Contente
Nos espinheiros vermelhos e pretos, a diferença está na espécie e na cor dos frutos. As bagas podem nem ser abertamente pretas. Muitas vezes, a palavra "preto" é apenas uma cor mais escura da pele, que ainda permanece vermelha. No caso do espinheiro, ambos são verdadeiros. Este gênero inclui plantas com bagas pretas, bordô e vermelhas.
Variedades de chokeberry
Se você abordar do ponto de vista de um biólogo, as variedades de espinheiro não têm nenhuma variedade. Existem formas cultivadas que diferem dos parentes silvestres no tamanho dos frutos. Todos os outros signos são iguais. Variedades "pretas" são ainda menos "sortudas". Eles nem mesmo têm formas cultivadas. Portanto, não podemos falar de variedades. Mas existem muitos tipos de espinheiro com frutos pretos ou vermelhos muito escuros no gênero dessas árvores. Alguns são muito raros, outros crescem selvagens nas Américas. Na Eurásia, existem 19 variedades com frutas pretas. Nem todos eles são medicinais. Dzungarian foi descrito apenas por uma árvore cultivada de origem desconhecida. Portanto, nem mesmo está claro se essa espécie realmente existe ou se é um híbrido aleatório.
Espinheiro-alvar Dzungarian Crataegus × dsungarica
No território da Rússia, crescem 4 espécies de espinheiros com bagas pretas:
- cinco pistilos (C. pentagyna);
- Caucasiano (C. caucasica);
- carne verde (C. chlorosárca);
- Maximovich (C. maximowiczii).
Na Ásia Central, o espinheiro preto Songar (Crataegus songarica) cresce, e na parte europeia da Eurásia, o arbusto chokeberry preto é simples e despretensiosamente chamado de preto (C. nigra).
Cinco papilares
A mesma planta é considerada da Crimeia. Tem vários nomes adicionais em russo:
- Fruta preta;
- Cólquida;
- Cinco colunas;
- Espinheiro de Klokov.
Embora essa variedade de espinheiro negro seja freqüentemente chamada de Criméia, na verdade ele é distribuído por toda a Rússia, Ucrânia, Hungria, Ásia Ocidental e Península Balcânica. Locais de cultivo - bordas da floresta. No Cáucaso, ela cresce na zona de floresta média.
A árvore é de tamanho médio. A altura normal é de 3-8 m. Pode crescer até 12 m. A casca dos ramos velhos é cinza. Os espinhos são curtos e esparsos. O lado superior das folhas é verde escuro e brilhante. Abaixo - mais escuro, pubescente.
Inflorescências de até 10 cm de diâmetro, com muitas flores pequenas. As pétalas são brancas. Floresce em maio-junho. Os frutos são pretos, com diâmetro médio de 1 cm, podendo a cor da casca ser preto-púrpura com floração azulada. Tem pouca polpa, pois a espécie não é cultivada. A semente em cada "maçã" é 3-5. Frutificação em agosto-setembro.
As drupas híbridas são mais escuras do que o espinheiro vermelho comum. A madeira "ébano" é frequentemente usada para fins decorativos. Não há informações confiáveis sobre as qualidades curativas do espinheiro-alvar, mas os híbridos podem ser usados para fins médicos.
2 híbridos são cultivados em território russo:
- O espinheiro-alvar de Lambert (C. lambertiana), um híbrido da C. pentagyna cinco papilar com a C. sanguinea vermelho-sangue;
- inverno (C. hiemalis) - híbrido com espinheiro espinheiro-alvar (C. crus-galli).
Para o tratamento, são utilizadas bagas de espinheiro Lambert. É uma variedade vermelha escura.
caucasiano
Endêmico da Transcaucásia. Cresce em encostas rochosas entre outros arbustos. A forma desta planta é um arbusto de 2-3 m de altura. Às vezes chega a 5 m.Se o arbusto cresceu para a forma de uma árvore, pode ter até 7 m de altura Os ramos são castanho-escuros, não há espinhos.
A folhagem é de um verde profundo, mais claro embaixo. As folhas são ovóides, opacas. O tamanho das folhas superiores é 6x6,5 cm. As inflorescências são iguais em tamanho às folhas e consistem em 5-15 flores. Floresce em maio. Drupas com 10-13 cm de tamanho A cor na maturidade técnica é castanho escuro. Os frutos maduros são de cor preta-roxa com manchas claras. A polpa é amarela. A frutificação começa em outubro.
Carne verde
Uma espécie asiática, cuja distribuição abrange Kamchatka, Sakhalin, Primorye e Japão. Cresce nas margens da floresta e nos terraços secos dos rios. Existem árvores individuais, no máximo 2-3 plantas.
Pode atingir 6 m de altura e a casca é cinza ou marrom amarelado. Os rebentos são roxos escuros. O comprimento das espinhas é de até 1,5 cm.
O diâmetro das inflorescências é 2,5-6 cm. A época de floração vai do final de maio ao início de junho. Os frutos são redondos com um diâmetro de até 1 cm. No estado maduro, a casca é preta com uma flor cerosa. A polpa é esverdeada. Em um estado imaturo, as drupas são vermelhas. Existem 4-5 sementes na "maçã". Frutificação: agosto-setembro.
As árvores são usadas no paisagismo para decorar o jardim. Mas a variedade de carne verde é usada com muito menos frequência do que o espinheiro preto europeu (Crataegus nigra) em seu lugar.
Hawthorn Maximovich
Cresce na forma de uma árvore ou arbusto. Habitat: Leste da Sibéria e Extremo Oriente. Pode crescer ao longo do leito dos rios, em prados inundados, bordas de floresta e encostas de montanhas secas. Cresce em árvores solitárias. Prefere florestas decíduas de carvalho.
Pode atingir 7 m de altura e a casca é marrom escura ou marrom-acinzentada. Os espinhos roxos são raros, mas podem ser fortes e ter até 3,5 cm de comprimento.
As folhas são ovóides, com até 13 cm de comprimento e até 10 cm de largura. O diâmetro das inflorescências é de 5 cm. As flores com pétalas brancas têm 1,5 cm de diâmetro. Floração maio-junho.
Os frutos são redondos, com até 1 cm de diâmetro. Peludo verde. Quando maduro, a pilha cai. Frutificação de agosto a setembro.
O arbusto preto é chamado condicionalmente. Os frutos são de cor vermelha escura. Neste caso, o tratamento livre claramente expresso com a designação de cores. Na foto do espinheiro Maksimovich, não preto, mas frutas vermelhas são visíveis.
Qual é a diferença entre black hawthorn e red
A classificação do espinheiro é muito difícil devido ao fato de que diferentes raças hibridizam facilmente sem assistência humana. Consequentemente, as características de sabor dos frutos vermelhos e pretos podem diferir significativamente, mesmo com a mesma cor de casca. Externamente, as bagas das espécies pretas e vermelhas diferem apenas na cor da casca. Pode haver diferenças no tamanho da fruta. Mas o tamanho não depende da cor da pele, mas da raça da planta.
Também não há diferenças na robustez do inverno e resistência à seca nessas plantas, se seus intervalos se sobrepõem. Definitivamente, pode-se dizer algo apenas sobre espécies endêmicas. Por exemplo, sobre o branco. Esta planta não tem resistência ao frio suficiente para ser cultivada na região da Sibéria.
Ao plantar arbustos e árvores no jardim, você precisa levar em consideração seu habitat natural. Para fins decorativos, pode-se plantar pedras com frutos vermelhos e pretos provenientes da mesma região.
Quando cultivada, nenhuma das espécies também causa problemas. Ambas as raças "vermelha" e "preta" se reproduzem bem por sementes, estacas e camadas. O método da semente é muito demorado. É mais fácil propagar representantes do gênero por meio de estacas.
Qual é a diferença entre espinheiro preto e vermelho: uma comparação de propriedades úteis
Não existem estudos especiais sobre as propriedades medicinais do espinheiro-alvar em comparação com o vermelho. Você pode encontrar recomendações para usar apenas as espécies de cinco pistilos como remédio. Mas tanto os espinheiros vermelhos quanto os pretos são moderadamente venenosos.
Nenhuma superioridade do preto sobre o vermelho, ou vice-versa, foi observada.Podemos apenas supor que as frutas pretas aliviam melhor a inflamação no trato gastrointestinal e melhoram a função intestinal devido ao maior conteúdo de pigmentos vegetais de antocianinas na casca. Mas as frutas vermelhas também contêm antocianinas, embora em quantidades menores.
O que pode ser cozido com espinheiro negro
Você pode cozinhar tudo com frutas pretas feitas de frutas vermelhas:
- geléia;
- tinturas;
- decocções;
- licores;
- marshmallow;
- doce;
- Coberturas para tortas;
- outro.
Você também pode comê-lo fresco. O principal é não exagerar na dose. Se você deseja preparar frutas e frutos silvestres, é melhor usar sabugueiro - um fruto preto que se parece com um espinheiro, mesmo externamente. Esta planta tem sido usada há muito tempo como uma cultura alimentar comum. A partir dele são feitos não apenas preparações, mas também sucos, que podem ser consumidos sem restrições.
Conclusão
Hawthorn é vermelho e preto: não há diferença, se você não levar em conta a cor dos frutos. As diferenças entre as plantas são tão insignificantes que sua classificação pode ser revisada. Uma hibridização tão fácil, como em plantas desse gênero, pode indicar que se tratam, na verdade, apenas de subespécies.