Esponja de bétula (bétula Tinder): foto e descrição, propriedades medicinais e contra-indicações

Nome:Fungo de palha de bétula
Nome latino:Fomitopsis betulina
Um tipo: Não comestível
Sinônimos:Piptoporus betulinus, vidoeiro Piptoporus, esponja de vidoeiro
Características:

Grupo: fungo tinder

Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Incertae sedis (indefinido)
  • Pedido: Polyporales
  • Família: Fomitopsidaceae
  • Gênero: Fomitopsis
  • Espécie: Fomitopsis betulina (pólipo de vidoeiro)

O fungo do pavio de bétula pertence à categoria dos cogumelos destruidores de madeira sem haste. É considerado um parasita que cresce na casca de árvores e tocos velhos. O fungo Tinder pertence à categoria de espécies não comestíveis. Em termos de características externas, não se assemelha muito aos cogumelos no sentido usual, razão pela qual não é amplamente difundido.

Descrição do fungo tinder de bétula

O fungo Tinder também é conhecido popularmente como esponja de bétula. O nome latino é Piptoporus betulinus. Pertence à classe dos agaricomicetos e à família Fomitopsis. Na maioria das vezes, o cogumelo pode ser encontrado nos troncos de bétulas mortas. Nos locais onde o fungo tinder se instala, a madeira apodrece e fica vazia. A esponja de bétula é considerada a mais misteriosa representante da flora de cogumelos.

A perna do fungo tinder é quase invisível ou completamente ausente. Externamente, uma esponja de bétula é um bolo disforme preso ao tronco. Pode se fundir com a casca, repetindo sua cor e textura. Em alguns casos, o corpo do fungo é carnudo. Seu peso varia de 1 a 20 kg. O diâmetro pode chegar a 2 m. O pólipo cresce de tamanho ao longo de sua vida.

Você pode descobrir sua idade pelo número de anéis anuais.

Onde e como cresce

No solo, o cogumelo esponja de bétula praticamente não é encontrado. Na maioria dos casos, parasita na superfície dos troncos. O micélio penetra profundamente na árvore. É capaz de secretar enzimas que dissolvem a membrana da casca. O princípio de colocar o cogumelo na superfície é diferente. Os corpos frutíferos sedentários estão presos à casca de um lado. Eles podem ter um pequeno caule. Os fungos tinder estendidos são pressionados tão firmemente quanto possível à casca. Eles não têm perna.

A esponja de bétula é encontrada em florestas mistas e de abetos. Eles crescem ao longo das estradas, em clareiras e clareiras. No território da Federação Russa, os cogumelos são encontrados no leste da Sibéria e nos Urais. O período de intenso crescimento começa em julho e termina em outubro. A coleta do fungo do pavio é realizada no outono. Eles são cuidadosamente cortados com uma faca apenas em árvores secas. Acredita-se que os benefícios de uma esponja de bétula dependem da altura de sua localização. Quanto mais alto o cogumelo crescer, melhor.

Comente! Se, ao cortar, o corpo do fruto começar a se desfazer, é melhor não comê-lo.

O fungo tinder de bétula é comestível ou não

O fungo Tinder é considerado um cogumelo não comestível. Apesar disso, é usado para fins medicinais. Não há representantes venenosos da esponja de bétula.

Duplas e suas diferenças

A contraparte do fungo pavioeiro de bétula é o fungo pavioeiro falso, cuja foto está postada abaixo. Este é um representante da família Gimenochetov. Pertence à categoria dos cogumelos não comestíveis. O corpo do fruto do gêmeo tem bordas arredondadas e rombas, seu diâmetro médio é de 2 cm. A altura do fungo chega a 12 cm. Seu formato pode ser em forma de casco ou hemisférico. A superfície do fungo de faísca falsa é uma casca preta. À medida que envelhecem, aparecem rachaduras. O himenóforo tem uma estrutura tubular. Na cor, os esporos combinam com a superfície do fungo.

A cor da parte superior do falso cogumelo varia de cinza escuro a preto

Por que uma esponja de bétula é perigosa para a madeira

O fungo tinder tem um efeito destrutivo nas árvores. Suas raízes penetram profundamente no tronco. Lá, eles provocam a decomposição das plantas. Uma flor vermelha aparece. Com o tempo, o micélio transforma completamente a árvore em pó, de modo que infecções e patógenos entram pelo local de sua fixação. A esponja de vidoeiro habita exclusivamente árvores doentes. Portanto, ela é considerada uma espécie de ordenança para os bosques de bétulas.

Medidas de controle para fungo de isca lamelar de bétula

Livrar-se das bétulas dos fungos inflamáveis ​​não é fácil. O fungo se espalha com a ajuda de esporos, portanto, deve ser removido antes de deixar os corpos frutíferos. É aconselhável cortar os micélios no final do verão. Se o parasita se instalou em um galho, ele será removido junto com ele. Nesse caso, existe a possibilidade de os esporos não terem tido tempo de penetrar nas profundezas do tronco. Não existem agentes químicos de controle de pragas. É possível se livrar completamente dela, evitando sua propagação para outras árvores, apenas com a queima de plantas doentes.

As propriedades curativas do fungo tinder de bétula

A composição química da esponja de bétula não é totalmente compreendida. Ele contém muitos componentes saudáveis. Graças a eles, o cogumelo pode ser usado para fins medicinais. É especialmente comum entre pessoas que sofrem de doenças crônicas do sistema digestivo. As propriedades úteis do fungo tinder de bétula são as seguintes:

  • ação diurética;
  • estabilização de processos metabólicos;
  • restauração da microflora intestinal;
  • alívio da síndrome da dor;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • retardar o crescimento de células malignas;
  • ajuda na perda de peso;
  • melhorando o trabalho das articulações;
  • aceleração do processo de regeneração dos tecidos.

Há alta eficiência do corpo de frutificação em relação às doenças da laringe e da cavidade oral. Ao sofrer um resfriado, infusões de cogumelos medicinais ajudam a restaurar a voz e eliminar o processo inflamatório. Em casos de câncer, uma esponja de bétula é usada para retardar o crescimento de formações tumorais. O método transdérmico de usar fungos tinder é praticado para ulcerações e doenças de pele. Nesse caso, as loções e compressas são feitas à base de infusão de cogumelos.

Regras de coleta e armazenamento

Apenas esponjas novas de bétula são adequadas para comer. Eles têm uma polpa mais densa. Cogumelos danificados e com vermes devem ser evitados durante a coleta. A pesquisa é melhor feita pela manhã. As amostras colhidas em climas quentes deterioram-se rapidamente, ficando cobertas de muco e emitindo um odor desagradável. Retirar o fungo inflamável é fortemente desencorajado. É necessário cortá-los cuidadosamente com uma faca.

Por meio da secagem, as propriedades benéficas dos cogumelos podem ser preservadas por muito tempo. Antes disso, o fungo tinder deve ser examinado cuidadosamente quanto a danos e limpo de detritos florestais. É indesejável lavar os cogumelos, pois isso retardará o processo de secagem. Existem várias maneiras de secar:

  • em uma secadora elétrica;
  • no limbo;
  • no forno ou micro-ondas;
  • sob a influência da luz solar.

Os cogumelos devem ser cortados em pedaços iguais. Para a secagem suspensa, são amarrados em um barbante.Para secar o produto ao sol, espalhe em uma única camada sobre jornal ou um pequeno pedaço de tecido natural. No total, a secagem pode demorar vários dias. Em um secador e forno elétricos, esse processo ocorre muitas vezes mais rápido.

A esponja de bétula tem um sabor ligeiramente amargo

Armazene os pólipos secos em recipientes com tampa bem fechada. É importante mantê-los secos. Amostras sobresecadas devem ser moídas até um estado pulverulento.

Atenção! Não é recomendado secar a esponja de bétula em tempo nublado.

O uso de fungo tinder de bétula na medicina popular

Apesar de suas propriedades ambíguas, o fungo tinder de bétula é extremamente útil para o corpo humano. Existem muitas variações no uso do cogumelo. Na maioria das vezes, é tomado na forma de pó. As tinturas e decocções à base de um medicamento não são menos comuns. Para cada tipo de doença, existe um certo princípio de uso de fungos inflamáveis.

Tinturas

Componentes:

  • 500 ml de álcool;
  • 180 g de pó de cogumelo.

Processo de cozimento:

  1. O pó é colocado em uma garrafa de vidro escuro.
  2. É despejado com álcool, após o qual a tampa é bem fechada.
  3. A bebida é infundida por três dias.
  4. O medicamento é filtrado antes do uso.

A recepção é realizada em 1 colher de chá. uma hora antes de ir para a cama. A duração do tratamento é de três semanas.

A ingestão excessiva de tintura alcoólica pode provocar envenenamento tóxico

Infusões

Na medicina alternativa, o uso de fungos de pedra de bétula na forma de infusões é amplamente difundido. As receitas envolvem o uso de componentes adicionais. A bebida acabada é freqüentemente usada para fortalecer o sistema imunológico.

Receita clássica

Componentes:

  • 2 colheres de sopa. agua;
  • 1 Colher de Sopa. eu. fungo isqueiro esmagado a seco.

Receita:

  1. Pó de cogumelo é derramado com água e colocado no fogo.
  2. A bebida medicinal é fervida por 30 minutos.
  3. Após retirar do fogo, a infusão é resfriada e filtrada.

A infusão de fungo tinder é considerada o anti-séptico mais poderoso

Infusão de emagrecimento

Componentes:

  • 500 g de roseira brava;
  • 1 litro de água;
  • 1,5 kg de fungo inflamável triturado;
  • 500 ml de leite;
  • 100 mg de chá preto.

Processo de cozimento:

  1. Todos os componentes são misturados em um recipiente separado e despejados em água fervente. É aconselhável cobrir o recipiente com uma tampa.
  2. Após quatro horas, a composição resultante é vertida para uma garrafa térmica e diluída com leite.

A perfusão deve ser administrada em 150 ml por dia, meia hora antes das refeições.

A duração total da administração da infusão para perda de peso é de 3-4 semanas

Infusão antineoplásica

Ingredientes:

  • 1,5 colher de sopa. água fervente;
  • 1 Colher de Sopa. eu. fungo inflamável esmagado.

Processo de cozimento:

  1. Matérias-primas de cogumelos são despejadas com água e colocadas no fogo. Você precisa ferver por 20 minutos.
  2. A bebida resultante é colocada em uma garrafa de vidro escuro e removida para o lado. A duração da infusão é de quatro horas.
  3. Após a infusão, o produto é filtrado.

O medicamento deve ser tomado em 1 colher de sopa. eu. não mais do que quatro vezes por dia.

É aconselhável guardar a infusão pronta no refrigerador.

Os benefícios do fungo tinder de bétula para perda de peso

O efeito da perda de peso é alcançado devido ao conteúdo nos cogumelos de componentes que estimulam o metabolismo do corpo. As enzimas presentes em sua composição garantem a eliminação de toxinas e toxinas do organismo. Além disso, o produto tem a capacidade de reduzir significativamente o apetite. Quando combinado com uma nutrição adequada, comer o fungo tinder ajuda a quebrar as gorduras e limpar o sangue do colesterol ruim. Ao perder peso, você pode usá-lo em qualquer forma, mas na maioria das vezes as decocções e tinturas são preparadas com base nele.

Em pó

O pó de esponja de bétula é um verdadeiro tesouro de elementos úteis. É usado não só por via oral, mas também aplicado em lesões cutâneas. O pó de fungo Tinder é excelente para feridas e escoriações. Antes de aplicá-lo, a área problemática é tratada com água oxigenada. Em seguida, uma pequena quantidade de pó é derramada e um curativo é aplicado.

Limitações e contra-indicações

O fungo tinder de bétula não tem apenas propriedades benéficas, mas também contra-indicações de uso. Se você não os levar em consideração, você pode encontrar reações adversas. As limitações incluem:

  • período de recuperação após cirurgia abdominal;
  • resfriados negligenciados;
  • idade abaixo de 12;
  • período de gestação e amamentação.

Também existem restrições ao uso de tintura de álcool. É contra-indicado em crianças, bem como em pessoas com dependência do álcool.

Importante! Se houver tendência para uma reação alérgica, deve-se ter um cuidado especial.

O uso de fungo inflamável de bétula para outros fins

Apesar do estilo de vida parasitário e de muitas contra-indicações, o fungo tinder está em demanda entre os defensores da medicina alternativa. Ajuda a fortalecer o corpo, aumentando sua resistência a doenças perigosas. A esponja de bétula é frequentemente usada para os seguintes fins:

  • tratamento da constipação;
  • retardar o crescimento de tumores malignos;
  • eliminação de doenças renais e hepáticas;
  • aumento da imunidade;
  • prevenção da diabetes mellitus.
Comente! Na Idade Média, uma esponja de bétula era usada como material fibroso para acender o fogo.

Conclusão

O pólipo de bétula é um produto multifuncional usado na medicina alternativa. Ao mesmo tempo, ele tem a função de limpar a floresta de árvores doentes. Quando usado corretamente, o fungo tinder pode fortalecer significativamente o corpo, evitando o desenvolvimento de doenças graves.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção