Contente
Cada vez mais jardineiros e pequenos agricultores estão percebendo que cultivar amoras é muito mais lucrativo do que cultivar framboesas. Claro, essas espécies não são idênticas, mas são muito próximas em termos biológicos, seu sabor é semelhante e o escopo de uso é o mesmo. Mas as amoras são mais férteis, são menos doentes, são afetadas por pragas e contêm mais nutrientes do que as framboesas.
Todo mundo sabe que não existem variedades ideais de frutas, incluindo amoras. Mas os jardineiros estão em constante busca. Alguns encontraram "seu" ideal entre as variedades antigas, muitos seguem de perto os novos produtos. O próximo candidato ao título dos melhores agora é o blackberry sem vigas Natchez. Vamos ver se os comentários elogiosos são verdadeiros.
História de criação
Os primeiros passos para criar o Blackberry Natchez foram dados em 1998, quando o Arkansas Institute fez a polinização cruzada dos híbridos Ark. 1857 e Ark. 2005. As mudas foram colhidas em 2001. Destes, os mais promissores foram selecionados e, após seis anos de testes, em 2007, a amostra Ark.2241 foi patenteada sob o nome de Natchez.
Descrição da cultura da baga
Hoje, Natchez se tornou uma das melhores cultivares dos Estados Unidos. Mas não se esqueça de que na América e no espaço pós-soviético, as prioridades para o cultivo de amoras silvestres são diferentes. O principal para nós é o rendimento e a facilidade de atendimento. E como a cultura no território da Rússia e países vizinhos era pouco cultivada anteriormente, apenas especialistas e gourmets entendem as complexidades do sabor da amora-preta aqui.
Na América, onde o consumidor é mimado pela abundância de variedades, são as qualidades de degustação e o apelo visual dos frutos silvestres que têm maior importância, e não o rendimento. Além disso, o clima lá é ideal para o cultivo de lavouras, não havendo necessidade de retirar os brotos do suporte e cobertura para o inverno.
Compreensão geral da variedade
Blackberry Black Natchez pertence a variedades semi-rastejantes - no início os brotos crescem retos, como os de um kumanik, depois se movem para a posição horizontal e se tornam como uma gota de orvalho. Um arbusto adulto é poderoso, extenso, com cílios grossos de 5 a 7 m de comprimento. Logo no primeiro ano após a plantação, os rebentos de amoras-pretas Natchez espalham-se pelo solo, atingindo 3-4 m, e apenas a ausência de espinhos distingue a casta da típica gota de orvalho.
Em arbustos adultos, os cílios crescem muito rapidamente, formando muitos ramos laterais e galhos de frutas. As folhas da amora silvestre Natchez diferem das outras variedades - são verdes claras, com pequenas bordas recortadas e uma superfície dupla.
O sistema radicular de uma amora-preta é poderoso, e quanto melhor desenvolvido, mais massa verde você deixa ao podar e racionar os cílios. A frutificação ocorre nos brotos do ano passado.
Bagas
Na foto da amora Natchez, você pode ver que seus frutos são lindos - pretos, com um brilho característico. Eles têm a forma de um cilindro alongado, em média atingem um comprimento de 3,7-4,0 cm e um peso de 9 g.Com bom cuidado e plantio livre, as bagas individuais podem apresentar 12,7 g quando pesadas.
Nos galhos das frutas, as amoras-pretas são coletadas em 12-30 pedaços. Os bagos são moderadamente densos, suculentos, mas toleram perfeitamente o transporte. Bem presa ao pedúnculo, a separação é seca, as drupas são pequenas.
O sabor da fruta é muito doce, o ácido quase não é sentido, o escore de degustação é de 4,6 pontos. A avaliação dos jardineiros domésticos deu à variedade Natchez 4,3 pontos. No entanto, a qualidade dos bagos desta amora-preta é fortemente influenciada por fatores externos, cuidados e composição do solo. Os gourmets afirmam que os frutos da primeira colheita têm um sabor sutil de bom café.
Característica
Avaliações de jardineiros sobre a amora-preta Natchez mostram sua superioridade sobre outras cultivares. Parece que aqui está - a variedade de sobremesa perfeita. Mas não há necessidade de pressa. Só quem escolhe amoras com o máximo de informação não ficará desapontado. Portanto, recomendamos que você leia este capítulo com atenção.
Vantagens principais
Natchez não pertence a variedades resistentes à seca. No entanto, toda a cultura é higrófila e requer rega regular. O arbusto tolera bem o calor, mas as bagas a uma temperatura superior a 35⁰C requerem sombreamento.
A robustez de inverno do blackberry Natchez também não é das melhores. Não tolera geadas superiores a -14⁰ C. Além disso, os brotos mantêm bem as temperaturas baixas, mas os botões das flores congelam. No entanto, Natchez blackberry rapidamente acumula massa verde e se recupera. Mas o arbusto congelado não dará uma safra, então terá que ser coberto até mesmo nas regiões do sul.
Mas a transportabilidade das bagas de Natchez é alta, o que é raro para amoras com frutas suculentas. Não há espinhos nos brotos.
Cultivar amoras Natchez requer algum esforço, você não pode chamar isso de despretensioso. A escolha do solo também deve ser feita com responsabilidade - não só a quantidade, mas também a qualidade das bagas depende disso.
Período de floração e tempo de amadurecimento
A variedade de amora-preta Natchez é uma das primeiras. Dependendo da região, ela floresce de meados ao final de maio. A frutificação é prolongada, dura 35-40 dias, às vezes mais. O início do amadurecimento dos bagos depende do clima, no sul é de meados a final de junho. Blackberry Natchez na região de Moscou amadurece em meados de julho.
Indicadores de rendimento, datas de frutificação
O rendimento da amora-preta Natchez é o maior entre as variedades de sobremesas da coleção do Arkansas. De um arbusto adulto, você pode coletar 15-20 kg de bagas. Dada a frutificação precoce e a falta de espinhos, Natchez está perto do ideal.
Mas nem tudo é tão simples como os entusiastas gostariam. Os rebentos de substituição nas amoras-pretas Natchez são mal formados. Portanto, para obter um alto rendimento, é cultivado em um ciclo de dois anos. Isso significa que todos os brotos jovens são cortados durante a estação de frutificação. Na primavera do ano que vem, o arbusto estará "nu", dará mais chicotadas novas, mas não haverá mais bagas.
Escopo de frutas vermelhas
Blackberry Natchez pertence às variedades de sobremesa - seus frutos são saborosos, doces. São adequados para consumo in natura e sobremesas. Mas as peças de trabalho dela "não são muito" - aqui o sabor doce da fruta era uma piada cruel, já que as geléias e sucos são "chatos" e muito enjoativos. Mas as amoras Natchez podem ser usadas para compotas pré-fabricadas, sucos múltiplos e compotas variadas.
Resistência a doenças e pragas
Como outras amoras, Natchez é resistente a doenças, raramente afetado por pragas. Mas os tratamentos preventivos devem ser feitos e você precisa plantar longe das safras de erva-moura, framboesas e morangos. A distância ideal é de no mínimo 50 m, se possível, deve ser mantida.
Vantagens e desvantagens
As amoras-pretas Natchez têm vantagens e desvantagens. No entanto, também para outras variedades, o ideal ainda não existe.
As vantagens indiscutíveis incluem:
- Amadurecimento precoce das bagas.
- Alta produtividade.
- Os bagos são grandes, bonitos, com pontuação elevada na degustação (4,6 pontos).
- A transportabilidade e a manutenção da qualidade dos frutos são muito boas.
- O flagelo da amora-preta Natchez produz muitos ramos laterais e galhos de frutas.
- Falta de espinhos.
- A variedade é resistente a doenças e pragas.
- Separação a seco de bagas.
- Frutificação de longo prazo.
- Os bagos ficam bem agarrados ao pedúnculo, não se desfazem. Se estiverem maduros demais, o sabor e a comercialização não se deterioram, portanto, se necessário, a colheita pode ser adiada. Isso é especialmente importante para os residentes de verão que vêm ao local uma vez por semana.
- Se o arbusto ainda estiver ligeiramente congelado, não há necessidade de ter medo de perder a variedade - ele tem uma alta capacidade regenerativa.
Entre as desvantagens estão:
- Baixa resistência à geada da variedade.
- Em temperaturas acima de 35⁰C, as frutas são assadas.
- Os brotos de amora-preta Natchez não se dobram bem, além disso, eles podem não só quebrar, mas também rachar.
Métodos de reprodução
Ao contrário de outras amoras, Natchez não se reproduz bem com mudas de raízes. Eles precisam ser escavados no outono, armazenados na areia sob certas condições e plantados apenas na primavera. A variedade dá poucos brotos de reposição, muito menos o crescimento excessivo, este método também não é adequado para jardineiros amadores.
Saída - estratificação e polpação (enraizamento das copas dos brotos). Esses métodos de criação estão disponíveis em qualquer jardim, mesmo para iniciantes. O principal aqui é não se esquecer de regar os galhos escavados.
Regras de pouso
A variedade Natchez é plantada da mesma forma que outras amoras. Mas ele exige cada vez mais do solo, por isso não funcionará apenas para cavar uma muda no local.
Tempo recomendado
No sul, as amoras-pretas são plantadas no outono, mas o mais tardar um mês antes da geada prevista, para que a planta jovem tenha tempo de criar raízes. Em regiões de clima temperado e fresco, as terraplenagens são feitas na primavera, quando o solo esquenta. Então, antes do início do inverno, o blackberry terá tempo de se enraizar no local.
Escolhendo o lugar certo
O local das amoras-pretas Natchez é escolhido ao sol, ao abrigo do vento. No sul, o sombreamento será necessário no meio do verão. Não deve haver plantações de beladona, framboesas e morangos nas proximidades.
Solo ligeiramente ácido é adequado para amoras, melhor - argila fértil solta. Em solo arenoso, Natchez não deve ser plantado. A água subterrânea não deve estar localizada a menos de 1-1,5 m da superfície.
Preparação do solo
A variedade Natchez, mais do que outras amoras-pretas, precisa de preparação do solo antes do plantio. As fossas são cavadas por pelo menos 10-14 dias, com profundidade e diâmetro de 50 cm. A mistura de nutrientes é preparada a partir da camada superior do solo, um balde de húmus, 60 g de potássio, 120-150 g de superfosfato.
Mas a variedade Natchez aumentou os requisitos de conteúdo de cálcio no solo. É melhor não adicionar nitrato de cálcio ao plantar: farinha de dolomita ou casca de ovo comum são adequados. Mas o cálcio reduz a acidez do solo, portanto, turfa alta (vermelha) deve ser incluída na mistura de plantio.
Se o solo for arenoso, mais matéria orgânica é adicionada a ele. A acidez excessiva do solo é neutralizada pela farinha de dolomita (neste caso, é preferível à cal). Areia é adicionada à terra densa. A reação neutra ou alcalina do solo é balanceada por turfa ácida (vermelha).
Seleção e preparação de mudas
Mudas de Blackberry Natchez devem ser compradas em redes de varejo comprovadas ou diretamente no viveiro - a variedade é relativamente nova, mas há muitos que querem comprá-la. Há uma grande probabilidade - "de improviso" de você não vender o que precisa.
Os brotos das amoras-pretas Natchez não têm espinhos. Eles devem ser resilientes, livres de rachaduras, manchas e outros danos. Uma das marcas de um sistema radicular saudável é o cheiro agradável de solo fresco. Naturalmente, deve ser bem desenvolvido, sem sinais de fungos ou apodrecimento, os processos devem ser bem e fáceis de dobrar.
Antes do plantio, as amoras compradas em recipientes são regadas. A raiz nua é embebida em água durante a noite.
Algoritmo e esquema de pouso
Para Natchez, um plantio apertado é indesejável. Esta amora-preta forma um arbusto vigoroso com raízes bem desenvolvidas, rebentos grossos e muitos ramos laterais. A melhor distância entre as plantas é de 2,7-3 m (em plantações industriais, são permitidos 2-2,5 m).
Ao compactar para 1-1,5 m, será necessário um racionamento estrito dos brotos e uma nutrição melhorada das amoras. Mas jardineiros experientes dizem que isso leva a uma diminuição na produção de um arbusto, portanto, o plantio a uma distância menor que 2 m entre as plantas não se justifica. Além disso, a qualidade das bagas diminui significativamente com a forte compactação.
Sequência de plantio:
- Um caroço é preparado para a amora, 2/3 preenchido com uma mistura de nutrientes e totalmente preenchido com água. Deixe repousar por 10-14 dias.
- No centro da cova de plantio, forma-se um monte, em torno do qual se espalham as raízes da amora.
- A muda é recoberta por uma mistura de nutrientes, compactando-a constantemente. O colar da raiz deve ser enterrado 1,5-2 cm.
- As amoras-pretas são regadas abundantemente e o solo é coberto com húmus ou turfa azeda.
Acompanhamento da cultura
Na primeira vez após o plantio, a amora-preta é frequentemente e abundantemente regada, evitando que o solo seque.
Princípios de crescimento
As amoras-pretas de Natchez devem ser amarradas. Na maioria das vezes, é usada uma treliça de três fileiras com uma altura de 1,7-2 m. Como a variedade é cultivada em um ciclo de dois anos, os brotos não serão divididos em frutíferos e jovens, eles não precisam ser reproduzidos em direções diferentes. Isso simplifica muito a liga.
É necessário acostumar os cílios a se levantarem sobre um suporte e abrigo para o inverno desde o momento em que aparecem. Assim que os brotos atingem 15-20 cm, eles são dobrados ao solo e fixados. Quando os cílios envelhecerem, será mais fácil amarrá-los.
Natchez é geralmente sobrecarregado com frutas e forma um arbusto muito denso. Se a planta for mal alimentada e a poda for negligenciada, os frutos simplesmente não amadurecem - eles não terão nutrientes e sol suficientes.
Atividades necessárias
O Natchez Blackberry é regado com freqüência e abundantemente no verão. Na ausência de precipitação, um arbusto adulto precisa de 4 a 5 baldes de água uma vez por semana. Durante o período de formação e frutificação do ovário, a rega é feita a cada 3 dias, gastando-se de 20 a 30 litros por planta.
Natchez precisa de alimentação abundante. Na primavera, a planta precisa de nitrogênio. É melhor usar nitrato de cálcio. Durante o período de floração e formação de frutos, as amoras-pretas recebem um complexo mineral completo com um teor obrigatório de cálcio.
Durante a frutificação, é aconselhável alimentar suplementarmente com solução de infusão de verbasco ou erva. Eles são criados em uma proporção de 1:10 e 1: 4, respectivamente. São úteis os curativos foliares com adição de humato e quelatos, que previnem a clorose e melhoram o sabor dos frutos silvestres. No início do outono, Natchez é fertilizado com monofosfato de potássio.
Na primavera e no outono, o solo ao redor da amora-preta é solto. Durante o período de floração e frutificação, ele é coberto com cobertura morta - isso impedirá a evaporação da umidade, servirá como um fertilizante adicional e protegerá o sistema radicular do superaquecimento.
Poda de arbusto
Blackberry Natchez é recomendado para crescer como uma cultura que dá frutos a cada 2 anos. Isso se deve ao fato de que a variedade dá rebentos de reposição pobres. No ano de frutificação, todos os cílios jovens são cortados. No próximo ano haverá um número suficiente deles, deixando 6-8 dos mais fortes.
Freqüentemente, os brotos de amora-preta a uma altura de 1-1,5 m são pinçados para aumentar a ramificação lateral. A variedade Natchez não precisa fazer isso - ela arbustiva-se bem sem ele. Mas o crescimento lateral é reduzido para 30 cm (ao contrário de outras variedades, em que sobram 40 cm). Isso evitará sobrecarregar os bagos e aumentar seu tamanho.
Após a frutificação, os rebentos velhos são removidos. A poda higiênica das amoras-pretas Natchez é realizada ao longo do ano - todos os galhos quebrados, secos e finos são removidos.
Coleta, processamento, armazenamento de safras
Muitas variedades de amoras-pretas diferem no fato de que as frutas precisam ser colhidas com frequência, imediatamente após atingir a maturidade. Frutos maduros demais têm um sabor que se deteriora rapidamente, muitas vezes tornam-se macios e perdem a capacidade de transporte. Não esse tipo de Natchez. Os bagos não perdem as suas qualidades comerciais nos 5 dias após a maturação completa e são transportados sem deformação.
As amoras silvestres Natchez são mais consumidas frescas, usadas para assar ou sobremesas. Os espaços em branco deles são muito doces, açucarados.Mas quando usado em conjunto com outras frutas e bagas mais ácidas, você obtém deliciosos sucos, geleias e vinhos.
Preparando-se para o inverno
Ao contrário de outras amoras, a variedade Natchez começa a ser preparada para o inverno em setembro ou outubro (dependendo da região). Neste momento, os rebentos ainda não estão totalmente maduros e permanecem flexíveis. Eles estão dobrados no chão e presos. O abrigo é erguido pouco antes do início da geada. São usados ramos de abeto, palha, talos de milho secos. As amoras Natchez têm baixa resistência ao gelo, portanto, a estrutura deve ser coberta com spandbond ou agrofibra na parte superior.
Doenças e pragas: métodos de controle e prevenção
As amoras silvestres raramente ficam doentes e são pouco afetadas por pragas. Mas, para efeito de prevenção, na primavera e no outono, o arbusto deve ser borrifado com preparações que contenham cobre, e toda folhagem e brotos aparados devem ser imediatamente removidos do local.
Conclusão
Como você pode ver, o blackberry Natchez tem lados positivos e negativos. Não existe uma variedade perfeita, mas esta está mais perto da perfeição do que as outras. A principal vantagem do Natchez é a combinação de alto rendimento e excelente sabor a frutos silvestres.
Eu não corto as bagas - dá frutos anualmente