Contente
Entre a grande variedade varietal de espinheiros, cada jardineiro encontra certas preferências para si mesmo. Alguém gosta de variedades decorativas, mas para alguém é preferível exclusivamente pelo valor nutricional e medicinal. Hawthorn Toba é uma nova variedade de planta híbrida que se diferencia na mudança de cor das flores durante a estação.
A história do cultivo de variedades
Hawthorn Toba criada no Canadá, esta variedade não está incluída no Registro Estadual. Está se popularizando por ser despretensioso, resistente à geada, perfeito para o clima frio de nosso país.
Por ser uma planta híbrida, ela é cultivada exclusivamente por enxertia de forma a manter as características varietais na íntegra.
Descrição do espinheiro Toba
Esta planta é uma árvore de até 4 metros de altura. A copa é grossa, tem o formato de uma bola, fica muito bonita como decoração da região.
Esta variedade, em comparação com muitas outras, tem uma vantagem - praticamente não há espinhos nos rebentos. As folhas são largas, ovóides, verde-escuras por fora e claras por dentro.
No período inicial de floração, os botões aparecem brancos, depois a tonalidade muda primeiro para rosa pálido e depois para uma rica cor rosa.
Em uma planta híbrida, não existem estames, pistilos e, portanto, a árvore não dá frutos, apenas flores. Para os amantes da geléia de espinheiro, a variedade não é adequada.
Características de variedade
De acordo com a descrição da variedade espinheiro-alvar Toba, pertence a árvores que amam o sol. É despretensioso no cuidado, produz uma quantidade mínima de frutas, de tamanho pequeno. É usado em projetos paisagísticos, mais frequentemente como uma única planta.
Resistência à seca e resistência à geada
A resistência à geada do espinheiro-alvar é ligeiramente mais baixa do que a de outras variedades. Na Rússia, o híbrido se sente bem na zona 5a. Essas regiões incluem: Rússia Central, Estados Bálticos, São Petersburgo, Vladivostok, Minsk, Kiev.
O solo para o desenvolvimento normal do híbrido deve ser moderadamente úmido. A planta não requer rega forte, alagamento. Basta regar 2 vezes por mês na ausência de chuva. Em um verão chuvoso, Toba passa sem regar.
Produtividade e frutificação
Os frutos são formados em pequenas quantidades, muito raramente. A árvore muitas vezes não dá frutos. No local desempenha uma função exclusivamente decorativa, agrada aos olhos com as suas inflorescências cor-de-rosa. Quando o período de floração começa, a árvore se assemelha a um topo coberto de neve, as flores brancas de lado parecem uma camada de neve.
Resistência a doenças e pragas
A variedade híbrida é mais resistente a doenças, infecções fúngicas e virais. Vale a pena proteger o espinheiro das pragas. O espinheiro-alvar Toba é afetado pelo ácaro, curuquerê e pulgão da maçã. É por isso que os especialistas não recomendam o plantio de macieiras, peras e outras plantas frutíferas ao lado do espinheiro. Para a profilaxia, é bom tratar a árvore com fungicidas, e uma solução de sabão ou mistura de tabaco é ótimo contra pragas.
Vantagens e desvantagens da variedade
Hawthorn Toba tem recebido críticas positivas de amadores e profissionais da decoração decorativa. Entre as principais vantagens da variedade:
- falta de espinhos;
- flor bonita e exuberante;
- cuidado despretensioso;
- resistência à geada e falta de água.
Mas a variedade também tem desvantagens:
- falta de fruta;
- exatidão à luz;
- reprodução apenas por vacinação.
Na maioria das vezes, essa variedade é perfeita exclusivamente para paisagismo, já que a árvore ainda não dá frutos.
Características de pouso
O plantio de variedades de espinheiro Toba em sua maior parte não difere do plantio padrão de outras variedades desta planta. É importante escolher uma área externa ensolarada que ficará iluminada a maior parte do dia. É aconselhável que não haja plantas altas por perto que façam sombra, pois a variedade Toba não tolera sombra e floresce mal sem o sol.
Tempo recomendado
Mudas enxertadas de espinheiro-alvar podem ser plantadas no outono ou na primavera. Mas os períodos de outono até meados de setembro, durante o período de queda das folhas, são mais aceitáveis. Neste caso, a muda terá tempo para criar raízes antes da primeira geada e na primavera entrará no período de floração com força e força.
Os termos da primavera são ótimos antes do início do fluxo de seiva. É importante que a muda não congele, senão pode morrer.
Escolher um local adequado e preparar o solo
Em primeiro lugar, você deve levar em consideração a fertilidade do solo. Para que o espinheiro-alvarinho se enraíze bem e delicie os proprietários com a sua floração, é necessário cavar um buraco e preparar bem o solo. O local deve primeiro ser selecionado com iluminação suficiente, sem sombra e também com solo solto. A acidez do solo não deve exceder pH = 8.
O solo deve ser misturado com húmus, turfa e é imprescindível fazer a drenagem de tijolo quebrado ou pedra triturada no fundo da cova. Camada de drenagem - 15 cm.
Quais safras podem e não podem ser plantadas nas proximidades
Hawthorn Toba é uma planta que adora luz e não tolera sombra para uma boa floração. Portanto, não deve ser plantado próximo a árvores frondosas e espalhadas, bem como em plantios de grandes grupos. E também não se pode plantar um híbrido próximo a fruteiras que possuem pragas e doenças comuns: maçãs, peras, ameixas, cerejas.
Se houver canteiros não muito longe do espinheiro, é bom plantar cebola e alho neles, o que afugentará os pulgões da árvore decorativa.
Seleção e preparação do material de plantio
Hawthorn Toba pertence a variedades raras e, portanto, é distribuído apenas por mudas enxertadas. Ao comprar esse material de plantio, você deve examiná-lo cuidadosamente. Todas as raízes devem estar saudáveis e sem sinais de doenças, secura, letargia ou mofo. Todas as raízes doentes e defeituosas devem ser removidas.
Algoritmo de aterrissagem
O buraco deve ser cavado a uma profundidade de 60–80 cm e o diâmetro deve exceder o volume do sistema radicular. Ao plantar, você precisa espalhar cuidadosamente o sistema radicular e colocar a muda no centro da cova de plantio. Polvilhe com terra por cima e tampe. O colar da raiz deve ficar nivelado com o solo. Após o plantio, 15 litros de água devem ser adicionados sob a planta jovem. Cerca de 7 cm deve ser coberto com turfa na zona da raiz. Assim, a planta criará raízes mais rápido e não ficará exposta ao congelamento.
Cuidados de acompanhamento
Os cuidados posteriores após o plantio consistem em regar, alimentar, podar, bem como preparar adequadamente a árvore para o inverno, combatendo pragas e doenças. Mas não é difícil cuidar do espinheiro.
Basta fornecer rega uma vez por mês, mesmo que o verão seja seco. Isso não se aplica a plantas jovens que acabaram de ser plantadas. Eles precisam ser umedecidos com mais frequência 2 a 3 vezes por mês. Se o tempo estiver chuvoso, não é necessário regar. Hawthorn não gosta de solo muito alagado.
Realizar podas higiênicas e modeladoras. A higiene deve ser realizada após o inverno, para destruir os rebentos congelados. Os rebentos secos e doentes podem ser retirados em qualquer época do ano, independentemente da época do ano.
O espinheiro-alvar também não exige alimentação. Basta fertilizar a árvore com esterco de vaca antes da floração.
E também é necessário afrouxar a cobertura do solo para que haja mais permeabilidade ao ar.
O espinheiro não é necessário para protegê-lo da geada no inverno. A variedade é resistente à geada e apenas nas regiões do norte é necessário cobrir a zona das raízes com palha ou feno antes do inverno.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
Existem vários métodos de combate às doenças. A melhor opção são os modernos fungicidas complexos, que podem ser usados não só como agente terapêutico, mas também como profilaxia. É importante estar atento ao aparecimento dos primeiros sintomas de doenças: manchas, folhas secas, folhas retorcidas, descoloração e queda precoce da capa.
Os inseticidas podem ser usados como controle de pragas, e água com sabão também é adequada como profilaxia. Jardineiros experientes plantam plantas inseticidas ao lado de espinheiros.
Hawthorn Toba em paisagismo
Hawthorn Toba na foto não parece menos magnífico do que em vida. Esta planta ornamental sente-se bem tanto em grupos como em plantações individuais. Ele pode ter o formato de uma bola, retângulo ou pirâmide. Nos plantios em grupos grandes, o espinheiro-alvar deve ser o maior, para não perder luz.
Sozinho, pode ser usado próximo a reservatórios artificiais, na forma de enfeites cacheados, próximo a gazebos, como enquadramento de caminhos.
Conclusão
Hawthorn Toba é usado com sucesso por profissionais em design de paisagem e por amadores novatos. É importante apenas lembrar que a planta precisa de luz solar e não tolera sombra. No atendimento, uma variedade rara de espinheiro-alvar é despretensiosa, mas requer a prevenção de doenças e pragas. Você não deve esperar pela frutificação - este é um espécime exclusivamente decorativo.