Contente
Recentemente, os jardineiros russos estão cada vez mais plantando uma cultura que antes não merecia atenção - amoras. Em muitos aspectos, é semelhante às framboesas, mas menos caprichosa, contém mais nutrientes e proporciona uma colheita melhor. Talvez a variedade de amoras Black Satin não seja a mais nova no mercado nacional e não pertença à elite. Mas é testado pelo tempo e é freqüentemente encontrado em jardins russos. Portanto, vale a pena considerar Black Sateen em mais detalhes. A variedade não é tão ruim, requer apenas uma abordagem competente.
História de criação
A variedade Black Satin foi criada em 1974 pelo Northeast Area Research Center localizado em Beltsville, Maryland, EUA. A autoria pertence a D. Scott. As colheitas-mãe foram Darrow e Thornfrey.
Descrição da cultura da baga
Blackberry Black Sateen se espalhou por todo o mundo. Em sua aparência e outras características, lembra a variedade-mãe Tonfrey.
Compreensão geral da variedade
Black-Satin blackberry pertence a variedades semi-rastejantes. Tem rebentos poderosos sem espinhos de cor castanho escuro até 5-7 m de comprimento. Até 1,2-1,5 m crescem para cima, como um kumanik, depois passam para um plano horizontal e tornam-se como uma erva de orvalho. Se os cílios não estiverem amarrados, sob seu próprio peso eles se dobrarão no chão e começarão a rastejar.
Os rebentos crescem muito rapidamente, no início da estação de crescimento, ganhando até 7 cm diários, dão muitos rebentos laterais. Sem a moldagem constante, as amoras Black Satin formam um arbusto espesso que não é capaz de se "alimentar". As bagas não recebem luz e nutrição suficientes, tornam-se menores e não podem amadurecer totalmente.
Os brotos de cetim preto são difíceis e quebram facilmente quando você tenta dobrá-los. Portanto, apesar da ausência de espinhos, é difícil amarrá-los e retirá-los do suporte.
As folhas são grandes, verdes brilhantes. Cada um consiste em 3 ou 5 segmentos serrilhados com uma base pontiaguda e uma ponta.
Bagas
As flores de cetim preto são rosa-violeta quando abertas, depois de alguns dias desbotam para o branco. Eles são coletados em escovas de 10-15 unidades.
Bagas de tamanho médio - em média de 3 a 4 g, nas pontas dos brotos - bem maiores, até 7-8 g. Como pode ser visto na foto da Black Satin, são lindas, mais arredondadas do que alongadas, preto brilhante. Eles são mal separados dos caules.
As opiniões divergem sobre o sabor do Black Satin. O fabricante a avalia em 3,8 pontos, e os jardineiros domésticos que realizam suas próprias pesquisas colocam a variedade no final da lista. Algumas pessoas não dão ao Black Sateen mais do que 2,65 pontos.
Qual é o problema? No estágio de maturação técnica, os frutos são realmente insípidos, apenas agridoces, com aroma fraco. Mas, por outro lado, permanecem densos e adequados para transporte. Quando as bagas Black Satin estão totalmente maduras, tornam-se mais saborosas, doces e aromáticas. Mas os frutos são amolecidos a tal ponto que se torna impossível transportá-los.
A colheita amadurece com o crescimento do ano passado.
Característica
Uma descrição das características da variedade Black Satin ajudará os jardineiros a decidir se devem cultivá-la em um terreno de jardim.
Vantagens principais
A variedade Black Satin tem uma resistência média à geada (menor que a da amora-preta Thornfrey), deve ser coberta para o inverno. Os arbustos danificados pela geada se recuperam rapidamente. A cultura não tolera bem a seca e requer umidade uniforme, como outras amoras-pretas.
Ao plantar a variedade Black Satin, o solo deve ser adequado às necessidades da cultura. As dificuldades de cuidado devem-se principalmente ao rápido crescimento e à capacidade de formar muitos brotos laterais. É difícil cobrir os cílios adultos no inverno e na primavera amarrá-los aos suportes.
É fácil de transportar apenas frutos verdes da variedade Black Satin, os frutos maduros apresentam baixa transportabilidade.
Período de floração e tempo de amadurecimento
O florescimento da espessa amora negra Black Satin começa no final de maio ou início de junho. É muito esticado, muitas vezes em um cacho de frutas você pode ver botões, frutos verdes e maduros.
Ao comparar as variedades de amora-preta Thornfrey e Black Satin, que são relacionadas e muito semelhantes entre si, deve-se notar que a última amadurece 10-15 dias antes. A frutificação começa no final de julho ou início de agosto (dependendo da região) e vai até o final do outono. Deve-se notar que nas regiões do norte cerca de 10-15% da safra não tem tempo de amadurecimento, mesmo com boa tecnologia agrícola.
Indicadores de rendimento, datas de frutificação
O rendimento de Black Sateen é alto. 10-15 kg de bagas são colhidas de um arbusto na idade de 4-5 anos e com boa tecnologia agrícola - até 25 kg.
Em 2012-2014 No ponto de apoio Kokinsky (região de Bryansk) do FSBSI VSTISP, foram testadas as variedades introduzidas de amoras, entre as quais estava o Black Satin. A variedade apresentou alta produtividade - 4,4 toneladas de frutas vermelhas foram colhidas por hectare. A frutificação na região de Bryansk começou no final de julho.
O uso de Black Sateen como uma variedade industrial é problemático. Bagas verdes têm sabor medíocre, e maduras macias, não podem ser transportadas. Além disso, as amoras Black Satin devem ser colhidas a cada três dias, caso contrário, os frutos são afetados pela podridão cinzenta. Isso é de pouca relevância para jardineiros privados e pequenos agricultores. Para residentes de verão e grandes fazendas, essa característica de frutificação é inaceitável.
Escopo de frutas vermelhas
As bagas Black Satin são boas apenas quando totalmente maduras. Para apreciar o aroma e o sabor, é preciso cultivá-los você mesmo - eles só podem entrar nas redes de varejo imaturos, que não tiveram tempo de amolecer e perder a forma. Mas os blanks Black Satin são excelentes.
Resistência a doenças e pragas
Como o resto das amoras, Black Satin é resistente a doenças e pragas. Mas as bagas nos arbustos precisam ser coletadas regularmente, caso contrário, elas são afetadas pela podridão cinzenta.
Vantagens e desvantagens
É difícil falar sobre as vantagens e desvantagens do Black Satin. Essa variedade não agrada a muitos. Mas por que então se espalhou tanto por todo o mundo? Agricultores de diferentes países não podiam se esquecer repentinamente de outras variedades tão maravilhosas e, juntas, de plantações de amoras pretas de cetim desagradável e mal transportadas.
Vamos examinar mais de perto as qualidades positivas e negativas. E então cada jardineiro decidirá por si mesmo se deve cultivar essa variedade. Os benefícios do Black Satin incluem:
- Maior produtividade. Com boa tecnologia agrícola, mesmo com plantios compactados, a variedade dá até 25 kg por arbusto.
- Falta de espinhos. Para uma frutificação prolongada, quando a safra é colhida a cada 3 dias, isso é de grande importância.
- Os espaços em branco de alta qualidade são feitos de amoras pretas Satin. As propriedades de consumo de compotas, compotas, sumos e vinhos obtidos a partir de outras castas, que são mais saborosos na forma fresca, são muito mais baixas.
- Alta decoratividade de arbustos bem tratados.
- Resistência a pragas e doenças. No entanto, tais qualidades são possuídas pela cultura de amoras-pretas em geral.
- Falta de crescimento radicular. Isso torna a manutenção mais fácil.
As desvantagens da variedade Black Satin incluem:
- Resistência insuficiente ao gelo.
- Rebentos poderosos não dobram bem. É difícil retirá-las do suporte e fixá-las, para cobrir as amoras para o inverno. Se você aplicar força aos galhos, eles simplesmente se quebrarão.
- Alongamento da frutificação. Algumas bagas não têm tempo de amadurecer antes da geada.
- A necessidade de colheita a cada 3 dias.
- Baixa resistência à podridão cinzenta dos frutos.
- Fraca transportabilidade de bagas.
- Qualidade de manutenção insuficiente - a colheita deve ser processada dentro de 24 horas.
- Gosto medíocre de frutos silvestres.
- A variedade não pode ser propagada por rebentos de raízes. - ela está faltando.
Que conclusões podem ser tiradas disso? É bom cultivar amoras-pretas Black Satin em estufas aquecidas e em regiões onde a temperatura no inverno não desça abaixo de -12⁰ С.
No entanto, se esta variedade é adequada para o cultivo no local, cada jardineiro decide de forma independente.
Métodos de reprodução
Black Sateen blackberry não dá crescimento de raízes, mas seus chicotes são longos, podendo atingir um comprimento de 7 m. Muitas plantas jovens podem ser obtidas a partir de estacas ou brotos apicais. É verdade que os brotos são grossos, não se dobram bem, por isso o chicote escolhido para a reprodução deve ser dobrado ao solo à medida que cresce, e não esperar até atingir o comprimento necessário.
Estacas de raiz e verdes dão bons resultados. Você pode propagar Black Satin dividindo o arbusto.
Regras de pouso
Plantar amoras pretas Satin não é muito diferente de outras variedades. A menos que em fazendas particulares, recomenda-se plantar arbustos longe uns dos outros, e mesmo assim, se possível.
Tempo recomendado
Na maioria das regiões da Rússia, é recomendável plantar Black Satin na primavera. Isso permitirá que o arbusto crie raízes e cresça mais forte na estação anterior ao início da geada. No sul, a variedade é plantada no outono, já que durante o plantio na primavera, as amoras podem sofrer com o início rápido do calor.
Escolhendo o lugar certo
O melhor local para plantar amoras é em áreas ensolaradas, ao abrigo do vento. Black Satin pode tolerar um pouco de sombreamento, mas é permitido apenas nas regiões do sul. No norte, com falta de sol, a madeira não amadurece, portanto, não vai bem no inverno, e a porcentagem de bagos que não tiveram tempo de amadurecer será muito maior.
A água subterrânea em pé não está mais perto do que 1,0-1,5 m da superfície.
Não plante Black Satin próximo a framboesas, outros arbustos de bagas, morangos e culturas de erva-moura. Eles podem infectar amoras com doenças que, se colocadas corretamente, você nem pensaria. Em geral, a distância recomendada é de 50 m, o que é difícil de alcançar em áreas pequenas. Basta plantar as safras mais separadas.
Preparação do solo
A variedade Black Satin não é muito exigente com os solos, mas antes do plantio, o solo deve ser melhorado com a introdução de um balde de matéria orgânica, 120-150 g de fósforo e 40-50 g de curativos de potássio em cada cova de plantio.
As amoras-pretas crescem mais em arenitos, aos quais é necessário adicionar mais matéria orgânica, e margas grossas (melhoradas com areia).O solo para a cultura deve ser ligeiramente ácido. Turfa alta (vermelha) é adicionada a solos alcalinos e neutros. A reação excessiva do solo ácido é abafada com cal.
Seleção e preparação de mudas
A saúde futura da amora-preta e da colheita depende da escolha do material de plantio. A muda deve ser forte, com casca lisa e intacta e sistema radicular bem desenvolvido. A variedade de amoras Black Satin não é tão incomum, mas é melhor comprá-la em viveiros ou redes de varejo confiáveis.
A planta de contêiner é regada na véspera do plantio, a raiz aberta é embebida em água.
Algoritmo e esquema de pouso
Deixa-se uma distância de 2,5-3,0 m entre os arbustos de amora preta Satin No plantio industrial é permitida a compactação do plantio até 1,5-2,0 m, mas neste caso a fertilização deve ser intensiva, pois a área de alimentação é reduzida.
A cova de plantio é cavada com antecedência, preenchida 2/3 com uma mistura de nutrientes e preenchida com água. Seu tamanho padrão é 50x50x50 cm. Após 2 semanas, você pode iniciar o plantio:
- Um monte é formado no centro, ao redor do qual as raízes se espalham.
- O caroço é coberto com uma mistura de nutrientes de modo a aprofundar o colo da raiz em 1,5-2 cm.
- O solo é compactado, as amoras são regadas com água, gastando-se pelo menos 10 litros por arbusto.
- A terra está coberta de palha.
- A muda é cortada 15-20 cm.
Acompanhamento da cultura
Cuidar das amoras-pretas Black Satin é mais difícil em comparação com outras variedades, devido à necessidade de formar um arbusto constantemente e aos problemas que os brotos grossos e rígidos apresentam.
Princípios de crescimento
Cultivar amoras pretas Satin sem liga é impossível. Embora seus cílios sejam desprovidos de espinhos, são muito longos, sem formação e aparamento, crescem primeiro para cima, depois descem ao solo e criam raízes. Com uma poderosa capacidade de formação de rebentos da variedade, matagais intransponíveis podem ser obtidos em uma estação. É muito difícil colocar em ordem uma amora negligenciada, pois os galhos são grossos, teimosos e se quebram facilmente.
Os brotos de cetim preto devem ser ensinados a serem plantados em treliçaquando atingem um comprimento de 30-35 cm. Os cílios são dobrados ao solo e presos com grampos. Eles são içados para o suporte após atingirem 1,0-1,2 m.
Atividades necessárias
Blackberry é uma cultura que adora umidade. Black Satin é extremamente produtivo e, portanto, precisa de mais água, especialmente durante a floração e a formação dos frutos.
Outras variedades de amora-preta recomendam começar a alimentação no terceiro ano após o plantio. Black Satin cresce rapidamente em massa verde, forma muitos brotos laterais e bagas. A cobertura começa em um ano:
- Na primavera, imediatamente após o descongelamento ou diretamente na neve, eles dão a primeira, a fertilização com nitrogênio.
- No início da floração, as amoras são fertilizadas com um complexo mineral completo.
- Além disso, uma vez por mês (até agosto), a planta é alimentada com infusão de verbasco diluído (1:10) ou fertilizante verde (1: 4) com a adição de cinzas.
- Em agosto e setembro, os arbustos são fertilizados com fósforo e potássio. Dissolve-se bem em água e dá excelentes resultados em monofosfato de potássio.
- Ao longo da temporada, deve-se fazer a alimentação foliar, também chamada de jejum. É bom misturar fertilizantes especialmente concebidos para esses fins, humate, epin ou zircão e um complexo de quelato. Este último previne a clorose e nutre a amora Black Satin com oligoelementos necessários para a saúde da planta e uma boa colheita.
É melhor substituir o afrouxamento por cobertura morta com turfa ácida ou húmus. A gradagem é feita após o plantio dos brotos nos suportes, a colheita e antes do abrigo para o inverno.
Poda de arbusto
As amoreiras Black Satin devem ser podadas regularmente. 5-6 brotos fortes do último ano são deixados para frutificar. As pestanas laterais são constantemente reduzidas para 40-45 cm, as fracas e finas são cortadas completamente.
Os rebentos que terminaram de frutificar são removidos antes do abrigo para o inverno. Na primavera, restam 5-6 melhores cílios, cílios fracos, pontas congeladas ou quebradas são cortadas.
Para a variedade Black Satin, as folhas também precisam ser racionadas. Durante o amadurecimento da safra, aqueles que sombreiam os cachos dos frutos são cortados.Só não exagere! As amoras-pretas precisam de folhagem para nutrição e formação de clorofila.
Se preparando para o inverno
Assumiremos que você ensinou brotos jovens a subir em uma treliça, conforme descrito no capítulo "Princípios de cultivo". Antes do inverno, resta cortar os chicotes que acabaram de dar frutos pela raiz, tirar o broto anual do suporte e fixá-lo no solo. Então você precisa cobrir as amoras para o inverno com ramos de abeto, fibra agrícola e cobri-los com terra. Túneis especiais podem ser construídos.
Doenças e pragas: métodos de controle e prevenção
Como outras variedades de amoras, Black Satin está doente e raramente é afetado por pragas. Se você não plantar framboesas, morangos e beladonas próximas a ela, o processamento na primavera e no outono com preparações contendo cobre será suficiente.
O problema do Black Satin é a podridão cinzenta das bagas. Para prevenir doenças, os frutos devem ser removidos à medida que amadurecem a cada 3 dias.
Conclusão
As críticas dos jardineiros sobre o Black Satin são extremamente controversas. Procuramos compreender objetivamente as peculiaridades da variedade e, se quer plantá-la no local, cada jardineiro deve decidir por conta própria.