Blackberry Navajo

Blackberry é uma cultura de jardim de origem norte-americana, que também é cultivada na Rússia. Existem variedades suficientes desta baga que podem crescer com segurança e dar bons frutos nas condições russas. Por exemplo, muitos jardineiros plantam amoras-pretas Navajo em seus terrenos. Considere as características desta variedade, suas características e as regras de cultivo agrícola.

História de criação

A variedade de amora-preta Navajo tem pouco mais de 20 anos. Foi criado em 1987 nos Estados Unidos por cientistas da Universidade de Arkansas, junto com outras variedades dessa cultura, cuja característica comum é a ausência de espinhos nos brotos. O nome da variedade - Navaho (Navajo) - vem do nome de um dos povos indígenas. Várias variedades foram escolhidas como formas parentais para ela: Thornfree, Cherokee, etc. Agora, a amora-preta desta variedade é popular não apenas em sua terra natal, mas também em países europeus e na Rússia.

Descrição da cultura da baga

Blackberry é um subgênero do gênero Raspberry, no qual existem 8 espécies, 2 das quais são utilizadas para cultivo. Estes são arbustos com brotos flexíveis eretos ou reclinados. As amoras-pretas são cultivadas em prol dos frutos doces ou agridoces, que em forma e aparência se assemelham a framboesas, mas não são vermelhos, mas azuis escuros ou pretos.

Compreensão geral da variedade

O arbusto desta amora-preta é poderoso, com rebentos altos (até 2 m) eretos. São bastante fortes, mas podem dobrar-se com o peso dos bagos, pelo que têm de ser amarrados depois de atingirem 1,5 metros ou mais de altura. Difere em brotos fortes, pois forma muito crescimento.

Além da variedade Navajo clássica, também é conhecido o híbrido Navaho Bigandearly obtido em sua base. Esta não é uma variedade completa com características diferentes da forma original, mas uma forma híbrida... Os autores desta criação argumentam que o híbrido Navajo blackberry produz brotos mais altos (até 2,7 m) e bagas maiores que amadurecem mais rápido e têm um sabor de sobremesa. Isso é evidenciado pelo nome do híbrido, que na tradução significa "grande e primitivo".

Bagas

Os bagos da amora-preta da variedade Navajo são de formato cônico curto, alinhados em tamanho e forma, relativamente pequenos (em comparação com outras variedades desta cultura) em tamanho. Seu peso está na faixa de 4-7 g, mas essa característica é bem compensada pelo grande número de frutos amadurecendo em uma planta. Por exemplo, 1 arbusto jovem adulto pode conter mais de 0,5 mil bagas.

Os bagos da amora-preta Navajo são de cor azul escura (na fase de maturação biológica - preto profundo), brilhantes, têm um excelente sabor moderadamente doce, que os provadores classificaram 4,9 pontos em 5, e muitos jardineiros chamam-nos de quase uma referência. Os bagos conseguem manter as suas qualidades comerciais e gustativas durante 5 dias.As sementes desta amora são pequenas, quase invisíveis, o que também é considerado uma vantagem da variedade e apreciada pelos amantes da amora. Os frutos são densos, por isso suportam bem o transporte.

Característica

A variedade Navajo possui qualidades que atraem muitos jardineiros, amadores e profissionais. É por isso que é cada vez mais escolhida para plantar em seus terrenos por jardineiros em toda a Rússia.

Vantagens principais

A amora-preta Navajo é considerada uma variedade despretensiosa que não requer cuidados pessoais especiais. Tolera bem a seca, pode crescer em quase qualquer solo (mas prefere margas arenosas férteis), tem boa resistência à geada (até -20˚С), portanto, em regiões onde a temperatura não desce abaixo deste indicador no inverno, pode crescer sem abrigo. No restante, os arbustos precisarão ser cobertos. Não há espinhos nos brotos desta amora, o que torna a colheita manual muito mais fácil.

Período de floração e tempo de amadurecimento

A variedade Navajo tem um período de maturação tardio, portanto começa a florescer tarde - na zona central da Federação Russa, os arbustos lançam flores na segunda quinzena de junho. Os bagos amadurecem, de acordo com as características da casta, nos meses de agosto ou setembro. Isso é influenciado pelas condições climáticas de uma determinada estação, as condições das plantas e, em certa medida, o local de plantio (em um local ensolarado ou de tênis).

Indicadores de rendimento, datas de frutificação

Devido ao grande número de bagas, a produção de amoras-pretas Navajo é bastante alta e atinge 9 kg por 1 sq. m. A frutificação nos arbustos é prolongada e dura de 3 a 4 semanas.

Escopo de frutas vermelhas

A maioria das frutas da amora-preta Navajo são consumidas frescas, mas também podem ser usadas para fazer preparações caseiras. Eles são usados ​​para fazer compotas, geléias, conservas, recheio para tortas de latão e congelar na geladeira.

Resistência a doenças e pragas

Constatou-se que as amoras dessa variedade não são propensas a doenças e ataques de pragas, portanto, não é necessário tratar os arbustos com agrotóxicos se não for necessário. Isso reduz o custo, o tempo e o esforço despendidos pelo produtor no cultivo das plantas.

Vantagens e desvantagens

A variedade de amora silvestre Navaho possui muitas qualidades positivas, entre elas:

  • auto-fertilidade (os polinizadores não são necessários para a formação do ovário);
  • alto rendimento devido à abundante formação de frutos;
  • pouco exigente para as condições de cultivo;
  • facilidade de cuidado (é mais fácil cuidar de arbustos com ramos eretos e é mais fácil cortá-los);
  • fácil acesso aos bagos durante o processo de colheita devido à ausência de espinhos e ao facto dos bagos se encontrarem em grandes cachos;
  • boa conservação dos bagos e da sua transportabilidade (apesar de serem suculentos, os bagos mantêm-se firmes e não fluem durante quase uma semana após a apanha);
  • excelente sobremesa com sabor de amora.

A variedade também apresenta desvantagens. Quem a cultivou nota que com muita humidade e verões frescos, o rendimento diminui, o sabor dos bagos é influenciado pela quantidade de calor e radiação luminosa absorvida pelas plantas. A desvantagem é a necessidade de retirar os brotos em excesso que engrossam os arbustos.

Métodos de reprodução

As amoras-pretas Navajo são propagadas enraizando os topos dos rebentos e pela descendência raiz. É muito simples fazer isso: quando o crescimento jovem atinge cerca de 0,6 m, os topos são cortados. Depois disso, novos brotos começam a crescer a partir das axilas das folhas. Junto com o tiro, eles são pressionados ao solo e enterrados em uma profundidade rasa. No outono ou na próxima primavera, eles são desenterrados, cortados de uma planta adulta e transplantados para um novo lugar. Os rebentos basais, quando atingem uma altura de 0,2 m, são desenterrados juntamente com um pedaço de terra e transplantados para novos canteiros.

Regras de pouso

Com os devidos cuidados, cada arbusto de amora pode crescer e dar frutos com sucesso por 10-15 anos e é muito influenciado por onde e como foi plantado.É por isso que plantar e cuidar das amoras Navajo na primavera é de grande importância para toda a vida vegetal e produtividade subsequentes.

Tempo recomendado

A melhor época para o plantio de arbustos é a primavera, nas regiões norte também podem ser plantados no início do verão. No outono, não se planta amoras-pretas, pois as mudas não toleram bem o inverno, principalmente os longos e frios.

Escolhendo o lugar certo

O local para os arbustos é escolhido ensolarado e quente, mas sombra parcial também é aceitável. É impossível plantar em um local muito sombreado: as plantas receberão cada vez menos luz e calor, dos quais os frutos serão pequenos e azedos. Você pode colocar amoras em uma área plana aberta ou em pequenos declives, perto de cercas, anexos, o principal é que as plantas estejam protegidas de fortes ventos e correntes de ar.

Preparação do solo

A amora-preta Navajo não tem requisitos especiais para o tipo de solo, mas sua qualidade deve ser alta. O solo deve ser fértil, húmus, leve, solto e arejado. Acidez - neutra, ligeiramente aumentada é permitida. O solo é preferível para absorver a umidade, mas não pantanoso: umidade muito alta é contra-indicada para uma cultura, em solo úmido as raízes das plantas podem apodrecer.

Você pode preparar um terreno para amoras no outono ou na primavera. Para isso, é limpo de resíduos vegetais, desenterrado e fertilizado com matéria orgânica ou fertilizantes minerais. Pouco antes do plantio, o solo é nivelado com um ancinho e são feitos buracos.

Seleção e preparação de mudas

Mudas de amora-preta Navajo devem ser saudáveis, sem danos, sinais de doenças, bem desenvolvidas. Eles devem ter raízes fortes e brotos fortes com folhas verdes (não claras). As plantas com raízes secas ou rebentos de baixo crescimento não são adequadas para o plantio. Antes do plantio da amora-preta, suas raízes são umedecidas e colocadas em solução de um estimulante de enraizamento, como o Kornevin, pelo tempo especificado nas instruções de uso do medicamento.

Algoritmo e esquema de pouso

A distância entre as mudas a serem colocadas deve ser de pelo menos 1,5-2 m. Os orifícios para elas devem ser volumétricos: pelo menos 0,6 m de diâmetro e profundidade. Durante o plantio, 1 balde de húmus e 2 colheres de sopa são colocados em cada um deles. cinzas. De cima, o fertilizante é coberto com uma camada de terra para que as raízes não toquem.

Mudas de amora-preta Navajo são plantadas na seguinte sequência:

  1. Umedeça o solo nos buracos.
  2. O arbusto é colocado no meio e suas raízes são espalhadas.
  3. Eles o cobrem com terra ao longo dos botões de crescimento.
  4. Os rebentos são cortados com tesouras de poda, deixando 2-3 botões em cada.
  5. A superfície do solo é coberta com feno, serragem ou palha, turfa não ácida.

Um suporte sólido é colocado perto de cada arbusto, ao qual serão amarrados longos brotos. A segunda opção: os suportes são instalados ao longo das bordas da fileira, e entre eles são puxadas 2-3 fileiras de arame, que apoiarão os arbustos.

Acompanhamento da cultura

A agrotecnologia da amora-preta sem vigas Navajo não é nada difícil. Se você plantar corretamente, na próxima temporada as primeiras bagas aparecerão nos arbustos, e a partir do 4º ano você pode esperar uma colheita abundante. A principal tarefa do jardineiro nesta época deve ser fornecer às plantas a quantidade necessária de umidade e fertilizantes, a formação de arbustos e sua preparação para o inverno.

Princípios de crescimento

É aconselhável amarrar os arbustos desta amora, embora não pertença a variedades altas. Eles são cultivados em treliças, mas como alternativa, pode-se usar a poda especial dos brotos principais e laterais do arbusto.

Atividades necessárias

O cultivo de amoras-pretas Navajo envolve a implementação de um conjunto de trabalhos agrotécnicos padrão: irrigação, soltura (ou cobertura morta), remoção de ervas daninhas. Os arbustos são regados abundantemente, especialmente durante o período em que as amoras estão em flor e frutificam. Mas você não precisa derramar amoras, não tolera solo muito úmido. Com uma pequena área ocupada por cultura, pode-se instalar um sistema de irrigação por gotejamento no local. Ele distribuirá a água uniformemente e a economizará.Depois de regar ou chover, o solo é solto, capinado ervas daninhas ou coloque uma camada de cobertura morta no solo, o que evita que seque rapidamente. A irrigação com carga de umidade é realizada apenas se o outono for seco.

Poda de arbusto

A amora-preta Navajo distingue-se pelo facto de apresentar um forte crescimento, portanto, é podada a partir do segundo ano de vida. No final da primavera, os topos dos rebentos, que são ramos de 1 m, são cortados. A partir daí, os brotos laterais começam a crescer, o volume do arbusto aumenta e a formação de frutos aumenta.

A formação do arbusto de amora-preta Navajo continua no outono, pois frutifica nos brotos do ano passado, que dão frutos apenas um ano. Por esse motivo, eles precisam ser cortados. Isso é feito no outono, cortando-as com tesoura de poda na raiz. Deixe 3-4 novos brotos, encurtando-os.

Preparando-se para o inverno

Para o inverno, os arbustos de amora-preta precisam ser cobertos. Para isso, os brotos, quando a folhagem deles cai, são retirados da treliça, amarrados uns aos outros e dobrados ao solo. Cubra de cima com um material de cobertura: sintético ou vegetal, por exemplo, ramos de abeto. Sob tal proteção, as amoras toleram bem o frio do inverno.

Doenças e pragas: métodos de controle e prevenção

Todas as variedades de amora-preta americana, às quais pertence o Navajo, são consideradas resistente a pragas e doenças... Foi estabelecido que mesmo os pulgões e mosquitos da bílis se instalam em seus arbustos muito raramente. Mas, mesmo assim, essa cultura pode ser afetada por ácaros-aranha e amora-preta, besouro da framboesa, oídio, septoríase e antracnose. Se aparecerem insetos ou sinais de doenças, a amora-preta deve ser tratada com um inseticida ou fungicida apropriado.

Conclusão

As amoras-pretas da variedade Navaho são consideradas as mais despretensiosas, por isso são populares entre os jardineiros russos. Com os devidos cuidados, pode dar uma colheita maravilhosa por muitos anos e agradar o proprietário com ela.

Testemunhos

Os jardineiros que cultivaram este blackberry deixam seus comentários sobre a variedade Navajo.

Victoria, 28 anos, Tomsk
Amoras-pretas dessa variedade surgiram recentemente. Embora as bagas não sejam muito grandes, os arbustos dão frutos em abundância, de modo que o rendimento geral é bastante alto. Também gosto do facto de os arbustos não terem espinhos, o que torna mais fácil cuidar deles e colher os frutos maduros dos rebentos sem magoar as mãos.
Dmitry, 36 anos, Stavropol
Escolhi esta variedade de amora-preta por seu rendimento, condições de cultivo pouco exigentes, resistência a doenças e facilidade de cuidar. Quando chega a hora da colheita, tiro quilos de amoras pretas do arbusto, extraordinariamente saborosas e aromáticas. Eu recomendo o cultivo desta variedade a todos os jardineiros interessados ​​nesta cultura.

Vídeo Blackberry Navajo:

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção