Contente
Hawthorn é um arbusto perene com flores perfumadas e frutas vermelhas brilhantes da família Rosaceae. Ao cultivar em uma casa de verão, todo jardineiro deve ter uma ideia de como o espinheiro pode ser propagado. A planta atende a todos os métodos de criação, escolhendo o mais adequado, você pode cultivar um belo arbusto que vai decorar sua casa de verão.
Como o espinheiro se reproduz
Para que o espinheiro se desenvolva bem no jardim, é necessário conhecer as regras de cuidado, plantio e reprodução. Hawthorn pode ser propagado por sementes, estacas, por ramificação, enxerto e por estacas de raiz e crescimentos:
- Estacas. Para este método de reprodução, os brotos verdes jovens são cortados em um ângulo agudo de 10-15 cm de comprimento, a folhagem inferior é removida e a superior é reduzida pela metade. O material de plantio preparado é plantado em solo feito de areia e turfa. Para que ocorra a rápida formação de raízes, o corte é processado em "Kornevin" ou "Epin" e a umidade do ar é criada pelo menos 80%. O método tem desvantagens: pobre enraizamento, baixa taxa de sobrevivência.
- Incrementos de raiz... Como a planta é um arbusto, os ramos das raízes são formados todos os anos. No outono ou no final do verão, a prole é cuidadosamente desconectada da mata uterina e transplantada para um local preparado.
- Por diversão... Para obter uma nova planta, os brotos de 1–2 anos são colocados em uma trincheira preparada de modo que a parte superior suba à superfície da terra. A saída é polvilhada com terra, o solo é derramado e coberto com cobertura morta. No final do verão, o rebento cria raízes e está pronto para o replantio.
- Estacas de raiz... O material de plantio é estocado no outono. Para este método, são utilizadas raízes lignificadas com 10-15 cm de comprimento.Na primavera, o rizoma é dividido ao meio e plantado no solo em ângulo agudo, deixando 1 cm acima da superfície. A germinação ocorre apenas quando a umidade do ar é de pelo menos 80%.
- Sementes... As sementes são densamente revestidas e a chance de germinação é muito baixa.
Antes da semeadura, para uma melhor germinação, é necessário seguir o conselho:
- use frutas verdes;
- realizar estratificação;
- processar as sementes com nitrato de sódio;
- mergulhe em água morna por 5 dias antes da semeadura.
A propagação do espinheiro por sementes e estacas não é um processo fácil que pode trazer um resultado negativo em vez do esperado.
Como cultivar sementes de espinheiro
A propagação de sementes de espinheiro é um trabalho árduo e requer muito tempo e paciência. Um arbusto cultivado a partir de sementes não herdará a beleza da planta-mãe, portanto, não é recomendado propagar variedades valiosas por este método.
Cultivo de espinheiro a partir de sementes em casa
É difícil propagar espinheiros em casa e este método não é adequado para jovens jardineiros. Antes do plantio, é necessário preparar a semente, o recipiente e o solo. Depois que os primeiros brotos aparecem, a planta precisa de cuidados adequados.
Estratificação de sementes de espinheiro
Para obter brotos amigáveis durante a propagação de sementes de espinheiro, o material de semeadura deve passar por estratificação. Sem uma preparação preliminar, as sementes não germinam.
Frutos verdes, grandes e saudáveis são selecionados para reprodução. Corte a casca e retire a polpa com as sementes, que devem ser estratificadas. Por esta:
- O material de plantio, junto com a polpa, é embebido em água morna.
- Depois de um dia, retirado com cuidado da água e esfregado por uma peneira.
- Os grãos separados são embebidos em nitrato de potássio a 1% por um dia.
- O material preparado é embrulhado em uma lona e colocado em um porão ou refrigerador durante todo o inverno. Você pode usar outro método: as sementes são misturadas com areia do rio, colocadas em um recipiente, derramadas e removidas em uma sala fria.
Preparação de solo e recipientes
Após o trabalho preparatório, as sementes são plantadas em um vaso largo e fundo. Uma camada de 15 cm de drenagem e solo nutritivo é colocada no fundo. Para preparar o solo para o plantio, é necessário misturar turfa, areia grossa, húmus e solo frondoso. Antes de semear, o solo é regado com água fervente ou uma solução fraca de permanganato de potássio.
Como plantar sementes de espinheiro
Uma vez que a germinação das sementes em espinheiros é baixa, elas são semeadas de maneira bastante espessa e superficial. Após o plantio, eles são aspergidos com terra, regados e uma micro estufa é instalada. Após o surgimento das mudas, o abrigo é retirado e o recipiente reorganizado em local quente e ensolarado.
Cultivo de espinheiro a partir de sementes
Cuidar das mudas de espinheiro é simples. Consiste na rega regular com água morna sob a raiz. Após a irrigação, o solo é suavemente solto. A fertilização com fertilizantes orgânicos é aplicada duas vezes ao ano. Hawthorn é uma planta de crescimento lento, o crescimento anual é de 15 a 20 cm. Depois que a planta atinge 30 cm e desenvolve um sistema radicular forte, pode ser transferida com segurança para uma área aberta.
Como plantar sementes de espinheiro em campo aberto no outono
Para que o plantio de sementes de espinheiro dê um resultado positivo, eles levam a semente preparada do ano passado. Nesse caso, a germinação só pode ocorrer depois de um ano e meio.
As sementes são semeadas em local ensolarado, evitando-se a umidade e áreas úmidas. Eles escavam a terra, adicionam húmus e estrume podre. Sulcos rasos são feitos, o material de plantio é colocado a uma profundidade de 1–1,5 cm e polvilhado com terra, rega abundante e o canteiro é coberto com agulhas de pinheiro ou folhagem seca.
Como cultivar espinheiro a partir de mudas
A propagação do espinheiro por cortes é uma tarefa difícil e meticulosa. Elas criam raízes por muito tempo e com relutância, portanto, ao escolher o método de propagação do espinheiro por estacas, é preciso levar em consideração que o material de plantio enraíza por 1,5-2 anos e não é fato que a planta vai começar crescer e se desenvolver.
É possível cortar um espinheiro
As estacas são cortadas antes de a folhagem florescer. Se o enraizamento ocorrer sob uma cobertura de filme, os brotos podem ser cortados no final do outono, após a queda das folhas.
Propagação de espinheiro por estacas no outono
Para as estacas, selecionam-se brotos verdes de um ano, com no máximo 1 cm de espessura, sendo ideais para isso brotos laterais que crescem no lado sul. O broto selecionado é dividido em cortes de 10-15 cm.
O material de plantio recém-cortado é mantido por cerca de uma hora em um estimulador de formação de raízes e plantado em vasos grandes com solo nutritivo. O terreno pode ser comprado na loja, ou você mesmo pode cozinhá-lo. Para isso, areia de rio, turfa e giz são misturados em partes iguais.
O solo é regado com a planta de enraizamento, na qual foram colocadas as mudas, e os brotos cortados são colocados. Para criar o regime de temperatura úmido necessário para a germinação, o pote é coberto com uma garrafa de plástico ou vidro.
O aparecimento das primeiras folhas é sinal de enraizamento. Em seguida, o abrigo é retirado por 10-15 minutos, aumentando diariamente o tempo de permanência ao ar livre. O cuidado com as mudas consiste em regar e alimentar. Durante a estação de crescimento, as mudas jovens são alimentadas com fertilizantes nitrogenados. A rega é realizada abundantemente, mas raramente após a camada superficial do solo estar completamente seca.
No ano seguinte, um arbusto maduro e enraizado pode ser plantado no local escolhido.
Propagação de espinheiro por estacas na primavera
Na primavera, o material de plantio é cortado antes do fluxo de seiva. A tecnologia de corte e preparo para o plantio é a mesma do plantio de mudas no outono em casa.
O material de plantio é plantado em tabuleiro de xadrez, mantendo um intervalo entre as fileiras de meio metro, e entre as plantas - 20 cm, para o enraizamento é necessária uma umidade do ar de pelo menos 80%.
Para manter as condições de temperatura e umidade, são feitas instalações especiais de nebulização. Por esta:
- Uma vala de meio metro de profundidade é cavada, ½ preenchida com composto ou húmus, uma camada de areia é colocada em cima e o material de plantio é plantado.
- As trincheiras são compactadas hermeticamente em 2 lados, o vidro é instalado no topo em uma moldura de madeira (você pode usar vidros de janela antigos).
- Para fazer com que a estrutura se encaixe perfeitamente, as tábuas são colocadas ao longo do perímetro do poço.
- A parte interna do vidro é revestida com um tecido leve e altamente absorvente.
- Num dia de sol, quando a humidade absorvida pelo tecido evapora, forma-se um nevoeiro, graças ao qual se mantém o regime de temperatura e humidade.
Se, depois de criar o espinheiro-alvar, as mudas resistiram bem ao inverno, essa é a chave para o sucesso. Na primavera, durante a estação de crescimento, a planta jovem é intensamente alimentada com fertilizantes nitrogenados após abundante rega.
No ano seguinte, as plantas propagadas são plantadas em local permanente com um intervalo de pelo menos 2 m. Mas para melhor crescimento e desenvolvimento, jardineiros experientes aconselham o transplante por 4 anos após o enraizamento.
Os jardineiros começaram a praticar o enraizamento do espinheiro nas batatas:
- Os brotos fatiados são preparados.
- Todos os olhos são removidos das batatas.
- Depois disso, as estacas são inseridas na cultura da raiz e enterradas no solo.
- O terreno é regado e coberto com cobertura morta. Cubra com um frasco de vidro ou plástico.
Enxerto de espinheiro
A vacinação é a melhor forma de criar espinheiros. Freixo da montanha e um arbusto de espinheiro velho e mal frutificado podem ser usados como estoque.
Qual método escolher
Existem 3 métodos de como plantar um espinheiro:
- em clivagem;
- na bunda;
- cópula.
Na rachadura - corta-se o topo do galho (caldo) na altura desejada, após o que é feita uma incisão vertical no cânhamo com 5 cm de profundidade, onde é inserida a estaca (copa). O material de criação preparado deve ser saudável e ter 3-4 botões. O corte inferior da copa é feito de forma cônica, de modo que é mais fácil colocá-lo na fenda feita.
No bumbum - o método de execução é o mesmo do enxerto em uma fenda, mas há uma diferença: o rebento é inserido em um bolso recortado na parede lateral do estoque.
A cópula é um método popular e eficaz. Para este método, os diâmetros do porta-enxerto e copa devem ser iguais. Na copa e no porta-enxerto, são feitos cortes oblíquos em um ângulo de 30 graus, para uma conexão firme dos tecidos.
A cópula é o método mais fácil, até um jardineiro novato pode lidar com isso. Prós da cópula:
- simplicidade na execução;
- 100% de taxa de sobrevivência;
- você pode plantar várias árvores frutíferas e arbustos;
- após 12 meses, os primeiros frutos podem ser colhidos.
Em que o espinheiro pode ser enxertado?
O espinheiro pode ser enxertado em sorveira-brava e arbusto espinheiro-alvar antigo e não fértil.O melhor estoque de espinheiro é a cinza vermelha da montanha. A reprodução desta forma permite obter uma árvore padrão, na qual, como mostra a prática, o sabor e as qualidades medicinais dos frutos não se alteram.
Quando enxertado em um arbusto velho, o arbusto é rejuvenescido e a frutificação é retomada.
Enxertia de espinheiro em macieira
Plantas intimamente relacionadas podem ser enxertadas na macieira. Ou seja, uma macieira pode ser propagada enxertando com macieira ou macieira com uma pêra.
A principal condição para qualquer vacinação: apenas frutas de caroço enraízam-se nas frutas de caroço, frutas em pomó - nas frutas de caroço.
Ao multiplicar árvores interespecíficas, a planta terá vida curta, com uma safra pequena e de baixa qualidade.
É possível plantar espinheiro em uma muda de pera
Você não pode enxertar um espinheiro em uma pêra; você pode enxertar certas variedades de uma pêra em um espinheiro. Envolvendo-se na enxertia experimental, deve-se lembrar que ao se multiplicar desta forma, a frutificação ocorre em 2-3 anos. Portanto, inoculando espécimes de diferentes raças, pode-se perder muito tempo e não esperar o resultado esperado.
Termos e regras de vacinação
O espinheiro pode ser propagado por enxerto após o derretimento da neve, antes da abertura do botão ou imediatamente após a queda das folhas. Para a muda, colher 2 plantas de verão com diâmetro de colo de raiz de 1 cm. A enxertia é realizada a 1 m de altura, enquanto os rebentos laterais não são removidos.
A chave para uma boa sobrevivência depende dos cortes. Eles deveriam ser:
- corte do lado sul da árvore;
- colhida no outono e hibernada na adega ou na geladeira;
- devem ter de 4 a 7 botões bem desenvolvidos.
Seja qual for o método de vacinação escolhido, a técnica é a mesma para todos:
- O local da vacinação é amarrado com polietileno ou fita isolante.
- Os locais abertos são tratados com relvado de jardim.
- As juntas devem ser protegidas da penetração de umidade, mas não apertadas demais.
- Um mês após o aparecimento dos rins, o curativo é afrouxado.
- Até o momento do acréscimo completo, o espinheiro precisa de cuidados e atenção: proteção da luz solar direta, remoção de galhos em excesso, prevenção de pragas de insetos.
O sucesso da obra será visto em 30-40 dias. Se a reprodução foi realizada de acordo com as regras, e o rebento rapidamente criou raízes, o espinheiro começará a dar frutos no próximo ano.
O que pode ser enxertado em espinheiro
Hawthorn é um excelente porta-enxerto para peras. As mudas nele enxertadas se desenvolvem bem e frutificam. Para que uma árvore frutífera comece a dar frutos, é necessário escolher as variedades certas. No espinheiro, variedades como: Beleza talgar, Zolotovorotskaya, Cárpatos, Kiev Bere, Hoverla. Eles dão um bom crescimento, começam a formar botões de flores e frutificam imediatamente.
Algumas variedades, de acordo com os jardineiros, não criam raízes no espinheiro. Estes incluem: Sonatina, Drycha sem sementes, 56-25 Vyzhnitsa.
Como criar espinheiro com sugadores de raiz
Este método de reprodução é usado para formas arbustivas de espinheiro. O método é usado no final de agosto e início de setembro.
Os rebentos anuais emergentes são cuidadosamente separados, mas não retirados, da planta-mãe, tendo o cuidado de não danificar a raiz horizontal. Depois que uma planta jovem independente hiberna, cria raízes e começa a ficar verde, ela pode ser desenterrada e transplantada para um novo lugar.
Propagação de espinheiro por camadas
Apenas as formas arbustivas de espinheiro podem ser propagadas por camadas. A tecnologia do trabalho é muito simples:
- Após o fim das geadas de primavera, os brotos anuais são cuidadosamente colocados em uma trincheira preparada.
- Fixado ao solo com uma lança de madeira ou grampo de modo que o topo fique localizado acima da superfície do solo.
- A trincheira é coberta com terra, regada abundantemente, o solo é coberto com palha.
- A separação do ramo da planta-mãe é realizada no outono ou na primavera.
Como você pode propagar espinheiro de frutos grandes
À venda, você pode encontrar uma grande variedade de mudas de espinheiro com frutos grandes, mas muitas variedades são caras e nem todos podem pagar. Portanto, para cultivar uma sebe bonita e útil em um terreno pessoal, você precisa saber como o espinheiro-frutífero se reproduz.
O espinheiro com frutos grandes se reproduz por sementes e vegetativamente. Quando propagados por sementes, os primeiros brotos podem aparecer vários anos após o plantio. Uma planta que cresceu a partir de sementes perde sua semelhança materna e a frutificação ocorre aos 7–8 anos.
Hawthorn se reproduz bem vegetativamente. A velha planta podada começa a desenvolver intensamente os brotos das raízes, que são desenterradas e transplantadas para um novo local.
E também um bom resultado é obtido enxertando uma muda jovem em uma planta velha e não fértil.
Conclusão
Hawthorn pode ser propagado de diferentes maneiras. Cada um deles tem seus prós e contras. Escolhendo o mais adequado, você pode diversificar o jardim com um belo e útil arbusto, que se enfeitará com flores brancas e perfumadas na primavera, e no outono o deliciará com frutas vermelhas suculentas e medicinais.