Contente
- 1 Eu preciso podar amoras
- 2 Quando podar amoras na primavera
- 3 Formação correta do arbusto de amora-preta e poda
- 4 Esquema de poda de amoras-pretas de jardim na primavera
- 5 Amoras-pretas depois da poda
- 6 Saindo após a poda da primavera: liga, afrouxamento, rega
- 7 Como podar amoras silvestres no verão
- 8 Possíveis erros ao podar amoras-pretas de jardim na primavera
- 9 Conclusão
Apesar do intenso crescimento dos cílios, os arbustos de amora têm um efeito decorativo atraente. Porém, além da beleza, também é preciso colher. O excesso de brotos engrossa o arbusto. A planta enfraquece, hiberna mal, dá poucos frutos, a palatabilidade do fruto é visivelmente reduzida. O problema só pode ser resolvido com a conformação correta do arbusto, e você não pode prescindir da poda.
Eu preciso podar amoras
Por sua origem natural, a amora-preta é uma planta de dois anos. No primeiro ano, o arbusto cresce. Este período é importante para a formação dos botões dos frutos. No segundo ano, a planta lança pedúnculos na primavera e dá frutos. No terceiro ano, apenas a folhagem crescerá nos galhos antigos. Não há sentido nesses brotos, e eles só podem ser podados. Novos cílios darão frutos na próxima primavera. Se os brotos velhos não forem removidos, eles se acumularão tanto que as amoras-pretas se transformarão em um enorme caroço verde. Tal arbusto não trará mais colheita.
Além dos rebentos velhos, também é necessária a poda dos rebentos de raízes jovens. Muito cresce, o que também cria um espessamento do arbusto.
Quando podar amoras na primavera
As amoras-pretas, como a maioria das outras plantas, são podadas no outono, quando a frutificação termina e a safra entra em um estágio calmo. O momento depende das condições climáticas da região. Normalmente a poda cai em outubro - novembro.
Na primavera, é realizado um procedimento sanitário. Remova os brotos congelados e danificados e encurte os ramos longos da amora-preta para aumentar o rendimento. O melhor momento é considerado o curto período imediatamente após o derretimento da neve. É aconselhável escolher um momento em que os rins ainda não tenham inchado e a ameaça de geada noturna tenha passado.
Como podar amoras adequadamente
O arbusto de amora-preta consiste em galhos finos. Para aparar com ferramentas, você só precisa de um podador afiado. Para tornar o procedimento indolor para o arbusto de amora-preta, eles seguem regras simples:
- apenas tesouras de podar limpas e bem afiadas são usadas para aparar;
- os cílios grossos são cortados com uma serra de jardim;
- aderir às datas de poda na primavera;
- observe as regras para formar um arbusto.
Após o inverno, a planta é cuidadosamente examinada. Se a poda não tiver sido feita desde o outono, na primavera todos os brotos velhos serão removidos imediatamente pela raiz.
Depois de podar os ramos velhos, examinam-se os rebentos jovens com inverno. Nos cílios, podem ser observadas áreas danificadas por roedores ou simplesmente congeladas no inverno. Um rebento ruim é determinado pela cor preta, aspereza da casca, fragilidade. Quando identificados, esses ramos são totalmente cortados sem deixar cânhamo.
Mesmo os cílios saudáveis precisam ser examinados quanto à vitalidade na primavera. A inadequação de tal haste pode ocorrer devido ao congelamento ou botões soltos. Esse broto de amora-preta não é cortado pela raiz. É permitido deixar um toco aqui se houver 1 ou 2 botões vivos. Novos brotos crescerão no verão.
Sugerimos assistir a um vídeo para iniciantes sobre como podar amoras na primavera:
Na primavera, durante a poda, todos os caules finos e fracos são removidos, mesmo que tenham passado bem o inverno. Jardineiros experientes recomendam podar todos os brotos suspeitos. Cílios finos não merecem pena. Menos galhos saudáveis produzirão mais rendimento do que uma pilha de folhas finas e fracas.
Após o inverno e a poda na primavera, um arbusto com 6-8 hastes saudáveis do ano passado é considerado de valor total. Se apenas quatro brotos normais permanecerem na planta na primavera, o arbusto é considerado enfraquecido. Não é permitido dar frutos, mas encurtado. O arbusto se recuperará no verão, crescerá e no ano seguinte fará a colheita. Caso esta situação se repita, é necessário tomar medidas para restabelecer a alimentação arbustiva, cuidados competentes.
Há também uma poda de controle repetida de amoras na primavera, após a floração da folhagem. Numa planta adulta, os rebentos frutíferos são encurtados em 10 cm.O procedimento visa aumentar o rendimento.
Formação correta do arbusto de amora-preta e poda
A formação do arbusto na primavera facilita a colheita dos frutos, a poda de outono e o abrigo para o inverno. A visão ereta é espalhada sobre a treliça. Atira em espécies rastejantes Amora os jardineiros dividem-se em brotos jovens (os brotos deste ano) e brotos frutíferos (os do ano passado).
Variedades eretas
As amoras-pretas, que apresentam uma estrutura de copa ereta, distinguem-se pela fragilidade dos caules. Um arbusto é formado de acordo com as seguintes regras:
- na primavera, os cílios invernados são fixados verticalmente na treliça;
- os rebentos que crescem no verão podem ir para os lados;
- no outono, antes do abrigo, todas as hastes eretas podem ser podadas;
- 10 fortes são deixados dos rebentos laterais novos, e o resto também é cortado;
- no outono, os ramos deixados para trás são encurtados em ¼ de comprimento, colocados no chão e cobertos.
Na primavera seguinte, esses cílios são amarrados verticalmente à treliça e novos brotos são soltos para o lado. O ciclo se repete.
Variedades rasteiras
As amoras-pretas com uma estrutura de copa rasteira distinguem-se pela boa flexibilidade dos caules. Os flagelos podem crescer até 10 m de comprimento. A planta é formada de acordo com o seguinte esquema:
- Na primavera, os cílios invernados são enrolados em espiral em um arame. Normalmente eles são permitidos no lado direito.
- Os brotos jovens são direcionados para a esquerda e, da mesma forma, são enrolados em um arame com espiral.
- No outono, os galhos do lado direito são cortados. 10 fortes cílios são deixados na asa esquerda, e o resto é podado.
Blackberry chicoteia o inverno em uma trincheira preparada. Na primavera, eles se tornam frutíferos e correm ao longo do arame para a direita. Novos caules crescerão à esquerda. O ciclo se repete.
Poda de amoras não espinhosas (sem espinhos)
Variedades de amoras-pretas encaracoladas e sem espinhos são chamadas de amoras. A cultura é formada por brotações laterais. Os caules são podados, deixando áreas com quatro botões. No verão, brotos laterais crescerão a partir deles, que são deixados para rastejar ao longo do solo. Não haverá bagas nos cílios jovens.
Depois do inverno, esses ramos já fecundam. Os cílios são fixados na treliça e novos brotos de reposição lateral são lançados ao longo do solo.
Poda reparando amoras
A maneira mais fácil é formar arbustos remanescentes de amora-preta. A planta é podada apenas na queda para zero, ou seja, toda a parte aérea é retirada. A cultura remanescente frutifica apenas nas hastes do ano corrente.
Esquema de poda de amoras-pretas de jardim na primavera
Nas regiões frias, as mudas de amora-preta são plantadas na primavera. A planta é podada imediatamente. A remoção da maioria das hastes tem um efeito positivo no crescimento do sistema radicular. Após o enraizamento, após quase duas semanas, os rebentos começam a crescer.
A poda das mudas de amora-preta na primavera deve ser feita de acordo com as seguintes regras:
- Imediatamente após o plantio, os processos laterais e copas da muda são cortados, deixando um galho de até 30 cm.
- Na safra seguinte, no início da primavera, as hastes laterais crescidas são podadas, encurtando em 15 cm e darão frutos. No outono, esses cílios são cortados e, na primavera, ficam os brotos de reposição que cresceram no verão.
- Na primavera do terceiro ano, os ramos do ano passado já foram encurtados em 30 cm. Agora eles vão dar frutos.
O novo ciclo de poda é repetido de ano para ano.
Como encurtar as hastes
Os caules saudáveis são encurtados em ¼ de seu comprimento desde o outono. Na primavera, eles lançarão mais hastes de flores e farão uma rica colheita. Os galhos devem ser podados apenas acima dos botões, sem deixar o cânhamo.
Depois de conduzir uma inspeção de primavera na cultura invernada, eles começam a poda sanitária. Apenas um caule parcialmente congelado pode ser reduzido para 1-2 botões. A poda dos ramos completamente danificados é realizada na raiz.
Padronização do número de brotos
Um arbusto de amora-preta desenvolvido é considerado, consistindo de 7-8 brotos. Após o inverno, 5-6 brotos geralmente sobrevivem na primavera. Você pode deixar 10 ramos a partir do outono para alcançar o resultado desejado. Cílios extras sempre podem ser cortados na primavera. Em geral, seis brotos hibernados são considerados a norma para uma planta.
Se apenas 4 ramos surgiram na primavera, o arbusto é considerado fraco. Mas pode ser restaurado, deixando 3-4 brotos novos adicionais. Quando apenas três ramos sobreviveram após o inverno, a planta é considerada muito fraca. É melhor remover essas amoras-pretas do jardim ou fortalecer o arbusto com um molho de cobertura.
Amoras-pretas depois da poda
É mais conveniente cultivar uma amora-preta amarrando os cílios a uma treliça. No ano passado, os brotos frutíferos são quebradiços. Com o peso da colheita sem suporte, os caules podem quebrar. Amoras amarradas a uma treliça são muito mais convenientes para cuidar durante a estação, e a colheita é muito mais fácil. Além disso, a planta é totalmente iluminada pelo sol e ventilada. A amarração dos caules à treliça é realizada na primavera, imediatamente após a poda. A planta é formada de acordo com um dos três padrões populares.
Fã
O esquema é baseado na fixação de brotos jovens em uma treliça no centro do mato. Os ramos frutíferos velhos direcionam uma haste para o lado. O padrão de leque é mais adequado para uma variedade de amora preta.
Bonde, bondinho
O esquema também prevê a distribuição de rebentos jovens de amora-preta no centro do arbusto, amarrados verticalmente à treliça. Os ramos frutíferos podem ir para os lados, mas são tecidos em dois. As tranças resultantes aumentam a resistência da planta amarrada.
Aceno
No esquema de ondas, os brotos jovens são amarrados verticalmente à treliça e executados lateralmente ao longo do fio superior. Os caules frutíferos são enviados para os lados em ondas ao longo dos três fios inferiores do suporte.
Saindo após a poda da primavera: liga, afrouxamento, rega
Imediatamente após o término da poda da primavera, todos os galhos são retirados do local e queimados. As pragas hibernam na casca danificada e você precisa se livrar delas. Os arbustos cortados são amarrados à treliça de acordo com um dos esquemas selecionados.
O solo da área próxima ao tronco é solto, rega-se, cobertura morta com turfa. Com o início do crescimento ativo, a planta é alimentada com um fertilizante contendo nitrogênio. Você pode usar matéria orgânica ou adicionar 20 g de nitrato por 1 m². Durante a formação, o ovário é alimentado com fertilizantes de potássio e fósforo.
Como podar amoras silvestres no verão
A poda de verão das amoras permite eliminar o espessamento da copa. Remova brotos desnecessários de crescimento intenso. Se o arbusto lançar muitos brotos extras, eles também serão podados.
Imediatamente após a frutificação, pode-se retirar os galhos velhos para que o arbusto use toda a sua força para formar novos cílios. Nas variedades iniciais, os ramos extras são removidos em junho.A poda de amoras remanescentes, de meia e tardia é realizada conforme necessário.
Possíveis erros ao podar amoras-pretas de jardim na primavera
Podar amoras na primavera às vezes pode parecer uma tarefa difícil para jardineiros novatos. A pessoa começa a ficar confusa em suas ações, a cometer erros, o que leva a consequências ruins.
Para evitar que a poda da primavera prejudique os arbustos de amora, as seguintes regras devem ser adotadas:
- Se, antes do despertar dos botões, não teve tempo de cortar os talos, é melhor deixá-los neste estado até o outono.
- Na primavera, você não pode cortar os galhos do ano anterior. Uma colheita será formada sobre eles. Apenas os rebentos frutíferos bienais são cortados.
- É necessário levar em consideração as características varietais das amoras. Existem variedades que devem ser podadas uma vez a cada dois ou três anos. A remoção anual de ramos levará ao esplendor decorativo do arbusto, e os frutos serão pequenos e azedos.
- Ao formar a coroa, não se pode deixar mais galhos frutíferos do que a quantidade prescrita. A planta não é capaz de fornecer nutrientes aos rebentos com muitos frutos.
Aderir a essas quatro regras simples evitará erros de colheita.
Conclusão
A poda de amoras silvestres na primavera é um evento muito importante, cujo objetivo é padronizar o número de brotos, formar um arbusto e remover os caules danificados e congelados. O objetivo desse procedimento é aumentar a produção de amoras-pretas. O processo de poda pode parecer difícil para alguns. Mais tarde, porém, tendo adquirido experiência, as mãos do jardineiro determinarão intuitivamente qual galho remover e o que deixar.