Políporo guarda-chuva (ramificado): descrição e foto

Nome:Polipo guarda-chuva
Nome latino:Polyporus umbellatus
Um tipo: Comestível condicionalmente
Sinônimos:Grifo umbelado, grifo ramificado, pólipo ramificado, pólipo ramificado, pólipo umbelado, Grifola umbellata
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Incertae sedis (indefinido)
  • Pedido: Polyporales
  • Família: Polyporaceae
  • Gênero: Polyporus
  • Espécie: Polyporus umbellatus

O fungo tinder ramificado, ou grifo guarda-chuva, é um representante condicionalmente comestível da família Polyporov. O cogumelo é incomum, espesso, difundido na parte europeia da Rússia, Sibéria e Urais. Na culinária, é utilizado frito, fervido e enlatado.

Onde o fungo tinder ramificado cresce

Este representante do reino dos cogumelos é raro devido ao desmatamento, portanto a espécie está listada no Livro Vermelho. Por ser saprotrófico, pode ser visto no substrato lenhoso, nas raízes das árvores caducas, secas e nos tocos. Frutificação de julho ao final de outubro. Para reconhecer o grifo de guarda-chuva, você precisa ver fotos, vídeos e ler a descrição.

Um espécime interessante crescendo na forma de um belo arbusto

Qual é a aparência de um cogumelo grifo guarda-chuva?

O pólipo ramificado tem uma aparência incomum para um fungo. Corpos frutíferos da ordem de até 200 pedaços crescem juntos, formando um belo arbusto ramificado. O chapéu é pequeno, tem uma superfície ondulada com uma depressão rasa no centro. A pele escamosa é de cor café claro ou cinza.

A polpa é densa, carnuda, com agradável aroma e sabor a cogumelos. As pernas, pintadas para combinar com o gorro, aglutinam-se, formando um forte tronco de cogumelo que penetra no substrato lenhoso. A reprodução ocorre em esporos tubulares, angulares e esbranquiçados, localizados em um pó de esporo branco-amarelado.

Os cogumelos crescem em um substrato lenhoso, em um local bem iluminado

É possível comer o grifo ramificado

O pólipo ramificado pertence ao 4º grupo de comestibilidade, ao grupo dos presentes comestíveis condicionalmente da floresta. Após tratamento térmico, pode ser frito, guisado, salgado e em conserva, podendo também ser utilizado para fazer sopas, recheios de tortas. Recomenda-se comer espécimes jovens, pois os mais velhos têm polpa dura e amarga.

O fungo tinder ramificado é nutritivo e de baixo teor calórico, portanto, é recomendado para ser consumido por pessoas que estão de dieta. Porém, como os pratos com cogumelos são considerados alimentos pesados, eles não devem ser consumidos 2 a 3 horas antes de deitar. Eles também são proibidos para crianças e pessoas com doenças gastrointestinais.

Cozinhar grifos de guarda-chuva

O corpo da fruta contém uma grande quantidade de nutrientes, portanto, quando ingerido, tem um efeito benéfico no corpo. Com o uso regular de fungo tinder ramificado, você pode se livrar das seguintes doenças:

  1. A espécie tem efeito antibacteriano, melhora a imunidade e combate infecções ocultas.
  2. Devido aos ácidos e glicosídeos, escórias, toxinas são removidas do corpo, o nível de colesterol ruim no sangue diminui.
  3. Graças aos antioxidantes, o caldo de cogumelo interrompe o crescimento das células cancerosas.

O fungo tinder ramificado é frequentemente usado na culinária por causa de seu sabor adocicado e agradável sabor de cogumelo. Antes de cozinhar, a colheita dos cogumelos é cuidadosamente lavada e limpa.Em seguida, é fervido em água com sal por cerca de 15-20 minutos e começa a preparar vários pratos. Você pode se preparar a partir dele:

  • assar;
  • sopas;
  • recheio para tortas;
  • conservação para o inverno;
  • caviar de cogumelo;
  • molhos.
Importante! O pólipo ramificado é usado para alimentação somente após consulta com um especialista.

Além disso, a colheita da floresta pode ser preparada para o inverno. Para isso, é seco e armazenado em sacos de papel por no máximo 1 ano.

Falsas duplas do fungo tinder fungo

O grifo do guarda-chuva grifolaumbellata, como qualquer morador da floresta, tem primos semelhantes. Mas, como essa espécie não tem contrapartes não comestíveis, você pode ir à caça de cogumelos com segurança. Similares em termos de descrições externas incluem:

  1. Frondoso - representante comestível, raro. Cresce em florestas decíduas, em substrato lenhoso em decomposição. Devido ao declínio da população, a espécie está listada no Livro Vermelho, portanto, se for encontrada uma descoberta, é melhor passar e deixar a espécie se multiplicar. Pode ser reconhecido por um grande arbusto, no qual existem cogumelos fundidos com uma densa capa em forma de folha e uma perna fina e carnuda. A polpa amarelo-esbranquiçada tem sabor e cheiro acentuados de nozes.

    Espécies deliciosas listadas no Livro Vermelho

  2. Repolho de cogumelo - este representante do reino da floresta é um Livro Vermelho comestível. Ela cresce em madeira de coníferas mortas e começa a frutificar de julho a outubro. Externamente, o morador da floresta se parece com uma bola formada por numerosos espécimes de lóbulos crespos de acreto de cor branca como a neve ou marrom claro. A polpa é densa, carnuda, de cor café clara. A cor não muda com danos mecânicos. Na culinária, os cogumelos são usados ​​para preparar pratos fritos e fervidos, mas também podem ser congelados ou secos para o inverno.

    Usado na culinária frita e fervida

Regras de coleta

Apanhadores de cogumelos experientes comparam a coleção de fungos tinder ramificados com flores cortantes. O espécime encontrado é cortado com uma faca afiada em um ângulo agudo, tomando cuidado para não danificar a lâmina e o micélio. A colheita dos cogumelos é colocada em cestos com as tampas para baixo, para que não entrem em contacto uns com os outros.

Se não houver tempo para ir para a floresta e colher cogumelos, você pode cultivar um fungo isqueiro ramificado em casa. Existem duas maneiras de crescer:

  1. Em uma sala com luz natural, com alta umidade e uma temperatura não superior a + 20 ° C. Espigas de milho, galhos, serragem ou aparas são usadas como substrato nutritivo. O meio nutriente preparado é despejado em água fervente e, após o resfriamento, deposita-se o micélio, na proporção de 100 g por 35 kg. A mistura é colocada em sacos de polietileno com orifícios cortados. As filmagens aparecem em um mês. Para rápido crescimento e desenvolvimento, o substrato deve estar sempre úmido.
  2. O pólipo ramificado também pode ser cultivado naturalmente. Nesse caso, a primeira safra aparecerá no máximo 4 meses após o plantio. Um toco podre ou toras embebidas em água morna por 4 dias são adequados como substrato. No local de plantio, são feitas incisões e colocado o micélio. As barras são armazenadas em uma área fresca e sombreada. Em condições favoráveis, a frutificação ocorre 5 vezes por temporada.

Conclusão

O fungo tinder ramificado é um raro, saboroso e belo representante do reino dos cogumelos. Cresce como um arbusto em um substrato lenhoso em florestas decíduas. Frutifica durante todo o período quente, na culinária é utilizada na forma de frita, caldeirada e enlatada. Uma vez que o fungo tinder ramificado não tem contrapartes falsas, não pode ser confundido com representantes não comestíveis.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção