Contente
A cereja Zhivitsa é um híbrido único de cereja e cereja doce obtido na Bielo-Rússia. Esta variedade tem muitos nomes: Duke, Gamma, Cherry e outros. Os primeiros Griot Ostheimsky e Denisena Zheltaya foram escolhidos como os pais desta variedade. Foi inscrito no Registro do Estado em 2002 e, desde 2005, seu cultivo ativo começou na Rússia e na Ucrânia.
Descrição das cerejas Zhivitsa
A planta possui tronco quase reto e copa arredondada, ligeiramente alongada de baixo para cima. A densidade dos ramos é média, a folhagem é alta. Os galhos estão altos e flácidos. A cor do tronco é cinza acastanhado.
As folhas são alongadas. Eles têm cerca de 12 cm de comprimento e 3-4 cm de largura. A cor é verde profundo. A maioria dos botões são formados nos brotos do ano corrente.
As flores são brancas, de tamanho médio. O período de floração começa em meados de maio. A variedade é autofértil, ou seja, a frutificação sem polinizadores estará praticamente ausente.
A variedade é classificada como de maturação precoce e resistente ao inverno. Recomendado para cultivo em toda a Bielo-Rússia e Ucrânia, bem como na Rússia Central. Porém, devido à sua boa resistência ao gelo, adapta-se perfeitamente em regiões mais frias. Existem inúmeras evidências do cultivo bem-sucedido da cereja Zhivitsa nas regiões dos Urais e da Sibéria Ocidental.
O híbrido também se adaptou no sul. É cultivado com sucesso no Cáucaso do Norte e na região de Astrakhan, embora não tenha valor comercial nessas regiões, uma vez que é possível cultivar variedades mais produtivas que gostam de calor.
Tamanhos e altura da cereja Zhivitsa
O diâmetro do tronco da planta raramente ultrapassa 10-12 cm. A copa arredondada tem dimensões de 1,5 a 2,5 m. A altura da cereja Zhivitsa pode variar de 2,5 m a 3 m.
Descrição das frutas
Os frutos da cereja Zhivitsa são redondos e de tamanho médio. Seu peso não excede 3,7-3,9 g. Eles têm uma pele delicada relativamente frágil de cor vermelha escura. A polpa do híbrido é densa, mas ao mesmo tempo muito suculenta. Tem a mesma cor da pele. O caroço é pequeno, separando-se livremente da polpa.
O sabor é avaliado como muito bom, próximo de excelente. Uma acidez sutil pode ser traçada nele. Em uma escala de cinco pontos, o sabor das cerejas Zhivitsa é estimado em 4,8 pontos. O uso das frutas é universal, elas são consumidas cruas e processadas. Na conservação mostram-se bem, não vagueiam e não explodem.
Polinizadores para cerejas Zhivitsa
Todos os híbridos cereja-cereja ainda carecem de espécimes autoférteis. Este é um problema sério para os criadores, pelo qual lutam há décadas. Cherry Zhivitsa não foi exceção. Além disso, carece da possibilidade de polinização cruzada com sua cultivar ou afins. Para isso, todos os "Ducs" precisam apenas das culturas parentais.
Você pode usar o Griot e Denisenu mencionados anteriormente como polinizador, mas o uso de variedades estreitamente relacionadas também é permitido. Estes incluem: Seedling No. 1, Novodvorskaya, Vianok.
Como último recurso, você pode tentar polinizar com uma cultura não relacionada. Para esta tarefa, quaisquer variedades que floresçam nesta época (1 a 2 décadas de maio) são adequadas. É possível que seja possível encontrar um polinizador espetacular até então desconhecido para a cereja Zhivitsa.
De acordo com os jardineiros, o número mínimo necessário de variedades de polinização para a cereja Zhivitsa deve ser 3-4.
Características principais
O híbrido possui características de alto desempenho. É uma das variedades mais lucrativas para cultivo em climas frios, embora alguns produtores relatem rendimentos médios. Por outro lado, este indicador é bastante aceitável para uma cultura resistente à geada com frutos de qualidade semelhante.
Resistência à seca, resistência à geada
A resistência da variedade à seca é alta. Além disso, a rega frequente não é recomendada. A umidade deve ser aplicada sob a cereja Zhivitsa somente quando houver uma falta crítica de umidade. O sistema radicular das árvores é muito poderoso e pode penetrar a uma profundidade de vários metros.
A resistência ao gelo da variedade é alta. A árvore pode resistir a invernos com temperaturas de até -25 ° C. Nas condições da zona Central, na Bielorrússia e na Ucrânia, não se observou congelamento mesmo nos invernos mais rigorosos.
Produção
O híbrido de cereja Zhivitsa amadurece no meio do verão. As datas de frutificação ocorrem no final de junho ou na primeira década de julho. A variedade pertence ao crescimento precoce - já por 3-4 anos de vida, colheitas abundantes podem ser removidas.
O rendimento, mesmo com cuidado mínimo, é de cerca de 100 kg por cem metros quadrados. Com a aplicação correta da adubação e adesão ao plantio agrotécnico, o número recorde é de cerca de 140 kg na mesma área. Em média, uma árvore produz cerca de 12-15 kg de frutos.
O escopo é universal. São utilizados para fazer sucos e compotas, como recheio de assados. Em conservação, apesar da casca relativamente macia, os frutos mantêm sua integridade. A transportabilidade e a manutenção da qualidade da variedade são satisfatórias.
Vantagens e desvantagens
As qualidades positivas do híbrido de cereja Zhivitsa incluem:
- alta produtividade;
- excelente sabor de frutas;
- versatilidade na aplicação;
- maturidade precoce;
- robustez do inverno;
- resistência à maioria das doenças;
- boa separação óssea.
Desvantagens da variedade:
- a necessidade de múltiplas variedades de polinizadores.
Regras de pouso
O plantio de cerejas Zhivitsa não tem peculiaridades. As recomendações só podem se relacionar com o tempo de plantio e o layout das árvores no local. O resto dos pontos (profundidade do caroço, fertilização, etc.) são padrão para cerejas e cerejas doces em um clima temperado.
Tempo recomendado
Recomenda-se que a cereja Zhivitsa seja plantada na primavera. O plantio de outono não é proibido, mas neste caso a muda deve ser totalmente coberta de geada com material isolante.
Seleção do local e preparação do solo
Não existem requisitos especiais para a seleção do local e a qualidade do solo. A cereja Zhivitsa cresce bem em todos os tipos de solo. A única recomendação importante é que o local esteja ensolarado.
Para obter bons rendimentos, recomenda-se um padrão de plantio de 3 m por 5 m, neste caso as árvores podem ser colocadas tanto em filas regulares como em tabuleiro de xadrez.
Como plantar corretamente
O algoritmo de plantio é padrão: mudas de 1-2 anos são colocadas em covas com diâmetro de 60 cm e profundidade de 50-80 cm. Até 2 baldes de húmus são colocados no fundo da cova, que é colocada em um slide.
Uma estaca é cravada no centro do poço, ao qual uma muda é amarrada. Seu sistema radicular é distribuído uniformemente ao longo das encostas do morro, aspergido com terra, compactado e regado com 20 litros de água.
Recursos de cuidados
O cuidado da cereja Zhivitsa é padrão. Isso inclui rega esporádica, cobertura em solos inférteis e poda regular no final da estação.
Programa de rega e alimentação
A rega é feita mais frequentemente do que uma vez a cada 2-3 semanas, uma vez que o sistema radicular das árvores maduras é ramificado. Com precipitação suficiente, a irrigação artificial pode ser omitida.
A cobertura é feita duas vezes por temporada:
- no início da primavera - com componentes de nitrogênio (não mais de 20 g por árvore);
- no final do outono - fertilizantes superfosfato e potássio (30 e 20 g por planta, respectivamente).
Poda
Forma uma coroa por conta própria, pelo que não necessita de qualquer poda específica. No entanto, acredita-se que quanto mais ao norte estiver a área de cultivo, menor deverá ser a altura da árvore como um todo. Em regiões muito frias (com invernos, quando a temperatura desce para -30 ° C), recomenda-se a formação de caule e copa em forma de arbusto.
Outros tipos de podas (higiênicas, raleadoras e estimulantes) não têm peculiaridades, são realizadas conforme a necessidade.
Preparando-se para o inverno
A variedade Zhivitsa de cereja não precisa de nenhum procedimento especial na preparação para o inverno. Recomenda-se realizar podas sanitárias no final de outubro e caiar os troncos para proteção contra roedores.
Doenças e pragas
Cherry Zhivitsa tem boa resistência a doenças. No entanto, é recomendável realizar atividades regulares para combater doenças como a coccomicose e a moniliose.
Essas atividades consistem na escavação regular do solo no início e no final da temporada, bem como na destruição da grama seca e da folhagem no final do outono. Recomenda-se pulverizar árvores e solo no círculo do tronco com preparações contendo cobre;
- cloróxido de cobre 0,4%;
- Mistura bordalesa 3%;
- sulfato de cobre 4,5%.
Essas medidas devem ser tomadas durante o inchaço dos rins.
Conclusão
Cherry Zhivitsa é um híbrido de cereja e cereja doce de amadurecimento precoce, destinado ao cultivo na Rússia Central, bem como em algumas regiões relativamente frias. Devido à despretensão da planta, ao bom gosto dos frutos e à versatilidade de utilização, esta casta é uma das mais exitosas para cultivo privado na maioria das regiões. Os indicadores de rendimento da planta são bastante elevados.