Contente
Uma sebe de espinheiro é usada no design do local, como um elemento de uma solução de design decorativo. Ele carrega uma carga funcional, o arbusto é usado para proteger o território. A cultura apresenta uma variedade de variedades ornamentais híbridas, permitindo a criação de uma cerca baixa ou sebe até 5 m de altura.
O uso de espinheiro no projeto paisagístico
Hawthorn pertence a arbustos caducifólios perenes. Adequado para decorar áreas grandes e pequenas. As espécies diferem na estrutura dos brotos, na cor das flores e nos frutos. O espinheiro decorativo é usado para decorar o território como:
- uma planta de baga com frutos vermelhos, amarelos ou pretos brilhantes;
- cultura decídua, que no outono muda a cor da coroa para tons espetaculares de vermelho e amarelo;
- arbusto com flores grandes: branco, rosa, vermelho escuro.
No local, a cultura é cultivada em forma de árvore ou padrão, em forma de arbusto ornamental. As plantações individuais ou em grupo são usadas no projeto, na foto abaixo é um exemplo de uma cerca viva de espinheiro.
O espinheiro decorativo é usado como:
- Elemento de divisão das zonas
- Uma cerca viva ao longo das bordas do caminho do jardim para criar um beco.
- Os arbustos de fundo perto da parede do edifício.
- Projeto decorativo da orla na área do parque.
- O fundo está nos canteiros, o centro do canteiro de flores.
- Combinado com coníferas.
- Criação de várias formas decorativas ou acentos dominantes estritos.
- Solução de design para decoração de áreas de lazer.
Uma cerca viva de espinheiro-alvar alta é usada como camuflagem para áreas sanitárias em locais públicos. Serve como uma boa proteção contra o vento e o ar poluído das megalópoles.
Como escolher uma variedade de espinheiro para uma sebe
A cultura apresenta um grande número de variedades decorativas; para fazerem a sebe de espinheiro com as próprias mãos, escolhem-se um arbusto, tendo em conta a funcionalidade e as características da planta:
- para proteger o local, uma espécie de crescimento alto é adequada;
- se o objetivo da direção do projeto, escolha um arbusto que se adapte bem ao corte, subdimensionado:
- há uma série de espécies que preferem solos arenosos ou argilosos, ligeiramente alcalinos, para outras, a composição do solo não é fundamental;
- diferem na tolerância à sombra e à seca;
- leve em consideração a peculiaridade do crescimento: lenhoso, padrão, arbustivo.
Quão rápido uma cerca viva de espinheiro cresce
Uma cultura perene plantada no local tem crescido em um lugar permanente por várias décadas. Os primeiros 3 anos não requerem a formação constante de copas, o crescimento anual é de 20 cm. Após 5 anos, o crescimento é de até 40 cm. Dependendo da espécie, floresce por 5-8 anos, as variedades ornamentais enxertadas dão frutos mais cedo. Uma sebe de 2 m de altura pode ser formada 8 anos após o plantio, cortando os rebentos laterais.
Variedades de espinheiro para sebes
Para criar uma sebe, são plantadas espécies com forma de coroa piramidal. Como parte da composição, como um único elemento, escolha variedades com uma coroa abaixada (chorosa). A lista de variedades de espinheiro-alvar e suas fotos, populares entre designers profissionais e jardineiros amadores, ainda mais.
Espinheiro pescador
A espécie é classificada como caduca decorativo árvores e arbustos, outro nome é espinheiro Songar, espinheiro dzungarian. Cresce até 6 m na parte central da Rússia, no sul - até 8 m. Espinheiro-resistente à congelação (-270 C). Cresce em solos ligeiramente ácidos, ligeiramente alcalinos, argilosos ou arenosos. Possui alta capacidade de formação de rebentos. A planta é tolerante à sombra, não requer rega constante. O pico de decoratividade durante a floração e a frutificação.
Característica externa:
- os troncos principais são cinza claro, os ramos são cerejeira escura, os espinhos têm 10 mm;
- as folhas são em forma de cunha, com 7 lóbulos, esculpidas ao longo da borda, com 3 cm de comprimento, verde claro com um tom cinza;
- as inflorescências são complexas, com 4,5 cm de diâmetro, flores brancas com 1,2 cm de tamanho, antera rosa;
- frutos - 1,5 cm, redondos, castanhos com manchas brancas, polpa amarela.
Frutando a partir dos 7 anos, os frutos amadurecem no final de setembro. É usado para o plantio em linha, sebes, em grupo.
Em forma de leque
Representante das árvores ornamentais, o espinheiro em forma de leque cresce ao longo das margens dos rios e em terrenos planos. Encontrado nas regiões de Arkhangelsk, Oryol. Uma árvore de caules múltiplos com uma altura de 6 m.
Descrição da planta:
- os ramos são verticais, sinuosos, castanhos com matizes verdes, espinhos intensos, espinhos - 10 mm, rebentos cinzentos claros;
- as folhas são largas na base, afinando para cima, até 7 cm de comprimento, esculpidas ao longo da borda, verde-escuro;
- as inflorescências são complexas, densidade - 12 flores, as flores são brancas, as anteras são rosa claro;
- frutos em forma de elipse, cor vermelha rica, polpa amarela.
O espinheiro floresce em meados de maio, no 6º ano da estação de crescimento. Os frutos amadurecem no início de outubro. A árvore é pouco exigente para a composição do solo. Prefere áreas abertas e ensolaradas, resistentes à seca. É utilizado para o plantio consecutivo, formando uma sebe, em uma composição, como uma única planta.
Ponto
O espinheiro-alvar pertence ao tipo de árvores ornamentais e arbustos, atinge até 10 m. A copa é densa, o primeiro círculo de ramos forma-se baixo do solo. A árvore está se espalhando, com troncos centrais curtos, os galhos são horizontais.
Aparência de espinheiro decorativo:
- ramos perenes de cor cinza escuro, marrom jovem, espinhos esparsos, até 7 cm, com extremidade curva;
- as folhas são grandes, inteiras, verde-escuras; no outono, mudam de cor para laranja brilhante;
- as flores são brancas, grandes, com anteras amarelas ou vermelhas;
- os frutos são redondos, 12 peças por cacho, castanhos ou amarelos.
Frutificando em outubro, prefere solos argilosos e neutros. Resistência média ao gelo. O congelamento do crescimento jovem é possível. É utilizado para plantio único, maciço, sebes de valor protector, para plantio consecutivo.
Fixado
Hawthorn Peristonidrezny representante de árvores ornamentais e arbustos, pertence às espécies do Extremo Oriente. Ela cresce na forma de um arbusto de espalhamento 4,5 m de altura, o crescimento é lento. Frutificação a partir de 7 anos em meados de agosto. A cultura é resistente à geada. Para uma estação de crescimento completa, solos férteis e drenados são necessários.
Folhas, flores e frutos dão decoratividade ao arbusto:
- a planta tem uma elevada capacidade de formação de rebentos, os rebentos e ramos perenes são cinzentos escuros, os espinhos são raros;
- inflorescências caídas, flores grandes - 1,3 cm, pétalas brancas ou creme;
- as folhas são verde-escuras, a partir do meio do verão mudam para amarelas e, no outono, para uma tonalidade vermelha;
- os frutos são grandes - até 1,5 cm, em forma de pêra, de um vermelho profundo.
A planta não tolera bem a sombra e a seca. É usado para decorar áreas de jardins e parques.Ela se presta bem à poda na formação de uma sebe.
Almaatinsky
Uma árvore ornamental, menos frequentemente um arbusto, o espinheiro Alma-Ata, pertence à espécie de baixo crescimento, atinge uma altura de até 5 m. Uma planta com ampla ramificação, a copa é formada a partir do solo, de forma piramidal.
Característica externa:
- ramos perenes são marrom-escuros, crescimento jovem com uma estrutura lisa, bege escuro, espinhos são raros, duros;
- as flores são grandes, 8 peças por inflorescência, rosa ou creme;
- as folhas são grandes, dissecadas com dentes ao longo da borda;
- os bagos são vermelhos brilhantes na fase de maturação técnica, quando maduros mudam para pretos.
Pátria histórica - Quirguistão. A planta adora luz e tolera bem o déficit de umidade. Despretensioso para a composição do solo, resistência média à geada. É utilizada no desenho do território como planta única, em grupo, como sebe de fundo.
Cinco papilares
Hawthorn Pyatipistilny (Hawthorn Five-columnar) refere-se a árvores e arbustos ornamentais. Cresce na Crimeia, no Cáucaso, atinge até 8 m de altura. O ganho é intenso. Resistência média às geadas, cultura exigente na composição do solo (ligeiramente alcalino, arenoso). Utilizado na hibridização de variedades ornamentais.
Características externas:
- coroa de forma piramidal regular, ramos perenes são marrons, brotos de tonalidade cinza, espinhos são pequenos, numerosos;
- as folhas são escuras, verdes no topo, um tom mais claro na parte inferior, amplamente em forma de cunha, esculpidas;
- flores grandes com pétalas brancas, anteras cor de vinho;
- os frutos são grandes, pretos, com tonalidade brilhante.
Usado em uma matriz, em plantações de grupo, como uma sebe.
Suave
Hawthorn Smooth (Common, Thorny) - uma variedade de árvores e arbustos ornamentais, cultura decídua de até 6 m de altura. A coroa é densa, de formato oval, o crescimento é de até 25 cm.
Descrição da planta:
- os ramos perenes são marrons, os anuais são verdes com casca lisa, os espinhos são pequenos, retos;
- folhas em forma de cunha com uma estrutura irregular ao longo da borda, matiz verde saturado, amarelo brilhante no outono;
- as flores são grandes, 10 peças por inflorescência, brancas;
- os frutos são ovais, vermelhos brilhantes, brilhantes.
A cultura tem formas decorativas híbridas com flores vermelhas combinadas (brancas, rosa) carmesim. A cor da fruta é amarela ou vermelha. Hawthorn é resistente à geada, despretensioso para a composição do solo, pode crescer em terrenos rochosos. Usado para arranjar sebes, plantar em grupo ou em fila.
Rosa decorativo
O espinheiro rosa decorativo é representado por vários híbridos.
O mais procurado e disponível para compra:
- Paul Scarlet - flores com tonalidade carmesim brilhante, flores duplas. Ela cresce até 4 m, podendo crescer como um arbusto ou uma árvore padrão. Cresce devagar, o ganho é insignificante. Uma cultivar despretensiosa e resistente à geada em tecnologia agrícola, usada em projetos paisagísticos.
- Flora Pleno - com grandes flores duplas desabrochando. A época decorativa da planta é o período de floração. A cor das pétalas vai do rosa claro ao bordô com manchas brancas. Tempo de floração - 21 dias. É usada como árvore padrão de plantio único, também como plantio em fileira. Resistência média à geada, prefere solos férteis úmidos.
- Toba Híbrido - começa a desabrochar no início do verão, as flores são grandes, brancas, com o tempo adquirem uma tonalidade rosada, dupla. A planta não dá frutos, no outono a copa adquire um tom laranja-ígneo.
Lyudmil
Um arbusto de baixo crescimento de uma variedade ornamental cresce até 80 cm. Usado para criar uma sebe baixa, primeiro plano. Floresce profusamente com flores rosa no início de junho. Os frutos são grandes, comestíveis, de cor laranja brilhante. Variedade sem espinhos, rebentos lisos, castanho-escuros.A planta tolera bem a sombra, resistente ao gelo, prefere umidade moderada, o excesso de água é indesejável.
De folhas redondas
O espinheiro cresce na forma de uma árvore ramificada, até 6 m de altura, ou um arbusto ornamental extenso com uma copa esférica.
Aparência;
- as folhas são arredondadas, grandes, duras, de superfície lustrosa, com dentes ao longo das bordas, verde-escuro;
- ramos numerosos, finos, sombreados de cinza (mais perto do preto), fortemente pontilhados;
- as flores são grandes, brancas, com 2 cm de diâmetro;
- as bagas são castanhas, grandes.
A espécie é resistente ao inverno e tolera bem a seca. A variedade mais comum para o cultivo de sebes. Existem híbridos de variedades com flores duplas nas cores branca, vermelha ou rosa.
Altaico
Cresce em forma de árvore ou arbusto, até 8 m de altura.
Descrição da planta:
- a copa é densa, os ramos são cinzentos escuros, o crescimento é verde claro, à medida que cresce torna-se carmesim;
- os espinhos são curtos, numerosos;
- as folhas são emplumadas ou dissecadas com bordas entalhadas;
- as flores são grandes, completamente brancas;
- bagas de peso médio, laranja vivo.
Floresce no final de maio, frutifica no início de setembro. A variedade decorativa adora a luz, despretensiosa para a composição do solo, resistente à geada e tolera bem a poluição do ar da cidade pelos gases. É usado para criar uma cerca viva alta.
Como plantar uma cerca viva de espinheiro
O plantio de sebes em zonas de clima temperado é feito na primavera, depois do aquecimento do solo. Nas regiões do sul - na primavera e no outono. O solo está preparado desde outubro: desenterram a parcela, se necessário, neutralizam a composição com farinha de dolomita. O material de plantio é escolhido aos 3 anos de idade com a raiz e os rebentos intactos.
Algoritmo de aterrissagem:
- É feito um aprofundamento de 60 cm, 55 cm de largura, em forma de vala contínua.
- Uma camada (15 cm) de turfa e solo de grama, misturada em partes iguais, é derramada no fundo.
- O material de plantio é colocado com um intervalo de 1,3 m, coberto com solo.
- Para reter a umidade, um buraco é feito perto de cada muda de sebe.
- Regado, coberto com turfa.
O colar da raiz é aprofundado em 4 cm.
Manutenção de sebes Hawthorn
Após o plantio da sebe, a planta é cortada completamente, sobram 15 cm do tronco principal, no verão a cultura dará brotos. Eles começam a formar a coroa da sebe após 3 anos, encurtam os ramos do ano passado pela metade, os jovens - em 2/3. Os rebentos danificados são removidos, a sebe ganha a forma desejada, o topo não é tocado. A linha superior é cortada quando o espinheiro atinge a altura desejada. Após 5 anos, a poda é realizada duas vezes, no início de junho e em outubro, os rebentos que se projetam além de certos limites são removidos.
Uma planta ornamental é alimentada durante o 2º ano de vegetação. Na primavera com matéria orgânica, no outono, depois de afrouxar o círculo radicular e remover ervas daninhas, aplique fertilizantes que contenham potássio e fósforo. Regar a sebe até 3 vezes, tendo em atenção que a camada superficial do solo não está seca e não permite alagamento. A frequência de rega depende das chuvas de verão. Uma planta adulta tolera bem o déficit de umidade, a rega é moderada.
Conclusão
A sebe de espinheiro confere um aspecto estético à fachada do edifício, serve como elemento decorativo na concepção de jardins e de um lote. Uma cultura é plantada para proteger o território de invasões externas. Árvores e arbustos se prestam bem à poda. A planta requer cuidados padrão: regar, alimentar, podar.