Contente
O fungo tinder, também chamado de fungo tinder ciliado (Lentinus substrictus), pertence à família Polypore e ao gênero Sawlifters. Outro nome para ele: Polyporus ciliatus. É notável pelo fato de que durante a vida muda significativamente sua aparência.
Descrição do fungo tinder de maio
Polyporus ciliado tem uma estrutura muito impressionante e a capacidade de se modificar de acordo com as condições climáticas e o local de crescimento. Muitas vezes, à primeira vista, é confundido com outras variedades de cogumelos.
Descrição do chapéu
O fungo Tinder aparece com uma tampa arredondada em forma de sino. Suas bordas são visivelmente dobradas para dentro. À medida que cresce, a tampa se endireita, ficando primeiro nivelada com as bordas ainda enroladas em um rolo, e depois esticada com uma pequena depressão no centro. O corpo do fruto cresce de 3,5 a 13 cm.
A superfície é seca, coberta por finas escamas ciliares. A cor é variada: prata-acinzentada ou branco-acastanhada nos cogumelos jovens, depois escurece para cores cinza-manchado, cremoso-dourado, marrom-oliva e vermelho-marrom.
A polpa é fina, cremosa ou branca, com aroma pronunciado a cogumelos, muito dura, fibrosa.
O geminóforo é tubular, curto, descendo até o pedículo em um arco suavemente curvo. A cor é branca e creme-esbranquiçada.
Descrição da perna
O caule é cilíndrico, com espessamento tuberoso na base, alargando-se ligeiramente em direção ao gorro. Frequentemente curvado, relativamente fino. Sua cor é semelhante à do gorro: branco-acinzentado, prateado, marrom, avermelhado-oliva, dourado-acastanhado. A cor é irregular, tem manchas pontilhadas. A superfície é seca, aveludada, podendo na raiz ser recoberta por escamas pretas raras. A polpa é densa, dura. Seu diâmetro é de 0,6 a 1,5 cm, sua altura chega a 9-12 cm.
Onde e como cresce
O fungo tinder adora prados ensolarados, muitas vezes se escondendo na grama. Cresce em troncos podres e caídos, madeira morta, tocos. Aparece em florestas mistas, parques e jardins, solteiros e pequenos grupos. Pode ser encontrada em toda a zona temperada: na Rússia, Europa, América do Norte e nas ilhas.
O micélio é um dos primeiros a dar frutos assim que chega o tempo quente, geralmente em abril. Os cogumelos crescem ativamente até o final do verão, você também pode vê-los no outono quente.
O cogumelo é comestível ou não
O fungo tinder pode não ser comestível. A polpa é fina, dura, sem valor nutricional ou culinário. Nenhuma substância tóxica ou venenosa foi encontrada em sua composição.
Duplas e suas diferenças
Na primavera, é difícil confundir Tinder May com outro fungo, já que os gêmeos ainda não germinam.
No verão, o Winter Tinder é muito parecido com ele. Um cogumelo comestível condicionalmente que cresce até outubro-novembro. Difere em uma estrutura mais porosa do geminóforo e uma cor rica na tampa.
Conclusão
O fungo Tinder é um fungo esponjoso não comestível que se instala nos restos das árvores. Amplamente distribuído no hemisfério norte, pode ser encontrado com mais frequência em maio. Ama florestas decíduas e mistas, prados e jardins. Ele pode crescer em troncos submersos e protuberâncias. Ele não tem contrapartes venenosas. Um tronco de árvore apodrecido geralmente fica submerso no solo, então pode parecer que o May Tinder está crescendo bem no solo.