Contente
O cistoderma amianthin (Cystoderma amianthinum), também chamado de cistoderme espinhoso, amianto e guarda-chuva amianthin, é um fungo lamelar. Subespécies ocorrentes:
- álbum - variedade de chapéu branco;
- oliváceo - com cor azeitona, encontrada na Sibéria;
- rugosoreticulatum - com linhas radiais irradiando do centro.
A espécie foi descrita pela primeira vez no final do século XVIII, e o nome moderno foi consolidado pelo suíço V. Fayod no final do século XIX. Pertence à extensa família Champignon.
Qual é a aparência de um cistoderma gigante?
O guarda-chuva Amianthus não parece muito impressionante, pode ser confundido com outro cogumelo. O pequeno corpo frágil do cistoderma tem uma cor rica, de areia clara ao vermelho brilhante, como um biscoito bem assado. A tampa é inicialmente arredondada-esférica, depois se endireita, deixando uma protuberância perceptível na parte central. A borda com franjas pode enrolar para dentro ou para fora, ou ser esticada. A carne do corpo é macia, facilmente espremida, leve, com um cheiro desagradável de mofo.
Descrição do chapéu
A capa do cistoderma amiante é arredondada-cônica quando aparece. Com a maturação, o corpo se abre, transformando-se em guarda-chuva aberto com tubérculo convexo na junção com a perna e borda fofa dobrada para dentro. O diâmetro pode chegar a 6 cm, a superfície é seca, sem muco, rugosa devido aos pequenos grãos em flocos. A cor varia do amarelo arenoso ao laranja brilhante. As placas são finas, muitas vezes dispostas. Inicialmente branco puro, depois a cor escurece para um amarelo cremoso. Os esporos que amadurecem na superfície são de cor branca pura.
Descrição da perna
As pernas do cistoderma são preenchidas no início do ciclo; à medida que crescem, o meio torna-se oco. Longos e desproporcionalmente finos, atingem de 2 a 7 cm de comprimento com diâmetro de 0,3 a 0,8 cm, superfície seca, coberta por grandes escamas acastanhadas na parte inferior. Os anéis amarelo-claros que permanecem da colcha desaparecem com o crescimento. A cor é quase branca no fundo, café-amarelado no meio e marrom-escuro no fundo.
O cogumelo é comestível ou não
O cistoderma não é venenoso. O guarda-chuva Amianthus pertence aos cogumelos comestíveis condicionalmente devido ao seu baixo valor nutritivo, polpa aquosa e sabor desagradável. Os chapéus podem ser usados no preparo de pratos principais, salgados e salgados, após fervura por um quarto de hora. As pernas não têm valor culinário.
Onde e como cresce
O cistoderma cresce em pequenos grupos ou sozinho em uma zona temperada. De todas as variedades, o guarda-chuva de amaranto é o mais difundido na Rússia. Aparece desde o início de agosto e continua a crescer até o final de setembro-meados de novembro, até que ocorra a geada. Adora florestas mistas e de coníferas, ao lado de árvores jovens. Ele sobe em musgo e liteira de coníferas macias. Adora o bairro de samambaias e arbustos de mirtilo.Ocasionalmente encontrado em parques abandonados e prados com ervas.
Duplas e suas diferenças
Amigável guarda-chuva em estrutura e cor é semelhante a algumas variedades venenosas de cogumelos. Pode ser confundido com representantes de tais gêneros:
- Teias de aranha.
- Lepiot.
Para distingui-los, você deve considerar a tampa, a perna e a cor das placas.
Conclusão
Amianthus cystoderm cresce nas latitudes temperadas do hemisfério norte. A estação cai no final do verão e todo o outono até as primeiras geadas. Pode ser comido, embora eles relutem em levar um guarda-chuva de amianto por causa de seu sabor específico. Os espécimes coletados devem ser examinados cuidadosamente para não serem confundidos com cogumelos venenosos semelhantes.