- poda sanitária de ramos;
- preparo do solo ao redor do tronco (círculo próximo ao tronco);
- regar e cobrir o solo com cobertura morta;
- caiar o tronco;
- controle de pragas.
As cerejas devem ser cobertas em outubro.
Doenças e pragas
Cherry vulgaris Brunetka é resistente à maioria das doenças. Porém, com cuidados inadequados, essa variedade é suscetível a doenças fúngicas e bacterianas.
Antracnose - uma doença fúngica, cujo desenvolvimento é favorecido por uma importância acrescida (mais de 90%). A casca da fruta é coberta por pequenas saliências com uma flor rosada, que seca quando o tempo está quente.
Hommose, ou fluxo gengival, manifestado pelo fluxo de goma (substância pegajosa) do tronco e galhos da árvore. Isso ocorre como um efeito colateral de doenças ou cuidados com as culturas de baixa qualidade.
Mancha de buraco, ou klyasterosporiose, ocorre quando as condições para o cultivo de safras (temperatura, umidade) são violadas. Se forem detectados sinais de doença, a cultura deve ser tratada com líquido Bordeaux, e as áreas afetadas devem ser removidas.
O maior perigo para as cerejas cereja são as seguintes pragas:
- pulgão cereja;
- gorgulho cereja (larvas e insetos adultos);
- mosca-serra viscosa (larvas);
- lagartas da traça do caule.
Conclusão
A cereja Brunetka é uma variedade de frutas versátil e bastante despretensiosa. Ele produzirá altos rendimentos por muitos anos. Para isso, é preciso seguir as normas de plantio de mudas, cuidar de uma árvore e realizar as medidas agrotécnicas em tempo hábil.
Testemunhos
Anna Pavlova, 47 anos, Kaluga