Contente
Cherry Prima é muito popular entre jardineiros experientes, pois esta planta é durável, de alto rendimento, despretensiosa e não caprichosa. Bagas agridoces, que estão sempre em abundância, são consumidas frescas e transformadas em sucos e geleias. No entanto, para que as cerejas tenham uma colheita rica, é importante conhecer as técnicas agrícolas de cultivo, as características do cuidado, bem como como proteger a árvore de doenças e pragas.
Descrição da variedade Prima cereja
Há mais de dois mil anos, as cerejeiras são cultivadas em jardins por toda a Europa, porque os frutos desta cultura não são apenas saborosos, mas também úteis para o corpo. Mais de 100 tipos de cerejas são conhecidos, no entanto, Prima é uma das mais populares devido ao seu alto rendimento e despretensão. Além disso, a variedade Prima cereja é considerada em detalhes, uma foto e descrição de uma árvore adulta e frutas são fornecidas e tecnologia agrícola para o cultivo desta cultura é fornecida.
Altura e dimensões de uma árvore adulta
Uma cerejeira Prima adulta atinge tamanho médio (até 3 m de altura) ou é vigorosa (até 3,5 m). Uma copa densa ligeiramente elevada com folhas brilhantes de tamanho médio tem uma forma predominantemente redonda. Recomenda-se o cultivo de cerejas desta variedade em todo o território da região central da Rússia.
Descrição das frutas
Bagas redondas, vermelho-escuras, com polpa suculenta, densa e de cor viva, pesam de 3 a 4 G. O sabor do fruto é agradável, com rico aroma de cereja, o caroço se separa facilmente da polpa.
Uma característica é que após o amadurecimento suas cerejas podem afundar nos galhos da árvore até setembro. Ao mesmo tempo, a qualidade gastronómica dos bagos não diminui em nada, não são cozidos ao sol e não perdem a sua apresentação.
Polinizadores de cereja Prima
Cherry Prima é caracterizada pela floração tardia. A variedade não é autofértil, portanto, para a polinização, é necessária a presença de outros representantes da espécie em uma área. As seguintes variedades de cereja são consideradas as melhores como polinizadores:
- Vladimirskaya;
- Zhukovskaya;
- Lyubskaya;
- Shubinka.
Essas variedades, como a cereja Prima, florescem na segunda quinzena de maio e, portanto, são polinizadores ideais entre si.
Principais características das cerejas primárias
Cherry Prima é uma cultura de crescimento rápido e amadurecimento tardio que adora lugares tranquilos, ensolarados e calmos. Em condições climáticas favoráveis, você pode começar a colheita a partir do final de julho.
Resistência à seca, resistência à geada
A cereja prospera em regiões com clima rigoroso e tolera igualmente o calor e a seca prolongada, bem como geadas severas e invernos com neve. É graças à sua resistência à seca e à geada que a Prima é cultivada em quase todas as regiões da Rússia.
Produção
A Prima começa a frutificar em condições favoráveis no quarto ano após o plantio das mudas. De uma árvore você pode obter até 20-25 kg de frutas selecionadas, no entanto, este não é o limite. Anteriormente, em anos especialmente favoráveis, uma colheita de 80-83 kg de cerejas de uma planta adulta foi registrada.
A frutificação depende do solo e do local em que a árvore cresce, bem como do horário de irrigação e fertilização. Se Prima não tiver luz solar suficiente, os frutos serão pequenos, pequenos e azedos. Uma vez a cada três anos, a copa da planta deve ser podada para rejuvenescer - isso aumenta a fertilidade da árvore.
Os bagos têm uma casca elástica forte e polpa densa, pelo que toleram bem o transporte e caracterizam-se pela elevada qualidade de conservação. A área de aplicação das frutas é bastante ampla - são consumidas frescas e depois de cozidas. Os sucos são feitos de cerejas, compotas, compotas e conservas são fervidos, enlatados e congelados para o inverno.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da variedade Prima incluem as seguintes características:
- alta produtividade;
- sabor de frutas, versatilidade de uso;
- boa transportabilidade e manutenção da qualidade dos bagos;
- adaptabilidade às condições climáticas desfavoráveis.
No entanto, apesar de tantas qualidades positivas, a cereja Prima tem algumas desvantagens:
- a altura torna a colheita difícil;
- a variedade é suscetível a doenças como a moniliose.
Regras de pouso
Para que uma árvore frutifique bem, é importante seguir as regras do cultivo agrícola, bem como escolher materiais de plantio de alta qualidade. Na hora de comprar mudas Prima, você precisa estar atento ao sistema radicular, ele deve estar bem formado e desenvolvido. Isso irá acelerar a sobrevivência da planta em um novo local.
Tempo recomendado
O plantio de mudas de cereja Prima com sistema de raiz nua é realizado no início da primavera em uma cova previamente preparada e fertilizada desde o outono. Plantas anuais enxertadas são usadas como material de plantio. Se as mudas de cereja forem colocadas em contêineres, elas podem ser plantadas no solo durante todo o período primavera-verão.
É importante lembrar que esta variedade de cereja requer polinizadores. Portanto, se não houver espécimes adequados nas parcelas vizinhas, você precisa comprá-los diretamente ao comprar mudas Prima e plantá-los no solo ao mesmo tempo.
Seleção do local e preparação do solo
Cherry adora lugares bem iluminados e sem correntes de ar. Portanto, é aconselhável plantar as mudas de Prima entre quintais ou chalés de verão, no entanto, para que não dêem sombra às árvores.
Também vale a pena prestar atenção ao solo em que a cereja vai crescer. Prima não tolera estagnação no sistema radicular da água ou inundações periódicas durante a estação chuvosa. Portanto, se essa probabilidade existir, você deve garantir um bom escoamento de água antes de plantar ou fazer um aterro.
Mais adequados para as cerejas primárias são solos argilosos ou franco-arenosos drenados com uma acidez de pH 6,5-7,0. Se um local com solo argiloso ou arenoso for alocado para o plantio, a planta provavelmente se desenvolverá mal, frutificará mal e morrerá rapidamente. Para evitar isso, é necessário preparar uma grande cova de plantio para a muda, ao fundo da qual deve ser feita uma drenagem, bem como um substrato rico em húmus.
Como plantar corretamente
Ao plantar cerejeiras Prima jovens no local, deve-se ter em mente que elas crescem rapidamente e, com um padrão de plantio denso, dão sombra umas às outras. Portanto, deve haver pelo menos 9-12 metros quadrados entre as mudas. m.
Os fertilizantes orgânicos são aplicados no fundo na forma de húmus de cavalo ou húmus (dois baldes), bem como 20 g de cloreto de potássio e 40 g de superfosfato. A muda Prima é plantada de forma que o colo da raiz fique 5 a 7 cm acima do nível do solo.
Recursos de cuidados
Cherry Prima não requer cuidados especiais e todas as atividades são reduzidas a rega regular, fertilização oportuna e poda anual de copa. Além disso, apesar da resistência à geada da variedade, em regiões com invernos rigorosos, vale a pena cuidar para que a cereja resista mais facilmente ao frio severo.
Programa de rega e alimentação
Depois de plantar uma muda, basta regá-la uma vez por semana durante um mês. Depois, você pode mudar para a programação quatro vezes por mês - duas vezes por dia (manhã e noite). Cada planta deve consumir pelo menos um balde de água. É importante não limitar a rega da árvore durante o período de frutificação e formação ativa de botões florais para o próximo ano (isso acontece em junho e julho), caso contrário a colheita será ruim no ano atual e no futuro.
Além do tratamento da raiz durante o plantio, os fertilizantes são aplicados duas vezes ao ano:
- antes da floração: 10 g de uréia, 25 g de superfosfato, 15 g de cloreto de potássio em um balde de água;
- no final do outono: as cerejas são fertilizadas com compostos orgânicos (40 g de esterco por árvore), superfosfato (400 g) e sulfato de potássio (150 g).
Além disso, a calagem do solo deve ser feita uma vez a cada cinco anos. Para fazer isso, 300 a 500 g de calcário moído ou farinha de dolomita são espalhados sob cada árvore.
Poda
Em abril de cada ano, antes da floração, é importante realizar a poda antienvelhecimento das cerejas. Isso ajudará a aumentar o rendimento de Prima, a aumentar o teor de açúcar das bagas e também a prevenir muitas doenças.
As curvas fracas, bem como os rebentos que crescem dentro da copa, são completamente removidos. Deixe apenas galhos retos e fortes crescendo para o lado, e não para cima.
É necessário cortar os brotos frutíferos que caem no chão. Você também precisa limitar a altura da árvore em 3 m, cortando os galhos que se estendem para cima. Isso dará a oportunidade de desenvolver lateralmente. Deve ser lembrado que você não pode remover mais do que um quarto da massa de toda a coroa de uma vez.
Se preparando para o inverno
Para que a árvore resista melhor às geadas precoces, quando ainda não há neve, e também aos fortes ventos de inverno, é recomendável cobrir a zona das raízes com húmus no outono. Você também deve envolver o tronco das árvores jovens com um material de cobertura especial.
Doenças e pragas
Cherry Prima é suscetível a doenças como queimadura monilial ou moniliose, e se a planta não for tratada, ela morre. O agente causador são os fungos, em resultado da atividade vital de secura das folhas e rebentos jovens. Ao mesmo tempo, eles têm uma aparência característica, que lembra o efeito das chamas. Nos frutos aparecem crescimentos protuberantes cinzentos, os frutos apodrecem e caem.
Eles lutam contra a doença borrifando os afetados, bem como os galhos próximos, com uma solução de nitrafeno a 3% no início da primavera.
Os brotos enegrecidos devem ser removidos. Em seguida, é importante pulverizar a árvore com a mistura de bordeaux 2% antes de abrir os botões. E imediatamente após o término da floração, é realizada a re-pulverização com solução de apenas 1%.
Conclusão
A cereja Prima, cultivada de acordo com todas as regras da tecnologia agrícola, irá certamente deliciar o jardineiro amador com uma colheita farta. É importante não esquecer de tomar medidas preventivas para combater as doenças a tempo, cumprir o calendário de regas e aplicar fertilizantes.