Contente
- 1 Por que a cereja derrama frutos?
- 2 As razões mais comuns pelas quais frutas cereja caem
- 2.1 Um indicador superestimado de acidez do solo
- 2.2 Dieta desequilibrada
- 2.3 Coroa de árvore engrossada
- 2.4 Deficiência de umidade
- 2.5 Características de variedade
- 2.6 Sobrecarga com a colheita do ano passado
- 2.7 Altura do lençol freático
- 2.8 Condições climáticas na época da floração
- 2.9 Cultivo de variedades não zoneadas
- 2.10 Doenças
- 2.11 Pragas
- 3 O que fazer para evitar que a cereja caia do ovário
- 4 Como processar as cerejas para que o ovário não se esfarele
- 5 Medidas de prevenção
- 6 Dicas de jardinagem experientes
- 7 Conclusão
Quando um jardineiro percebe que um ovário de cereja está caindo de seu canteiro, ele imediatamente procura corrigir a situação. Para ajudar as árvores com competência, você deve saber as principais razões do que está acontecendo e as formas mais eficazes de evitá-lo.
Por que a cereja derrama frutos?
A queda dos ovários leva à perda de uma parte significativa da colheita. Às vezes, a cereja cai após a floração. Isso pode acontecer por vários motivos, portanto não será possível fazer sem analisar a situação. Existem várias opiniões sobre este assunto. Alguns acreditam que este é o processo natural de se livrar de uma árvore que a sobrecarrega. Outros recomendam que você mesmo desbaste as flores e os ovários para evitar esse incômodo. Outros ainda estão convencidos de que o problema é causado pelas características da árvore ou por irregularidades na manutenção. Se aderirmos ao último ponto de vista, então há várias razões que levam à queda dos ovários nas cerejas. Isso permitirá ao agricultor preservar a cultura e evitar que isso aconteça novamente.
As razões mais comuns pelas quais frutas cereja caem
Dependendo da causa, a queda dos ovários resulta em vários graus de danos. Consequentemente, as ações para eliminá-lo também serão diferentes.
Os principais motivos, suas ações e soluções são apresentados a seguir.
Um indicador superestimado de acidez do solo
Se tal parâmetro for encontrado, o solo deve ser desoxidado. A deficiência de cal leva ao crescimento excessivo da cobertura foliar. Os frutos não têm nutrição suficiente, não endurecem. Se os ovários forem formados, as cerejas serão pequenas. Na maioria das vezes, eles não amadurecem e a cereja verde ainda se esfarela. A introdução de farinha de dolomita (400 g por 1 m quadrado), infusão de cinza de madeira ou giz (1 colher de sopa da substância por 10 l de água) dentro de um raio de 1 m do tronco da cereja funciona bem.
Dieta desequilibrada
Um motivo muito importante. Na maioria das vezes, é ela quem causa a queda dos ovários na cerejeira. As deficiências de nutrientes resultam em pouca ou nenhuma floração. A árvore pode parar de crescer completamente e perder os ovários. Para corrigir isso, você precisará alimentar com um fertilizante mineral complexo (50 g por 1 m²). Alterne a composição com a infusão de excrementos de pássaros ou verbasco, o consumo da solução de trabalho é de pelo menos 30 litros por árvore. Outra opção é uma preparação especial "Ovyaz" para cerejas, salitre, ureia em combinação com superfosfato e sulfato de potássio. O número de curativos deve ser de pelo menos 2-3 vezes durante a temporada. O período mais importante é a primavera antes do despertar dos botões e após a floração. Deve ser lembrado que você não pode aplicar cal e estrume ao mesmo tempo. Além disso, ao plantar mudas, fertilizantes de nitrogênio não são adicionados.
Coroa de árvore engrossada
Esse fato leva à falta de iluminação dos ovários, que caem. A situação pode ser corrigida pela poda de primavera competente da árvore antes do surgimento dos botões. Especialmente aqueles ramos que crescem para dentro ou engrossam no meio da copa. Após a colheita dos frutos, deve-se fazer novamente a poda sanitária dos brotos jovens.
Deficiência de umidade
Quando a cereja floresce e frutifica, ela precisa muito de água. Assim que a umidade do solo diminui, ele desprende o ovário. É necessário monitorar as condições climáticas na primavera, compensando a escassez com regas na hora. É melhor fazer isso à noite ao longo dos canais do anel na borda da coroa. É bom combinar a rega com o tempero superior.
Características de variedade
Este ponto se refere à esterilidade. Mesmo as variedades populares podem ser autoférteis. Portanto, a ausência de vizinhos polinizadores levará à ausência de ovários. É melhor comprar mudas autoférteis que garantam uma colheita anual. Para navegar, é preciso lembrar que existem três tipos de variedades de cultivo - autofértil com 5% dos ovários, parcialmente autofértil com 20% da formação de ovários e autofértil com 40% dos ovários.
Sobrecarga com a colheita do ano passado
Depois de um ano fértil, as cerejas precisam se recuperar. Portanto, ele desprende uma parte significativa dos ovários. Essas variedades requerem cuidados especiais. Deve ser regular e de alta qualidade. Os curativos de outono desempenham um papel especial. Ao longo da borda das raízes de sucção por 1 sq. m de solo, colocar húmus (15 kg), superfosfato (300 g), uma mistura de potássio com magnésio (100 g). Aprofunde a composição de nutrientes em 20 cm.
Altura do lençol freático
A cereja pertence a culturas muito sensíveis ao parâmetro. Ela cresce bem se a profundidade for de pelo menos 2 m. A localização próxima da água à superfície do solo oprime a planta. É ideal plantar um pomar de cerejas em uma colina natural ou formada.
Condições climáticas na época da floração
O pólen é capaz de fertilizar por 3-5 dias. Se neste momento houver um calor, ele se desintegra. Se chover, os insetos não voam e não polinizam a cereja. Para atrair as abelhas, utiliza-se água com mel (100 g de mel por 1 litro de água).
Cultivo de variedades não zoneadas
O motivo é trivial, mas também comum. A incompatibilidade das condições e características da árvore leva à ausência de um ovário.
Doenças
A queda do ovário é considerada um dos sintomas da clotterosporia e da cocomicose. Com esta última enfermidade, a cereja perde seus frutos verdes. As árvores precisam de cuidados e tratamento adequados.
Pragas
A causa mais comum é a mosca-cereja ou o gorgulho-cereja. O plantio de variedades precoces, medidas preventivas, a adesão às técnicas agrícolas ajudam.
O que fazer para evitar que a cereja caia do ovário
Existem várias atividades que salvam a colheita da cereja:
- Reduzir a acidez do solo através da introdução de preparações adequadas.
- Poda oportuna e correta da árvore no início da primavera e após a frutificação.
- Alimentação regular e competente de cerejas.
- Rega tendo em conta as condições meteorológicas e as condições da planta.
- Regulação da posição das águas subterrâneas por meio de medidas para seu desvio.
- Atrair abelhas e outros insetos para o jardim para polinizar variedades.
- Seleção de variedades interpolinizadas.
- Cumprimento do cronograma de tratamentos preventivos de cerejas contra doenças e pragas.
- Inspeção regular de árvores e remoção de peças danificadas.
- Capinar o local, soltar o solo, enriquecer com matéria orgânica.
- Limpeza de folhas e frutos caídos.
Um passo muito importante no cuidado é a escolha correta dos produtos em spray.
Como processar as cerejas para que o ovário não se esfarele
Se as frutas caírem na cereja, borrifar a árvore ajudará. Os jardineiros reconhecem o líquido Bordeaux como a composição ideal.Esta operação é frequentemente referida como “pulverização azul”. A substância protege as cerejas contra infecções fúngicas. A pulverização deve ser realizada no início da primavera, quando os botões estão começando a estourar.
Este período é denominado "ao longo do cone verde". Vai precisar de 3% de líquido Bordeaux. A segunda pulverização deve ser feita na época de crescimento ativo da cereja, quando aparecem novos ramos e folhas. Para isso, é preparada uma solução a 1%. O efeito é potencializado se você tratar não apenas a coroa, mas também o tronco e o círculo peri-tronco.
Quando surgem doenças, são necessários tratamentos com fungicidas e as pragas são destruídas com inseticidas.
Medidas de prevenção
As ações preventivas consistem na adesão criteriosa à agrotécnica da cerejeira. Todos os anos, as plantas são tratadas com soluções desde o aparecimento de pragas e doenças no jardim.
Não se esqueça de fertilizar o solo, principalmente no outono após a frutificação.
As árvores novas devem ser cobertas durante o inverno para que os botões não congelem.
A remoção oportuna dos frutos caídos não permite que as pragas se multipliquem e as doenças se espalhem. Também é necessário colher frutas maduras em tempo hábil para não sobrecarregar as cerejas.
Dicas de jardinagem experientes
Se uma cerejeira florescer abundantemente, isso não garante uma colheita rica. Antes da floração, é necessário adicionar uma solução de ureia (25 g por 10 l de água) ao círculo próximo ao caule. E depois que as flores se abrem - uma infusão orgânica de verbasco ou excrementos de pássaros. Após a floração, você precisa de um complexo mineral (50 g por 1 m²). Essa alternância de nutrientes é boa para fortalecer a vitalidade da cereja.
Outra sutileza: você não pode tirar brotos de uma árvore para plantar. Se for enxertado, você poderá obter um jogo, não uma variedade.
Os jardineiros precisam saber que o cuidado adequado e o cumprimento cuidadoso das recomendações agrotécnicas evitarão que as cerejas caiam dos ovários. Portanto, você deve mais uma vez relembrar os possíveis motivos apresentados no vídeo:
Conclusão
As razões pelas quais o ovário cereja cai podem não apenas ser removidas, mas também evitadas. Cuidar da árvore certamente dará o resultado desejado.
A cerejeira tem cerca de 10 anos e mal podemos esperar pelos frutos ... Ela floresce abundantemente, os frutos estão amarrados em grande quantidade. mas ... Chega um momento e ela deixa cair a fruta verde !!! todo! No entanto, a folhagem não é. Kamedetechi - não. para sempre - nem uma vez. Exteriormente, é impossível determinar qualquer doença. as coisas estão boas. A folhagem é densa. Sem sinais visíveis de qualquer doença. O porta-malas está limpo. O que é que não entendemos. Ajude-me, por favor.