Contente
Polyporus celular é um representante da família Tinder ou família Polyporov. Ao contrário da maioria de seus parentes, que são parasitas de árvores decíduas, esta espécie prefere crescer em suas partes mortas - troncos caídos, galhos quebrados, tocos, etc. O fungo é comum na zona climática temperada em quase todos os continentes da Terra.
Qual é a aparência de um polyporus celular?
A divisão em um fungo isca celular (outro nome é alveolar) em uma perna e um gorro é muito condicional. Externamente, o cogumelo é um semi-anel ou anel completo do corpo frutífero preso ao tronco ou galhos de uma árvore. Na maioria dos espécimes, o caule é muito curto ou totalmente ausente. Uma foto dos corpos de frutificação adultos do fungo do mel é fornecida abaixo:
O chapéu em si raramente ultrapassa os 8 cm de diâmetro e sua forma depende de vários fatores. Na maioria das vezes é redondo ou oval. A cor superior da tampa pode ter uma variedade de tons de amarelo ou laranja. Quase sempre, a superfície da parte superior do cogumelo é "polvilhada" com escamas mais escuras. Para cópias mais antigas, essa diferença de cor é insignificante.
O polyporus himenóforo é uma estrutura celular, que se reflete no nome do fungo. Cada seção tem forma alongada e dimensões de 1 a 5 mm. A profundidade pode ser de até 5 mm. Na verdade, é um tipo tubular modificado de himenóforo. A cor da parte inferior da tampa é ligeiramente mais clara do que a da parte superior.
Mesmo que o cogumelo tenha uma perna, seu comprimento é muito pequeno, de até 10 mm. A localização é geralmente lateral, mas às vezes também é central. A superfície do pedículo é coberta por células himenóforas.
Onde e como cresce
Polyporus celular cresce no clima temperado do hemisfério norte. Ele pode ser encontrado na Europa, Ásia e América. No hemisfério sul, os representantes da espécie estão espalhados pela Austrália.
Polyporus celular cresce em galhos mortos e troncos de árvores decíduas. Na verdade, é um saprotrófico, ou seja, um redutor de madeira dura. O fungo quase nunca ocorre nos troncos das plantas vivas. O micélio do polyporus celular é o assim chamado. "Podridão branca" localizada dentro de madeira morta.
Em termos de maturação, esta espécie é precoce: os primeiros corpos frutíferos aparecem em meados da primavera. Sua formação continua até o início do outono. Se o verão for frio, a frutificação começa em meados de junho.
Normalmente, o polyporus celular cresce em pequenos grupos de 2-3 peças. Colônias maiores são encontradas às vezes. Amostras individuais são registradas extremamente raramente.
O cogumelo é comestível ou não
Cell polyporus é classificado como uma espécie comestível. Isso significa que ele pode ser comido, mas o processo de comer o cogumelo em si será repleto de certas dificuldades. Como todos os representantes do fungo tinder, tem uma polpa muito firme.
O tratamento térmico de longo prazo não elimina esse problema. Os espécimes jovens são ligeiramente mais macios, mas contêm muitas fibras duras, como em berinjelas maduras demais. Quem já provou polyporus nota seu sabor inexpressivo e aroma fraco de cogumelo.
Duplas e suas diferenças
O fungo tinder em questão tem uma forma única, por isso é bastante problemático confundi-lo com outros. Ao mesmo tempo, até mesmo representantes da família Polyporov, embora tenham uma estrutura semelhante ao do himenóforo, mas a estrutura de seu gorro e pernas é completamente diferente.
A única espécie que pode ser confundida com o fungo isca celular é seu parente próximo, o pit polyporus. A semelhança é especialmente perceptível em corpos de frutificação adultos e velhos.
No entanto, mesmo uma olhada rápida no fungo tinder é suficiente para notar a diferença do alveolar. Este representante do reino dos cogumelos tem uma haste longa. Mas a principal diferença é a reentrância profunda na tampa, de onde o look ganhou seu nome. Além disso, as células do himenóforo no pedículo do fungo tinder estão ausentes.
Conclusão
Polyporus celular é um fungo que cresce na madeira morta de árvores decíduas, encontrado em todos os lugares em climas temperados. Seus corpos frutíferos são coloridos e claramente visíveis à distância. O cogumelo não é venenoso, pode ser comido, porém, o sabor da polpa é muito medíocre, pois é muito duro e praticamente não tem sabor nem cheiro.