Blackberry Giant - mito ou realidade

A variedade Blackberry Giant pode ser considerada uma obra-prima da cultura hortícola e seleção de frutas silvestres - julgue por si mesmo, tanto remanescente quanto sem espinhos, e as frutas silvestres, do tamanho de uma palmeira e rendimento - até 35 kg por arbusto. Se tal coisa pode realmente existir, depende de você pensar e decidir. Muitas análises e descrições da variedade de amora-preta Gigant remanescente ficam maravilhadas ao descrever as vantagens exclusivas desta baga. Este artigo contém todos os fatos reais relacionados ao blackberry Gigant que conseguimos obter e um estudo comparativo de avaliações de jardineiros e depoimentos de gerentes de uma empresa comercial que vende mudas dessa variedade na Rússia.

História de criação

Variedades reparadas de amora-preta surgiram há relativamente pouco tempo, na virada dos séculos XX e XXI. Basicamente, cientistas americanos do estado de Arkansas se empenharam em sua seleção e conseguiram muitas variedades interessantes que são capazes de produzir safras duas vezes por ano: nos galhos do ano passado e nos brotos anuais.

As variedades remanescentes de amora-preta têm muitas vantagens - e uma das principais é que absolutamente todos os brotos podem ser cortados antes do inverno. Isso torna possível não se preocupar muito com a resistência invernal da amora-preta do sul e cultivá-la mesmo em regiões com invernos rigorosos (a -40 ° C e menos).

Além disso, a poda completa de todos os brotos e os períodos posteriores de desenvolvimento e frutificação limitam severamente as possibilidades de potenciais pragas e patógenos das amoras-pretas. Portanto consertando amoraassim como as framboesas, praticamente não são suscetíveis a nenhum infortúnio e, portanto, não precisam de processamento, principalmente com produtos químicos, o que permite obter uma baga absolutamente saudável e inofensiva para o homem.

Atenção! Dentre todas as variedades remanescentes de amora-preta, não se conhece nenhuma que não tenha espinhos.

Infelizmente, a criação ainda não alcançou tais conquistas. Todos eles se distinguem por brotos espinhosos, o que, é claro, dificulta a colheita dos frutos.

Na Rússia, você encontra apenas um vendedor, ele também é fornecedor de mudas de amora-preta Gigant (LLC "Becker Bis"). É no site desta empresa agrícola, no catálogo de plantas, que você pode ver os produtos do artigo 8018 Blackberry remanescente Gigant. E bem ali, lado a lado em letras minúsculas em inglês, está escrito Blackberry Thornless Giant, que significa Blackberry Thornless Giant.

Infelizmente, a empresa fornecedora não indica nenhum dado sobre a origem desta variedade, mas sim a pergunta direta do comprador nas avaliações: cuja seleção da variedade Amora gigante é silenciosa.

Claro, é inútil procurar essa variedade no Registro do Estado da Rússia, no entanto, esse é o destino da maioria das variedades modernas de amora-preta de origem estrangeira.

Descrição da cultura da baga

A Blackberry Giant, conforme se segue da descrição da cultura apresentada no site do fornecedor de suas mudas, pode crescer de 1,5 a 2,5 metros de altura. Os rebentos são flexíveis, pelo que pode e deve ser cultivada em latadas, onde também pode ser utilizada como decoração. Porque, graças à remontabilidade, segundo garantias do fabricante, o período de floração da amora gigante vai de junho a setembro.

Comente! Ao mesmo tempo, as flores têm até 3-4 cm de diâmetro.

É importante notar aqui que na maioria das regiões da Rússia não faz sentido cultivar amoras-pretas remanescentes, deixando brotos para o inverno sem poda, já que neste caso terão que ser cobertos para o inverno, e haverá mais problemas com pragas e doenças. Mas, neste caso, a floração dos brotos anuais não deve começar antes de julho-agosto.

E mesmo nas regiões do sul, se você deixar os brotos do ano passado para o inverno para obter as primeiras colheitas, é improvável que os arbustos de amora-preta floresçam continuamente de junho a setembro. Nas variedades remanescentes, geralmente são observadas duas ondas pronunciadas de floração e frutificação, com uma quebra entre elas.

Segundo a vendedora-fabricante, o período de frutificação do remanescente Gigant blackberry vai de julho a setembro.

O fornecedor não indica nenhum dado sobre o tipo de crescimento do rebento (rasteiro ou ereto).

Bagas

As bagas da amora-preta gigante são verdadeiramente únicas. Sua forma é ao mesmo tempo alongada e ligeiramente arredondada, uma reminiscência de polegares em uma mão. Propriedades nutricionais ao nível das variedades mais destacadas, sabor - doce e azedo, com o aroma inerente a amoras. A cor dos frutos maduros é preto profundo.

Mas o mais importante, claro, é o tamanho das bagas. Alega-se que eles atingem um comprimento de 6 cm, e uma dessas bagas pode pesar até 20-23 gramas. Este é realmente um gigante!

Comente! Para efeito de comparação, as variedades de amora-preta são consideradas de frutos grandes, cujas bagas têm um peso médio de cerca de 8 a 10 gramas.

Característica

A variedade reparadora do Blackberry Gigant é diferenciada pelas seguintes características.

Vantagens principais

Segundo o fornecedor de mudas de amora-preta Gigant, a variedade apresenta muitas vantagens.

  • É muito resistente ao inverno - resiste até -30 ° С
    Atenção! Variedades de amora-preta reparadas, se completamente cortadas antes do inverno, podem suportar temperaturas mais baixas e sem muita cobertura.
  • A variedade gigante é despretensiosa no cuidado, não requer medidas especiais de proteção
  • As bagas armazenam bem e são bastante fáceis de transportar
  • Você pode coletar duas safras de frutas vermelhas por temporada

Indicadores de rendimento

Mas a declaração mais impressionante do gigante fornecedor de amora é seu rendimento. Alega-se que até 35 kg de fruta podem ser obtidos de um arbusto desta variedade. Nenhum detalhe adicional é dado, mas para comparação, algumas das variedades de amora-preta de maior rendimento rendem um máximo de cerca de 15-20 kg de bagas por arbusto.

Escopo de frutas vermelhas

Bagas da variedade Gigant podem ser usadas frescas, para decorar pratos festivos, e para uma variedade de preparações caseiras.

Vantagens e desvantagens

Os méritos do Blackberry gigante já foram listados acima. Entre as deficiências, só se pode notar que é ruim pela falta de umidade do solo e por solos pesados ​​e densos.

Métodos de reprodução

O fornecedor não diz nada na descrição da variedade de amora-preta Gigant sobre o crescimento da raiz, então não está claro se esta, a forma mais acessível de propagação da baga, pode ser usada neste caso.

Em qualquer caso, as novas amoreiras-pretas obtêm-se, via de regra, por estacas ou enraizamento por cima.

Regras de pouso

Em geral, o plantio da variedade Gigant blackberry não difere dramaticamente do plantio de outras variedades desta cultura de baga.

Tempo recomendado

Recomenda-se plantar mudas de amora-preta Gigant de março a novembro. Em princípio, se estamos falando de mudas com sistema de raiz fechado, esses termos são totalmente justificados. Mas nas regiões do sul ainda é aconselhável sincronizar o plantio das mudas para o período da primavera ou outono, já que o sol e as altas temperaturas do verão podem piorar muito a taxa de sobrevivência das mudas.

Escolhendo o lugar certo

Argumenta-se que amoras gigantes são melhor plantadas em um local ensolarado. Mas, novamente, nas regiões do sul, amoras cultivadas ao sol podem queimar tanto nas frutas quanto nas folhas.

Preparação do solo

Amoras de qualquer variedade preferem solos leves e respiráveis, com uma reação neutra ou ligeiramente ácida. Solos com alto teor de calcário podem ser prejudiciais aos arbustos, pois podem causar clorose nas folhas - amarelecimento.

Seleção e preparação de mudas

Ao escolher as mudas, é necessário antes de tudo levar em consideração a condição das raízes, cujo comprimento deve ser de pelo menos 15 cm, e os próprios ramos da raiz devem ter cerca de dois a quatro. Ao mesmo tempo, a altura da parte aérea dos arbustos deve ser de pelo menos 40 cm. Antes do plantio, é aconselhável embeber as mudas da variedade Gigant para profilaxia em solução de Aktara 0,6% com adição de pó de tabaco .

Algoritmo e esquema de pouso

As mudas de amora-preta Gigant são plantadas em covas pré-cavadas, a uma profundidade de cerca de 20-30 cm. Recomenda-se que a distância entre as mudas no momento do plantio seja igual a 1-1,2 metros. Como essa cultura é encaracolada, é imediatamente necessário providenciar a organização da treliça e amarrar os brotos a ela.

Acompanhamento da cultura

Diz-se que o Blackberry gigante é fácil de cuidar.

Atividades necessárias

A coisa mais importante ao cuidar de uma amora-preta é a rega regular e abundante. No entanto, também é impossível exagerar aqui - a baga não suporta o alagamento.

A cobertura é realizada várias vezes por temporada. Na primavera, é aplicado um fertilizante complexo e, no verão, a alimentação das amoras-pretas é feita principalmente devido à introdução de fertilizantes de fósforo e potássio.

Conselho! Aplicar húmus no solo sob os arbustos ajudará a reter simultaneamente a umidade necessária e reduzirá a quantidade de rega, além de desempenhar o papel de fertilização adicional.

Poda de arbustos

Ao podar variedades remanescentes, o mais importante é entender o que você quer dos arbustos - uma, mas colheita abundante e confiável no final do verão, ou várias ondas de colheita, começando em junho. Conforme observado anteriormente, no segundo caso, você terá que cuidar adicionalmente de abrigar a amora-preta durante o inverno e protegê-la dos inimigos, diante dos parasitas.

No primeiro caso, todos os brotos de amora-preta são simplesmente cortados no final do outono no nível do inverno. Se você mora em uma região com invernos rigorosos, é aconselhável cobrir adicionalmente a zona das raízes com feno ou serragem.

No segundo caso, não é necessária a poda antes do inverno, sendo cortados apenas os brotos do segundo ano, de preferência no verão, logo após o término da frutificação.

Preparando-se para o inverno

No segundo caso, os brotos remanescentes devem ser retirados das treliças e inclinados ao solo, depois recobertos com feno ou serragem e recobertos com material não tecido, como lutrasil, por cima.

Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção

Tipo de problema

O que pode ser feito

Clorose de folhas de origem não infecciosa

Imediatamente após o derretimento da neve, alimente os arbustos com um complexo de fertilizantes com um conjunto completo de oligoelementos

Pulgões, ácaros, besouros de flores e outras pragas

No outono, despeje o solo sob os arbustos com solução de Aktara, no início da primavera, pulverize duas vezes com Fitoverm

Doenças fúngicas

Quando os rins abrirem, trate as amoras com uma solução de 3% de mistura de Bordeaux

Testemunhos

No site do fornecedor de mudas de amora-preta Gigant, as avaliações sobre essa variedade são mais entusiastas. É verdade que a esmagadora maioria dos jardineiros só conseguiu obter mudas e plantá-las. A primeira colheita de amoras após o plantio deve ser esperada, de acordo com os próprios gerentes da empresa, em cerca de 2-3 anos. Há quem não só provou os frutos, mas também conseguiu ganhar dinheiro com eles (afinal a colheita chega a 35 kg por arbusto), mas estes encontram-se num exemplar único. Por outro lado, algumas das respostas dos gerentes às perguntas dos jardineiros são contraditórias. Por exemplo, agora mesmo (2017-11-02 na resposta de Verônica) eles escreveram sobre o fato de que não há variedades remanescentes e espinhosas de amoras silvestres ao mesmo tempo, e alguns meses depois (2018-02-16 na resposta de Elena ) respondem sobre a citada variedade de amora-preta, que ele não tem vigas.

Em outros fóruns de jardineiros, as resenhas sobre mudas dessa empresa e, em particular, sobre a amora-preta gigante não são nada animadoras.As plantas semissecadas são enviadas aos clientes, são trocadas, mas ainda não criam raízes. Mas mesmo que sobrevivam, eles acabam sendo completamente diferentes do que estava escrito no rótulo.

Conclusão

Blackberry Giant, se existe, é claro, é uma variedade verdadeiramente fantástica em muitas das suas características: em termos de tamanho dos frutos, e em termos de rendimento, e em termos de robustez de inverno, e em termos de facilidade de tratamento. Parece que todas as características mais atraentes da amora-preta são reunidas em uma variedade. Na natureza, raramente há um desequilíbrio tão claro, embora com propriedades positivas. E o momento mais suspeito é que com toda a variedade de opções modernas, ninguém mais oferece essa variedade à venda. Ele também não se reúne no exterior. Então a escolha é sua - comprar ou não comprar, plantar ou não plantar.

Comentários (1)
  1. Escrevi um Blackberry Giant, vou ver o que acontece. Tenho um blackberry sem espinhos Polar tem tempo de dar frutos na Sibéria, mas o verão é mais curto e nem todo amadurece e o sabor é bom com sabor a vinho

    30/09/2020 às 03:09
    Sergey
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção