Bjerkandera smoky (poliporo Smoky): foto e descrição, impacto nas árvores

Nome:Pólporo esfumaçado
Nome latino:Bjerkandera fumosa
Um tipo: Não comestível
Sinônimos:Bjorkandera é enfumaçado.
Características:

Grupo: fungo tinder

Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Incertae sedis (indefinido)
  • Pedido: Polyporales
  • Família: Meruliaceae (Meruliaceae)
  • Gênero: Bjerkandera (Bjerkandera)
  • Espécie: Bjerkandera fumosa (fungo Tinder)

O fungo de isca fumegante é um representante das espécies de materiais inflamáveis, destruidores de madeira. Ela se instala nos tocos de árvores mortas, logo em seguida os restos da planta se transformam em pó. Em diferentes fontes, você pode encontrar seus outros nomes: bjerkandera smoky, Latin - Bjerkandera fumosa.

Descrição do fungo tinder fumegante

A tampa cresce até 12 cm de circunferência, até 2 cm de espessura, sua cor é cinza claro, enquanto as bordas são mais claras que o centro. A superfície é lisa ou com pelos finos.

O formato do fungo é efusivo-reflexo, esticado sobre o substrato, em forma de boné preso ao tronco, ou esticado, curvo. A perna está faltando.

Pode haver vários gorros de cogumelos em uma árvore, ao longo do tempo eles crescem juntos em uma massa total

Políporos fumegantes maduros ficam amarelos. As bordas da tampa são arredondadas, tornando-se mais nítidas à medida que crescem. O jovem representante da espécie é solto, cinza claro, torna-se denso e marrom com a idade.

Uma característica distintiva do espécime maduro: quando cortado no corpo da frutificação, uma linha fina e escura pode ser vista acima da camada de túbulos. A polpa do cogumelo é rala, de cor marrom-escura, esponjosa e dura.

Com o início do período de frutificação, o bjorkander produz poros brancos, bege ou incolores. Eles estão localizados na parte posterior do corpo da frutificação, têm uma forma arredondada e esférica e tornam-se angulares com o tempo. Em 1 mm da superfície do fungo, amadurecem de 2 a 5 pequenos esporos lisos. Seu pó é amarelo palha.

Onde e como cresce

Um fungo parasita cresce em árvores caídas da floresta e do jardim, tocos em decomposição de colheitas decíduas. Para os jardineiros, a aparência de uma bjorkandera é um sinal de que uma árvore frutífera não é saudável. É necessário tomar medidas imediatas para destruir o parasita, pois em breve toda a área estará infectada.

Na primavera, o fungo parasita árvores vivas, sem sinais de murchamento

A frutificação começa em abril e vai até o final do outono (novembro). O pólipo fumegante se alimenta de resíduos de madeira em decomposição. O fungo parasita é comum no hemisfério norte, em toda a Rússia, exceto nas regiões do sul.

O cogumelo é comestível ou não

O fungo tinder fumegante pertence às espécies não comestíveis de cogumelos. Não tem valor nutricional.

Como o fungo isca de fumaça afeta as árvores

Os esporos de micélio penetram na casca da árvore através de rachaduras e quebras. Bjorkander, estabelecendo-se na casca, cresce no centro do tronco, destruindo-o por dentro, transforma-o em pó. Em sua primeira aparição, medidas são tomadas, na maioria das vezes radicais - a árvore é destruída, pois é impossível remover o micélio sob a casca. Além disso, todos os tocos de fumaça afetados por esporos são arrancados. Não se pode permitir que a Bjorkandera se espalhe: ela produz corpos frutíferos novos e jovens em pouco tempo.

Duplas e suas diferenças

O fungo tinder desta espécie tem um gêmeo não comestível - a bjorkandera chamuscada. O cogumelo é comum não só na Rússia, mas em todo o mundo. Frutificação de maio a novembro.

A cor contrastante distingue este basidiomiceto de outros representantes da espécie.

A tampa do cogumelo tem uma forma idêntica à do fungo isca fumegante - semicircular, esticada, mas com carne mais espessa. Os túbulos também são maiores e tornam-se marrons.

A pele da tampa é aveludada, finamente peluda. A cor do bjorkander chamuscado é mais escura do que a do fungo tinder, quase preto ou cinza escuro, as bordas são esbranquiçadas.

Os habitats e habitats de ambas as espécies são idênticos.

Conclusão

O pólipo fumegante é um basidiomiceto que parasita árvores decíduas. Seu aparecimento provoca o desenvolvimento de mofo-branco - uma doença perigosa para as culturas hortícolas. A luta contra o fungo aos primeiros sinais de seu aparecimento deve começar imediatamente. O principal método é arrancar e remover restos de plantas infectadas do local.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção