Blackberry Polar

Nossa cultura da amora-preta foi injustamente privada de atenção por muitos anos. As variedades que às vezes eram cultivadas em terrenos particulares muitas vezes eram insípidas, espinhosas; além disso, não tinham tempo de amadurecer antes do início da geada, mesmo nas condições da Faixa do Meio. Por isso, os jardineiros ficam encantados com cada novo produto que entra no mercado nacional. Chama a atenção as variedades criadas na Europa. Eles são mais adequados para o cultivo em nossas condições do que os norte-americanos. Vale a pena prestar atenção à variedade polonesa de amora-preta Polar.

História de criação

A espessa amora-preta Polar foi criada no Instituto Polonês de Horticultura, localizado em Brzezn. Foi registrado em 2008. Os criadores polacos de amora-preta consideram a criação de variedades que não necessitem de abrigo durante o inverno como uma das suas principais tarefas.

Descrição da cultura da baga

Originalmente, a variedade de amora-preta Polar foi criada como uma variedade industrial. Mas, graças à alta qualidade dos frutos silvestres e ao cuidado despretensioso, ele se enraizou em jardins privados e chalés de verão.

Compreensão geral da variedade

O blackberry Polar é um kumanika típico. Seus poderosos brotos crescem em linha reta, em um arbusto adulto atingem 2,5-2,7 m de comprimento. As pontas dos cílios não cortados podem cair - isso não é motivo de preocupação, mas uma característica varietal.

Os brotos da amora-preta Polar não têm espinhos. Os cílios jovens são verdes brilhantes no início, tornando-se castanhos claros no final da temporada. Os rebentos frutíferos (anuais) são castanhos e a secção transversal assemelha-se a um círculo achatado.

As folhas são de um verde profundo, grandes, compostas por três ou cinco segmentos. O sistema raiz é poderoso. A variedade polar dificilmente forma supercrescimentos.

Bagas

Grandes flores brancas abrem no início de maio. As amoras-pretas polares são grandes, densas, na sua maioria regulares, pesando 9-11 g. Os primeiros frutos são os maiores. O formato da baga é lindo, oval, a cor é preta, com um brilho brilhante.

O sabor das amoras é doce, mas não enjoativo, com um azedume quase imperceptível e um aroma agradável, absolutamente sem amargor. Esta é uma rara ocasião em que a pontuação da degustação e as avaliações dos fãs coincidiram, as bagas polares receberam 4,5 pontos.

Característica

As características da amora-preta polar permitem seu cultivo tanto no sul como no norte. Some-se a isso a despretensão e alta qualidade dos frutos silvestres, surpreendentes até para esta cultura, e você obtém uma variedade quase ideal para jardins privados ou plantações industriais.

Vantagens principais

As críticas dos jardineiros sobre o blackberry Polar coincidem com a descrição da variedade feita por seus criadores. Talvez isso se deva ao fato de ter sido criado em um estado vizinho e se destinar ao cultivo em escala industrial. Para nós, assim como para os poloneses, isso significa uma manutenção fácil - em uma grande plantação é difícil prestar atenção em cada arbusto.

A resistência à seca da variedade Polar é alta. Mas não se esqueça que a cultura da amora-preta é exigente para regar. Não seque demais o solo se quiser fazer uma boa colheita.

A seleção polonesa visa criar amoras-pretas que não precisam de abrigo durante o inverno.A variedade Polar é uma das mais resistentes ao gelo. Os especialistas recomendam cobri-lo apenas em áreas onde a temperatura é mantida abaixo de -23⁰C por muito tempo e argumentam que o Polar é capaz de suportar quedas de curto prazo para -30⁰C.

Importante! O Blackberry Polar na região de Moscou exige um abrigo obrigatório.

Mas nem tudo é tão simples. Jardineiros práticos argumentam que, se os brotos poderosos sem espinhos ainda estiverem cobertos (e isso não é tão fácil), a produção de amoras-pretas polares aumentará de 3 a 5 vezes. O fato é que os chicotes resistem bem a baixas temperaturas, mas os botões das flores congelam um pouco. Portanto, pense por si mesmo.

A variedade é pouco exigente para os solos (em comparação com outras amoras). Os bagos são bem transportados.

Período de floração e tempo de amadurecimento

As amoras-pretas polares florescem no início ou meados de maio, dependendo da região e das condições meteorológicas. As primeiras bagas amadurecem por volta de meados de julho - a variedade pertence ao meio cedo.

Indicadores de rendimento, datas de frutificação

A variedade Polar entra em frutificação plena no terceiro ano após o plantio. A colheita começa em meados de julho e continua até o final de setembro.

Comente! A amora-preta Polar no Cinturão Médio amadurece um pouco mais tarde - no final de julho ou mesmo no início de agosto (com final da primavera e verão frio).

Acredita-se que de um arbusto de 3-5 anos na Polônia seja possível coletar de 3 a 5 kg de bagas. A variedade Polar se tornará uma variedade de alto rendimento se você cobri-la para o inverno. Como observado acima, seus botões de flores congelam ligeiramente, o que pode reduzir o número de bagas em 3-5 vezes.

Por que o Polar BlackBerry é tão popular? Os plantios industriais são compactados, além disso, a colheita por máquinas é possível. Nenhum recurso humano ou financeiro é gasto em abrigos de inverno, portanto, o cultivo de amoras-pretas polares é economicamente viável. E em jardins privados, você pode plantar arbustos com mais liberdade e cobri-los para o inverno - esta é a variedade e dará uma colheita decente.

Escopo de frutas vermelhas

As amoras polares, além do excelente sabor, não se enrugam, são bem armazenadas e possuem alta transportabilidade. Isso permite que sejam fornecidos a redes varejistas para consumo in natura, congelados para o inverno, sucos feitos, geleias, vinhos e outras preparações à base de frutas.

Resistência a doenças e pragas

A variedade Polar de Blackberry raramente fica doente e tem sua própria imunidade forte contra doenças. Isso não anula os tratamentos preventivos. Eles são especialmente importantes em plantações industriais, onde o cultivo de amoras-pretas polares implica em um plantio densamente adensado.

Vantagens e desvantagens

As vantagens e desvantagens da variedade Polar de amora-preta foram muito bem estudadas em nossas condições, apesar de ter sido criada apenas em 2008. As qualidades positivas desta cultivar superam significativamente as negativas:

  1. Bela baga grande.
  2. Bom gosto.
  3. Frutas de alta qualidade comercial, incluindo transportabilidade.
  4. A capacidade de cultivar safras sem abrigo.
  5. A variedade Polar é uma das mais resistentes ao inverno.
  6. Os rebentos não têm espinhos.
  7. Há muito pouco crescimento de raízes.
  8. A possibilidade de aterrissagens engrossadas.
  9. A variedade de amora-preta Polar teve um bom desempenho como cultura industrial e em jardins privados.
  10. Alta resistência a doenças e pragas.
  11. A possibilidade de colheita mecanizada.
  12. Altos rendimentos podem ser alcançados cobrindo os brotos para o inverno.
  13. Polar é uma das variedades mais fáceis de cuidar.

Existem algumas desvantagens:

  1. Na Middle Lane, as amoras ainda precisam ser cobertas.
  2. Os brotos são poderosos, o que dificulta o preparo para o inverno em regiões frias.
  3. Se as amoras não estiverem cobertas, em baixas temperaturas alguns dos botões das flores congelarão.
  4. Há pouco crescimento da raiz, o que torna difícil para os fãs criarem a variedade.

Métodos de reprodução

Polar é fácil de propagar com brotos apicais (polpação). Verdade, para isso você terá que trabalhar duro, inclinando o tiro selecionado de kumanik desde tenra idade. Quase não há crescimento de raiz. Os cortes verdes são grossos e propensos a apodrecer - você precisa cortar muitos galhos para obter algumas plantas jovens. Você pode dividir um arbusto adulto.

Regras de pouso

Plantar e cuidar de amoras-pretas polares não é um problema, mesmo para um jardineiro novato. Para facilitar sua vida, você só precisa seguir as regras existentes.

Tempo recomendado

Em regiões mais quentes, as amoras-pretas polares são plantadas no outono, quando o calor diminui. Antes do início da geada, os arbustos têm tempo para criar raízes e se adaptar e, na primavera, crescem imediatamente.

A amora-preta Polar na Alameda Central e na região de Moscou é plantada na primavera, quando o solo esquenta um pouco, e não há perigo de que o frio retornado congele o solo e danifique a raiz que não teve tempo de se adaptar.

Escolhendo o lugar certo

É escolhida uma área plana para o plantio industrial, para que seja mais fácil a passagem do técnico. Em jardins privados, um local ensolarado, abrigado, protegido de ventos fortes, é adequado para a variedade Polar. A água subterrânea não deve se aproximar da superfície a menos de 1-1,5 m.

O melhor solo é uma argila fracamente ácida, rica em matéria orgânica.

Preparação do solo

As covas de plantio são cavadas com 50x50x50 cm de tamanho, preenchidas a 2/3 com mistura fértil e preenchidas com água. Então, eles podem se estabelecer por 10-14 dias. Uma mistura fértil é preparada a partir da camada superior do solo fértil, um balde de húmus, 40-50 g de fertilizantes de potássio e 120-150 g de fertilizantes de fósforo.

Se o solo no local for muito ácido, é adicionado cal. Solo denso é melhorado com areia, alcalina ou neutra - com diferentes doses de turfa azeda, densa - com porções adicionais de matéria orgânica.

Seleção e preparação de mudas

Tente comprar mudas de produtores confiáveis ​​- é menos provável que você seja enganado por uma variedade. A casca madura da amora-preta polar é marrom, sem espinhos. O sistema radicular deve ser desenvolvido, não danificado e com cheiro fresco.

Preparação pré-plantio - regar amoras em recipientes de água ou embeber uma raiz aberta por 12 horas.

Algoritmo e esquema de pouso

As plantações industriais são compactadas até 0,9-1 m, e na Polónia, com fertilização intensiva, até 0,8 m. Em jardins privados, se possível, a distância entre arbustos de amora-preta polar é feita 1,5-2 m - para rendimento e frutos de qualidade , isso terá um efeito positivo. 2,5 m são deixados no espaçamento entre linhas.

O pouso é realizado na seguinte sequência:

  1. A amora-preta é reduzida para 15-20 cm.
  2. No centro da cova de plantio, forma-se um monte, em torno do qual se espalham as raízes.
  3. O caroço é coberto com uma mistura fértil, aprofundando o colo da raiz em 1,5-2 cm, e compactado.
  4. A superfície é coberta com cobertura morta, o arbusto é regado com pelo menos 10 litros de água.

Acompanhamento da cultura

Após o plantio, uma planta jovem é regada duas vezes por semana. Cuidados adicionais não são particularmente difíceis.

Princípios de crescimento

É imperativo amarrar o Polar Blackberry. Qualquer tapeçaria fará o que você está acostumado - leque com várias fileiras, em forma de T. É conveniente amarrar o crescimento anual de um lado e o jovem do outro.

Os seguintes fatores afetam o rendimento:

  • a intensidade do curativo;
  • se a amora-preta se escondeu durante o inverno;
  • beliscar brotos jovens;
  • regar em tempo seco.

Atividades necessárias

As amoras-pretas polares são regadas na ausência de chuva, especialmente em climas quentes. Não se esqueça que a cultura é higrófila - é melhor derramar um balde extra de água aqui do que secar a raiz.

A variedade Polar é pouco exigente para o tempero, mas se não houver, a colheita será prejudicada. No início da primavera, as amoras são fertilizadas com nitrogênio, no início da floração - com um complexo mineral completo, após a frutificação - com monofosfato de potássio. A cultura reage muito bem à alimentação foliar.

Se você assistir com atenção ao vídeo dedicado à variedade Polar: verá que algumas das folhas são amarelas, com nervuras verdes. Esta é a clorose que afeta amoras-pretas em solos neutros e alcalinos. Ela carece de ferro. É fácil lidar com o infortúnio adicionando quelato de ferro ao balão durante o curativo foliar, ou melhor ainda, um complexo de quelato.

Certifique-se de soltar as amoras no início e no final da temporada. No meio da estação de crescimento, o solo é coberto com turfa vermelha (pântano alto). Acidifica o solo, graças à sua estrutura fibrosa, permite a passagem do ar e retém a umidade. Além disso, a turfa não dá ervas daninhas germinam em grandes quantidades.

Poda de arbusto

Depois que os brotos terminam de frutificar, eles são imediatamente cortados. Não demore para que, no tempo que resta antes do início da geada, a madeira dos cílios jovens amadureça melhor.

Dependendo do esquema de plantio, 4 a 7 cílios são deixados para a frutificação. Para melhor ramificação, os brotos laterais são pinçados quando atingem 40-45 cm. Todos quebrados, fracos e crescendo na direção "errada" são cortados.

Preparando-se para o inverno

Embora a variedade Polar tenha sido criada propositalmente, como não uma cobertura, em todas as regiões, exceto no sul da Ucrânia e na Rússia, é melhor isolar os brotos. Em áreas onde as geadas abaixo de 15 graus são raras, a raiz pode ser empilhada e os chicotes cobertos com agrofibras bem na grade. Em seguida, será necessário garantir que durante possíveis chuvas com uma diminuição subsequente da temperatura, o material de cobertura não empalidece.

Em outras regiões, você terá que trabalhar duro - remova os brotos da treliça, fixe-os no chão. Em seguida, construa um abrigo com ramos de abeto, palha, talos de milho secos, agrovolkna ou solo seco.

Doenças e pragas: métodos de controle e prevenção

A variedade Polar de amora silvestre apresenta alta resistência a pragas e doenças. Na primavera e no outono, o arbusto deve ser borrifado com uma preparação contendo cobre como medida preventiva. Não plante safras de beladona, morangos ou framboesas a menos de 50 m das amoras.

Conclusão

A variedade de amora-preta Polar se estabeleceu como promissora, de alto rendimento e de baixa manutenção. Seus frutos silvestres são saborosos e podem ser bem transportados. A amora-preta Polar é recomendada para cultivo em jardins privados e como cultura industrial.

Testemunhos

Elizaveta Igorevna Muromtseva, 35 anos, Saratov
Fomos persuadidos a comprar uma amora-preta da variedade polonesa Polar no viveiro. No início, meu marido e eu duvidamos que tivéssemos feito a escolha certa, mas quando vimos as primeiras frutas, ficamos simplesmente maravilhados com seu tamanho. O sabor é delicioso - doce, aromático, o ácido é o suficiente para que as frutas não pareçam açucaradas. A partir do terceiro ano, você pode não só saborear as frutas vermelhas, mas também ter o suficiente para comer.
Evgeny Viktorovich Luchnikov, 55 anos, Zaraysk
Tenho um blackberry Polar crescendo em minha dacha. Estou muito satisfeita com ela, só comprei a variedade, pois não precisava de abrigo, por isso no primeiro inverno o mato quase morreu. É bom que eu tenha ido embora. Agora, todo outono, eu removo os brotos da treliça, amarro, dobra, cubro com ramos de abeto e spunbond. Nossas geadas não são para a variedade polonesa. E as bagas da Polar são enormes, doces e a colheita é boa.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção