Contente
Variedades compactas de cereja Antracite com frutos tipo sobremesa - maturação meio tardio. Na primavera, a árvore frutífera será a decoração do jardim, e no verão será conveniente colher dela. A robustez invernal, a portabilidade e a suscetibilidade média a doenças dos frutos de caroço tornam esta variedade adequada para cultivo em jardins privados.
História de criação
Para uma ampla gama de jardineiros, a variedade de cereja Anthracitovaya está disponível desde 2006, quando foi incluída no Registro do Estado e recomendada para as regiões centrais da Rússia. Os funcionários do All-Russian Research Institute, na estação experimental em Orel, trabalharam no cultivo de uma variedade frutífera, escolhendo material de alta qualidade de mudas de cereja polinizadas aleatoriamente Black Consumer Goods.
Descrição da cultura
A nova variedade foi criada para cultivo nas regiões do centro do país, pelas suas características é adequada para quase todas as regiões.
Um antracito comum de cerejeira com uma copa extensa e elevada cresce até 2 m. Os ramos não são densos. Os botões em forma de cone são pequenos, com até 3 milímetros de comprimento, localizados próximos ao ramo. Folhas verdes escuras, finamente serrilhadas, até 6-7 cm de comprimento, em forma de elipse larga, o topo é pontiagudo, a base arredondada. O topo da lâmina da folha é brilhante, curvo; as veias se projetam nitidamente de baixo. O pecíolo é longo, até 12 cm, com tonalidade antocianina brilhante. A inflorescência guarda-chuva forma 3-5 flores com pétalas brancas, até 2,3 cm de diâmetro.
Os frutos da cereja são antracíticos em forma de coração, o funil é largo, o topo é arredondado. O pedúnculo é curto, 11 mm em média. O tamanho dos bagos médios é de 21x16 mm, a espessura da polpa é de 14 mm. O peso dos bagos é de 4,1 a 5 G. A casca da variedade cereja Antracite é densa, mas fina, na altura da maturação adquire uma tonalidade vermelha escura intensa, quase preta. A rica cor dos frutos silvestres deu nome à casta.
Polpa de cereja suculenta, doce e azeda. Antracite vermelho escuro, densidade média. As bagas contêm 11,2% de açúcares, 1,63% de ácido e 16,4% de matéria seca. A semente de creme amarelo, que ocupa apenas 5,5% - 0,23 g da massa do fruto, é facilmente separada da polpa. Nesta base, a variedade cereja antracite é comparada com cerejas doces. A atratividade das frutas foi muito alta - 4,9 pontos. O sabor da sobremesa das cerejas antracitas é avaliado em 4,3 pontos.
Características
Uma característica distintiva da nova variedade de cereja doce com frutos escuros são os muitos traços positivos herdados da planta-mãe.
Resistência à seca, robustez do inverno
A cerejeira Antracita pode suportar os invernos característicos da Rússia central. A variedade de cereja Antracita criará raízes bem e dará frutos na região de Moscou. Mas a planta não resistirá a temperaturas persistentes muito baixas.
O antracito é resistente a secas de curta duração. Para obter uma boa colheita, a árvore deve ser regada em tempo hábil nos sulcos feitos ao redor da circunferência da copa.
Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento
Uma característica específica da variedade Anthracitovaya médio-tardio é a autofertilidade parcial. Mesmo em uma árvore solitária, uma pequena colheita pode ser removida. A colheita de bagas será muito mais rica se você plantar cerejas próximas de variedades como Vladimirskaya, Nochka, Lyubskaya, Shubinka ou Shokoladnitsa. Jardineiros experientes também aconselham colocar cerejas nas proximidades.
As cerejeiras antracíticas florescem em meados ou no final da segunda década de maio. Os frutos amadurecem após 15 a 23 de julho, dependendo das condições climáticas.
Produtividade, frutificação
Os ovários são formados nos ramos do bouquet e rebentos do crescimento do ano passado. A árvore começa a dar frutos logo 4 anos após o plantio. A fragilidade da planta deve ser levada em consideração: a cereja antracita frutifica em média por 15-18 anos. Em condições de bom atendimento, rega oportuna e alimentação competente, até 18 kg de bagas amadurecem numa árvore desta variedade. Durante os testes, a variedade apresentou um rendimento médio de 96,3 c / ha. O rendimento máximo subiu para 106,6 c / ha, o que indica uma característica de produção positiva das variedades de cereja Anthracitovaya.
Quantidade de frutas vermelhas
Os frutos das cerejas antracite são consumidos frescos e processados em várias compotas e compotas. As frutas também são congeladas e secas.
Resistência a doenças e pragas
As variedades de cereja Antracite são moderadamente afetadas por moniliose e coccomicose. A árvore deve ser examinada durante a estação de crescimento para a detecção precoce de pragas: pulgões, mariposas, moscas cereja.
Vantagens e desvantagens
A variedade de cereja antracite já ganhou grande popularidade na região Central e está se espalhando em outras áreas devido a uma série de vantagens.
- Excelentes qualidades de consumo: bela aparência de frutos silvestres, polpa espessa e sabor agradável;
- Transportabilidade;
- Alta produtividade;
- Autofertilidade relativa;
- Robustez do inverno e capacidade de resistir a secas de curta duração.
As desvantagens da variedade são:
- Imunidade média a doenças fúngicas: coccomicose e queimadura monilial;
- Infestação por pragas.
Características de pouso
Para tornar feliz a coleta de amoras doces, você precisa escolher o local e a época certos de plantar as cerejas antracitas.
Tempo recomendado
Uma muda com sistema radicular aberto só criará raízes bem na primavera. As árvores são plantadas em contêineres até setembro.
Escolhendo o lugar certo
Colocar uma muda de antracito na face sul dos prédios é a melhor opção. Evite locais soprados pelo vento.
- As cerejas não são plantadas em áreas com água estagnada e em planícies. Ou colocado em um monte;
- As árvores prosperam em solos argilosos e arenosos com uma reação neutra;
- Solos pesados são melhorados com areia, turfa, húmus;
- Solos ácidos são diluídos com cal.
Quais safras podem e não podem ser plantadas ao lado das cerejas
Cerejas ou cerejas são plantadas perto da variedade Antracita. Bons vizinhos são o espinheiro, o freixo da montanha, a madressilva, o sabugueiro, uma groselha que cresce na sombra parcial. Você não pode plantar macieiras altas, damascos, tílias, bétulas, bordos nas proximidades. A vizinhança das colheitas de framboesa, groselha e erva-moura é indesejável.
Seleção e preparação de material de plantio
Uma muda de cereja de alta qualidade da variedade Antracita é adquirida em fazendas especializadas.
- As melhores mudas são bienais;
- O caule não é inferior a 60 cm;
- Espessura do tambor 2-2,5 cm;
- O comprimento dos ramos é de até 60 cm;
- As raízes são firmes, sem danos.
Do local de compra até o local, a muda de antracita é transportada envolvendo as raízes em um pano úmido. Em seguida, é imerso em um purê de argila por 2-3 horas. Você pode adicionar um estimulante de crescimento, de acordo com as instruções.
Algoritmo de aterrissagem
Uma cavilha é introduzida no poço acabado com o substrato para a liga da muda de cereja antracite.
- A muda é colocada em um monte, espalhando as raízes;
- O colar da raiz de uma cereja é colocado 5-7 cm acima da superfície do solo;
- Após a rega, coloque uma camada de cobertura morta de até 5-7 cm;
- Os ramos são cortados em 15-20 cm.
Acompanhamento da cultura
Ao cultivar variedades de cereja antracita, o solo é solto a uma profundidade de 7 cm, removido ervas daninhas... A cerejeira é regada uma vez por semana, 10 litros de manhã e à noite. É importante regar as cerejas antracite após a floração e durante a polimerização dos frutos.
A árvore é alimentada por 4-5 anos de crescimento:
- No início da primavera, carbamida ou nitrato;
- A matéria orgânica é introduzida na fase de floração;
- Após a coleta das bagas, fertilizar com uréia pelo método foliar.
Os ramos fracos e espessos são podados no início da primavera.
Antes do inverno, o círculo do tronco é coberto com cobertura morta. O tronco de uma árvore jovem é protegido com várias camadas de agrotêxtil e rede para roedores.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
Doenças / pragas | Sinais | Métodos de controle | Prevenção |
Moniliose ou queimadura monilial | Brotos, ovários e folhas que parecem queimadas | Pulverização com produtos contendo cobre no início da primavera, após a floração, no outono | Galhos infectados são removidos, folhas caídas e galhos doentes são queimados |
Coccomicose | Existem pontos vermelhos nas folhas. Acúmulos acinzentados inferiores de micélio. As folhas estão murchando. Infecção de ramos e frutas | Pulverizar com fungicidas no final da floração e após a colheita dos frutos | Tratamento no início da primavera com líquido bordalês ou sulfato de cobre |
Pulgão | Colônias sob folhas torcidas | Processamento no início da primavera, após a floração, no verão: Inta-Vir, Aktellik, Fitoverm | Sprinkling na primavera: Fufanon |
Mosca cereja | As larvas estragam a fruta |
| Tratamento pós-floração: Fufanon |
Conclusão
Plantar esta variedade é uma boa escolha ao cuidar da árvore polinizadora. Um local soalheiro, a rega e a alimentação são importantes para a qualidade dos bagos. O processamento antecipado salvará a árvore de doenças e pragas.