Contente
O pólipo tuberoso é um cogumelo tubular comestível condicionalmente da família Polyporovye, o gênero Polyporus. Refere-se a saprófitas.
Descrição do fungo tinder tuberous
Muitos cogumelos diferentes podem ser encontrados na floresta. Para distinguir o fungo tinder tuberoso, é importante estudar sua estrutura e características.
Descrição do chapéu
A cor é amarelada-avermelhada. Dimensões - de 5 a 15 cm de diâmetro, às vezes até 20 cm O formato da tampa é redondo, ligeiramente abatido no meio. Sua superfície é coberta por pequenas escamas acastanhadas, fortemente comprimidas, que cobrem o meio de maneira especialmente densa e formam um padrão convexo simétrico. Este padrão não é particularmente perceptível em cogumelos mais velhos.
A polpa do fungo tinder tuberoso tem um cheiro agradável e um sabor não expresso. É de cor esbranquiçada, elástica e elástica. Torna-se aguado quando chove.
A camada tubular portadora de esporos é descendente, esbranquiçada ou acinzentada, com um padrão radial. Os poros são bastante grandes, raros e alongados. O pó é branco.
Descrição da perna
A altura da perna chega a 7 cm, às vezes chega a 10 cm, o diâmetro é de 1,5 cm, o formato é cilíndrico, alargado na parte inferior, muitas vezes curvado, preso à tampa no centro. É sólido, fibroso, denso, resistente. Sua superfície é avermelhada ou acastanhada.
Onde e como cresce
O fungo isca tuberosa é encontrado em toda a parte europeia da Rússia. Ele se instala em solos ácidos em florestas mistas ou decíduas, onde existem choupos e tílias. Cresce em madeira fraca ou morta, às vezes pode ser vista em substrato lenhoso.
A época de frutificação começa no final da primavera, dura todo o verão e termina em meados de setembro.
O cogumelo é comestível ou não
O fungo isca tuberoso é condicionalmente comestível. Não é usado para alimentos devido ao seu baixo sabor. Alguns colhedores de cogumelos o usam para fazer especiarias aromáticas para o primeiro e o segundo pratos. Para fazer isso, ele é seco e, em seguida, moído em pó em um moedor de café. O sabor é incomum, delicado.
Duplas e suas diferenças
A principal diferença entre o fungo isca tuberosa são as disputas enormes. Existem mais duas características: corpos de frutificação relativamente pequenos e um caule central.
Os semelhantes incluem 2 tipos.
Pólipo escamoso... Sua principal diferença é seu tamanho grande, polpa espessa, pequenos tubos na camada portadora de esporos. A tampa é muito carnuda, coriácea, amarelada, em leque, de orla delgada e na sua superfície escamas castanho-escuras, que formam um padrão simétrico em forma de círculos. No início é reniforme, depois fica prostrado. A polpa é densa, sumarenta, com um aroma agradável, amadeirado em cogumelos velhos. Seu diâmetro é de 10 a 40 cm. Os poros dos túbulos são grandes e angulares. A perna é lateral, às vezes excêntrica, grossa, curta, coberta por escamas marrons, mais escuras em direção à raiz, claras e reticuladas acima. Nos exemplares jovens, a sua polpa é branca, mole, nos exemplares maduros é a cortiça. Cresce em árvores vivas e fracas, individualmente ou em grupos. Prefere olmos.Encontrado em florestas decíduas de regiões e parques do sul, na faixa do meio não se depara. O período de frutificação vai do final da primavera a agosto. O cogumelo é comestível condicionalmente, pertence à quarta categoria.
Fungo Tinder... Este cogumelo, ao contrário do fungo tinder tuberoso, tem uma capa de cor uniforme, não existem escamas que criem um padrão simétrico. Os corpos dos frutos são pequenos - não mais do que 5 cm. Eles se desenvolvem em galhos caídos finos. Em um espécime jovem, a borda da tampa é esgalgada e se desdobra à medida que cresce. No meio, um funil bastante profundo persiste por toda a vida. A superfície é lisa, marrom-amarelada ou ocre. Nos velhos, ela desbota, torna-se fibrosa. Os túbulos são muito pequenos, de cor ocre claro, descendo até o caule. A polpa é fina, coriácea, elástica, de cheiro agradável. O caule é central, aveludado, denso, fibroso, reto, ligeiramente alargado no gorro, a superfície é marrom-escura ou preta. É bastante longo e fino (altura - até 7 cm, espessura - 8 mm). Ela cresce em várias florestas em tocos e restos de árvores decíduas, na maioria das vezes faias. A época de frutificação é de julho a outubro. Refere-se a não comestível.
Conclusão
É quase impossível encontrar um fungo pavilhão tuberoso maduro intacto. O fato é que no início do desenvolvimento ele é afetado por pragas de insetos, tornando-se rapidamente inutilizável.