Blackberry Karaka Black

Nos últimos anos, os jardineiros estão prestando cada vez mais atenção às amoras. Esta safra atrai pequenos agricultores, e grandes fazendas estão testando variedades no exterior ou polonesas. Infelizmente, por muitos anos, os criadores domésticos deram pouca atenção às amoras-pretas, e o mercado dita suas próprias leis. Graças à Internet e à abundância da mídia impressa, o consumidor se tornou alfabetizado e exigente. A informação de que as amoras não são apenas mais saudáveis ​​do que as framboesas, mas também podem ser doces, aromáticas e desprovidas de espinhos, contribuiu para o crescimento da popularidade da cultura no espaço pós-soviético.

História de criação

Estamos acostumados com as novas variedades de amora que chegam até nós da América do Norte ou da Polônia. Mas cientistas da Nova Zelândia também contribuíram para a seleção dessa cultura. A variedade Karaka Black é frequentemente posicionada como nova. Na verdade, o trabalho de criação começou em 1982. Karaka Black é um híbrido complexo, da qual participaram amoras e ezhemalina. As variedades progenitoras são Oregon Aurora e Comanche, criadas em Arkansas.

Harvey Hall, um funcionário da Hort Research Station (Nova Zelândia), primeiro obteve várias mudas promissoras do cruzamento das cultivares acima. Em seguida, ele combinou os genes do espécime de baga mais frutado e mais denso. Assim foi obtida a variedade de amora-preta Karaka Black, registrada em 2003.

Interessante! Embora tenha se originado na Nova Zelândia, o Karaka Black é mais popular no Reino Unido.

Descrição da cultura da baga

Karaka Black é muito decorativo durante toda a temporada. Esta variedade de amora não só pode trazer uma rica colheita, mas também embelezar qualquer jardim.

Compreensão geral da variedade

Karaka Black é uma gota de orvalho típica. Seus brotos de espessura moderada são flexíveis, o que torna mais fácil abrigar para o inverno, não por muito tempo - de 3 a 5 m em uma planta adulta. O arbusto não pode ser chamado de poderoso, mas os cílios espinhosos com entrenós curtos são bastante fortes, são fáceis de dobrar, mas não quebram. A capacidade de formação de rebentos da variedade Karaka Black é média.

Existem muitos ramos de frutas, porque cada um deles carrega não mais do que 3-6 bagas em uma amora-preta adulta e 2-3 em um arbusto jovem. O crescimento excessivo da variedade Karaka Black dá pouco, a menos que a raiz bem desenvolvida seja especialmente danificada.

As folhas desta amora-preta são verdes, com 3-5 lóbulos dentados alongados. Os jovens podem ser coloridos de amarelo - isso não é uma doença, mas uma característica da variedade. Os espinhos negros de Karaka são numerosos, afiados. Mas eles não são tão grandes e duros como a maioria das variedades enriquecidas.

Importante! Ao colher e colocar brotos sob abrigo de inverno, luvas grossas devem ser usadas.

A frutificação ocorre no crescimento do ano passado.

Bagas

As bagas do blackberry Karaka Black são lindas, pretas, com um brilho brilhante. Os frutos que não estão totalmente maduros são de cor roxa, nos primeiros estágios de maturação são vermelhos.À distância, as bagas da variedade Karaka Black parecem uma grande amoreira - sua forma é alongada, estreitada em direção ao topo e pode ser ligeiramente curvada.

O comprimento médio dos frutos é de 4-5 cm, o peso é de cerca de 10 G. É importante notar que os bagos nos arbustos jovens são menores do que nas plantas adultas. Após o quarto ano, amoras pesando cerca de 14 g ou mais não são incomuns. Bagas individuais podem ganhar peso com 17 g.

O sabor e a consistência variam com o grau de maturação. As frutas que não atingiram a maturação são avermelhadas, azedas. Na fase de maturação técnica, tornam-se mais doces, com acidez e aroma agradáveis. Eles são bem transportados e não perdem suas qualidades de consumo em uma sala fria por 4-5 dias. Os gourmets afirmam que o sabor do Karaka Black não pode ser confundido com outras variedades.

Os frutos maduros demais tornam-se macios e perdem sua acidez picante. Eles tendem a desmoronar, então os jardineiros devem ajustar a colheita na hora certa, especialmente se estiverem à venda.

Avaliação da degustação de amoras pretas Karaka Black - 4,5 pontos. Os especialistas da população classificaram a variedade como mais contida e deram 4,07 pontos.

Importante! Nos verões frescos, especialmente quando falta sol, o sabor das bagas pretas de Karaka piora.

Característica

A variedade Karaka Black na Inglaterra e em outros países europeus é cultivada como uma variedade industrial em campo aberto e sob abrigos de filmes. Esta amora-preta chegou até nós não faz muito tempo, mas os pequenos fazendeiros e jardineiros já a apreciaram. Em grandes fazendas, a variedade Karaka Black ainda está sendo testada quanto à resistência aos caprichos de nosso clima.

Vantagens principais

Karaka Black não foi projetado para invernos gelados. Seus brotos e botões de flores não são capazes de suportar temperaturas abaixo de -16-17 С. Eles o abrigam até mesmo no sul da Ucrânia, com exceção de áreas onde os invernos são amenos e as geadas são raras.

A resistência da variedade à seca é baixa, sendo necessária rega regular, especialmente se pretende obter uma colheita decente. O calor extremo pode danificar os frutos que ficam expostos ao sol escaldante o dia todo, mas isso só acontece no sul.

A transportabilidade dos frutos em fase de maturação técnica ou plena é excelente. Os frutos maduros demais ficam macios. Além de se tornarem difíceis de transportar, seu sabor piora.

Blackberry Karaka Black não pode ser chamado de uma variedade caprichosa ou despretensiosa. Seus requisitos de cuidado são moderados, mas você não pode simplesmente plantar um arbusto e ignorá-lo. Os rebentos equipados com pequenos espinhos densos dificultam a sua saída.

Período de floração e tempo de amadurecimento

A floração das amoras pretas Karaka Black nas regiões do sul começa no início ou meados de maio, no norte - um pouco mais tarde. Lá, os primeiros botões abrem de meados ao final de maio.

Uma das características da variedade Karaka Black é que a floração (e, portanto, a frutificação) ocorre em ondas. Primeiro, os botões superiores se abrem, localizados nas extremidades de brotos bem iluminados erguidos em um suporte. Então a floração flui para baixo, por assim dizer. Quando os botões se abrem nos ramos inferiores do fruto localizados quase ao nível do solo, os cachos superiores já estão maduros.

Comente! Esta é uma vantagem definitiva para fazendas privadas e pequenas. Mas em plantações industriais, a frutificação prolongada é negativa.

A amora preta de Karaka Black é uma das primeiras a amadurecer. Na Ucrânia, as primeiras bagas são colhidas no início de meados de junho, na faixa do meio - no início de julho. E a frutificação em Karaka Black é realmente prolongada - 6-8 semanas.

Indicadores de rendimento, datas de frutificação

A variedade de amora-preta Karaka Black é considerada promissora e frutífera. Um arbusto adulto dá em média 10-12 kg de bagas, e com uma boa localização e boa tecnologia agrícola - até 15 kg. 15 centners são colhidos por hectare, em casa, na Nova Zelândia, a produção de amoras pretas de Karaka chega a 25 centners / ha. Há evidências de que algumas fazendas na Europa estão se aproximando desse indicador, mas apenas com alimentação ativa e bom atendimento.

A frutificação das amoras-pretas Karaka Black estende-se por dois meses.Isso nem sempre é conveniente em grandes plantações. Mas os primeiros períodos (junho-início de julho) de amadurecimento dos bagos permitem vendê-los a preços elevados. Quando cultivada em pequenas áreas, a frutificação de longo prazo torna possível banquetear-se com amoras frescas por um longo tempo. Se não houver espaço suficiente, você não pode cultivar outras variedades.

Quantidade de frutas vermelhas

Blackberry Karaka Black pertence às variedades de elite. Você pode comê-lo fresco, congelá-lo para o inverno, preparar vinho, sucos e geleias. No estágio de maturação técnica, a variedade Karaka Black resiste bem ao transporte, é armazenada por muito tempo e pode ser vendida em feiras ou supermercados.

Resistência a doenças e pragas

Blackberry Karaka Black é resistente a doenças e pragas. Apesar disso, os tratamentos preventivos são feitos sem falhas.

Vantagens e desvantagens

A variedade Karaka Black é excepcionalmente promissora para o cultivo em fazendas privadas e pequenas. Em nossas condições, plantá-lo em grandes plantações ainda está em questão. As vantagens indiscutíveis deste blackberry incluem:

  1. Bela baga grande.
  2. Bom gosto.
  3. Chicotes flexíveis que são fáceis de dobrar ao solo e cobrir para o inverno.
  4. Karaka Black é uma das variedades mais antigas.
  5. Se a raiz não for especialmente danificada, a variedade produz pouco crescimento.
  6. Alto rendimento, como para amoras de sobremesa.
  7. Frutificação prolongada (bom para famílias e pequenas propriedades).
  8. Alta resistência a pragas e doenças.
  9. Boa transportabilidade na fase de maturidade técnica.
  10. Longa vida útil de frutas silvestres.
  11. Polpa densa e suculenta.

As desvantagens da variedade Karaka Black incluem:

  1. Baixa resistência ao gelo.
  2. Brotos espinhosos.
  3. Resistência média ao calor e à seca.
  4. Frutificação alongada (para grandes fazendas).
  5. Frutos maduros demais são propensos a se desprender.

Métodos de reprodução

Blackberry Karaka Black é facilmente propagado por estratificação e polpação (enraizamento dos brotos apicais). A variedade dá pouco crescimento, mas se a raiz for especialmente danificada com a baioneta de uma pá, o arbusto dará mais mudas que podem ser transplantadas. Em viveiros, Karaka Black é frequentemente propagado como estacas verdes ou enraizadas.

Regras de pouso

O plantio da variedade Karaka Black não difere muito de outras amoras. Para que o enraizamento das mudas seja bem-sucedido, é preciso escolher o local certo, preparar uma mistura de nutrientes e não se esquecer de regar a planta jovem.

Tempo recomendado

As amoras devem ser plantadas na primavera, quando o solo aquece até 40-50 cm, o que permitirá que a muda se adapte a um novo lugar e se enraíze antes do frio. Apenas nas regiões Sul, o plantio é feito no outono. O início tardio da geada permite que a amora-preta crie raízes. O plantio de primavera no sul é extremamente desfavorável - o calor pode chegar repentinamente e destruir a planta que não teve tempo de criar raízes.

Escolhendo o lugar certo

As amoras-pretas da variedade Karaka Black preferem locais ensolarados protegidos do vento frio. A falta de luz afetará negativamente o sabor das bagas. Apenas nas áreas do sul com sombra do sol escaldante pode ser necessário.

O solo deve ser solto, idealmente fértil, ligeiramente argiloso.

Preparação do solo

Para dar às amoras as melhores condições de crescimento e frutificação, deve-se preparar uma mistura fértil para o plantio. Para fazer isso, a camada superior do solo é misturada com um balde de húmus, fertilizantes iniciais são aplicados - 120-150 g de fósforo e 50 g de potássio.

Solos alcalinos ou neutros são acidificados com turfa vermelha. Solos carbonáticos requerem matéria orgânica adicional, solos argilosos muito densos requerem areia. Solo muito ácido é melhorado com cal.

As covas de plantação são cavadas com diâmetro e profundidade de 50 cm, são preenchidas 2/3 com uma mistura fértil, preenchidas com água e deixadas em repouso por 10-14 dias.

Seleção e preparação de mudas

Aqueles que falam sobre a variedade de amora-preta sem espinhos Karaka Black ou nunca a viram ou estão tentando lhe vender algo que você não conhece. Pequenos espinhos densos nos rebentos são um dos sinais de complacência varietal.

Além disso, o sistema radicular deve ser bem desenvolvido - com vários processos espessos e muitas raízes filiformes laterais. A casca dos brotos não deve estar enrugada ou rachada.

Preparação pré-plantio de amoras - regar uma muda de recipiente ou embeber uma raiz aberta por cerca de 12 horas.

Algoritmo e esquema de pouso

Blackberry Karaka Black prefere um ajuste solto. Em fazendas particulares (se o espaço permitir), 3 m são deixados entre os arbustos e em linhas. Em plantações industriais, a compactação de mais de 1,5 m não é recomendada. O pouso é realizado na seguinte sequência:

  1. No fundo da cova de plantio, um pequeno monte é derramado. As raízes de Blackberry são distribuídas ao seu redor.
  2. Ao preencher e compactar o solo, não se deve esquecer que o colo da raiz deve ser aprofundado em cerca de 1,5-2,0 cm.
  3. Para regar a muda, consomem pelo menos um balde d'água.
  4. O círculo do tronco é coberto com turfa azeda ou húmus.

Acompanhamento da cultura

Um vídeo sobre o cultivo de amoras pretas de Karaka ajudará não apenas a aprender o básico sobre como cuidar da variedade, mas também a conhecê-la melhor:

Princípios de crescimento

As amoras-pretas da variedade Karaka Black são cultivadas em uma treliça. Escolha um que seja conveniente para você - várias fileiras, em forma de T. Se os brotos não estiverem amarrados, cairão no chão, porque a variedade pertence ao orvalho. Não só as bagas vão ficar sujas, como os chicotes podem criar raízes. Então você tem trabalho adicional a fazer e, com os brotos cravejados, não será agradável.

Conselho! É conveniente amarrar os ramos frutíferos de um lado da treliça e as mudas do outro.

A fertilização, a rega e a iluminação nas regiões do norte afetam o rendimento e a qualidade das bagas. Com a falta de sol, as bagas não ganham bem doçura e ficam azedas. Uma vez que o amadurecimento dos frutos é irregular - de cima para baixo, à medida que os bagos se formam, as folhas que sombreiam os pincéis devem ser cortadas.

Atividades necessárias

A variedade Karaka Black, como outras amoras, precisa de rega regular, especialmente durante o período de floração e formação dos frutos. Isso significa que o solo precisa ser umedecido ao longo da estação - os botões inferiores se abrem quando a safra já foi colhida dos galhos superiores dos frutos.

No início e no final da temporada, o solo sob os arbustos de amora-preta é solto. O resto do tempo é melhor cobri-lo com palha. Em solos ácidos, usa-se húmus ou palha, em solos alcalinos e neutros, turfa vermelha (alta charneca).

Na primavera, as amoras são fertilizadas com nitrogênio, durante o período de floração - com um complexo mineral completo. Durante o derramamento das bagas e subsequentes ondas de floração, é útil fazer um curativo foliar com adição de quelatos (eles ajudarão a evitar a clorose). Após a frutificação, a amora-preta é fertilizada com monofosfato de potássio.

Poda de arbusto

Em primeiro lugar, imediatamente após a frutificação, cortam-se os cílios velhos. Eles não são mais necessários e só interferem no amadurecimento dos brotos, retirando nutrientes e umidade.

Em um blackberry adulto, restam 6-8 cílios fortes. Os topos e rebentos laterais não precisam de ser pinçados - os ramos dos frutos já estão formados em quantidade suficiente. Embora as condições sejam diferentes para cada pessoa, tente encurtar alguns dos cílios principais e deixar alguns crescendo como estão. Portanto, em 2 a 3 anos, você poderá determinar qual método de cultivo de amoras é o melhor para o seu site.

Se preparando para o inverno

Brotos de amoras pretas Karaka se curvam bem, como todo orvalho. Ao se abrigar para o inverno, apenas os espinhos serão um problema. Os ramos são fixados ao solo e cobertos com ramos de abeto, talos de milho secos, spandbond ou solo seco. O isolamento deve ser tanto mais completo quanto mais próximo ao norte estiver sua região.

Importante! Abra as amoreiras a tempo na primavera! Amortecer para ela é pior do que congelar.

Doenças e pragas: métodos de controle e prevenção

Se você não plantar framboesas, morangos e solas noturnas ao lado de amoras, os problemas serão minimizados. Basta tratar os arbustos com preparações contendo cobre no outono e na primavera.

Conclusão

Amoras nem sempre são as melhores.Embora a variedade Karaka Black seja fornecida com espinhos desagradáveis, seus frutos são tão bonitos e saborosos que mãos arranhadas são um preço baixo para a safra colhida.

Testemunhos

Tatyana Grigorievna Derevyanko, 56 anos, Sums
Eu cultivo amoras silvestres há muito tempo, eu também as amo, filhos e netos comem com prazer. Acho que a principal desvantagem da cultura são os espinhos. Na Internet, escolhi e encomendei um blackberry sem espinhos. Karaka Black (comprou esta variedade em particular) foi imediatamente atingida de forma desagradável pela presença de espinhos. Mas não havia nada a fazer, ela plantou. Quando as primeiras bagas apareceram, não pude acreditar nos meus olhos. Pareciam uma amora gigante. No primeiro ano, os netos comeram todas as frutas sem esperar que amadurecessem. Na temporada seguinte, havia muitos frutos silvestres, o suficiente para todos. Agora eu propaguei a variedade Karaka Black por camadas e removi o resto. E os espinhos? Sim, com essas frutas você não presta atenção a elas.
Liliana Denisovna Fursova, 37 anos, região de Krasnodar
Estou muito feliz com a variedade Karaka Black. Sim, é espinhoso. Mas que baga deliciosa! Perfumado, grande, bonito. Quando chegam convidados e coloco um vaso de amoras na mesa, quanta alegria e elogios ouço no meu endereço! Mas eu apenas escolhi a variedade "certa". Não há nenhum problema com abrigo. Embora existam muitos espinhos, eles são pequenos - apenas coloque luvas de couro velhas e incline os brotos flexíveis até o chão.
Comentários (1)
  1. Bom Dia!
    Diga-me onde pedir mudas de amora-preta Karaka Black

    05/08/2019 às 09:08
    Alexandre
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção