Contente
O pólipo de pés pretos é um representante da família Polyporov. É também chamado de Blackfoot Pitsipes. A atribuição de um novo nome deve-se a uma mudança na classificação do fungo. Desde 2016, é atribuído ao gênero Picipes.
Descrição do fungo blackfoot tinder
O fungo tinder de pés pretos tem uma perna fina e alongada. O diâmetro da tampa varia de 3 a 8 cm e tem a forma de funil. Conforme o cogumelo amadurece, uma depressão se forma em seu meio. A superfície do fungo tinder de pés pretos é coberta por uma película brilhante e turva. A cor varia do marrom ao marrom escuro.
O fungo possui um himenóforo tubular, localizado na parte interna. Os poros são pequenos e arredondados. Em tenra idade, a polpa do fungo tinder preto é bastante macia. Com o tempo, ele endurece e começa a se desintegrar. Nenhum líquido é liberado no local da fratura. O contato com o ar não altera a cor da polpa.
Na natureza, o fungo tinder de pés pretos atua como um parasita. Ele destrói a madeira em decomposição e, em seguida, utiliza os restos de matéria orgânica como saprófita. O nome latino para o cogumelo é Polyporus melanopus.
Onde e como cresce
Na maioria das vezes, fungos tinder de pés pretos são encontrados em florestas decíduas. Eles são considerados cogumelos anuais, que estão localizados perto de amieiros, bétulas e carvalhos. Os espécimes individuais são localizados em coníferas. O pico de frutificação ocorre de meados do verão a novembro. Na Rússia, o pitsipes cresce no Extremo Oriente. Mas também pode ser encontrado em outras áreas do cinturão de florestas temperadas da Federação Russa.
O cogumelo é comestível ou não
Polyporus de pés pretos é classificado como não comestível. Não tem valor nutricional e sabor. Ao mesmo tempo, não tem efeito tóxico no corpo humano.
Duplas e suas diferenças
Na aparência, polyporus pode ser confundido com outros polypores. Mas um colhedor de cogumelos experiente sempre pode dizer a diferença entre eles. O pizipes de pés pretos tem uma perna delgada marrom distinta.
Fungo de isca de castanha
A superfície dos espécimes jovens é aveludada, nos cogumelos mais maduros torna-se lisa. A perna do fungo isca de castanha está localizada na borda da tampa. Tem um tom gradiente - escuro no solo e claro no topo.
O fungo isca de castanha é onipresente na Austrália, América do Norte e Europa Ocidental. No território da Rússia, ela cresce principalmente na Sibéria e no Extremo Oriente. Freqüentemente, ele pode ser encontrado próximo ao fungo escamoso. O pico de frutificação ocorre no final de maio a outubro. Esta espécie não é comida. O nome científico é Pícipes badius.
Polyporus mutável
Os corpos de frutificação são formados em galhos finos caídos.O diâmetro do gorro dos gêmeos pode chegar a 5 cm, com um pequeno entalhe no meio. Nos cogumelos jovens, as bordas são ligeiramente arqueadas. À medida que envelhecem, eles se abrem. Em tempo chuvoso, faixas radiais aparecem na superfície da tampa. A polpa de um polyporus é elástica e macia, com um aroma característico.
As características do fungo incluem uma perna desenvolvida, de cor preta. A camada tubular é branca, os poros são pequenos. O polyporus mutável não é comido, mas este cogumelo também não é tóxico. Em latim, é chamado de Cerioporus varius.
Conclusão
O fungo tinder de pés pretos é encontrado não apenas em espécimes isolados, mas também em frutas que cresceram juntas. Ele pode ser encontrado em madeira morta e galhos podres. Para os apanhadores de cogumelos pouco interessa devido à impossibilidade de comê-los.