Contente
Amora sem espinhos especialmente popular em jardins privados e em plantações industriais. A primeira variedade sem espinhos que chegou à Rússia e aos países vizinhos foi a Thonfree. Vale ressaltar que o nome do inglês é traduzido como "livre de espinhos". Esta amora já foi sensação, considerada a mais frutífera e muito saborosa. Muitas novas variedades surgiram e superam Thornfrey em todos os aspectos, exceto na fertilidade. Mas este blackberry continua em demanda e é um dos mais comuns em tramas pessoais.
História de criação
Amora sem espinhos Thonfree (Thonfree) surgiu em 1966 graças ao criador americano D. Scott. Pertence às variedades de Maryland, amplamente conhecidas em todo o mundo. O híbrido de amora-preta Thornfrey origina-se das variedades Bryned, Merton Thornles e Eldorado.
Em 2006, Thonfree foi incluído no Registro Estadual da Federação Russa e recomendado para cultivo em todas as regiões.
Agora, a amora-preta Thornfrey é usada na criação de novas variedades como um doador de ausência de espinhos e rendimento. Em particular, ela atuou como uma das culturas-mãe para o American Black Satin e o sérvio Chachanska Bestrna.
Descrição da cultura da baga
Desde o seu início até os dias de hoje, as amoras-pretas Thonfree continuam sendo uma das variedades comerciais mais comuns.
Compreensão geral da variedade
Blackberry Thornfrey pertence a variedades com rebentos semi-rastejantes. Primeiro, eles crescem para cima, como kumanika, e então se tornam como flagelos de orvalho, passando para uma posição horizontal.
A variedade Thornfrey forma um arbusto baixo e poderoso com brotos grossos e arredondados em seção transversal, que podem ser facetados na base e atingir um diâmetro de 3 cm ou mais. Os espinhos estão ausentes em todo o comprimento. Os rebentos jovens são verdes, os rebentos anuais são cereja roxa. Sem beliscar o topo, seu comprimento pode chegar a 5-6 m. A capacidade de formar novos brotos é fraca.
As folhas são grandes, em uma planta de amora-preta Thornfrey, elas podem ter 3 ou 5 segmentos ondulados de cor verde escura. Os ramos nos quais ocorre a frutificação são fortemente pubescentes.
O sistema radicular é poderoso, nenhum rebento é formado. As flores são rosadas, com até 3,5 cm de diâmetro.
Bagas
Os bagos da amora-preta Thonfree são pretos, brilhantes a totalmente maduros, grandes, com peso médio de 4,5-5 g, são aproximadamente do mesmo tamanho, ligeiramente pubescentes, ovais arredondados, firmemente presos a um pedúnculo curto. Drupas são grandes. As bagas são coletadas em grandes cachos, 20-30 unidades. em cada.
O sabor da fruta muda à medida que amadurece. No início são azedas, na fase de maturação técnica adquirem doçura e permanecem firmes. Quando totalmente maduro, o sabor melhora, um leve aroma aparece, mas a baga fica macia e literalmente se arrepia nas mãos.
A pontuação de degustação indicada no Registro Estadual é de 4 pontos. As classificações de sabor de amora-preta Thornfree, compiladas por jardineiros domésticos, dão à variedade um pouco mais de três pontos.
Característica
As características da variedade Thornfrey são misturadas. Ao mesmo tempo, esta cultivar foi uma das melhores. Até agora, a variedade ocupa grandes áreas em plantios comerciais e cresce em muitas dachas e lotes domésticos. Mas se ele pode competir com outro novo blackberry ao plantar um jardim jovem, cada um decide por si mesmo.
Vantagens principais
A robustez de inverno da amora-preta sem espinhos Thornfrey amora-preta é média, embora superior à da variedade Black Satin. Sem abrigo, vai congelar todos os anos em todas as regiões.
A resistência à seca da variedade Thonfree é considerada alta, mas apenas no contexto geral. A cultura do Blackberry adora umidade e precisa ser regada regularmente.
Faz exigências moderadas aos solos, mas cresce mal em arenitos. Com poda oportuna e amarração em uma treliça, não é difícil cuidar da variedade Thornfrey. É mais difícil cobri-la no inverno por causa dos brotos grossos e rígidos nos quais ocorrerá a frutificação no próximo ano.
Flagelos desta variedade são absolutamente sem espinhos. Os bagos em fase de maturação técnica são bem transportados, no estado de plena maturação tornam-se tão macios que se torna impossível transportá-los.
Período de floração e tempo de amadurecimento
As flores cor de rosa da amora-preta Thornfrey na Rússia Central abrem na segunda quinzena de junho. A frutificação posterior, que se estende por um mês e meio, dependendo da região e de fatores climáticos, começa no final de agosto ou setembro.
Em áreas com verão curto, os bagos não têm tempo de amadurecer totalmente.
Indicadores de rendimento, datas de frutificação
Por muito tempo, a variedade Thornfrey foi considerada a mais produtiva. Produz anualmente até 20 kg de bagas de um arbusto adulto ou 77,8 centners / ha em média. Este blackberry pertence a variedades tardias... O prazo de sua frutificação depende da região de cultivo, fatores climáticos e tecnologia agrícola. Em diferentes áreas, a colheita de amoras-pretas Thornfree pode começar no final de agosto e no final de setembro.
Agora novas cultivares surgiram, por exemplo, Black Satin é mais produtiva, mas menos saborosa. Ao comparar as variedades de amora-preta Thornfrey e Chachanska Bestrna, não apenas um alto rendimento é observado, mas também as propriedades de alto sabor do último.
Escopo de frutas vermelhas
O Blackberry Thornfree foi desenvolvido como uma variedade industrial. A maior parte vai para processamento. Parte das bagas em estágio de maturação técnica vai para redes varejistas. Embora seja difícil para eles competir com as frutas doces e aromáticas das variedades modernas, a amora-preta Thornfree tem seus próprios admiradores.
Resistência a doenças e pragas
As amoras silvestres são resistentes a doenças e pragas. Se as bagas estiverem maduras demais, podem desenvolver podridão cinzenta.
Vantagens e desvantagens
Ao considerar os pontos fortes e fracos do Blackberry Thornfree, não se deve esquecer que ele foi criado como uma variedade industrial. Suas vantagens incluem:
- Alta produtividade.
- Ausência total de espinhos.
- Frutos grandes.
- Alta resistência ao calor e à seca (em comparação com outras variedades de amora).
- O arbusto não produz crescimento excessivo.
- Alta resistência a pragas e doenças.
- Boa transportabilidade de amoras Thonfree na fase de maturação técnica.
Desvantagens da variedade:
- Resistência média ao gelo.
- Os rebentos não se dobram bem, é difícil amarrá-los e cobri-los para o inverno.
- O sabor da fruta é medíocre.
- Amadurecimento tardio dos bagos - perde-se parte da vindima, principalmente nas regiões Norte.
- Frutos maduros demais não podem ser transportados.
- Se a colheita não for colhida a tempo, a podridão cinzenta pode atacar os frutos.
Métodos de reprodução
A variedade Thonfree de amora-preta é facilmente propagada por estacas verdes e de raízes, estratificação, polpação (enraizamento das pontas). Um arbusto adulto pode ser dividido.
Regras de pouso
Plantar amoras não apresentará nenhuma dificuldade, mesmo para jardineiros novatos. Além disso, a variedade Thornfrey é desprovida de espinhos e não pode ferir as mãos.
Tempo recomendado
No norte, as amoras-pretas são plantadas apenas na primavera, para que o arbusto tenha tempo de se adaptar e criar raízes antes do início da geada. No sul - apenas no outono, caso contrário, o calor repentino irá destruir a planta jovem. Em outras regiões, o plantio na primavera é recomendado, mas pode ser adiado para o início do outono se o clima geralmente estiver quente nesta época e pelo menos um mês antes da geada.
Escolhendo o lugar certo
As amoras silvestres preferem margas leves e ligeiramente ácidas. O arbusto deve ser protegido de ventos frios. No sul, as amoras podem ficar parcialmente sombreadas durante parte do dia, o que as protegerá do calor. Em climas temperados e no norte, você terá que escolher o lugar mais ensolarado - a variedade Thornfrey tardia, as frutas precisam de muita luz e calor para amadurecer.
Preparação do solo
Você não deve se preocupar especialmente com a composição do solo para o plantio de amoras. Não é difícil preparar um solo adequado por conta própria: a camada fértil superior removida ao cavar a cova de plantio é misturada, húmus e fertilizantes iniciais são adicionados (120-150 g de fósforo, 50 g de potássio). Se o solo for muito ácido, deve-se adicionar cal. Com uma reação alcalina ou neutra, turfa vermelha (alta concentração) é adicionada. Mais matéria orgânica é adicionada aos arenitos, areia é adicionada a argilas pesadas.
É cavada uma cova de plantio com diâmetro e profundidade de 50 cm.
Seleção e preparação de mudas
A amora-preta Thonfree é cultivada há muito tempo na Rússia e em países vizinhos. Não há problemas com o material de plantio, é improvável que você se engane com a variedade. Mas a qualidade da amora é de grande importância.
Certifique-se de que o sistema radicular está bem desenvolvido e não está danificado. Você pode sentir o cheiro, o cheiro deve ser fresco. Os bons rebentos são elásticos, os jovens são verdes e os anuais com tonalidade cereja. A casca deve ser lisa, a madeira por baixo deve ser esbranquiçada.
O preparo pré-plantio das mudas consiste em embeber o sistema radicular por cerca de 12 horas ou regar uma planta de vaso.
Algoritmo e esquema de pouso
Mudas de amora-preta Thornfrey são colocadas em um plantio padrão a uma distância de 1,5-2,0 m uma da outra, 2,5-3,0 m no espaçamento entre linhas. Nas plantações industriais, os arbustos são compactados. Se houver muito espaço no jardim, a distância entre as mudas pode ser aumentada - isso torna mais fácil cuidar das amoras.
O pouso é realizado na seguinte sequência:
- A cova é preenchida por 2/3 com uma mistura de nutrientes, preenchida com água, que pode repousar por 10-14 dias.
- Uma muda de amora-preta é colocada no centro em um monte formado previamente, as raízes são esticadas e cobertas com solo. O colar da raiz deve ser coberto por 1,5-2,0 cm.
- O solo é compactado, as amoras são regadas abundantemente.
- Despeje uma camada espessa de cobertura morta.
Acompanhamento da cultura
Na primeira vez após o plantio, as amoras-pretas Thonfree precisam ser regadas duas vezes por semana, gastando pelo menos 5 litros por planta.
Princípios de crescimento
A variedade Thornfree de Blackberry deve ser amarrada e moldada por poda. Seus brotos, grossos e longos, crescem primeiro para cima e depois horizontalmente. Sob o peso de escovas pesadas com várias frutas, eles afundam no chão. Se você não os amarrar a uma treliça de várias fileiras ou em forma de T, a maior parte da colheita acabará no solo. Além disso, há pouca luz solar abaixo, o que impedirá o amadurecimento dos bagos.
Às vezes, os brotos da temporada atual da amora-preta Thornfrey não estão amarrados, mas colocados no chão e fixados. No inverno, eles são simplesmente cobertos, e na primavera eles são colocados em ordem e colocados em um suporte.
Tudo isso afeta o rendimento. Alimentação oportuna e abrigo oportuno para o inverno irão melhorar a frutificação.
Atividades necessárias
A cultura da amora-preta é higrófila, embora a variedade Thonfree se caracterize como resistente à seca, no clima quente os arbustos são regados uma vez por semana. O afrouxamento é realizado após os brotos serem amarrados à treliça e antes do abrigo para o inverno. No resto do tempo, o círculo do tronco é coberto com cobertura morta.
Dizem que a amora-preta Thornfrey dá frutos bem sem cobertura, mas excelente com cobertura. Mas todo jardineiro deseja obter o máximo de cada planta que cultiva. A variedade Thornfrey dá frutos abundantes, de modo que realmente dá muitas frutas, ela precisa ser alimentada ativamente:
- Na primavera, logo após a retirada do abrigo, a amora é fertilizada com nitrogênio.
- No início da floração, fornecem um complexo mineral completo que não contém cloro.
- Após o início da formação dos bagos até agosto, os arbustos são despejados com uma solução de infusão de verbasco (1:10) ou fertilizante verde (1: 4) com a adição de um litro de lata de cinzas a um balde de líquido.
- Em agosto e setembro, o fertilizante de fósforo e potássio é administrado duas vezes.
Blackberry reage muito bem à alimentação foliar, que deve ser feita no máximo 1 vez em 14 dias. Se você adicionar um complexo de quelato ao balão, a qualidade da colheita aumentará e a planta não obterá clorose.
Poda de arbusto
Os brotos velhos e frutíferos da amora-preta são cortados em anel. Eles não darão mais uma safra e na próxima temporada eles vão secar por conta própria. Se os cílios velhos forem deixados, eles simplesmente tirarão água e nutrientes dos brotos produtivos e engrossarão o arbusto.
Cuidados com blackberry Thornfree inclui poda na primavera. Dos rebentos bem invernados, restam 5-6 dos mais fortes. A formação e a jarreteira do arbusto são difíceis devido aos ramos grossos e mal dobrados, a poda é feita de diferentes maneiras.
- Você pode pinçar um broto jovem na fase de início de crescimento quando atingir 20-30 cm. Isso dará vários ramos laterais, que serão muito mais finos do que o cílio principal. É muito mais fácil lidar com esses galhos (levantar e retirar do suporte, colocar para o inverno), eles se dobram com mais facilidade.
- Os brotos podem atingir o comprimento desejado, então o topo é cortado. Todos os ramos laterais são pinçados quando atingem 40 cm.
- Apenas as videiras fortemente regeneradas são encurtadas.
Preparando-se para o inverno
No outono, pouco antes do início da geada, as amoras são removidas da treliça e cobertas para o inverno. Nesse momento, os brotos germinados já devem ter sido removidos. É mais fácil dobrar e cobrir os cílios teimosos das amoras-pretas Thornfrey se eles forem cortados usando o primeiro método descrito. Brotos finos são mais fáceis de dobrar.
Como material de cobertura, utilizam-se ramos de abeto, palha, spunbond, fibra agrícola, solo seco. O polietileno não deixa o ar passar, as amoras sob ele podem desaparecer, o que é ainda pior do que congelar.
Doenças e pragas: métodos de controle e prevenção
Blackberry Thornfrey raramente fica doente, apenas a podridão cinza pode atingir as frutas maduras demais que não são colhidas a tempo. As pragas também não incomodam essa variedade. Mas se você não alimentar a planta, ela enfraquecerá e se tornará vulnerável. Para evitar problemas, é impossível plantar próximo a safras que podem "compartilhar" doenças com amoras - framboesas, morangos, safras de erva-moura.
A prevenção ainda deve ser feita - após a retirada do abrigo e antes do preparo da cultura para o inverno, os brotos são tratados com preparações contendo cobre. Durante o curativo foliar, é bom adicionar uma ampola de epin ou zircão ao frasco de fertilizante.
Conclusão
Apesar do fato de que recentemente surgiram muitas novas variedades com um sabor delicioso, amoras-pretas Thornfree ainda permanecem em demanda. É fácil comprá-lo em viveiros domésticos. O alto rendimento e a ausência de espinhos podem ser atribuídos às vantagens indiscutíveis da variedade.