Contente
O pólipo vermelho de cinábrio é atribuído pelos cientistas à família Polyporovye. O segundo nome do cogumelo é pycnoporus vermelho-cinábrio. Em latim, os corpos frutíferos são chamados de Pycnoporus cinnabarinus.
Os fungos Tinder incluem espécies de fungos que se desenvolvem na madeira. É muito raro encontrá-lo no solo.
Descrição do fungo cinábrio tinder
O fungo tem um corpo frutífero séssil em forma de casco. Às vezes é redondo. O diâmetro do fungo é de 6-12 cm, a espessura é de cerca de 2 cm. A cor do fungo tinder muda durante o seu crescimento. Os espécimes jovens são coloridos em um tom vermelho-cinábrio, então eles desbotam e adquirem um tom ocre ou leve de cenoura. Os poros são permanentemente vermelhos de cinábrio. O fruto é aderente, a polpa é vermelha, com estrutura de cortiça. A superfície superior do cogumelo é aveludada. Pycnoporus vermelho-cinábrio pertence aos cogumelos anuais, mas pode persistir por muito tempo na árvore. O cogumelo deve sua cor ao corante cinabarina de tonalidade semelhante, que, segundo os pesquisadores, tem efeitos antivirais e antimicrobianos.
Os esporos da espécie são tubulares, de tamanho médio, de pó branco.
Onde e como cresce
O pólipo vermelho é considerado cosmopolita. Ele tem uma ampla área de cultivo. Na Rússia, pode ser encontrado em qualquer região. Apenas o clima tropical não é adequado para o cogumelo, não existem tais regiões na Federação Russa. Portanto, o fungo tinder é encontrado em todo o território da parte europeia do país às regiões do Extremo Oriente.
Pycnoporus cresce em árvores mortas ou enfraquecidas. Ele pode ser encontrado em galhos, troncos, tocos. Prefere árvores decíduas - bétula, freixo, choupo, cereja, choupo. Como uma rara exceção, o fungo tinder vermelho pode se estabelecer nas agulhas. Os fungos causam o desenvolvimento de podridão branca, mas não penetram profundamente na madeira.
Frutificação do final de maio a novembro. Os corpos frutíferos nas árvores são preservados durante o inverno.
Como os corpos frutíferos crescem é mostrado no vídeo:
O cogumelo é comestível ou não
Pertence ao grupo não comestível, a espécie não é comida. Não foram encontradas substâncias tóxicas em sua composição, mas a rigidez dos corpos frutíferos não permite a preparação de um único prato comestível a partir deles.
Duplas e suas diferenças
A cor do corpo do fruto é tão única que é quase impossível confundi-lo com qualquer outra espécie. Mesmo assim, existem casos ligeiramente semelhantes. No Extremo Oriente, existe um pycnoporus semelhante - vermelho-sangue (Pycnoporus sanguineus). Seus corpos frutíferos são muito menores e mais intensamente coloridos. Portanto, catadores de cogumelos, devido à inexperiência, podem confundir as espécies.
Outra espécie que tem uma semelhança externa com o vermelho de cinábrio é Pycnoporellus fulgens. Sua tampa é de cor laranja, há uma espécie na madeira de abetos vermelhos.Essas características permitem evitar confusões entre as espécies.
A hepática comum (Fistulina hepatica) tem uma ligeira semelhança externa. É um picnoporo comestível da família Fistulin. Este cogumelo tem uma superfície lisa e brilhante na tampa. A carne é espessa e carnuda. Prefere instalar-se em troncos de carvalho ou castanheiro, a época da frutificação é o fim do verão.
O uso do fungo cinabre vermelho na indústria
Durante o desenvolvimento, o fungo destrói a lignina contida na madeira. Esse processo ocorre com o auxílio de enzimas que são utilizadas na indústria do papel - a lacase. Por isso, o tipo é denominado técnico e é utilizado na produção de celulose a partir de resíduos industriais. A lacase torna as células vegetais lenhosas.
Conclusão
A isca vermelha de cinábrio não é muito comum. O exame da descrição externa o ajudará a evitar confundir o cogumelo com as espécies comestíveis da família.